Poemas sobre Velhice
Deve ser muito triste ter a pele lisinha e o coração enrugado, ser incapaz de se emocionar ou demonstrar um gesto de ternura. Que minha pele envelheça, isso é inevitável, mas que eu jamais perca a capacidade de me emocionar perante as delicadezas da vida.
Os anos roubaram seus dentes, seus cabelos, seus amores, seus filhos, seus nomes... Recompensando-a com o vazio e a saudade
Se você fosse uma pessoa de 100 anos de idade , e podesse agora voltar no tempo por um dia a viver com esta idade que esta hoje , tenha certeza de uma coisa , este seria um dos dias mais importantes da sua vida .Viva o hoje!
Se você fosse uma pessoa de 100 anos de idade , e podesse agora voltar no tempo por um dia a viver com esta idade que esta hoje , tenha certeza de uma coisa , este seria um dos dias mais importantes da sua vida .Viva o hoje!
Às vezes fechamos a porta não por falta de sentimentos, mas porque percebemos que preconceitos e interesses são mais fortes
Roguei a Deus que matasse os meus inimigos, praga desnecessária, e então rapidamente o tempo os levou, nem percebi minha velhice chegando. O Feitiço contra o feiticeiro.
"Nos belos momentos de nossa juventude, temos a insana vontade de envelhecer. Nós raros belos momentos de nossa velhice, só desejamos a juventude de volta."
Em um instante da vida passamos realmente a sentir a dor do outro, esse instante é o momento que a ocasião aconteceu conosco, até então éramos apenas ouvinte.
O problema de envelhecer é a intolerância, quando deveríamos é ser mais. Entanto, a intolerância é valida quando ela implica em não deixarmos mais qualquer pessoa ou tipos de pessoas entrarem em nossa vida, que então graças à velhice já conhecemos. (Trata-se de centralizar, ter foco no olhar). (12/01/2018)
Fala a Loucura: “Por tudo isso, observai, senhores, que, quanto mais o homem se afasta de mim, tanto menos goza dos bens da vida, avançando de tal maneira nesse sentido que logo chega à fastidiosa e incômoda velhice, tão insuportável para si como para os outros”. (Elogio da Loucura)
Fala a Loucura: “Quanto a mim, é o homem em pessoa que eu reconduzo à idade mais bela e mais feliz. Se os mortais se abstivessem totalmente da sabedoria e só quisessem viver submetidos às minhas leis, é certo que não conheceriam a velhice e gozariam, felizes, de uma perpétua juventude”. (Elogio da Loucura)
Fala a loucura: “Se, portanto, concordais em que não há nada mais precioso do que a juventude e mais detestável do que a velhice, posso concluir que reconheceis a dívida que tendes para comigo, sim, para comigo, pois que, para vos tornar felizes, sei prolongar tamanho bem e retardar um mal tão grande”. (Elogio da Loucura)
Vejam como tudo piora com o passar do tempo: criança faz criancice; adulto, adultério; e velho, velhacaria.
Sinto que estou a crescer, quando lembro o meu passado, mas o unico problema que vou enfrentar na velhice é de não conseguir esquecer a minha joventude. Furucuto 2018
"Só dá sacanagem e corrupção. Agora, vocês sabem qual é a sacanagem maior? É, um dia, acordar-se velho, e, pior, olhar para trás e ver que não conseguiu fazer na sua vida quase nada do que queria, e, pior ainda, olhar para frente e, querendo ou não, ter de seguir chacoalhando pelas trilhas dos caminhos verde-amarelos."
Escolher, ter, estar com alguém e fazer parte, permanecer junto e caminhar lado a lado é uma decisão, uma escolha de sacrifício, de fidelidade e dedicação. E nem sempre estamos dispostos e disponiveis a dar isso a quem escolhemos. São tantas as opções que aparecem a todo instante, e não nos damos conta, nos empolgamos e esquecemos do que realmente importa, o todo, o conteúdo da coisa. Nos prendendo ao que passa, pois o tempo passa, os corpos perfeitos e bonitos acabam, vem as estrias, as gordurinhas, a flacidez na pele e o viço da juventude se vai. A maquiagem na cara bonita, sai com a água e a juventude não é eterna,. O que fica o que deve permanecer é o conteúdo, o conjunto do que desejamos, a dedicação, contemplação, envolvimento a quem escolhemos estar do lado.
"Já sei que cabelos grisalhos são sinal de sabedoria", pensei arrancando-os pela raiz com uma pinça, "mas não quero que os outros saibam que sou assim tão sábio. É uma mera questão de modéstia."
Já estamos mortos, oque acontece é que estamos em uma decomposição lenta, só ainda não apagamos.
lembrou-me a velhice.
