Poesia do Carlos Drumond - Queijo com Goiabada
SENTIMENTOS PEÇONHENTOS
As mágoas, os rancores, a raiva e o ódio são sentimentos peçonhentos e venenosos para a alma de qualquer ser. Só tende a conduzi-lo à caverna ímpia, sombria e fria que abraça o seu conviver com o mundo externo.
ASCENSÃO ESPIRITUAL
Recompomo-nos todos os dias. Mesmo que, inconscientemente, jamais ambicionamos ficar estáticos na vida que é um ciclo em constante movinento; Que não fica inerte. A vida forma em si um paradoxo imenso, diante do qual nos reinventamos, visando, continuamente, crescimento, mesmo que seja apenas espiritual, pois o que é matéria, quando partimos, fica aqui, estático. O que a anima é o espírito.
Não interessa o que suceda conosco. A todo instante estamos em ascensão. Sucessivamente, situamo-nos e damos o melhor de nos. Buscamos sempre o que possamos oferecer como exemplo a qualquer ser que esteja a nos observar nesta jornada.
Sabemos que somos falhos; Que custamos muito a chegar neste estágio de percepção, sobretudo porque requeremos e muito evoluir, pois queremos ser vistos como seres exemplares. Devemos aceitar as críticas que tecem a nosso respeito, pois servem para o nosso crescimento.
Só temos um pedido:
Aceitem-nos como somos. Sabemos que somos seres cheios de defeitos e de uma coisa temos certeza... Todos neste plano sabem que ninguém é perfeito. Afinal, estamos neste lugar com um objetivo: Ascendermo-nos espiritualmente. Aceitem-nos como somos, seres em ascensão espiritual.
SENTIMENTOS PERNICIOSOS
Jamais permita que a raiva e o ódio façam morada no seu coração e o exterminem. Nunca tome decisão alguma com a mente irmanada nesses sentimentos perniciosos, pois os procedimentos realizados a partir deles, podem influenciar, terrível e negativamente, a sua alma, fazendo-o se arrepender demasiadamente. Sendo assim, quando o seu sangue ferver, a ponto de tulmutuar a sua mente, não se desespere, pois há um Ser Transcendental capaz de amenizar o seu descontrole mental, Deus, o Grande Arquiteto do Universo. Conecte-se a Ele, peça-Lhe sabedoria e ajuda para se manter no controle emocional e espiritual, visando não ter uma dose muito alta de energia mental, capaz de fazê-lo perder a administração da própria vida.
NOSSAS EXISTÊNCIAS
Devemos entender que formamos nossas existências sob forte influência dos nossos pensamentos, palavras e ações; Que para toda ação ou omissão/desatenção, existe um resultado.
Ao entregamos nossos desígnios e responsabilidades a outrens, colocamos nossos propósitos sob julgo para que outros ajam por nós e, assim, colocamo-nos em risco; Ao agirmos assim, entregamos tudo que temos, inclusive a saúde, a recreaçao, a economia e a nossa dignidade, a quem as queira gerenciar e isso é, precisamente, o que temos feito ao longo da historia. Estamos vivendo mais um episódio da "Vida de Gado". Até quando haverá alguém nos controlando?
PONDERE SUAS PALAVRAS
Não ande por aí falando dos defeitos alheios, afinal, você não é perfeito e mais cedo ou mais tarde irá cometer erros. Quando emitir sua opinião sobre determinado assunto, pondere suas palavras. Tenha cuidado para não ferir outras pessoas. Análise profundamente o que vai dizer e tenha em mente que quem quer que seja que fale com prazer das imperfeições de outrens, está vendo neles refletidas as suas próprias deformidades
Há os que falam e fazem
Os que fazem e não falam
Os que falam e não fazem
Os que não falam e não fazem
E os que atrapalham
Sou ator.
Antes de ser ator, fui rapper.
Antes de ser rapper, fui feirante, ajudante de pedreiro, eletricista, agente de saúde, camelô, costureiro, operador de máquina. Antes de ser tudo isso, eu era um garoto com um sonho.
Antes de ser um garoto com um sonho, eu via muita gente preta sofrendo na periferia.
Antes de ver muita gente preta sofrendo na periferia, eu achava que preto não podia sonhar.
Antes de achar que preto não podia sonhar, resolvi ser rapper e denunciar as injustiças sofridas pelos pretos da periferia.
Depois que fui rapper, virei ator.
Sendo ator pude ser rapper, feirante ajudante de pedreiro, eletricista, agente de saúde, camelô, costureiro, operador de máquina... SONHADOR.
O engano
Ele acordou atrasado naquele dia. Saltou da cama assustado, fez apenas o sinal da cruz e correu para o banheiro. Fez aquele xixi rápido e escovou os dentes. Vinte e cinco minutos atrasado.
"_. Vai ter que ir em pé no ônibus. Já era para estar na fila!"
Nem deu tempo de tomar banho e preparar o café. Vestiu a roupa as pressas, pegou os documentos, o crachá da empresa. Foi na geladeira pegou a marmita e enfiou na bolsa. Correu no quarto das crianças, beijou os três filhos. A esposa já acordada lhe deu aquele abraço caloroso. Lá se foi ele para mais um dia de luta. Da sua casa até o ponto dava 10 minutos. O ônibus ia sair em 5 minutos. Saiu correndo, tinha que correr. No meio do caminho a polícia, não falaram nada, simplesmente atiraram. Foram 4 tiros. Alegaram que ele estava em uma situação suspeita, era bandido e estava correndo... Ele perdeu o ônibus, ficou ali sangrando no meio da rua. Ele inocente, trabalhador, bandido nunca.
