Poesia de Destino

Cerca de 8175 poesia de Destino

⁠No oceano da mente
O coração e que sente
E dita a direção
Usando a bússola do amor e o leme da paciência
Tudo que tem valor
Repousa na consciência
E segue no mar imenso
Para chegar no destino
A vida tem mais valor
Num coração de menino

Inserida por salomao8

⁠BENDITOS

E o velho leme da vida, guia
A nau cambaleante garrida
Traçando no tempo ousadia
E fato de chegada e partida
Flui e seca, a bamba poesia
É o espírito em sua corrida
Doce encanto, pura valeria
Numa diversidade incontida

E pelo rumo, a vida e morte
Palmeando a face da sorte
Qual cativos nos seus delitos
E o velho leme do fado, rege
Catando ser ardiloso, herege
Mas eleitos, somos benditos!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
19 março, 2023, 15'06" – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠"Quando saímos da caixa(*nascemos),qual é o pequeno detalhe... que nos tece"?
TALVEZ,um sopro Cósmico,somente?
...Por conseguinte,o meio do qual estaremos inseridos!

Inserida por santidarkoalex

⁠Passando um pequeno caracol observei como seu passar é desprovido de pressa, uma pressa que às vezes estraga, azeda.
Passando o pequeno caracol percebi que a vida assim sem pressa é mais bonita sentindo cada pequeno movimento que é dado rumo ao seu destino

Inserida por DianaAnita

⁠"Os condenados e os que condenam, estão fadados a refletir o universo que lhes foram impostos pelo destino."
30/12/2020

Inserida por flaviopimentel2020

⁠A pista

E é assim,
Com a alma de equilibrista
Que driblamos os obstáculos,
Que querem nos tirar da pista.

Pista de valor muito alto
Que na sua construção,
Usou de matérias primas
Sonhos, luta e dedicação.

Pista onde se dança
Com a batida de momentos,
Onde o ritmo é criado
Com a essência do sentimento.

É certo que às vezes chove
E a pista fica danificada,
Coberta de fissuras
Provocando uma derrapada.

Derrapada que traz a dor
O desespero, a aflição,
Mas que também contribui
Para o surgimento da solução.

A solução é o cimento
O reparo da pista,
É o que mostra a nós
Que é possível a conquista.

E se não tem solução
Não há porque se abalar,
Afinal, a pista é movimentada
E sempre tem alguém para ajudar.

E quando a chuva passar
A esperança irá surgir,
Com fé continuamos a batalhar
E a nossa viagem seguir.

Aproveite bem a viagem
Use os olhos e o coração,
Pois a pista é só de ida,
Mas o regresso, é só na recordação.

O destino é um mero rascunho
De um roteiro, que insistimos alterar,
E com base nele nos reinventamos
Fazendo a viagem, interessante ficar.

A vida pode ter várias representações
A que citei, foi uma pista,
E sobre ela tomei como definição
Que viver é um ponto de vista.

Inserida por goulart_esdras

⁠FILOSOFANDO ...

Tudo que sentia no teu olhar era
A sensação total, não foi engano
Pois nesta grata emoção sincera
É sempre lembrança ano pós ano

A vida é assim, na sede de quimera
Conversor no sentimento humano
Pois, se assim não for, aí degenera
E para emoção vira um desengano

Ai do destino se só mal traçasse
Como se a dor tivesse o comando
E mais tristura rolasse pela face...

Mas, felizmente, há contentamento
Nas lágrimas nos olhos, nós dando
Soma, não unicamente o lamento! ...

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
15/02/2021, 07’47” – Triângulo Mineiro

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Só o que amar ou usar
Primeiro o básico irei encontrar
Continuar a experimentar
A prática vai me mostrar
Aquilo que eu tiver que encontrar

Inserida por Kayka

juntou e se esparramou.

*

"Denegriu a imagem do pobretão falsificado e o personagem já não é solitário naquelas ruas de imundície. Foi visto se contorcer em um coice. Tanto humilhou e. Caiu! Nas palavras sujas se estendeu, e, agora se engana em pensar em tapear. O jazigo o viu com seus tropeços e, deu de cara com a lua.".

