Poemas sobre o Mundo
O mundo é perplexo
Ordem mundial.
Reflexo e tal.
No carnaval.
Aiai minha mente.
Carente e inocente.
Do saber do mundo, do entender da gente.
Castigado e mastigado.
Do mundo, submundo astral.
Do profundo sobrenatural.
Civilizações e mitologias gregas.
Padrões arcaicos, colunas de justiça.
O mundo medonho, tecnológico e científico.
A manobra econômica.
Uma risada cômica.
É tudo magnífico.
Eu observo meu umbigo.
Mas sei que existe uma luneta surreal.
Um olhar além do sobrenatural.
Que frustra as artimanhas inimigas.
Um teor antigo, um olhar inimigo.
Do que falo e pouco se entende.
Do fluxo feroz.
Todo canto e lugar.
Aquele manifestar algoz.
Entender os céus.
Nem Moisés entendeu a aliança, dedos, anéis.
Não entrou na terra prometida.
Meu Deus, todo mundo falha.
A sabedoria do homem, é uma navalha.
Corta a ti e a mim.
Enfim.
O orgulho da peste.
A manobra de leste a oeste.
Do oriente ao ocidente.
No sudoeste da Bahia.
De onde parte essa poesia.
De um mundo fugaz e fantasia.
Da minha cobiça e meu anseio.
O mundo é produto do meio.
A maldade não prospera.
Minha esperança espera.
Nesse e muitos conteúdos que não quer resumi.
Inferno e céu, reze, ore e defina cada um o seu fim.
Giovane Silva Santos
Mundos
O mundo parou!
Mas o tempo continua pulsando os minutos e as horas.
Estou viva! Respirando! Ouço o silêncio.
Fecho os olhos e busco encontrar paz em minha alma.
Pensamentos me invadem e tento me deixar levar pelas saudosas lembranças.
Amigos que estão em espera para se encontrarem,,
Amores buscando seus parceiros.
Familiares que anseiam estarem com seus entes queridos.
Saudosos encontros..
Abro os olhos e vejo as mensagens no WhatsApp que me conectam mas não me abraçam nem sequer me confortam.
O planeta terra está em paz! Descanso total! Equilíbrio?
Pausa...para refletir
Será que aprendemos a ser mais conscientes? Mais solidários? Mais humanos?
Somos mortais e numa fração de segundo tudo acaba.
Para que tanta ganância, tanto egoísmo se não temos paz, felicidade, amor, e principalmente, vida?
Nos despimos de tudo! Deixamos tudo para trás!
Valores tão destorcidos.
Contaminamos o planeta e adoecemos juntos.
Somos fracos, vulneráveis e fraco
Temos que aprender que o tempo é implacável, invencível e incontrolável.
O tempo reorganiza, reforma, e renova...
Será que sairemos dessa regenerad
Ao invés de lutar por um mundo melhor para todos.
Lutamos para impor nossas bandeiras sobre as demais.
Nesse mundo líquido queremos:
Atenção sem dar atenção.
Ser vistos sem vê.
Ser conhecido sem conhecer.
Parecer sem ser.
Mundo ideal
Talvez as pessoas deveriam:
Não odiar, mas amar.
Não humilhar, mas respeitar.
Não julgar, mas aconselhar.
Não ter maldade, mas o bem em abundância.
Não virar as costas, mas estender a mão.
Não se fechar, mas compartilhar conhecimentos.
Não poluir, mas cuidar da natureza.
Não tratar os animais como produtos, mas amá-los.
Lá no fundo sabemos o quanto esses valores fazem sentido, só ainda não retiramos o tapa-olhos complemente do nosso rosto.
O mundo poderia ser um lugar melhor. Ainda creio nessa mudança.
“Giramundo”
Gira solto
Gira leve
Gira rápido.
Gira e me traz de volta aqui.
E aqui é o meu lugar?
Ou sempre estive aqui?
Gira e me tira de mim.
Em mim é o meu lugar.
Sempre mudando e girando com o mundo.
“Giramundo” gira.
Assusta. Interpela. Traz de volta e joga pra frente.
