Poesia Ei de te Amar Vinicios de Morais
Acredito que respeito, civismo, ética, moral e princípios morais, devem ser ensinados na escola, e a PRIORI, DEVEMOS FORMAR cidadãos e cidadãs de caráter, de fibra e personalidade que conheçam os seus direitos, que lutem pelos mesmos, e que cumpram os seus deveres.
A escola deve ensinar ao aluno(a), à aprender e apreender as lições, e não apenas à decorar, deve ensinar à questionar o conhecimento e as informações, a escola ainda deve despertar o senso crítico, curioso, e motivar os mesmos, bem como incentivar à cultura sadia, à busca pelo conhecimento correto, e pelas descobertas científicas, bem como pelo questionamentos dos fatos, desenvolvendo debates em torno de temas polêmicos e de relevância coletiva, e que vise o bem da humanidade.
A escola não deve ser um depósito de gente, não deve ser um local para ganhar pontos, notas e um diploma somente. A escola deve formar e informar, deve gerar formadores e formadoras de opinião, baseando as mesmas na verdade, na ética e na coerência. A escola, não deve preocupar-se em aprovar e reprovar, meramente para cumprir um rito ou uma formalidade, não, a escola deve ser um dos agentes transformadores da sociedade, e não um campo de batalha. A escola deve ser um lugar reconfortante e prazeroso para todos, um lugar em que todos cumpram o seu papel.
O ensino religioso pode ficar em segundo plano. Mas... é importante também.
Márcio de Medeiros-13/04/2022
Ciclos da Alma
Por Rizza de Morais
Neblina na serra, chuva na terra
Neblina que baixa, sol que racha
Felicidade na alma, paz que acalma
Silêncio que aquece, ternura que embala
Entre montes e vales, o tempo dança
Ora em névoa, ora em esperança
É a serra que chora, é o céu que clareia
Natureza que fala, alma que anseia
Tal como o tempo, a vida é passagem
Hora é nevoeiro, hora é miragem
Mas dentro do peito, brilha esperança
Feita de luz, de amor, de bonança
Felicidade não grita, sussurra baixinho
É vento leve, caminho mansinho
É paz que se achega sem pedir licença
É flor que desabrocha na minha presença
Não preciso de olhos que me vejam flor
Sou raiz, sou tronco, sou o meu amor
Ser feliz é saber — com alma e certeza —
Que o amor mais profundo nasce da minha beleza
Vinicius de Morais Justino.
*
Seis de setembro eu abracei você pela primeira vez,
Sumia nos meus braços de amor e cuidado.
Ainda na minha infância você foi desejado,
Desejava ser mãe, a mãe de um filho amado.
*
Crendo nas vozes da minha infância de solidão,
Ouvi uma delas dizer: "Serás mãe de um garoto,
que se chamará Vinicius de Morais", foi como uma canção.
E és poeta, compositor, cantor-autor, dono da inspiração.
*
Nestes 28 anos, foram tantas alegrias e ufania,
Tudo que se propõe a fazer, fazes com maestria.
Adoras repassar o que sabes, em seu perfeito verbalismo,
*
Ficas feliz com o sucesso do outro, é lindo seu altruísmo.
Incrível filho, irmão, amigo, esposo e pai amoroso,
Orgulho do ser humano que és, gentil e honroso.
Boa noite!
O homem não deve passar pela vida só com sua casca, tem que deixar valores morais, mostrar aos que lhe sucedem o quanto vale ser honesto e verdadeiro, valores que valores financeiros nunca se deve comprar! Minha humilde boa noite...
(Zildo de Oliveira Barros)
Tanto os excessos
quanto os inexplicáveis
desperdícios, são lesões morais
presentes naqueles que
desprezam e mesmo ignoram
o necessário à vida...
E como desastroso resultado
faltará ao outro!
Aquilo
que muitos vulgarizam como
princípios morais da sociedade humana,
na verdade, são arremedos transitórios
de um fundamento maior ora esquecido;
ou, inadvertidamente desprezado,
que em tempos de tresloucadas
'vias tortas', sobrevém para
nos relembrar e corrigir:
a Ética!
Casei de me iludir pela liberdade da felicidade, de provocar expectativas em quem de mim espera definição; como estou já, definido por morrer sem amor, mas viver por razão.
POETA NILO DEYSON MONTEIRO
Quanto menos responder a pessoas negativas, mais paz terá. É como se diz, se a tua palavra é de prata, então o teu silêncio é de ouro.
Tenha paz
Durante o namoro, assim como as mulheres, o homem também fica na dúvida, pensa muito se realmente a parceira não vai vacilar no meio da caminhada, por isso, alguns preferem deixar que o tempo prove se realmente a parceira se encaixa ou não e mantêm o relacionamento só para eles.
Isso não se aplica a quem já é casado/a
Quem só sabe amar...
Quem ama é capaz de desamar, com a mesma naturalidade!
