Poesia de Moral

Cerca de 1888 poesia de Moral

⁠À medida que a cultura de uma sociedade sofre transformações e os padrões morais enfrentam declínio, o conceito de "decente ou virtuoso" passa a ser definido pelo que é percebido como menos imoral em comparação com as referências existentes.

Inserida por iptdv

O orgulhoso conhecimento do privilégio extraordinário da responsabilidade, a consciência dessa rara liberdade, desse poder sobre si mesmo e o destino, desceu nele até sua mais íntima profundeza e tornou-se instinto, instinto dominante – como chamará ele a esse instinto dominante, supondo que necessite de uma palavra para ele? Mas não há dúvida: este homem soberano o chama de sua consciência...

Friedrich Nietzsche
Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Inserida por Eltom

⁠Por maior que seja a vontade de responder uma ofensa não responda. Fatalmente ao responder você se iguala senão no verbo, mas certamente na moral.

Inserida por MirnaRosa

⁠O poder assim como as riquezas são importantes para a evolução material de pessoas e povos, mas é um veneno para a alma quando mal utilizados ou usados em excessos e abusos, pois aí podem levar a tirania, corrupção e queda moral e espiritual e até a óbitos e sofrimentos.

Inserida por celsobranicio

⁠Não foi Deus que nos transmitiu a moralidade. Fomos nós que criamos Deus para personificar nossos instintos morais.

Inserida por PensamentosRS

⁠"A prática de maldades, como se aproveitar de alguém vulnerável ou se beneficiar de situações desfavoráveis para outros, pode trazer uma satisfação temporária, alimentada pela ganância, desonestidade e crueldade. No entanto, essa sensação é superficial. Em contrapartida, ao buscarmos a felicidade por meio de atitudes que respeitam valores éticos e morais, encontramos um sentido mais profundo e duradouro. Essa conexão com o que é justo nos permite desfrutar de momentos verdadeiros de alegria. A verdade é justa e necessária e a felicidade prevalece ao passo que, mesmo em momentos de tristeza, se possa seguir com a certeza das boas intenções praticadas."

Inserida por lbarbosa4195

⁠As pessoas que mais se mostram honestas por conversa, são as que decepcionam! " Não adianta falar que é cristão, tem que ser de coração".

Inserida por jonathanreis10

⁠Na vida mais importante do que ser um homem de sucesso é ser um homem de valor, ainda mais nos tempos atuais e num país onde reina a corrupção e o crime.

Inserida por celsobranicio

⁠Não ambiciono o que não me pertence. Sou movido pela ética e responsabilidade, ciente de que cada ação que realizo retorna de alguma forma. Por isso, escolho sempre o caminho da justiça, para que minha consciência permaneça em paz e o julgamento natural da vida não me pese como um fardo.

Inserida por ISAQUESARDINHA

Regras morais, pra quem busca o poder, não são aplicáveis ou aceitáveis. Basta olhar para aspirantes aos Governos e logo verá que se eles não são imorais, logo serão, afinal o poder não se curva facilmente às pessoas morais ou gentis.

Inserida por guilhermeespinosa

Uma pessoa eticamente poderosa é capaz de julgar situações e pessoas, sem permitir que o sentimento sobreponha a lógica, resguardando, apesar de sua firmeza, a sua gentileza e compaixão na busca de seus objetivos.

Inserida por guilhermeespinosa

O Espiritismo dá aos homens tudo o que é preciso para a felicidade aqui na Terra, porque lhes ensina a se contentarem com o que eles têm. Que os espíritas sejam, pois, os primeiros a aproveitar os benefícios que ele traz, e que inaugurem entre si o reino da harmonia que resplandecerá nas gerações futuras.

Allan Kardec
Revista Espírita, 1 nov. 1868.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

O Espiritismo jamais disse que nada mais tinha a aprender. Ele possui uma chave cujas aplicações todas ainda está longe de conhecer. Aplica-se a estudá-las, a fim de chegar a um conhecimento tão completo quanto possível das forças naturais e do mundo invisível em cujo meio vivemos, mundo que nos interessa a todos, porque todos, sem exceção, devemos nele entrar mais cedo ou mais tarde, e vemos todos os dias, pelo exemplo dos que partem, a vantagem de conhecê-lo antecipadamente.

Allan Kardec
Revista Espírita, jan. 1868.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Um equívoco muito frequente entre novos adeptos é o de se julgarem mestres após alguns meses de estudo. O Espiritismo é uma Ciência imensa, como bem sabeis, e experiência em sua prática não se adquire senão com o tempo, aliás como em todas as coisas. Essa pretensão de não mais necessitar de conselhos, e de se julgar acima de todos, é uma prova de insuficiência, pois foge a um dos primeiros preceitos da doutrina: a modéstia e a humildade.

Allan Kardec
Revista Espírita, nov. 1861.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠Ética não é simplesmente não falar mal dos outros ou seguir regras por obrigação sem nenhum tipo de consciência social. Ser ético significa zelar pelo Bem comum.

Inserida por fabio_oscar

Pode-se ver que as instruções dadas na América sobre a caridade e a fraternidade não cedem em nada às que são dadas na Europa. É o elo que unirá os habitantes dos dois mundos.

Allan Kardec
Revista Espírita, set. 1868.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠" O desprezo e a aparente solidão são o que os hipócritas e os malevolentes atribuem a quem se esforça mesmo que ao mínimo para manter o princípio da verdade e da honestidade,entretanto vale a pena viver dessa ilusão deles. "

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Não tentavam descobrir as leis da cooperação social, porque pensavam que o homem podia organizar a sociedade como quisesse. Se⁠ as condições sociais não preenchessem os desejos dos reformadores, se suas utopias se mostrassem irrealizáveis, a culpa era atribuída à deficiência moral do homem. Problemas sociais eram considerados problemas éticos. O que era necessário para construir a sociedade ideal, pensavam eles, eram bons princípios e cidadãos virtuosos. Com homens honrados, qualquer utopia podia ser realizada.

Ludwig von Mises
Ação humana. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
Inserida por GeladoAncap

⁠O Espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as indicações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis de harmonia e de beleza que regem o Universo vêm oferecer aos nossos pensadores, aos nossos artistas, motivos inesgotáveis de inspiração.

Léon Denis
O Espiritismo na arte. Rio de Janeiro: CELD, 2016.
Inserida por Marcelo_C_Monteiro

Tão certo é que, levantando contra si os interesses e os preconceitos que elas ferem, as grandes verdades novas não se podem firmar sem luta e sem fazer mártires.

Allan Kardec
O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864).
Inserida por Marcelo_C_Monteiro