Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada

Cerca de 60393 frases e pensamentos: Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada

⁠ do encontro esperado emerge
um misto dequase-palavras,
explodindo incompreensíveis
interjeições.
dos desencontros também
e muito mais aos gritos
da solidão,
quando o silêncio é insuportável

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠Era meados de abril, quando sua vida estava mais arruinada que as ruas de Hiroshima e Nagasaki. Talvez aquele seria o momento que mais precisaria da companhia e cumplicidade da pessoa amada, mas, em um piscar de olhos, ela soltou sua mão com a mesma frieza do bombardeiro B-29, pilotado pelo coronel americano Paul Tibbets na Segunda Guerra Mundial e, simplesmente, colocou um fim naquilo que seria o ''até que a morte os separe''.

Naquele momento, algo que parecia infindável, simplesmente findou-se! Por conseguinte, percebeu que estava dentro de um processo de luto que parecia ser eterno. Era como se o pouco da estrutura que tentou constituir durante anos, estivesse desmoronando sobre sua cabeça.

Mas aos poucos recuperou sua racionalidade, e percebeu que nunca esteve sozinho. Pois sempre teve um Deus cuidando de seus passos e blindando cada momento. Foi então que passou a recuperar seu amor próprio. Amor este que, com a mesma intensidade de sua desfragmentação, foi sendo reconstruído.

Logo após, na calmaria de sua solidão, lembrou-se de tantas batalhas que enfrentou, resistiu e sobreviveu! Das feridas que pareciam incuráveis, mas com paciência e discernimento foram cicatrizadas. Veio então à sua lembrança a imagem de quem realmente era!

E, ao se reencontrar, percebeu que o fim de uma relação não significaria o fim do livro de sua vida, mas apenas um capítulo marcante e de grande relevância. Descobriu o verdadeiro sentido daquela pessoa ter cruzado seu caminho e concluiu que cada momento foi eterno enquanto durou.

Inserida por carlos_silverio

⁠A incógnita do amor
Durante muito tempo você pensa em encontrar alguém que lhe seja idôneo, alguém que complete o que lhe falta, mas você acha que ninguém se encaixa naquilo que você considera um diferencial para um relacionamento amoroso, então você deixa pra lá e segue sua vida achando que nunca vai acontecer contigo um romance do jeito que você imagina, até que um dia em um lugar onde tudo é igual, aparece alguém diferente e seus olhos se abrem para o amor e seu coração se enche de alegria.

Então você percebe que o tão sonhado dia chegou a sua vida e contra todas as possibilidades, você é fisgado por aquela pessoa que não fez nenhum esforço para conseguir isso, pois na verdade ela também não entende porque se interessou por alguém que não estava em seu habitat natural, e não tinha nada a ver contigo, bem, isso é o que se chama de amor e ninguém explica, simplesmente acontece.

Porque incógnita, porque assim como vem, o alvo de seu amor pode ir, sem nenhuma explicação lógica, exatamente, uma incógnita, sem que fique claro, tudo termina do mesmo jeito que começou, sem explicação, quando você pensa que é pra sempre, e seu coração já está fazendo planos para um futuro eterno, tudo se confunde e o fim que não estava previsto chega, e seu ser se desmorona, e a tristeza se apossa da sua alma.

E você se pergunta, porque está abatida ó minh'alma, porque se estremece dentro de mim, saiba que é assim mesmo, uma incógnita, essa vida é um mistério sem fim, não devemos nos apegar demasiado a algo material, por isso temos de amar de forma espiritual, pois como tudo nesta vida, o amor físico também tem fim.

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠A magia está na reciprocidade

Tudo o que precisamos
pode ser construído com humildade,
simplicidade e bom humor,
além de não disfarçarmos sentimentos,
viver o momento com intensidade
e termos na família
a nossa prioridade.

Para um relacionamento
a magia está na reciprocidade,
que nada mais é do que oferecer
o que se espera receber.

⁠ÉVORA

Eburus de raiz ibérica.
Árvore branca de história,
Enraizada de arruelas alentejanas.

Évora de templos e de moinhos,
A pulsar no Giraldo de teus traços,
Onde ruínas fingidas se pungem cingidas.

Aldeia ordenada Diana romana,
A contemplar na Sé o templo erguido,
Que orna tuas noites no mirante da saudade.

Ainda tantas vozes te guardam como Florbela encantada:
Eis que meus olhos andam cegos de te ver,
Pois para mim as de ser toda a divina graça.

Évora ventre de luzes irradiadas,
Onde se traduz a alma lusitana,
E se faz ver o verso acalentado.

* Poema classificado e aprovado pelo ICE, que integra a Campanha de Apoio a Candidatura da Cidade de Évora, Portugal, como Capital Européia da Cultura em 2027.

Inserida por carlosdanieldojja

⁠MEU OLHAR DE TERNURA

O meu olhar revela teus pés curtos,
Tuas mãos estendidas latentes,
Por entre teus passos alargados.

O meu olhar te avista,
Fulgurante escarlate,
Vestida de rosa tule carícia.

