Poesia que fale de Simplicidade

Cerca de 2859 poesia que fale de Simplicidade

A vida voa, o tempo passa em olhares
Não posso me esquecer o que é viver em liberdade
Se olhar para trás, posso nem voltar mais
Sei os riscos que isso me traz

Inserida por umloucoqualquer_

As vezes basta um instante, um pequeno momento de lucidez para olhar em volta e conseguir enxergar a beleza da natureza, a simplicidade das gotas da chuva, o agradável e raro som do silêncio.
As vezes apenas um minuto é o suficiente para que você consiga entender que não perdeu, te perderam e que há um mundo maravilhoso com pessoas ansiosas por conhecê-lo.
As vezes basta um piscar de olhos para sentir o breve momento único em que o vento toca seu rosto e te lembra que agora você é livre para alçar vôo.
Apenas um instante para lembrar o seu valor, que você merece a parte inteira, não metades e quem gosta de resto, que faça bom proveito.

Inserida por zukawaguchi

A Maria, jardineira das flores do próprio túmulo.

Co'a lata na cabeça parte a moça,
(na estrada triste e torta ela se some)
que tem ela, Maria, senão força?
que tem ela, Maria se não nome?

A lata bate forte e se encerra
Um tambor ruge vulto no estombo
Mal se difere a moça e a terra.
Se entortece Maria e o seu lombo.

Enquanto pinga gota da lata
e gota até do corpo dela,
No chão vasto pisado nascem flores

Quando a noite cai co'a lua prata
E a morte desce rude em sentinela
morrem latas, Marias e amores.

Inserida por mariofrs

⁠Quando vejo teu sorriso pela manhã,
É como o sol que desponta no horizonte,
Dando calor e esperança ao novo dia.
O simples gesto ilumina a manhã,
E toda a natureza parece acordar contigo.

Não penso em mais nada, apenas existo,
No momento em que teu sorriso se encontra com o meu olhar.
É como um banho de luz e alegria,
Que lava a alma e renova o espírito.

Começo o dia assim, em paz,
Como um campo que recebe a brisa suave.
Teu sorriso é o sol que me aquece,
E me dá a força para enfrentar a jornada.

Ah, como é bom viver essa simplicidade,
De sentir o teu sorriso como um nascer do sol.
Tudo se torna claro, tudo faz sentido,
E sou apenas um homem, agradecido por esta luz.

Quando o sol surge pela manhã,
É como um farol que desponta no horizonte,
Trazendo calor e vigor ao novo dia.
Seu simples brilho ilumina a manhã,
E toda a natureza desperta com ele.

Não penso em mais nada, apenas existo,
No momento em que o sol cruza o meu olhar.
É como um banho de luz e energia,
Que revigora e renova o espírito.

Começo o dia assim, em paz,
Como um campo que recebe a brisa suave.
O sol é a luz que me desperta,
E me dá a força para a jornada.

Desfruto desta simplicidade,
Sentindo o sol como uma carícia ao acordar.
Por instantes, a mente se aquieta e o desassossego se dissipa,
E sou apenas um homem, grato por essa luz.

⁠Uma despedida difícil
É amar e ver que não pode ser.
Como a árvore que não cresce
No solo que não a nutre.

Ficar seria esperar pelo impossível,
Tolerar a ferida que não sara,
Aceitar o pouco, perder-se
Na tentativa de não perder o outro.

A natureza não espera,
Não hesita, não sofre.
O rio corre sempre para o mar,
Mesmo que deixe a montanha para trás.

Sabemos que deixar ir dói,
Mas é o caminho para a cura.
Às vezes, partir é amar,
Não por falta de amor ao outro,
Mas por amor a nós mesmos.

Com a simplicidade do vento
Que sopra sem mágoa,
Partimos, porque tudo é como deve ser,
E no amor-próprio encontramos a paz.

⁠Em todos os caminhos que tomo,
Sinto a verdade simples e serena:
Todos levam ao mesmo fim.
O fim é a única certeza,
O ponto final de cada passo.

Não há mistério, nem há desespero.
A vida é uma senda sem pressa, mas com destino certo.
Perco-me em cada curva,
E ao perder-me, encontro a paz.

É no perder-se que se vive,
Na aceitação do inevitável,
Na simplicidade de cada instante.
O campo não se preocupa com a estrada,
A flor desabrocha sem pensar no fim.