Gira em espiral
Tudo fora do normal.
Gira e me deixa tonta.
Pra lá ou pra cá.
Pra lá e pra cá.
Já não sei mais onde me vejo,
Não sei mais onde é o certo.
Mas sigo grata sabendo que o certo é estar em mim
Voltar pra mim.
Falar bobagens o tempo todo não passa de uma estratégia promovida pelos donos do poder para tirar o foco dos problemas reais.
Nosso presidente é apenas uma peça nesse jogo de xadrez.
No mundo mágico das crianças a palavra de ordem é brincar.
Para elas pouco importa as diferenças: de raça, cor, gênero, língua, opinião política, origem nacional ou social, propriedade, nascimento, status ...
Retire todas as religiões do mundo e deixe somente o amor e a moral... Como seria o mundo?
Retire o amor e a moral do mundo e deixe apenas as religiões... Eis o mundo como ele é!
Religiões segregam.
Conservadores X Empreendedores (Inovadores)
O mundo é dual. Existe dois tipos de líderes: de um lado estão os conservadores e do outro lado os empreendedores ou inovadores. Em qualquer esfera, seja na política, na religião, no esporte, no mercado de trabalho. E o pior é que na maioria das vezes os conservadores estão no poder. Graças a Deus, nós católicos temos, atualmente, um Papa empreendedor (inovador) como o cabeça da Igreja. E tem muito bispo e padre com "a barba de molho"!
Esta angústia de encontrar
Os outros em nós
A descobrir o nosso gesto
Esta angústia de não ser xérox
Segunda-mão do desconhecido
Esta angústia faz-me mais só
Num mundo dúbio
Redescobrir e compreender
Compreendi o que era pra ser
Desapegos e apegos, eu entendi o porque
Viver faz sentido nesse mundo louco com você.
A PONTE...
A poesia não vem do outro, do mundo,
ou de qualquer coisa que exista.
A poesia está onde não há nada.
A poesia é o mundo a ser inventado
e o sentimento sendo reescrito, experimentado.
A poesia nasce e cresce em lugar sem nome,
em um verbo desmiolado.
A poesia é apenas de tudo, o outro lado.
Lutar por um mundo melhor
É um objetivo tranquilo.
Lutar por um mundo pior
É um objetivo sem brilho.
Esperançar
Esperançar é o verbo do movimento
Movimento da fé
do fazer
do sonhar
do humanizar
do pegar na mão do outro
para juntos caminhar!
Esperançar de Paulo Freire
Para a educação se renovar
e o mundo,
nosso mundo,
transformar!
“PAZ” palavra que se
se escreve com três
letras, atitude que
barra dezenas de
tanques de guerras
desarma milhares
de soldados, economiza
fortunas, salva milhões
de vida, pacífica o
mundo inteiro.
Eu, afogada em pensamentos,
E palavras jogadas fora
Você, tão dócil e feliz,
Me ensinou a amar e
As cores do mundo
Um dia bem diferente
A calmaria toma conta do tempo
Desfile de gente agradável
O verde predomina na avenida do saber
Nuvens escuras riscam o céu de um Belo Horizonte
Bem possível perceber o chilrear da passarada ao fundo
A predominância dos cuidados pandêmicos
Gente agradável do Triângulo, do Sul de Minas, do Mucuri, Jequitinhonha, região Central, um desfile de ansiedades e sonhos
Todos com desideratos prontos e acabados
Todos destemidos a lutar contra a chama sempre ardente
Um sonho, uma realidade, uma conquista
A conexão do mundo com a vida
"A maior pandemia do mundo
é ter esquecido o caminho
pro lugar do outro"
Livro: (Sol Em Noite Fria)
- Relacionados
- Poesia de Comunicação
- 127 frases de viagem inspiradoras para quem ama explorar o mundo
- Frases para refletir e mudar a forma de enxergar o mundo
- Frases sobre política para transformar sua visão do mundo
- O Mundo dá Voltas
- Poemas sobre a natureza para ler e se reconectar com o mundo
- Para a melhor madrinha do mundo
