Poesia Livro
Na minha cesta trago
um livro de poesia,
uma Cherimoia
que é a conhecida
Rainha Andina
das Frutas Originárias
da América do Sul
e que também podemos
encontrar no meu Sul.
Olhando adiante percebi
que trago também
uma Atemoia
que é misto de Cherimoia
com Fruta do Conde.
Gentil Fruta do Conde
que o meu coração
pelo teu nome sempre
com carinho responde
e sei que vem de algum
lugar da América Central.
Querida Graviola
nascida no Norte e no Caribe,
Fruta da minha infância linda
que dá uma árvore bonita.
Nesta minha cesta trago
três frutas da mesma família,
annonas de muitas vidas
que dão sabor mais do que poesia.
Ter a minha orelha
enfeitada por você
com uma fresca
Sorriso-de-Maria,
Ler um livro de poesia
na sua companhia,
Colher castanhas
em terras paraenses,
Dizer olhos nos olhos
que as tuas manhas
fazem a minha cabeça
e embalar a sua rede
até que você adormeça.
Sempre que passa uma
tempestade consigo ver
uma estrela no céu como
se abre um livro para ler.
O quê para uns é barulho
entendo como a orquestra
da vida acontecendo e tocando
com muitos peitos batendo.
Permanecer como quem vai
no curso do rio em direção ao mar
é só para quem sabe esperar.
Cultivar o quê enternece é
para quem forte anseia continuar
e rejeita disputas fúteis por poder.
Lancei o meu livro Versos Intimistas
sob o Hemisfério Celestial Sul
debaixo de uma Bituqueira
desta minha amada Santa Catarina
porque amar é escrever
e viver com plenitude a poesia,
Se serei poetisa ou não,
despreocupada adianto deixo
por conta dos desígnios da vida
porque o quê interessa mesmo
é ser para o seu coração a magia
perpétua que te põe em sedução.
Debaixo do Feijão-bravo
com o meu poético livro
de Versos Intimistas,
Ouvi as Cantoras do Rádio
cantando na estação
lá de São Paulo e fiz
uma viagem no tempo
onde o romantismo
era motivo e fazia canção
para tocar o coração.
07/12
O desejo de ter razão
é a verdadeira maldição
do livro dos erros
da História da Humanidade,
O ideal de verdade
é aprender a ter coração.
Granizado perfeito
para adoçar os lábios
e o poético coração,
A coletânea de poemas
do livro Versos Intimistas
na minha mão com toda
gigante adoração sendo
envolvida em pleno
Oceano Atlântico pela brisa
perfumada e refrescante.
Esqueci o meu livro
Versos Intimistas
no meio do Bosque
no final da tarde,
Caia uma chuva fina,
estava escurecendo,
O bosque nunca trouxe
nenhum medo,
Vi alguns vultos,
me escondi atrás
de uma árvore,
uma sensação
de sufocamento
ouvi disparos,
Não sei o quê fazer:
era só um pesadelo.
Marmeleiro florescido
no Rio Grande do Sul
do meu caminho,
Te dedico o meu livro
de Versos Intimistas
com amor e carinho.
Marmeleiro florido no Paraná
do meu poético destino,
O meu livro de Versos Intimistas
e o meu desatino
ofereço com todo o carinho.
Antes de dormir, peguei meu livro preferido, apoiei meu travesseiro com outro, deitei um pouco de lado, liguei meu ventilador, silenciei meu celular e retomei a leitura de onde parei. Essa é a minha melhor hora do dia, quando eu sinto aquela sensação de paz, de tranquilidade.. o momento em que eu leio e sou abastecida, tenho minhas forças renovadas com tamanha grandeza que esse livro me tráz, uma enxurrada de sensações, é um misto de injeção de ânimo e fé revigorada e as lágrimas se fazem presente sem dúvidas..
Poi esse livro, é tão grandioso quanto o seu autor e o melhor é que posso ler em qualquer hora, momento, lugar, situação.. e o autor sempre estará presente, juntinho a mim, me instruindo, me esclarecendo, me renovando, me ajudando.
Eu amo esse livro e seu autor.
Somos amigos íntimos..