*

Ricardo Vitti

Inserida por ricardo_vitti

⁠⁠O amor existe
mesmo de diversas maneiras.
É um sentimento que transborda.
Quando se menos espera
ele aparece.

É repentino, e quando se bem cuidado
floresce.
Alguns ainda o veem como um problema
mas eu digo que não.
O amor é a cura,
ele é a solução.

Não depende de aparência e boa ação,
ele vai muito além.
É como um livro desconhecido
que quanto mais você o lê,
mais curiosidade se tem.

Ainda não o conheço,
mas acredito que exista.
A regra é simples e clara,
o que basta é esperar,
pois mesmo com tanta demora
essas trilhas vão se cruzar.

Desconhecidos que não nasceram para ficarem apenas como desconhecidos,
porque o destino os uniu.

Estranhos que vivem suas próprias vidas
sem ao menos perceberem
que esse tão esperado amor,
sempre esteve por lá.

Inserida por Meidyjwoo

⁠Trilhas

Na calada da noite e nessa imensa bagunça de pensamentos desordenados, um surto de agonia, aflição, desespero, pânico, tristeza, tudo isso. Quem sabe o nome seja só ansiedade, mas, independente, eu sinto tudo isso. Vivo vivendo histórias, mágoas, alegrias, amor, discussão, saudade do que ainda nem aconteceu. Como não sentir? Imagine uma receita cheia de ingredientes, voce até planeja que a receita dê certa com os planejamentos feitos, mas a vida é surpreendente e te assusta de tal forma, que o seu caminho já trilhado - trilhado pois você já imaginou a trilha concluída - é impedido por um desvio de terra e faz você ter que seguir uma nova trilha. Infelizmente, você já criou um afeto, um amor, pela aquela trilha. Desfazer-se dela é uma estaca no coração, que um dia imaginou que o amor daria certo. Histórias vividas com aquela trilha já foram criadas, até mesmo histórias que ainda iriam acontecer já foram escritas sobre aquela trilha. Um dia você entende que, certas coisas, tem que acontecer e trilhar um caminho novo para um novo horizonte. Um dia você entende que, caso deva acontecer, você irá trilhar novamente aquele caminho, mas, com toda certeza, a trilha estará diferente, estando mais esburacada ou melhor, tendo um solo firme e seguro para ser trilhado. No entanto, ainda sim, será uma possibilidade de reaver aquela trilha e, não, uma certeza. É difícil aceitar e entender, porém a vida é feita dessas: um caminho já planejado e que, realmente, cumprirá o planejamento, ora criaremos uma história futura para continuar naquela trilha e a vida surpreende, mostrando uma outra trilha. É a vida. É uma trilha nova. É uma trilha planejada. Não sabemos. O futuro é incerto. O destino, caso exista, irá guiar para o melhor caminho.

Este texto não é sobre trilhas.
Ass.: Uma amante de romances e desiludida ou não do amor.

Inserida por stephanyguerra22

⁠"Quando me desencontrei,
sentia o que não compreendia,
mas era como água,
pra quem tem sede,
liberdade,
pra curió voar,
um desejo,
assim meio perdido,
buscando abrigo,
onde parar."

Inserida por wandermedeiros

⁠BENEFÍCIO

Resta-me compactuar com o mando do fado
Aceitar o que fadou pra mim, e então, assim,
Pouco a pouco outra sensação, cá no cerrado
Pois, a história de retornar, a dor é de festim

E, quantas venturas, emoções, num perdido
Da Cidade Maravilhosa silêncios tristonhos
Aperta e chora o peito, de um tempo partido
Pois, em cada saudade há pedaços de sonhos

E o meu poetar vagueia no revés eleito, feito
Vai despregando cada um dos secos espinhos
Deixando o sentimento planeado de bom jeito

Eu rogo a Deus que me permita mais existir
Fui mais, e muito mais tenho nos caminhos
Se passou, passou. Na gratidão quero sorrir...

