Poemas sobre rios para refletir e deixar fluir

A vida vai te ensinar que os rios pequenos, contornam as montanhas, mas, os rios grandes, transformam as montanhas em ilhas.⁠

Inserida por Colicigno

Um poeta sem um amor, é como um rio seco, não é sobre rios que estou falando.⁠

Inserida por Colicigno

⁠É mais um dos grandes mistérios da vida que a tristeza e a alegria possam coexistir de forma tão harmoniosa.

Allen Levi
Theo of Golden (2023).
Inserida por pensador

Neste mundo, rios secam montanhas desabam mesmo assim a humanidade esta firme. Mais até quando?

Inserida por martinhosebastiao

⁠Deus fez os mares e os rios com sua imensidão de alimentos para o homem. Você já nasce autorizado a pescar seu próprio alimento, pois a lei diz que os mares e rios não tem dono. Aí esse mesmo homem, ganancioso, criou leis para aqueles que pescam pagar impostos com exigência de emissão de carteira de pescador profissional que você paga todo ano pra deixar alguém que não pesca com seu dinheiro. As multas por infrações da pesca são caríssimas. Obrigando a grande maioria comprar o peixe por R$70,00 reais o kg em 2022, e o dono da peixaria também paga imposto pra vender. Afinal, pra que pagamos impostos se não precisamos de políticos?

Inserida por tom_nascimento

⁠Sou uma gota de água desbravadora, resultado do encontro de dois rios (minha origem), tenho essência forjada por esta afluência, minha ancestralidade é de leveza, as ações do vento provocaram movimentos dançantes dos saberes, estou e sou ar, mar, rios cachoeiras, posso vislumbrar e alcançar todo lugar, não existem barreiras que água não possa contornar, ultrapassar e até mesmo derrubar a paciência exige silêncios. E no oceano da vida, avançando destemida, linha do horizonte é porto de possibilidades, onde com resistência e consciência, navios negreiros não vão mais navegar.

Inserida por elizete1598

Negros em movimentos são necessários atletas em corridas de bastão, independente da classe, crença, gênero, idade, posição...

Inserida por oubi_inae_kibuko

Uma vez imaginei várias cachoeiras saindo dos pontilhões, dos Rios da nossa cidade, iluminadas, coloridas pelas luzes, lubrificando os passageiros no entorno e limpando a própria água, também visualizei umas praças de pequenas p florestas frutíferas que poderiam conectar as pontes para pedestres e passarinhos, devolvendo a natureza arrancada e sufocada pelos prédios que poderiam ter passarelas entre suas lajes para pedestres e ciclistas. Eu tenho sangue alemão, acredito no impossível, aquariana demais e fico coocriando mundos mais saudáveis e férteis para o futuro.⁠

Inserida por JeyneStakflett

⁠Homens e mulheres que não oram são como rios sem águas e céu sem estrelas.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠"Todas as vertentes das frustrações são dignos de rios de lagrimas de crocodilos."

Inserida por robertogbichara

⁠Nossas dúvidas sobre a vida são como rios sinuosos, serpenteando pelo terreno desconhecido de nossa mente. Embora muitas vezes pensemos que o mundo está imóvel, ele gira incessantemente, movendo-se ao dançar e não percebemos. Quando ergo meu olhar ao céu estrelado, sou levada a sonhar com as estrelas, com aquelas luzes que se movem como guardiãs de segredos na vastidão. A magnitude de uma alma é como a perfeição de um planeta, um refúgio para mortais imperfeitos. Cada grão de pó que deixamos ao nos decompor torna-se fragmento desse vasto universo. O mar, a terra e o ar nos possuem em suas essências…

Inserida por Emylyaf

Sobre o pôr do sol dos mares e rios da minha Angola, reflete com intensidade o caminho da paz e da prosperidade que os angolanos ainda almejam alcançar sob a égide da nossa independência nacional, por isso, não percamos a esperança que este dia um dia chegará.

Inserida por EdgarFonseca

Quando as sociedades entenderem que os rios não servem só para alavancar a agricultura, acreditemos, nenhuma criança mais irá morrer de sede por falta de água.

Inserida por EdgarFonseca

Um País que conta com centenas de rios no seu território, mas, festeja-se pela inauguração de um chafariz em determinada comunidade, só demostra que não temos discernimento sobre o que significa melhorar a vida das populações.

Inserida por EdgarFonseca

⁠Os rios não bebem suas próprias águas, as árvores não comem seus próprios frutos, o sol não brilha para si mesmo, vivemos em função um do outro…Todo mundo precisa um do outro, não podemos agir, como se não fôssemos mais precisar de ninguém, pense nisso!

Inserida por juniormartins

será que realmente estamos preocupados com os nossos Rios Paraíba, Tietê, Guandu, São Francisco, Amazonas, e outros... Ou será que alguns, estão entorpecidos pela acomodação da esperança em um futuro, do usufruto de um rio de águas cristalinas jamais poluíveis, que para alguns pseudocristãos, jamais acontecerá?

Inserida por Dercileychaves

Eu sou daqui! Dessa gigante Amazônia, onde o verde reflete beleza e os rios com suas riquezas me causam admiração. Eu sou daqui! Sou caboclo aventureiro. Sou mestiço brasileiro, sou gene desse lugar. Eu sou daqui! Desse imenso rincão, onde a terra é de todos mas exige preservação. Eu sou daqui! Sou amazônida verdadeiro e amo por inteiro, cada canto desse verde-mar. Eu sou daqui. Já estive em muitos lugares, mas sempre sinto saudades e volto para o meu lar. Eu sou daqui. Eu sou Amazônia!

Inserida por tasselobrelaz

Espero que o amor que sinto por você se espalhe pelo mundo a fora através dos rios voadores da Amazônia, se espalhe através das grandiosas tempestades de areia do deserto do Saara, quero que ele se espalhe, se espalhe, se espalhe...

Inserida por Ricardossouza

⁠"Lembre-se, a chuva que alaga cidades, que formam lagos e rios, que deságuam na imensidão do mar, é formado por gotas."

Inserida por HevertSantos

Rios que descem pelo caminho da doce face. Pela visão, lembranças do ser transmutado, ilusão do passado, meu presente dourado. Ah! vento que trás ecos do perfume da sua voz, essência almiscarado, fluídico amadeirado! Rios descem velozmente desorientado, atravessando paredes e obstáculos, buscando a brisa infinita desse amor. Eu respiro profundamente, mas no entanto estou desorientada. Meu olhar embasado, destoante, amante, coração ainda descompassado! Carne trêmula, gritos mudos e desce o rio desgovernado. É, mais uma vez, coração cansado, fico no aguardo que os rios fixe na calmaria e seque os caminhos. Eu bem sei que deixará sua marca, profunda e vazia no meu eu! Hilário que ainda sinto o cheiro da pele molhada e faz a saudade apertar o meu peito... mas não há como esquecer o moço do sorriso largo! A brisa ecoa, passa leve em meu olhar, tocando o meu coração e dizendo, na voz serena, que ainda eu o tenho! É, e sempre será. Definitivamente é uma louca paixão que passou além da eternidade a qual, em gotas, deixa a minha saudade.Saudades dessas lembranças eterna do meu grande amor. Calor da minha alma que agora descansa, mas ainda me encanta!

Inserida por yonnemoreno