Mas, o desamar não lhe dá o direito de ferir o outro, seja com atos férreos... ferinos!
Nem usar o silêncio como arma de ignorar a presença de quem amou ou o contrário, usar de suas falas para impor dizeres cruéis, nem fazer de sua impaciência um proposital descuido.
Saber amar é sentir pulsar em si o bem, o querer da companhia, o alento de deitar no peito amado, se deliciar com o toque do outro, ter a compreensão incontida que rouba sentidos e a razão.
Quem apenas ama, não necessita de grandes motivações para desamar, basta ínfimas discordâncias, compreensões incompreendidas ou que impere a ausência do desrespeito, o esquecer dos dias em que faltou a gratidão, é se deixar levar pelo desejo da partida do outro.
Sem mais flores, cheiro, sabor, calor, somente o sentimento que errou ao amar.
Mas, fiando que amou como soube amar e que nesse caminho, os "atalhos", as opções, o conviver, formaram, ao próprio desgosto, geleiras nos mais puros sentimentos, urgindo-lhe a pressa do adeus.
No desamor, já não há dor na separação, naquela parte que desamou, mas sim, o afã da distância, o avesso do bem querer, o fiar que tudo findou
Que, não sendo infindo tal sentimento, cabe somente a aceitação do findar a relação, pois essa, não lhe é eterna e jamais lhe será...
Quem desama não se importa se haverá ou não a aceitação da outra parte, não mais!
Mas, quase sempre, busca em si asas para voar em busca de novos horizontes... sem abrir mão de encontrar num novo amor motivos para sonhar e quem sabe, até poder sorrir!
E assim, segue amando um, outro e outro e outro... Sem se dar conta que amar é diferente de saber amar!
A imperfeição é a justificativa perfeita para os que creem em Deus negarem seus princípios morais quando erram, entretanto para o outro esta justificativa não vale. É comum pessoas dizerem: ERRAMOS PORQUE SOMOS IMPERFEITOS, mas quando é com o outro a condenação é imediata, e nesta hora danem-se os ensinamentos do pai, do filho e do espírito santo. Vivermos nossa vida e nossos problemas é uma árdua tarefa por isso compreensão e ajuda se fazem necessárias, contudo tem os que olham para os erros alheios apenas para apontar o dedo como se isto aliviasse suas culpas e redimisse seus pecados, e assim alimentam hipocrisias e preconceitos. Se importe com o erro dos outros se for para estender a mão ou pelo menos compreender as razões das necessidades que os envolvem, para que não sejamos carrascos apenas por discordância ou mentalidade. Por isso com base nas suas convicções se você não pode, não consegue ou não quer ajudar é um direito seu e merece respeito, mas não critique nem condene quem resolve seus problemas sem fazer mal a ninguém, pois somente quem vive e enfrenta um problema conhece as dificuldades e os sacrifícios que enfrenta para resolvê-lo, e se mesmo assim isso lhe incomodar então é você quem precisa de ajuda.
John Pablo de La Mancha
Todos se consideram progressistas e éticos, contanto que as mudanças morais se adequem à sua conveniência pessoal.
O relativismo é usado apenas para justificar atitudes superficiais no conforto das salas de jantar.
A ignorância e a soberba suplantaram seus princípios morais. Ele se apresentou com aspereza, hostilidade e insolência, tendo sido acometido, ainda, pela embriaguez e depravação. Sua insolência o impediu de reconhecer valores e promessas estabelecidos.
Seu comportamento, ademais, foi fútil e vexatório, causando-me apreensão diante de sua duplicidade. Seu toque anestesiante evoca reflexões acerca da finitude da existência, sendo atemorizante testemunhar as fisionomias e gestos nunca antes revelados.
Sua ignorância e subserviência, igualmente, são inquietantes.
Fragmentos: 10/05/2012
Se existem conceitos morais, eles foram feitos para serem usados e praticados. Mas, não é qualquer coisa que existe que devemos usar e nem praticar. Use sempre sua moralidade, antes e desde cedo, do berço, você se lembrará o que é certo e errado.
Mas, moralidade, igualdade e seriedade, acima de tudo.
Preciso te ter de novo aqui
O mesmo sorriso o mesmo olhar
Preciso te ter aqui dentro de mim
Pra nunca mais ouvir você chorar
Sentir de novo o coração bater, e a paixão acontecer
Sentir você, amar você
Como a primeira noite juntos, o amor acontecer
Senti você, amei você
Pra que tomar decisões precipitadas se podemos tomar um vinho, um bom banho e se amar o restinho da noite, moço?
E o pior é amar uma pessoa e não ser amado, as vezes fazemos de tudo pra agradar, e só somos tratados como opções temporárias, que depois somos desprezados como se não tivéssemos um valor mediante a pessoa que nos agride verbalmente, o verdadeiro amor só existe na teoria, porque na pratica não existe conto de fadas, e você verá que nada é pra sempre.
