Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
NOSSAS EXISTÊNCIAS
Devemos entender que formamos nossas existências sob forte influência dos nossos pensamentos, palavras e ações; Que para toda ação ou omissão/desatenção, existe um resultado.
Ao entregamos nossos desígnios e responsabilidades a outrens, colocamos nossos propósitos sob julgo para que outros ajam por nós e, assim, colocamo-nos em risco; Ao agirmos assim, entregamos tudo que temos, inclusive a saúde, a recreaçao, a economia e a nossa dignidade, a quem as queira gerenciar e isso é, precisamente, o que temos feito ao longo da historia. Estamos vivendo mais um episódio da "Vida de Gado". Até quando haverá alguém nos controlando?
PONDERE SUAS PALAVRAS
Não ande por aí falando dos defeitos alheios, afinal, você não é perfeito e mais cedo ou mais tarde irá cometer erros. Quando emitir sua opinião sobre determinado assunto, pondere suas palavras. Tenha cuidado para não ferir outras pessoas. Análise profundamente o que vai dizer e tenha em mente que quem quer que seja que fale com prazer das imperfeições de outrens, está vendo neles refletidas as suas próprias deformidades
Há os que falam e fazem
Os que fazem e não falam
Os que falam e não fazem
Os que não falam e não fazem
E os que atrapalham
Sou ator.
Antes de ser ator, fui rapper.
Antes de ser rapper, fui feirante, ajudante de pedreiro, eletricista, agente de saúde, camelô, costureiro, operador de máquina. Antes de ser tudo isso, eu era um garoto com um sonho.
Antes de ser um garoto com um sonho, eu via muita gente preta sofrendo na periferia.
Antes de ver muita gente preta sofrendo na periferia, eu achava que preto não podia sonhar.
Antes de achar que preto não podia sonhar, resolvi ser rapper e denunciar as injustiças sofridas pelos pretos da periferia.
Depois que fui rapper, virei ator.
Sendo ator pude ser rapper, feirante ajudante de pedreiro, eletricista, agente de saúde, camelô, costureiro, operador de máquina... SONHADOR.
O engano
Ele acordou atrasado naquele dia. Saltou da cama assustado, fez apenas o sinal da cruz e correu para o banheiro. Fez aquele xixi rápido e escovou os dentes. Vinte e cinco minutos atrasado.
"_. Vai ter que ir em pé no ônibus. Já era para estar na fila!"
Nem deu tempo de tomar banho e preparar o café. Vestiu a roupa as pressas, pegou os documentos, o crachá da empresa. Foi na geladeira pegou a marmita e enfiou na bolsa. Correu no quarto das crianças, beijou os três filhos. A esposa já acordada lhe deu aquele abraço caloroso. Lá se foi ele para mais um dia de luta. Da sua casa até o ponto dava 10 minutos. O ônibus ia sair em 5 minutos. Saiu correndo, tinha que correr. No meio do caminho a polícia, não falaram nada, simplesmente atiraram. Foram 4 tiros. Alegaram que ele estava em uma situação suspeita, era bandido e estava correndo... Ele perdeu o ônibus, ficou ali sangrando no meio da rua. Ele inocente, trabalhador, bandido nunca.
Eles atiram e matam, mas nunca erram a cor da pele.
PENSE NO QUE IRÁS PRONUNCIAR
Não sigas por aí produzindo ou proferindo palavras antes de pensares profundamente no que irás exteriorizar. Examine, primeiro, o rumo de cada pronunciamento, de cada procedimento que irás apresentar aos que te observam, pois os receptores haverão de te julgar. Pense antes de pronunciar, pois o homem precipitado, que não impõe limites no que profere, inclina-se a se queimar.
DIGNIDADE E LIBERDADE
Só possui dignidade e liberdade na vida aquele que se empenha em conquistá-las através de bons exemplos.
TRANSFORME SEU SONHO EM REALIDADE
A trajetória rumo ao desfecho vitorioso, inicia com o primeiro passo, seguido de vários outros. Esse será dado nesse momento. Mentalise sua aspiração, transforme-a em realidade através de pensamentos positivos e vá buscá-la. A realização do seu ideal, do seu objetivo, inicia na sua mente. Basta acreditar que você consegue, pois há dentro de si o sopro do Princípio Criador de todo o universo, Deus, que o capacitou, concedendo-lhe o Princípio da Mentalidade. Vá transforme o seu sonho em realidade.
RESPEITE O LIVRE ARBÍTRIO
Não sobreponhas tua opinião sobre algo acima de todos, muito menos sentencies como ilegítimo tudo o que não aprova com teu próprio entendimento. Quem te deu o poder para decretar por outrem? Quem tirou das pessoas o direito de optar? Deves, portanto, respeitar o livre arbítrio. Sendo lançadas as ideias, as pessoas têm o direito de escolher. Respeite-as.