Eles atiram e matam, mas nunca erram a cor da pele.
PENSE NO QUE IRÁS PRONUNCIAR
Não sigas por aí produzindo ou proferindo palavras antes de pensares profundamente no que irás exteriorizar. Examine, primeiro, o rumo de cada pronunciamento, de cada procedimento que irás apresentar aos que te observam, pois os receptores haverão de te julgar. Pense antes de pronunciar, pois o homem precipitado, que não impõe limites no que profere, inclina-se a se queimar.
DIGNIDADE E LIBERDADE
Só possui dignidade e liberdade na vida aquele que se empenha em conquistá-las através de bons exemplos.
TRANSFORME SEU SONHO EM REALIDADE
A trajetória rumo ao desfecho vitorioso, inicia com o primeiro passo, seguido de vários outros. Esse será dado nesse momento. Mentalise sua aspiração, transforme-a em realidade através de pensamentos positivos e vá buscá-la. A realização do seu ideal, do seu objetivo, inicia na sua mente. Basta acreditar que você consegue, pois há dentro de si o sopro do Princípio Criador de todo o universo, Deus, que o capacitou, concedendo-lhe o Princípio da Mentalidade. Vá transforme o seu sonho em realidade.
RESPEITE O LIVRE ARBÍTRIO
Não sobreponhas tua opinião sobre algo acima de todos, muito menos sentencies como ilegítimo tudo o que não aprova com teu próprio entendimento. Quem te deu o poder para decretar por outrem? Quem tirou das pessoas o direito de optar? Deves, portanto, respeitar o livre arbítrio. Sendo lançadas as ideias, as pessoas têm o direito de escolher. Respeite-as.
CONHECIMENTO DIFERE DE SABEDORIA
Você pode ter os devidos conhecimentos para atuar em quaisquer áreas, mas se não tiver sabedoria, jamais conseguirá usá-los. O conhecimento o ajuda a alcançar reputação no contexto social, a sabedoria a demonstrar praticidade para construir a vida.
VIDA CONTÍNUA
Aprendi que na vida nada ocorre quando e como queremos; Que tudo tem seu tempo; Que a vida cumpre seu percurso conforme as águas de um rio que transpõe os obstáculos que surgem no decorrer de seu percurso até chegar no lugar que lhe é destinado.
É no silêncio da madrugada que posso ouvir as batidas do meu coração, até posso sentir o fluxo de sangue nas minhas artérias, veias e vasos.
É na escuridão da madrugada que vejo o oculto e imaginável.
É na calmaria da madrugada onde minha mente mais trabalha, transformando sonhos em planos reais.
NASCER DE NOVO
Nascer: findou o sono das entranhas.
Surge o concreto,
a dor de formas repartidas.
Tão doce era viver
sem alma, no regaço
do cofre maternal, sombrio e cálido.
Agora,
na revelação frontal do dia,
a consciência do limite,
o nervo exposto dos problemas.
Sondamos, inquirimos
sem resposta:
Nada se ajusta, deste lado,
à placidez do outro?
É tudo guerra, dúvida
no exílio?
O incerto e suas lajes
criptográficas?
Viver é torturar-se, consumir-se
à míngua de qualquer razão de vida?
Eis que um segundo nascimento,
não adivinhado, sem anúncio,
resgata o sofrimento do primeiro,
e o tempo se redoura.
Amor, este é o seu nome.
Amor, a descoberta
de sentido no absurdo de existir.
O real veste nova realidade,
a linguagem encontra seu motivo
até mesmo nos lances de silêncio.
A explicação rompe das nuvens, das águas, das mais vagas circunstâncias:
Não sou eu, sou o Outro
que em mim procurava seu destino.
Em outro alguém estou nascendo.
A minha festa,
o meu nascer poreja a cada instante
em cada gesto meu que se reduz
a ser retrato,
espelho,
semelhança
de gesto alheio aberto em rosa.
"...Poucas coisas me pertencem.
Os olhos que me deixaste na sombra.
Aquele beijo soprado no eclipse.
O dia em que te bordei em meu peito.
Poucas coisas me seguem.
A estrada em que teus pés me nasceram.
Tua voz chamando quando eu amanheço,
Com a memória acessa de tuas mãos..."
Carlos Daniel Dojja
In Fragmento Poema Inventário
"...Então, em ti me deixo como raiz estendida,
E teu corpo é meu chão revelando simétricas profundidades.
Assim, a cada instante vou me aprendendo afeto colhido.
Entrelaço-me dessa razão, que mesmo ao arder, consagra:
Amar, é uma alegria que ao também doer, nos ascende e nasce..."
Carlos Daniel Dojja
In Fragmento Poema Raiz Amadurecida
"...A natureza é a memória atemporal do mundo.
Um mundo sem a preservação da memória da terra, da água, do sol, do vento, se esquecerá da alma dos humanos..."
Carlos Daniel Dojja
In Poemas para crianças Crescidas
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