Vivamos então, como a natureza,
Sem medo, sem pressa,
Perdendo-nos na beleza de cada dia.
Pois é no perder-se que se encontra
A verdadeira liberdade do ser.

⁠Nasci buscando a liberdade,
Quero ser livre, e quem quiser,
Que me aceite assim.
Procuro a sabedoria que ilumina como o sol,
Encontrar beleza que quase me cegue,
E desejo que a força nunca me falte.

Sonho voar como os pássaros,
Com a mente leve e sem correntes.
Quero ser um alquimista do ser,
Estranho como uma ave rara,
Nem sempre fácil de entender ou aceitar.

Às vezes estou distante,
Às vezes estou calado,
Às vezes estou radiante,
Às vezes estou falante.
Perco-me em mim,
Como se o pensar fosse um oceano sem fim,
Onde navego e me transmuto.

Sou simples, não simplório, sou como as estações,
Que mudam sem razão aparente.
Quero ser como a natureza,
Livre e sem amarras,
Deixando-me levar pelo vento e pela corrente.

Busco apenas ser,
Ser em plenitude, ser livre,
Simples e verdadeiro,
Como a ondulação do mar.
E quem quiser, que me aceite assim.

⁠Na calmaria do meu dia-a-dia tranquilo,
Sem pressas nem aflições que perturbam,
Contemplo a vida com a serenidade de quem se entrega,
Não à procura do amanhã, mas à plenitude do presente.

Vejo as pessoas correndo atrás de ilusões fugidias,
Esperando encontrar a felicidade num horizonte distante.
Mas eu, na quietude do meu ser, prefiro saborear o agora,
Pois a alegria reside na simplicidade que exploro.

Não sou poeta de grandes feitos ou narrativas épicas,
Prefiro a delicadeza das palavras que acarinho.
Por que complicar o que é tão simples e belo?
Viver é o caminho, sorrir é meu consolo.

Assim, vivo o momento com serenidade e sem receio,
A vida é para ser vivida, no presente e com meu apreço,
E a paz interior no agora é a chave para minha felicidade.

⁠Humildade

Sem vangloriar-se e sem buscar atenção, o humilde caminha com gratidão. Pois sabe que a verdadeira grandeza, está na simplicidade. A sua verdadeira beleza.

Inserida por marianapenides

PARADOXO

O vento fresco emaranha seus cabelos,
Outrossim, arrefece minha alma.
Os pingos do céu atalham seu deleito,
Todavia, atenuam minha rotina.
A semana vagarosa aborrece-o,
Contudo, para mim, é fugaz.
A terra enfada-o, entretanto,
Renova-me. O simples desinteressa-o,
Ainda assim, enobrece minha vida.

Inserida por carolinabastian

A vida é simples, nós é que a complicamos..

Por medo de errar acabamos errando, por medo de arriscar, desistimos de mudar, tomar novos rumos...Por medo de perder, acabamos perdendo...E quando tentamos voltar atrás, nem sempre é possível...

Não espere o dia de amanhã para lutar pela sua vida. Lembre-se que aqui vc é o ator/atriz principal. Só vc pode decidir como e onde quer estar no futuro. Algumas pessoas insistem em permanecer no passado, esquecem que o ontem já foi e o futuro é incerto..

Viva com base nas coisas que lhe trouxeram pelo menos algum aprendizado, as ruins jogue-as fora, elas não vão te ajudar em nada. Mantenha acima de tudo, seu corpo e mente sadios. Viva de fé, esperança e amor!!!

Inserida por JulianeMTrein

Simples. Fácil. Intenso.

Tantos olham para o alto
Afim de encontrar esperanças
Buscando algo que chamam de Deus

Eu olho para baixo
Não por melancolia ou tristeza
Mas para ver a beleza dessa rosa
Que nasceu entre meus pés

Inserida por leo_vitor

⁠Cotidianos

Vou vivendo meu próprio.
Não escapo aos meus estragos,
Mas sou quem mais desfruta
Meus amargos e doces
Cotidianos.

Inserida por CyntiaPinheiro

⁠Ninguéns

Faço parte de uma massa anônima
Sou mais uma dos oito bilhões de ninguéns.
E se perguntam para onde vou:
"Para o desconhecido".
Lancei-me numa vida sem recurso de chão.
Sou sem eira e nem beira ,
Uma vivente que escapuliu
Da asa de um qualquer pedrês.
E dou uns pulos grandes,
Só pra ver se encontro.