CONHECIMENTO DIFERE DE SABEDORIA
Você pode ter os devidos conhecimentos para atuar em quaisquer áreas, mas se não tiver sabedoria, jamais conseguirá usá-los. O conhecimento o ajuda a alcançar reputação no contexto social, a sabedoria a demonstrar praticidade para construir a vida.
VIDA CONTÍNUA
Aprendi que na vida nada ocorre quando e como queremos; Que tudo tem seu tempo; Que a vida cumpre seu percurso conforme as águas de um rio que transpõe os obstáculos que surgem no decorrer de seu percurso até chegar no lugar que lhe é destinado.
EXPRESSÃO MAXIMA DA CRIAÇÃO DIVINA
Você é a obra mais perfeita que Deus criou. Há uma Inspiração Divina que reside em seu interior. Saiba que você é superior a quaisquer problemas que surjam em sua vida. Portanto, nuca deve ter pensamentos de pessimismo só porque algumas pessoas falam que você não irá vencer. Não dê crédito às inúmeras palavras negativas que lhe atribuem cotidianamente. Saiba que há em seu interior uma Força Exponencial que lhe dá capacidade a todo instante. O potencial que você tem é superior a quaisquer direcionamentos negativos que tentam lhe impor. Você é profundamente impressionante, o verdadeiro baluarte capaz de transpor quaisquer obstáculos interpostos à sua frente. Siga sua jornada e tenha como seu guia Aquele que lhe criou para ser vencedor.
SUA TRAJETÓRIA
Tenha sempre em mente, na sua trajetória rumo à perfeição, surgirão pedras e essas poderão impedir você de dar prosseguimento à sua jornada. Não as deixe se tornarem empecilhos para que atinja o seu objetivo. Contorne-as ou, melhor, seja ousado, colha-as e, com elas, faça uma base profunda e sobre essa construa o seu castelo.
CONHECIMENTO
O conhecimento desenvolve e ilumina a existência do ser. Ter conhecimento e saber aplicá-lo, é vivenciar um princípio tido como verdadeiro, o qual o obscurantismo nos impossibilita apreciar.
LIBERDADE
Não encontramos a liberdade buscando-a. Quando a quisermos obter, basta investigarmos a verdade que ela surgirá, afinal a liberdade não é o término da nossa busca e sim, a magnitude da nossa pretensão.
O RESPEITO É RELEVANTE
Em se tratando de princípios morais, o respeito se torna valoroso e fundamental para que se tenha uma boa comunicação entre os povos e para que o convívio entre as pessoas seja recíproco e bom.
Uma pessoa respeitosa, raramente, comete ato repulsivo ou audacioso contra outras. Havendo respeito, é possível que exista compreensão emocional e afinidade entre os seres.
O respeito pode ser utilizado para evidenciar os atributos das pessoas. Sempre que uma se porta de maneira grosseira, muitos a vêm como uma desrespeitosa.
O respeito pode ser considerado como um sentimento característico de apreço pelas características verdadeiras dos cidadãos.
Onde se verifica justiça e educação, o respeito recíproco é a base principal para a boa convivência na sociedade, observando-se as diferenças sociais, econômicas, culturais e étnicas.
A VERDADEIRA VIDA UNIVERSAL
Agradeça a Deus todos os dias pela vida que tem. Atente-se a Ele todas as manhãs ao se levantar; vivencie-O a todo instante e reconheça o Seu poder; experimente-O de igual modo no trabalho, em tudo o que realiza no dia a dia e nos pensamentos que pairam na sua mente; sinta-O à noite durante o merecido repouso. Seja honesto e conclua que a vida foi Deus quem lhe deu. Conecte-se a Ele todos os dias e O sinta pulsar dentro de si. Saiba que Ele é a Verdadeira Vida Universal da Qual você é um fragmento.
Para mim, tempo tem a ver com felicidade. E felicidade é construção diária.
Essa construção tem a ver com constantes bons hábitos que vamos cultuando diariamente.
Muitas vezes, inconscientemente, achamos que os caminhos traçados são bons aos nossos olhos, pois temos a sensação de que estamos de fato construindo a nossa felicidade. Mas ouso dizer: o estágio da felicidade é quando encontramos o nosso conforto emocional.
Nem sempre o que vivemos agitadamente tem o condão de sustentar uma alegria sólida a fim de gerar um conforto em nossa alma. Será que estamos cuidando do processo da lucidez em nossas vidas? Ou, será que estamos vivendo paliativamente e cegamente para ter sensações de alegrias momentâneas? A propósito, tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.
RAZÃO E CONVICÇÃO
Há uma enorme diferença entre a razão e a convicção. A primeira suprime passo a passo as imperfeições da expressão máxima da criação Divina, direcionando-a a uma perseverante performance psíquica, ao mesmo tempo que a segunda interrompe as finalidades da consciência e da percepção, direcionando o existir ao conformismo.
CAMINHAR COM ALGUÉM
Caminhar na mesma direção que alguém é uma escolha, mas continuar junto, é uma deliberação que demanda dever, doação, dignidade e dedicação durável.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho