Poesia de Medo

Cerca de 19859 poesia de Medo

Se você só é bom por esperar uma "recompensa", ou por medo de ser punido, então você não é bom, apenas um cão adestrado que sempre pode perder o controle, ou cometer os atos mais abomináveis se acreditar ser essa a vontade do seu dono, o que explica porque as maiores atrocidades do mundo sempre foram feitas em nome de "Deus", de Jesus, Adonai, Alah, e automaticamente, esse fato prova o meu ponto.
Principalmente Jesus, é aquele com o qual mais foram feitas e das formas mais perversas, os piores derramamentos de sangue da história. As religiões abraâmicas sempre foram um problema, e o cristianismo, com seu caráter proselitista ao extremo, sendo a primeira a tirar vidas por não conseguir fazer as pessoas se converterem ao seu suposto deus, superou as mais terríveis expectativas.
Pessoas boas, decentes, não são boas esperando ganhar algo, e não deixam de fazer coisas terríveis apenas por medo de serem punidas. Eu, assim como muitos não cristãos, não monoteístas, de crenças livres ou ateus, não temos esses conceitos infantis de bem e mal. Eu, como satanista pagã, não acredito em céu e inferno. Para mim, não há punição ou recompensa.
O que me faz buscar sempre ser justa, dar o meu melhor, e agir como ajo, é puramente o fato dessa ser minha ética pessoal. Sigo meus princípios, que não dependem de crença. O que faço, faço de coração. Ser uma boa pessoa é diferente de ser um medroso, um covarde, um aproveitador. Ser uma boa pessoa é diferente de ser pago pra ser com a promessa de uma vida eterna em um paraíso.
- Marcela Lobato

Tenho medo de perder
Mais do que perdi
Da dor infinita
Da pior ida
Não quero outro luto
De mais uma partida


Não tenho mais lágrimas
De olhos que vazam
Apesar de moderna
Não consigo ser líquida
Espero que o agora
Seja só temporário
Porque não aguentaria
Outra dessas partidas.


Entre as mais importantes
Já perdi minha alma
Lamentei a esperança
Mas, mais uma dessas
Da luz mais brilhante
Da força que inspira
Seria perder quem é,
E sempre será insubstituível.
- Marcela Lobato

Ser mãe de quem está na guerra é viver entre extremos.
É sentir medo constante e, ao mesmo tempo, um orgulho que não cabe no peito.

É aprender a ser forte, mesmo sem querer…
e descobrir que o amor de mãe atravessa qualquer distância, qualquer fronteira, qualquer guerra.

Dra. Erica Alvim Lyra

Sinto que não sinto nada, não tenho medo, mas desconfio, a paz no sombrio, da qual temo dormir sem me precitar a desconfiar.




_Raquel Souza

Estou caindo, novamente, em um buraco no fim do mundo. Ansiedade e angústia me tomam. O medo de errar, de lutar e perder mais uma vez. Queria um lar, um porto seguro. Sinto que não tenho pra onde ir. Que estou sozinha, e mesmo que houvesse toda a companhia, ainda estaria só.
Às vezes queria saber ter ao menos um lugar seguro, de quem não soltaria a minha mão. O amor incondicional que sempre dei, mas nunca encontrei. Não estar sozinha, não ter que esconder o que realmente sinto quando o mundo pesa demais. Dizer o que as palavras censuram. O que não posso expressar, para não assustar ou sobrecarregar.
Lágrimas escorrem como um rio que deságua em uma cachoeira de emoções. Traumas e feridas que nunca vão cicatrizar. O colo que nunca tive, a dor que nunca venci. Mesmo sob a luz, a escuridão bate a porta. Memórias paralelas me lembram do que não vivi, de quando, mesmo com o céu desmoronando, tinha para onde ir.
Em delírios, imagino a vida que queria, mas acordo e estou no mesmo lugar. Sonhos quebrados, partidos, na realidade que nunca escolhi. A vida segue sem sentido, e não sei porque estou aqui. Ao me olhar no espelho, vejo a validade vencida, lembro das partidas, e da sentença de um novo amanhecer.
- Marcela Lobato