O meu olhar te reclama,
Quando a lua se ascende no sol,
Para te clarificar instante.

O meu olhar furta ausentar-se,
Ao te mostrar repleta procura,
Na pálpebra da manhã que te advinha.

Porque o meu olhar,
Tão cheio de ti,
Na singeleza quer desvelar, tão só tua ternura.

Inserida por carlosdanieldojja

⁠Garimpar o Olhar da Alma

O garimpeiro ora a jazida.

O jardineiro colhe a flor da terra.

O pescador se faz rede de enlaces.

O que você faz?
- Eu avisto tempos com a sagração das palavras.

E o que lhe dizem as mesmas?
- Me ensinam a pensar silêncios e a descosturar ausências.

Então te sente bem eu nada ver de concreto?
- Tudo o que eu pressinto me será nascido ou repartido.

Mas como é nascer após já ter vindo ao mundo?
- É colher-se revelação e não ter-se assombro da existência.

Pois bem, nada temes, presumo?
- Ao contrário, receio os seres que não vêem com a alma.

Mas para que servem os olhos?
- Para elaborar estéticas.

É na alma que o olhar depura as essências.

Inserida por carlosdanieldojja

⁠Amigo de verdade
Amigo, que responsabilidade é esse título, pois amigo você não escolhe, amigo você sente com o coração, amigo você conta sempre, amigo você deposita confiança, amigo chega sempre nas horas mais difíceis, mas não invade seu espaço, amigo de verdade pede permissão, para não deixar o outro preso em sua mão.
Amigo de verdade está sempre a disposição, pois está sempre disposto a ajudar, para um amigo de verdade não existe distância, perto ou longe sempre está presente através do coração, muitos se apresentam como tal, mas só ficam os que são leal.
Amigo de verdade dôa, amigo não empresta, e se empresta tem de estar pronto para abrir mão para não depositar responsabilidades que nem sempre podem ser cumpridas, amigo de fé quem o tem, tem um tesouro de grande valor, a amizade sincera representa um verdadeiro amor.
Amigo de verdade não mede esforços para chegar até você, mesmo cansado cumpre o seu dever, amigo de verdade não é aquele que te ajuda, pois isso até um estranho faz, amigo de verdade é aquele que te dá paz.
Antes de começar um amor, a amizade tem de se fazer presente, pois amigo faz feliz a toda gente, ser amado é o desejo de todo ser, mas sem amizade o amor não consegue se manter, a amizade vem primeiro, só depois o amor pode florescer.
Amigo de verdade perdoa, não guarda mágoa em seu coração, pois mesmo sendo injustiçado está sempre pronto a estender mais uma vez a sua mão, pois um amigo é mais chegado que um irmão.

Inserida por Carlos_Gomes_CG


Ainda bem que encontrei você
Quando tudo parecia que já estava consumado, descobri que nada estava acabado, você veio como um vendaval de emoção e despertou o melhor em meu coração, deixou-me prostrado a seus pés, mas não por humilhação, mas sim por tanta paixão!
Você era procurada por todo o meu viver, ainda bem que encontrei você, mas a sua insegurança não lhe deixa ver que eu te amo, acorda menina o amor está fluindo tanto em mim quanto em você, não subestime a janela do tempo, ela pode se fechar e jamais se abrir!
Não deixe a esperança escapar por entre os dedos, o amor quando assumido é forte como um trovão, mas se colocado em dúvida pode escapar pelas mãos, ele bate forte em nossos corações pedindo passagem para um amor eterno, mas tem de ser encarado como verdadeiro, abençoado por Deus!
Deus não brinca com os sentimentos de seus filhos, quando apresenta o amor para você, no mínimo espera que confie, pois se colocou alguém de acordo com seus desejos, você deve somente conferir, e se bater, pegue porque é seu!
O amor verdadeiro é como o sol, queima mas aquece a alma, refrigera seu ser e te deixa calmo, te traz alegria e paz, não deixa dúvidas fazendo-o olhar para trás, segue em frente pois o futuro lhe apraz, se solta das amarras e viva o melhor do momento, e construa um novo caminho, sem arrependimentos!
Ainda bem que encontrei você!

Inserida por Carlos_Gomes_CG

⁠Há muitos políticos que confundem sua atividade com a de agente funerário!
Detalhe: da mesma forma, não é fácil sepultar a história, o histórico e os fatos!

Inserida por carlos_dourado

⁠OUSADIA

No meu intimo, uma desnecessidade se aguça.
Creio descomplexa, de não ter nada a desdizer.
Já me levo inteiro de indagações a juntar atalhos,
De quem bem sabe o quanto custa o desviver.

Mas não existo o bastante para deixar de aspirar.
Espio manhãs. Não graduo conjuras.
Apraz-me compreender que uma reta contém variáveis.
Meus poros se aguçam de humana estatura.

Minhas inquietações desfiam-se visíveis.
Confesso-me indisciplinado com as formalidades do risco.
Em quase tudo me arde, o que suponho merecer.
E se não o sentir, não me impele o florescer.
Tenho dificuldades com prognósticos do viver pré-definido.
Não uso decifrador de tempo, para embeber-me do instante.
Declaro-me avesso em não desfrutar o que o momento instaura.
E quando me chega, pousa em minhas mãos, como se vindo da alma.