Inserida por CyntiaPinheiro

⁠Não é o meu mundo, este das luzes falsas e dos risos vazios. Não me encontro nos sorrisos de porcelana, nas felicidades ensaiadas. Não quero partilhar palavras ocas, conversas sem alma, onde o vazio se disfarça de importância. Não me reconheço nas máscaras de vaidade, nos olhares de arrogância que se erguem como narizes ao vento.

Aqui, a inveja semeia competições vãs, materializa o espírito e afasta a verdadeira essência. Não, este cenário de ilusões não é o meu lugar. Procuro o simples, o genuíno, onde o ser é mais que o parecer. Busco a pureza dos gestos sinceros, a presença dos que são e estão, sem pretensão ou artifício.

Como um ingénuo, quero apenas ser e estar, em harmonia com a simplicidade, ao lado de quem vive com a verdade no olhar e luz na alma.

O caririzeiro carrega consigo
Na sua simples singularidade
A honestidade e o ombro amigo
A pura e verdadeira sinceridade
Este é o Brasil que eu quero
Com orgulho e muito esmero
Estou de volta a minha cidade.


*Rosan Rangel - (15 de abril de 2018)

Inserida por RosanRangel

Por que do amor ?


Porque eu a amo tanto ?
Será que é por ela ter esse ar misterioso, esse andar elegante e está sempre linda,
bem vestida e com um sorriso de dar inveja em qualquer ator de comercial de creme dental ?
Poderia até ser, caso eu encontrasse todas essas "qualidades" nela.
Ai eu me pergunto, POR QUE ? Como ? Ela não tem um terço das qualidades da mulher dos meus sonhos.
Como se não bastasse ela ainda possui defeitos dos quais eu abomino. ELA FUMA ! Eca !

Mas quer saber . . .

O seu sorriso não está sempre estampado no rosto, e quando vem, vem tímido e discreto, mas é o mais sincero e radiante que já vi.
Passaria horas e horas olhando para aquele sorriso.
Ela não está sempre em cima de um salto gigantesco, toda cheia de maquiagem e com um vestido maravilhoso. (Alias, é raro que isso aconteça.
casamentos, formaturas e olhe lá).
Mas o jeito que ela fica naquele shorts amarrotado, com aquele tênis velho no pé ... Ahh, não tem igual !
Sua inteligência é afrodisíaco. (e como ela é inteligente!)
Sentar em um buteco sujo, tomar uma cerveja em um copo mal lavado, acompanhado de um espetinho que sabe-se la de onde veio a carne.
Missão pra "cabra macho". Mulher nenhuma se quer pensaria em passar perto de um lugar desses. Correto ? Sim !
Mas ela o faz com o maior prazer e sem a menor frescura. (Na verdade ela adora) E isso não há preço que pague.

Não sei o que nos faz amar outra pessoa. Não entendo os porquês do amor. Não sei o que uma pessoa tem que ter para ser amada.
Mas sei que isso que ela tem, que me faz ama-la, ela tem de sobra.

Inserida por nikolaspiketo

⁠Ser feliz não é uma opção! Ser feliz é, naturalmente, uma realidade.

A felicidade não se configura como uma escolha meramente voluntária ou circunstancial, mas como uma condição inerente à própria existência humana. Não se trata de um privilégio reservado a alguns, tampouco de uma meta a ser arduamente conquistada; antes, constitui uma realidade natural, manifesta na medida em que o indivíduo reconhece e se harmoniza com sua essência.

A concepção da felicidade como uma imposição externa ou uma obrigação social desvia-nos de sua verdadeira natureza: ela não é contingente, mas essencial. Assim, torna-se evidente que a felicidade não depende exclusivamente de fatores externos, mas da capacidade de cada ser humano de perceber-se como parte de um fluxo vital, pleno e suficiente em si mesmo.

Deste modo, reafirma-se: ser feliz não é uma opção, sujeita à vontade ou ao acaso, mas sim uma realidade natural, própria de quem se permite viver de forma autêntica e consciente.

Inserida por JoaoJunior

⁠Já parou pra pensar em como as coisas mais simples são as mais bonitas que existem?
E você aí, tentando impressionar,
quando a maior beleza está na sutileza dos detalhes simples e singelos da vida.
Como apreciar um bom café da tarde,
um dia chuvoso entre lençóis e um bom filme
ou, simplesmente, a presença de quem se ama.

Inserida por mickaely_nascimento