Poesia eu sou Asim sim Serei
Eu nunca fiz nada. Todo aquele tempo, toda aquela liberdade… Eu poderia ter feito qualquer coisa, mas nunca fiz nada. E esse é o resultado! O que eu sou agora é o resultado! Toda a minha fraqueza, toda a minha incompetência, isso é fruto do meu mau caráter. Tentando conseguir alguma coisa, quando eu nunca fiz nada, é passar dos limites da arrogância. O preço do meu ócio e dos hábitos errados da minha vida, acaba custando as nossas vidas.
(Subaru Natsuki)
E fácil desistir? Não me venha com essa! Não tem nada fácil em desistir! Você acha que eu não estou fazendo nada, que não estou pensando sobre nada, me tirando de tudo o que for possível e deixando tudo de lado! E que foi só isso que me fez desistir?! Não foi nada fácil desistir. Era mais fácil eu acreditar que havia algo que eu podia fazer! Mas não há nada que eu possa fazer.... Não tem jeito algum! Todos os caminhos me levam a desistir de tudo! Se eu pudesse fazer algo, eu faria... Eu faria!
(Subaru Natsuki)
um relato de quem busca o sentido da vida
Eu me sinto perdido, confuso, angustiado. Eu não sei quem eu sou, o que eu quero, para onde eu vou. Eu tenho medo de mudar, de crescer, de me arriscar. Eu tenho medo de decepcionar os meus pais, os meus professores, os meus amigos. Eu tenho medo de me expor, de me expressar, de me mostrar. Eu tenho medo do que os outros pensam de mim, do que eles esperam de mim, do que eles cobram de mim.
Eu vivo no modo automático, fazendo o que me mandam, o que me ensinam, o que me impõem. Eu não tenho voz, nem vez, nem escolha. Eu não tenho sonhos, nem planos, nem metas. Eu não tenho vontade, nem motivação, nem alegria. Eu só tenho obrigações, responsabilidades, pressões.
Eu me sinto sozinho, isolado, incompreendido. Eu não tenho com quem conversar, com quem desabafar, com quem contar. Eu não tenho apoio, nem carinho, nem afeto. Eu não tenho amigos, nem namorada, nem diversão. Eu só tenho problemas, conflitos, frustrações.
Eu me sinto triste, deprimido, desesperado. Eu não vejo sentido, nem propósito, nem esperança. Eu não vejo saída, nem solução, nem alternativa. Eu não vejo luz, nem cor, nem beleza. Eu só vejo escuridão, cinza, feiura.
Eu preciso de ajuda, de orientação, de terapia. Eu preciso de alguém que me escute, que me entenda, que me acolha. Eu preciso de alguém que me ajude, que me guie, que me ensine. Eu preciso de alguém que me ame, que me valorize, que me incentive.
Eu quero mudar, crescer, evoluir. Eu quero descobrir quem eu sou, o que eu quero, para onde eu vou. Eu quero enfrentar os meus medos, os meus desafios, as minhas mudanças. Eu quero superar as minhas dificuldades, as minhas limitações, as minhas inseguranças.
Eu quero viver, não apenas sobreviver. Eu quero ser feliz, não apenas existir. Eu quero não apenas ter que cumprir ordens, eu quero realmente viver.
Eu só quero ficar aqui, observando os grandes feitos de meu Pai.
O meu único desejo é viver segundo a vontade Dele.
Estou aqui apenas para caminhar nos caminhos que Ele tem trilhado para mim.
Quero viver somente da maneira que o meu Pai se regozije.
A VIDA DE UM SKATISTA
Na vida de um skatista, a rua é meu palco,
Com o vento nos cabelos, eu sigo o meu traço.
Aos quinze anos, com sede de aventura,
Eu deslizo pelas ruas, com garra e bravura.
Meu skate é minha asa, meu escape, minha voz,
Nas pistas e calçadas, eu mostro quem sou nós.
Com manobras incríveis, eu desafio a gravidade,
E a cada queda, levanto com tenacidade.