Carlos Daniel Dojja

Inserida por carlosdanieldojja

⁠Naquela Noite

Naquela noite,
quando estavas adormecida,
acordastes a grafia,
escavada em minha voz.

Teu corpo acolhido no azul das vestes,
como se estendido sobre um mar de recolhimento.
Tua procura desnuda sobre a minha.
Teus pés e braços, serenados a espera.

Só teus olhos,
ancorados em tua face,
e em mim, faróis abertos,
a percorrer o infindo.

Carlos Daniel Dojja

Inserida por carlosdanieldojja

⁠Tua Chegada

Quando enternecida te encontro,
Vejo-a inteira na luz perpassada.
Acolho teu corpo de grão amadurecido,
Estendido sobre minha procura.

O tempo fez com que ressurgisses,
Recoberta com o brio reconstituído do sentir.
Desdobrei teus passos sobre minha espera.
E a memória acendeu-se em tua vinda.

Assim, misturei-me em tua sina.
Gravei na face, o raio anunciado em tua chegada.
Clamei, na profundeza do existir,
Para que teu tempo, no meu, fosse infindo.

Carlos Daniel Dojja
In Poemas para Versar

Inserida por carlosdanieldojja

O dinheiro compra quase tudo na vida.
Mas o que ele não consegue comprar; são justamente as coisas mais raras e valiosas da própria vida.⁠

Inserida por carlos_pedro_franca

⁠ Cultivando a semente de luz em teu ser, iluminará tua casa ,tua vida e o mundo a tua volta, contagie a vida com esse antídoto.
Carlos Reis Agni

Inserida por carlosreisagni

⁠Somos apenas um grão de areia neste vasto deserto, mas se acreditarmos transformaremos uma gota de lagrimas em um foco de luz
Carlos Reis Agni

Inserida por carlosreisagni

⁠⁠Feliz Ano Novo!!!!!

Foi-se o tempo que eu fazia promessas e sonhava com novas idéias, que acreditava no amanhã e nas particularidades que pareciam óbvias, dentro de mim... Um dia me deparei com o tempo e quanto havia passado, tudo demasiadamente intenso e talvez exagerado!!! Hoje nem tão velho assim, acabou-se minhas intenções: Talvez tenha desistido!!! Mais pensando profundamente eu refleti. As coisas não estavam em seu devido lugar, porque desde pequeno sempre me foi confusa a oportunidade de entender meu lugar no mundo!!!!! Peça a Deus que lhes expliquem o seus lugares no mundo e experimentem outro tipo de reflexão!!!!!! Infelizmente pra mim, essas questões não mais me seduzem...


Inserida por carlos_henrique_toni

⁠A VIRADA

Todo dia é virada do ano
Todo dia é hora de mudar
O relógio não pára...
O tempo não vai esperar
Não podemos o tempo voltar
Só o que ele nos permite lembrar

Mas podemos hoje
Transformar nossa vida
Em um lindo jardim de amor-perfeito
Plantando amor, paz, tolerância
Amizade e respeito

Olhar o outro
Como sua imagem refletida no espelho
Amar ao próximo como a ti mesmo
E diante do Pai dobrar os joelhos

⁠Poetamento

Meu simples poetamento, pouco explica em seu rumar.
Faz parte dessas ruelas que sempre surgem,
Como meus pequenos passos a marear.
Insinuando trilhas, avistando mapas, a orbitar.

As palavras servidas, além do que, tanto perguntam.
Como guardar o beijo que será efervescido?
Como carregar os pedaços dos que nos faltam?
Como desalumiar os pirilampos da saudade?

Meu palavrear não tem controle de custos.
Pode arquejar no tempo, não estar imune,
Ficar laçando luares, impávido escapulindo.
Querendo partilhar em si, fugaz raio da vivência.

Minha confabulação desmerece acanhamento.
Anda indócil, quase sempre nua, a entregar-se a um riso.
E quando eu pouco me descompasso, num alvoroço,
Sem qualquer anúncio, faz surgir estelares num pingo d’água.

Carlos Daniel Dojja

Inserida por carlosdanieldojja

⁠Travessia

Julgaram-me acautelado de tantas buscas,
quando lancei-me a rebrotar das ausências.
Verguei como planta entre o ácido e o cume.
Fui-me ser anverso a deslumbrar inquietudes.

Nas sombras filtrei lume ao coração amainado.
E não me fui ser senão, outros caminhos vários,
A deslindar fragmentos que se entrecruzavam.
Egresso, fiz-me espera, para tantas vezes recontar-me.

Vaguei extensos sentimentos. Instaurei enternecimento.
Enxerguei um olhar. Cumpliciei ornamentos.
Modelei incertezas. Encontrei na travessia um amar.
Agora conspiro. Juntei-me ao tempo para atiçar infinidades.

Carlos Daniel Dojja

Inserida por carlosdanieldojja