Na noite tensa de um passo incerto,
ergue-se o medo, denso e desperto.
No peito, o pulso corre ligeiro,
entre o instinto e o mundo inteiro.
Não busca a guerra quem quer viver,
nem deseja ferir, nem quer sofrer.
Mas há momentos — duros, fatais —
em que a paz se desfaz nos vendavais.
É quando a vida, em risco iminente,
clama por força, firme e urgente.
E a mão que treme, sem desejar,
torna-se escudo para se guardar.
Não é vingança, nem ódio cego,
é o direito de não ser entregue
à sombra fria da injusta mão
que ameaça o corpo e o coração.
Legítima defesa — nome austero,
carrega o peso de um ato sincero:
proteger o sopro que insiste em ficar,
quando tudo parece desabar.
E após o eco do gesto tomado,
fica o silêncio, denso, marcado.
Pois mesmo justo, o ato em si
deixa cicatrizes dentro de quem o ouviu e o fez ali.

Era chamada de bipolar quando só não sabia se expressar.
guardava tudo pra se, com medo de se machucar!?


sobre isso o que a psicologia diz: ansiedade crônica, ruminação mental ou uma "síndrome do pensamento acelerado". Esse quadro reflete um esgotamento mental onde o cérebro, sobrecarregado, tem dificuldades em processar emoções e regular o humor.

"Ela me ensinou que ser forte não é não ter medo, é saber acolher o cansaço no colo e levantar no dia seguinte. Meu amor-próprio nasceu do amor que ela plantou em mim. Feliz dia para todas as leoas, lobas e anjos que chamamos de Mãe."

------------ Eliana Angel Wolf

⁠Após alguns meses esperando,
num misto de felicidade e medo,
finalmente, nascestes ao meu mundo,
amar ganhou um novo significado,
aquele misto desentimentos
ainda perdura,
uma experiência muito diferente
das outras,
um aprendizado a cada dia,
às vezes,é uma loucura,
eu te dei a vida e em troca,
ressignificastes a minha,
ela tem mais valor,
sem ti, agora, ela seria vazia,
quero ser uma mãe cada vez melhor,
és parte da minha alegria,
meu intenso e verdadeiro Amor.

E se por acaso você quiser ficar,
que não seja por falta de estrada,
nem por medo do vento lá fora,
nem por dúvida disfarçada.
Fique porque o coração encontrou repouso,
porque o riso brota fácil, sem razão,
porque entre idas e vindas do mundo,
escolheu ancorar no mesmo chão.
Fique sem peso, sem pressa, sem prisão,
como quem pousa, não como quem se perde,
como quem ama com raízes livres,
e ainda assim, cresce e permanece.
E se por acaso você quiser ficar,
que seja inteiro, que seja sereno 
não por acaso…
mas por vontade


Joyce Amanajas

Amor é a Resposta

Quando a dúvida grita,
o amor sussurra.
Quando o medo paralisa,
o amor conduz.
Quando tudo parece sem sentido,
o amor revela o caminho.
Porque no fim…
é sempre ele que cura, une e transforma.

Simone Cruvinel

Somos parecidos mas tão diferente
Você não tem medo de ser transparente
Teus espinhos ferem
Mas eu quero estar perto e isso não me impede

Não tema nada, jamais tema..
Por que o medo que desafia...
Não pie, pie, pie...
O que você tem medo de perder,
quando nada no mundo realmente
pertence a você... nada...
Tudo é empréstimo, e quitação é
a vida.

Tenho medo, sim.
Mas não do mundo —
tenho medo do que o mundo tenta fazer de mim.