As rampas são desafios, os corrimãos, amigos,
Nas praças e parques, eu deixo minha marca, meus abrigos.
Com calças largas e boné virado para o lado,
Eu expresso minha individualidade com um sorriso arrojado.
Nas ruas, eu encontro minha tribo, meu povo,
Compartilhando histórias e sonhos, lado a lado.
Na vida de um skatista aos quinze anos de idade,
A liberdade e a paixão são minha maior verdade.
AUTO RECONHECIMENTO
No espelho da alma, me encontrei perdido,
Em busca do eu, que por tanto tempo esqueci.
No silêncio da noite, na quietude do ser,
Descobri segredos que me fizeram renascer.
Vi traços antigos, sombras do passado,
Mas também encontrei luz, um novo legado.
No labirinto de emoções, me perdi e me achei,
No auto reconhecimento, minha verdade encontrei.
Aceitei minhas falhas, abracei minhas virtudes,
No espelho da alma, encontrei atitudes.
Cresci com cada erro, com cada acerto aprendi,
No caminho do auto reconhecimento, renasci.
meu corpo é
meu lugar
de fala
e eu falo
com meus cabelos e
meus olhos e
meu nariz
meu corpo é
meu lugar
de fala
e eu falo
com minha raça
Tomo partido
Eu tomo partido
O partido das mulheres pretas
Mulheres como eu
Quando saem de suas casas
São arrastadas em carro de polícia
Mulheres como eu
Quando exigem seus direitos no trabalho
São arrastadas com algemas da polícia
Mulheres como eu
Quando atuam na política governamental
São alvejadas sem investigação da Polícia
Mulheres como eu
Choram a morte do filho
Que saía para a escola
Mulheres como eu
Choram a morte do filho
Que brincava na calçada
Mulheres como eu
Choram a morte do filho
Que soltava pipa no domingo
Mulheres como eu
Esperam pelo marido que não volta pra casa
Mulheres como eu
Vivem com medo de que o marido não volte pra casa
Mulheres como eu
Sofrem com o marido quando não pode voltar pra casa
Mulheres como eu vivem de luto e de luta
Defendem a honra da família tradicional brasileira sem pai
Defendem o prato cheio na mesa
Não se rendem na guerra
E vencem cada batalha armadas da própria carne
E se eu te contasse que essas suas lágrimas de tristeza deveriam ser lágrimas de alegria, você acreditaria?
Morto
Eu morri, percebestes?
Juramentos que prometias meu bem,
acabaste no meu mal.
Sabes, eu era feliz com o pouco
que me davas.
Eu era o suficiente para o pouco
que você era.
Eu morri, percebestes?
Eu acreditei cegamente em promessas
de uma pessoa confusa.
Busquei salvação num poço de maldade
e traições.
E contemplei o que fez em mim a escuridão.
Eu morri, percebestes?
Me abandonou da forma mais
frívola possível, me abandonando
numa posição de razão.
Você me matou.
Eu me pergunto será que teria dado certo?!
Nós dois uma mistura de gênio forte e muito desejo, mas fica apenas na minha cabeça é melhor esquecer.
Dois orgulhosos jamais daria certo!
Fica na memória o que poderia ter sido, e o presente impalpável!
Ele faz a realidade ser verdadeira e as emoções um sentido sem importância.
A vida segue, o equilíbrio retorna, a balança é justa com as escolhas realizadas.
Esquecer só quando eu acordar, nesse momento eu quero acreditar.
Acreditar que há um propósito para tudo, não há segredos, mas pessoas que se protegem.
Pensamento de Islene Souza
Nada se materializa como realidade, antes que o pensamento crie. Por isso, hoje eu acordei e em pensamento desenhei um dia perfeito. Um dia em que o sol da esperança acordasse brilhando em mim. Um dia colorido, tranquilo, de olhares leves e sorrisos fáceis.
Um dia em que o coração transbordasse de paz e o amor vestido de simplicidade corresse livre e solto por canteiros floridos de girassóis, como nos quadros de Van Gohg.