- amante da Bíblia sagrada
Nunca leio um livro novo, pois os antigos são bem mais interessantes, deixo que o novo envelheça...
(Patife)
O Livro da Vida.
Eu não conheço
Nem nome e nem endereço
de todos que merecem confiança
Não sei diferenciar
Quem vive calcado em esperança
Daqueles que se vendem por qualquer preço
Sei que existem também
Pessoas que se dão de graça
Pelo apego à desfaçatez
E prazer egoísta em ser um nada
Não conheço o nome das Estrelas
Nem o nome das flores
Elas são Flores e Estrelas do mesmo jeito
A despeito do que quer que se pense
Então procuro não pensar
Tento também viver minha vida
Sabendo que um dia vou prestar contas
Por cada palavra, cada gesto
e cada pensamento
de resto
Pouco importa ao mundo
Aquilo que eu sinto
Cada um segue mentindo
A seu modo
E do seu jeito
Minha vida diz respeito a mim
Mesmo assim
Eu me respeito
Não me dou ao direito
de julgar nada que sei
Não me cabe
Meu compromisso é com Deus
E sei que Ele também sabe
E percebe melhor que eu.
Os dia correm
O tempo passa
Prossegue a vida
Nessas idas e vindas
Tudo prossegue só de ida
Cada gesto e cada palavra
Cada resto de mentira oculta
Escritos no livro da vida
Um dia tudo se desdobra
A cada um
Conforme as sua obras
Edson Ricardo Paiva
O livro de Matheus.
Existem lugares onde se caminha
Deixa marcas, escreve histórias
Planta flores que o lugar não tinha
Ruas pelas quais
Nunca mais vai passar
E quando a gente olhar pro céu
Talvez perceba que há coisas suaves
Tão breves, que se vão na brisa
Existe um tipo de tempo
Invisível para os relógios
É o lugar onde essas coisas são guardadas
E te mandam lembranças
Elas vem
Pelo postal da vida
Sobre o qual
A ciência não sabe nada
Não existe mentira que altere o trajeto
Marcas de pegadas
Que por menos se enxergue
Não podem ser apagadas
Nem há paz que as negue
Segredos ocultos atrás do muro
Num lugar que sepulta-se medos
Todos eles, da família das verdades
Chega a ser triste e bonito
Ver seus nomes escritos nas lápides
Existem sons que se fazem ouvir
E silêncios retumbantes
Livros que se quis ler
E páginas viradas
Que a vida escreveu
E não foi sem querer
Aromas, que de tão sutis
A memória desconhece
Não são todos caminhos
Que fogem à Roma
A graça da vida
É não saber que lugar é esse
Respostas que se acerta
Tentando fugir à pergunta
Existe um lugar
Que não se chama vida
Pra onde correm todas as mágoas
É lá que essas coisas se juntam
E onde não podem ser escondidas.
Edson Ricardo Paiva.
Alguém disse que
todo homem, deve:
“Plantar uma árvore,
escrever um livro
e ter um filho”.
Me permita acrescentar:
Adotar outro...
Sendo dispensável
Escrever...
Ter...
E indispensável
Amar.
Se for pra destruir sua vida mate quem ama escreva um livro que se tornará um best-seller provavelmente um filme premiado
E fique rico famoso
E se suicida para se tornar um martin
E ser lembrado como um herói histórico por gerações e gerações...
Lendário
Alguns julgam o livro pela capa... Outros abrem, olham as figuras e logo é
deixado de lado sem dar muita importância... Enquanto alguns, abrem, leem e sem palavras para descrever o que sentiram e aprenderam, guardam tudo na mente, onde um simples fechar de olhos, fazem de um amontoado de palavras, uma bela recordação...
Claudia m Jeske
30/05/2014
🎓
Eu tive professores que sabiam o queriam
Professores que quinhentas páginas de um livro conheciam
Professores que cantarolando e dançando de tudo faziam
Para que os alunos mais do que o básico pudessem aprender
E como eu, muitos nunca mais iriam esquecer.
Tal livro, a música e o filme, podem parecerem bons mas poderão não fazerem bem.
Prestar atenção também em mim, notando se tal sentimento gerado me serve para o que? para quê..