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
27/09/2021, 09’55’ – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠ROTA

Há tanto desejo, há tanta poesia lá fora
E de que serve, ah paixão, tanta riqueza
Se aqui ao meu lado não te possuo agora
E na solidão: distância, aflição e rudeza

Na lembrança a dura saudade do carinho
De grudar-me nos teus beijos molhados
Atar-me ao teu cheiro suave e mansinho
E juntos, em um só suspiro, enamorados

Os dias vão, e vai cada segundo embora
No alvoroço palpitam as emoções vazias
Tudo se arrasta, e a aurora tanto demora

Mas, de que presta essa sensação remota
A incitar o doce afeto com cruéis utopias
Quando o nosso amor está em outra rota

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
27/09/2021, 19’27’ – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Sou apenas a solidão...
Sou tão breve quando a vida que continua e termina por apenas por existir...
No brando sentido da alma perdida por ser uma tímida folha seca...
No profundo horizonte a poeira invade o espírito forasteiro...
Tão breve possível que debate na sua morte todavia perfeita paixão...
Sendo essa fúria a força do destino dando desculpa por ainda estar entre nós...

Inserida por celsonadilo

⁠RECÔNDITO

Falei tanto de solidão, de devaneio
De sonhos, galanteios e desgraça
Em tudo fugaz, que vem e passa
No piscar de olhos, com que veio
Tal desventura e ventura e graça
Choro e riso, a liberdade e o freio
Tão pouca a sorte tive no sorteio
Tudo agridoce tal fogo e fumaça

O autêntico senso, é de mansinho
Penetra na alma, no amor orgulho
Tem olhar manso e melhor carinho
Se vem e devassa, é um engulho
Silencia, no doce poetar, definho
Suspiro, perfurando sem barulho

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
2018, 06 de outubro - Cerrado goiano
Olavobilaquiando

Inserida por LucianoSpagnol

“ Ás vezes,
o inesperado
bate à sua porta.
Mas
quando você pergunta
quem é,
ele responde:
Destino...

Inserida por CarmenEugenio

O tempo

O broto puro da terra sai
Enquanto a folha madura
De velha e triste se vai

No louvor de sua altura
O tronco se entrega à escuridão
Deixando felicidade alguma

O lento e súbito clarão
Dos anos que a terra consome
Do belo à sua podridão

A implacável fúria invisível
Ainda viva enquanto dorme
Faz o silêncio audível

O furacão que o céu tocava
Vai do branco ao torto cinza
A uma brisa fria que se acaba

E o destino que se realiza
Ergue a tumba de sua era
Velando a dor que avisa

A doce morte e sua adaga
Ao que um dia do sol vivera
Fadado agora à eterna amargura.

Inserida por rodolfomair

O Herói

Os tambores da luta gritaram
E os sinos da terra tocaram
Dos deuses a grande fúria
Veio o fim da eterna injúria

O menino da nuvem nasceu
Com a adaga divina em mãos
E quando a sombra cresceu
Lutou ao lado de irmãos

As árvores da vida choravam
E os rios da morte cantavam
O lobo noturno era atroz
E a flecha de fogo veloz

O homem do menino veio
E a adaga à espada luziu
O mal que era inteiro
Tornou-se um fraco vazio

As lanças e escudos se ergueram
A esperança num belo clarão
Os ossos das trevas tremeram
Perante o poderoso guardião

Por anos lutou pelos campos
Montanhas do medo livrou
Por mares e rios navegou
Quebrou os mais altos encantos

Dos reinos tomou a coroa
Dos homens virou o senhor
Da era tornou-se a proa
Das sombras tornou-se o terror

Mas o tempo sua glória abalou
Na vasta planície de ouro
Sua última batalha lutou
E sucumbiu a coroa de louro

Seus feitos e honra viveram
E o herói foi sempre louvado
Como o rei do trono dourado
Cujos anos nunca morreram.

Inserida por rodolfomair

E na noite onde aparecem os amores proibidos
As meninas engravidadas que ninguem sabe quem são os maridos
E na mesma noite que nasce o filho
Que chora como o encher de um copo de vinho
Também na noite os fictícios de carinho
E cada homem passa com seu próprio destino

Inserida por AnalogoMendes19