Porque percebo tudo.
O excesso, o ruído,
a grosseria que se esconde em gestos pequenos,
o silêncio que fere mais que palavras,
a indiferença que se apresenta como neutralidade.

Vejo como cada interação tenta moldar,
corrigir, reduzir,
empurrar o outro para papéis que não escolheu.
E sei que absorver demais
é o primeiro passo para a descaracterização do ser.

Por isso, resisto.
Não por fragilidade,
mas por consciência.

Recuso o jogo,
o labirinto de estímulos previsíveis,
as investidas que buscam reação, não diálogo.
Não respondo ao obscuro,
não espelho a violência,
não negocio minha essência por aceitação.

Isso não é personalidade.
É disciplina interior.
É inteligência aplicada à sobrevivência do eu.

Permanecer inteiro
num mundo que recompensa a deformação
é, talvez,
a forma mais elevada de lucidez.

Doce Claridade
Que linda ternura é você,
Um cais de paz em mar revolto,
Onde o meu medo se faz solto
E o coração aprende a crer.
É o brilho manso do alvorecer,
Um jeito leve de tocar a vida,
A mão estendida, a alma florida,
Onde o amor escolheu florescer.
Pelo jardim do mundo caminhei,
Vi cores raras, perfumes sem fim,
Em cada pétala a beleza avistei,
Mas nada se compara ao que vive em mim.
Todas as flores são lindas no olhar,
Têm a graça do orvalho e do sol,
Mas perdem o brilho, deixam de encantar,
Perto do teu rosto, meu girassol.
Pois nenhuma flor é mais linda que você,
Minha querida, meu bem, minha luz,
É a perfeição que a alma reconhece e vê,
A raridade que ao amor me conduz.
As outras flores o tempo consome,
Mas a tua ternura só faz aumentar,
Pois a flor mais bonita tem o teu nome
E o perfume mais doce está no teu olhar.
Frankton Rodrigues de Lima

Não tenho medo de pesar o clima. Doa a quem doer. Se você precisar de limites, não vou exitar em impô-los a você. Não é audácia nem destempero, é excesso de caráter e senso de justiça!

(Aline M. Abdalah)

E se ela disser que quer você,
assim, sem rodeios, sem medo,
como quem abre o peito
e entrega o próprio segredo...

Você se assustaria ou se confortaria?

É tempestade que te assusta
ou brisa leve que te acalma?
Porque ser escolhido de verdade
não é só energia— é reflexo,
é alguém vendo em você
tudo aquilo que você escondeu por dentro.
E talvez assuste…
porque querer é ficar,
exige verdade, entrega,
exige não saber como vai terminar.
Mas conforta…
como um abraço no caos,
como finalmente perceber
que você também é lar de alguém.

Então me diga:
se ela disser que quer você,
você fugiria…
ou aprenderia, a ficar?

Quantos sonhos seus deixaram de florescer porque, com medo do silêncio do processo, você os expôs antes da hora só para provar que existiam?


Janice F. da Rocha

Voltar para Jesus é aprender a escutar de novo... não a voz do medo, mas a voz da promessa. Não o eco das falhas, mas o doce chamado que diz:
“Você é amado(a). Eu estou aqui.”

Reflexão:
Por muito tempo eu tive medo de me expor…
medo de mostrar a obra que Deus fez dentro do meu coração.
Eu quase não conseguia enxergar algo bom em mim.
E, pra ser sincera, às vezes ainda não consigo.
Meus defeitos sempre foram mais altos,
porque nunca faltou quem apontasse cada um deles.
Mas o tempo me ensinou uma coisa:
quando tem dedo demais apontado pra você,
não é só crítica… é incômodo.
Incomoda porque tem algo em você que eles não têm,
algo que eles não entendem,
ou algo que eles gostariam de ser.
Hoje eu entendo:
não é sobre o que falam de mim…
é sobre o que eu carrego dentro de mim.
E isso ninguém apaga.
É sopro de Deus.