Poesia de Professor X Aluno
Fabricantes de carro deviam ser preso porque o ladrão o usa para roubar, assim como o professor tem de passar a limpo o diário quando reprova muitos alunos, sendo que eles não fizeram um bom uso das aulas a eles ministradas.
14º salário para professor, aumento de sobrecarga de trabalho! Mas qual é a mágica para aumentar nossa qualidade de vida?
Minha sorte foi não ser professor universitário. Se fosse, teria sido tentado a iniciar um combate cultural pela expressão oral pura e simples, em vez de escrever livros primeiro. E teria só levado porrada sem conseguir persuadir ninguém. O livro ainda é e será sempre o instrumento maior nesse tipo de confronto. Principalmente se não é livro de mera polêmica jornalística, mas tem um valor cultural por si próprio.
O professor já foi autoridade em sala de aula, um profissional de respeito, mas agora fazemos o que dá, o que é possível ou nos deixam fazer. Somos regulados por denúncias de populares comuns a algozes de plantão, só porque têm filho na escola e não confiam na escola. Então descontam em alguém. E os noticiários cobrem tudo.
Um professor desconhece os perigos de sê-lo. Mas, as forças do além fazem-no permanecer vivo, porque ele precisa exemplificar o que ensinou! É professor e cobaia de si mesmo!
Professor, que reprova crente, tem pacto com o Diabo para suportar os algozes da profissão, ficando cada dia mais difícil.
Questionável é: se o professor leciona melhor sem o livro didático na mão, o livro é fiel, é verídico, tudo é comprovado na hora.
Dizem que o livro engessa o professor. Não devemos crer nas mentiras de invejosos que não sabem fazer do livro didático uma boa ferramenta de trabalho em classe.
Um professor tem de concentrar-se de tal modo no OBJETO da sua exposição, que não precise nem possa pensar na impressão que está dando à platéia. Um professor não é um pregador em busca de conversões, nem um ator empenhado em produzir emoções, nem um advogado ansioso para obter uma sentença favorável.
"Quando ao lado de um Professor, será esse, o momento mais próximo de Deus que você vai estar na sua vida. Pois ser professor é um ato divino onde o conhecimento consolida o saber sobre a ignorância tal como a luz se impôs sobe a escuridão.
O salário do professor está longe de ser uma bênção para alguém, vale as secreções: suor, sangue e lágrima. Sumo da perseguição, sobras da cobiça das vaquinhas. Parece-me que estou tomando do colega o que realmente me pertence. E carrego ainda a sensação de indignidade por ter pouco. Pagam mais os amaldiçoadores.
Quando a mãe vai à escola acusar o tal professor de marcar seu filho, ela está pedindo que o trate com medo. Facilitando para ele o tirar notas boas, senão configura a perseguição.
Um professor amparado por um atestado médico, sua falta não é problema dele. Mas, os coordenadores sobrecarregam os outros e ainda cobram reposição: Que diabo é juntar salas?
Quando eu encontro um professor que me diz não ter uma conta no Facebook, querendo se mostrar superior e precavido dos males da internet, eu tenho uma mau impressão dele, talvez não saiba nem ligar um PC, ainda mais duvido que leia alguma coisa, porque eu conheço os benefícios.
A postura arrogante, justificando o desinteresse nas aulas de um professor velho "quadrado" de antigamente, é compreensível. Esse é o mal do sistema educacional! E o comportamento desrespeitoso, é por motivo dos novos conhecimentos não substituírem os velhos: ciúmes!
Fico impressionado como alunos de 8º ano não se intimidam diante do professor academicamente superior. Não se pode dar-lhes uma aula expositiva sequer, eles falam demais, interrompendo a todo instante para mostrar que sabem mais, e não precisam de nada: Aliás só de nota.
Professor burro tolhe o êxito dos alunos, com vetos vãos, atrasando seu próprio sucesso. O sucesso do aluno também é nosso.
É fácil fazer o professor trabalhar à toa. É só os alunos boicotarem a prova, e todos tirarem menos de 3, a coordenação o obriga elaborar e aplicar outra prova - a culpa é dele.
O conceito de bom professor percorre a ideia carregada da esperteza e da sutileza para o "salve-se quem puder". Esse tipo deixou de ser tão técnico, mas é agora ardiloso.
O bom professor reconhece o poder da influência. Escreve antes de querer que seus alunos produzam bons textos. Lê para ser lido.
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