SONETO CANTANDO O PERDÃO
Deixa Senhor que eu cante estes versos
Sofrentes, mesmo que seja, duro e triste
Mas que trove o remorso que nele existe
Ó culpa... nos meus sentimentos imersos
O meu solfejar o desencanto, pelourinho
Do sentir, que vive a penar nesta vaidade
Suspiroso, inquieto... Cruciante realidade
De quem feri uma rosa com seu espinho
Deixe cantar quem quer indulto neste canto
E seja acorde de compreensão e acalanto
Ó Senhor, é o cântico de um acre coração
Que traz amargor e roga pelo sacramento
De alívio, dum efeito, um distinto advento
E, então, deixa o soneto cantar o perdão!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06 dezembro, 2023, 20’28” – Araguari, MG
Por amar demais
EU JÁ PERDI!
EU JÁ SOFRI!
EU JÁ CHOREI!
EU JÁ PERDI O CHÃO…
Enquanto caminhei no mundo dos homens
Só encontrei desilusão,
Mas nos braços de Deus
Encontrei meus braços,
Braços que somados aos meus
Me fortaleceram
E me tornaram novo outra vez.”
Um louco me disse que me amaria pelo resto de sua vida.
E eu, mais louca ainda, acreditei nele
- Dois Loucos
Sorte de um amor recíproco
Hoje eu só quero a sorte de um amor recíproco, amor esse que sabe dar o valor de cada gesto, amor esse que te enche a alma, te faz suspirar só por existir. Quantas vezes investimos nosso lado mais bonito e sem perceber nos levamos à ponta do abismo. Abismo do sentimento, quando caímos nele, fica difícil de voltar, sorrir e dizer tá tudo bem é o único jeito, porquê se fossemos falar o que pensamos, seríamos julgados. Ninguém é obrigado a nada, mas será que não vale mesmo a pena fazer um esforço para ver o outro sorrir? As armadilhas do amor só acontece com os intensos, precisamos olhar ao nosso redor, avaliar se o que fazemos, toca somente nós mesmos. De nada vale demonstrar, se nós falta sentir.
Pensamentos de um geminiano que se sente sozinho no mundo dos românticos
O tempo é inimigo ou amigo, algumas vezes eu me pergunto.
Tudo é tão passageiro, pessoas vêm, outras se vão, mas de diferentes maneiras cada uma delas agrega o seu melhor.
O relógio não para nem por um segundo e quando percebemos já não somos mais àqueles jovens, mas sim pessoas amadurecidas a força, com uma bagagem gigantesca que não sentimos o peso.
São dias a menos nessa escala da vida, mas será que vivenciamos realmente o privilégio de viver.
São tantas preocupações com o futuro que o presente é esquecido, dias de luta outros de glória, mas o que realmente importa será que está sendo a experiência que deveria ser ? Eu ouço muito aquela frase: se eu soubesse teria visitado maís, ou teria abraçado e dito o quanto o amo, mas porque não fazer em quanto há tempo. Deixar para depois, quando estiver menos cansado pode ser uma boa desculpa, mas como saber se o amanhã chegará para você?
O amanhã é uma incógnita, mas o seu presente uma realidade.
Viver o hoje não é ser negligente e esquecer os projetos futuros, mas sim entender que ele é o tudo que poderá ou não gerar os frutos do amanhã.
Gratidão por mais um dia, hoje é um privilégio estar aqui e fazer o meu melhor.
Abraço mesmo, amo e estou nem aí se vão me criticar dizendo que romantizo a vida.
A vida é única se demonstro meu carinho e a pessoa não é recíproca quem perdeu foi ela, não eu.
Digo que amo, sou sincera comigo mesma e não tenho vergonha nenhuma de ser emotiva.
Sinto a vida isso é um bem gigantesco para o meu ser , não que eu seja a super poderosa, mas sim a pessoa que ama viver.
Pensamento de Islene Souza
