Poemas sobre Virtude
As pessoas que se esforçam para exercitar as virtudes estão sempre buscando analisar as questões da vida de uma forma profunda, existencial, tendo como resultado maior produtividade, esperança, entusiasmo e realização, pois sabem como se comportar diante das experiências-desafio da vida.
Tudo quanto o ser humano realize produz efeitos morais. Quando ele está bloqueado pela força do ego, os efeitos morais não alcançam a profunda realização e ele, então, não sente o sentido da vontade de Deus. Aprofunda, com isso, a ausência de sentido existencial.
Somos convidados a transmutar os sentimentos egoicos gradualmente, por meio do exercício das virtudes que trazemos ínsitas no Ser Essencial que somos, de modo a produzir sentido em nossas vidas.
A prática das virtudes é fruto da vontade do Ser Consciente que decide por se entregar amorosamente à verdade que traz em si mesmo, que o convida a agir, cumprindo o código moral de leis que existe em sua consciência.
Sujeitos a errar, todos nós estamos e consequentemente cometemos erros, mas reconhecer e o erro e adquirir aprendizado, é uma virtude.
A evolução do ser humano acontece a partir de um processo de autoconsciência, no qual ele toma a decisão de praticar virtudes que lhe tornam a vida repleta de sentido existencial.
Quando você toma a decisão consciencial de evoluir pela prática das virtudes mobiliza a vontade e abre espaço para emergir em si o Ser Consciencial, ou seja, o Ser que resolve por se tornar plenamente consciente de que a sua felicidade será construída por ele mesmo.
Apresentamos como modelo de virtudes para todos nós Jesus Cristo. Jesus é um pensador incomum, um homem de conduta transcendente. A sua posição no conceito da Psicologia Consciencial ultrapassa questões dogmáticas, teológicas, transitórias e territoriais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
O CARATER “vem de berço”, pois desde os primeiros dias de vida demonstramos sinais de nosso caráter, sendo ele a base de nossa personalidade. A junção de todas as virtudes incorporadas resultam de certa forma no aperfeiçoamento do nosso caráter. O ideal é irmos nos apossando dessas virtudes desde cedo.
A fama e a infâmia são igualmente horriveis; pois quem tem fama teme perde-lá, e quem é infame sofre vexação. Quando o sábio compreende a virtude do Caminho do Meio, nisso ele se deleita.
O bom não precisa provar que é bom. O honesto, da mesma maneira, não precisa provar que é honesto. A autopropaganda enganosa cai bem ao sem a virtude da autenticidade.
Apesar das deficiências na moral e nas virtudes o homem tem um lado divino que precisa ser despertado.
A vontade de Deus emana ininterruptamente em todos os átomos da criação. Então, em nós existe a força da vontade de Deus e essa força está em nossa consciência, ínsita no código moral de leis a nos convidar a evoluir.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Os encrenqueiros normalmente são aqueles que têm resistido aos meios naturais que a vida providência para a estruturação da virtude, do equilíbrio libertador.
Tudo o que nos proporciona uma certa elevação em relação aos outros – porque nos torna mais perfeitos, como, por exemplo, a ciência e a virtude, ou porque nos confere uma certa autoridade sobre eles tornando-nos mais poderosos, como as honras e as riquezas – parece fazer-nos independentes em certa medida. Todos os que estão abaixo de nós nos temem e reverenciam; estão sempre prontos a fazer o que nos agrada para a nossa preservação, e não ousam nos prejudicar ou resistir aos nossos desejos. A reputação de ser rico, culto e virtuoso produz na imaginação daqueles que nos cercam ou dos que nos são mais íntimos disposições de espírito que são muito vantajosas para nós. Ela deixa-os prostrados aos nossos pés; instiga-os a nos agradar; inspira neles todos os impulsos que tendem à preservação da nossa pessoa e ao aumento da nossa grandeza. Assim, os homens preservam a sua reputação tanto quanto necessário a fim de viver confortavelmente neste mundo.
Nas aflições da vida nós vemos homens virtuosos sofrendo e os maus prosperando, parece injusto, porém, Deus não é injusto e sim a perfeição de bondade e justiça e se ele assim o faz é porque estas provações tem uma causa e esta causa é justa e um dia seremos esclarecidos e o espiritismo pode nos trazer isto.
Com a pandemia do COVID-19 as pessoas tem usado máscaras para se protegerem da doença, porém, o vírus tem feito cair as máscaras morais e mostrado seres até então tidos como virtuosos como verdadeiros monstros prepotentes e abusadores de poder.
Apesar de sermos devotados à prosperidade e à liberdade, não podemos absolutamente desconsiderar a natureza judiciosa da justiça. É profunda a convicção de que justiça envolve virtude e escolha: meditar sobre a justiça parece levar-nos inevitavelmente a meditar sobre a melhor maneira de viver.
