Poemas sobre Livros

Cerca de 3544 poemas sobre Livros

⁠Deixar ir
Também é um ato
De amor.

Alexandra Barcellos
Coração Nômade

Inserida por AlexandraBarcellos

⁠SORRISO.

Não importa o que você esteja passando nesse momento, nunca deixe de lutar, principalmente, não deixe de sorrir, sim, sorriso de criança.


Contra capa do livro: Opa! Se cochilar, o chapéu voa...

Inserida por Mariapatriolino1

⁠Sei de tudo que você sente(quase tudo), eu sei que tenho que te cuidar como ninguém, eu juro fazer meu melhor, cuido de você até mais que cuido de mim, as vezes julgo te amar mais do amo a mim mesma, mas também sei sair como errada
-antes você do que eu.
Posso ser alguém sem medos, posso até nem chorar,
-mas eu também minto muito bem.

Inserida por Ale_Ramos027

Estado Terminal

Com as mãos retalhadas pelo cabo da enxada,
o pai se despede do filho.

O coração cortado destino a nova cidade em busca
do canudo, o filho parte.

Sustentado pelo árduo trabalho da produção de mandioca
do pequeno sítio de seu pai.

Se aproxima a formatura, onde o desejo do pai ver seu filho
vestido de Doutor.

Dai a indiferença de seu filho que comentara na Faculdade
de que seu pai era um grande fazendeiro.

Já de regresso e Doutorado encontra seu pai no estado
terminal.

Uma massa tumoral instalou-se no corpo de seu pai,
não sendo possível salva-lo. Mesmo com a formação
acadêmica de medicina.

Inserida por harry001

⁠Uma biblioteca é o órgão que contém todos os sentimentos e emoções de uma unidade escolar, tanto nas páginas dos livros, como em toda a sua estrutura física. Estrutura abalada pelo tempo, pela chuva,pelas infiltrações e pelo descaso.
O vírus que corroeu as entranhas das paredes do coração da escola foi também cruel o suficiente para fazê-la entristecer. Chorava constantemente durante muitos invernos, às vezes encharcando livros e outros pertences,
como estantes e armários. Livros também entristecem quando é um vírus chamado descaso que invade seu
espaço e estremece suas bases atingindo sua real importância.

(Livro: Relatos do projeto de contação de histórias Estrela estrelinha -a biblioteca e a bibliotecária 2° edição)

Inserida por Cleude

⁠O livro é o melhor transporte que existe. Com ele nas mãos e nos olhos é possível viajar por lugares diferentes, conhecer histórias e culturas diversas, além de proporcionar autoconhecimento e deixar o passageiro “preparado” das mais poderosas ferramentas para se
defender das armadilhas que existem no meio do caminho
da vida.
Existem fatores que devem ser considerados por
uma auxiliar de biblioteca que tem o livro como algo sério
e ao mesmo tempo o atribui ao conceito de leveza das asas
de um pássaro.
Livros e pássaros não se dissociam ao abrir asas.
Um mediador de leitura é um elo entre alçar voo e
alcançar as nuvens. Sou uma mediadora de leitura por
amor às asas e ao voo.
Outro lugar onde livros são capazes de nos levar é o coração humano. A humanidade precisa de pessoas
dispostas a caminhar até encontrar esse caminho.
Eu encontrei e estou começando a percorrer por ele.
Isso mesmo, meu projeto é apenas o começo de uma longa jornada. Entre o primeiro passo e o pico da montanha
certamente vou encontrar pedras e espinhos.

Inserida por Cleude

⁠Desenvolver o hábito da leitura
não é um exercício somente para aqueles que
desejam ser mais intelectuais, mas a principal ferramenta usada por aqueles que desejam ser menos ignorantes.

Inserida por AlanBazilio

Primeiro adquirir conhecimento para depois repassar.
Primeiro aprender para depois ensinar.
Porque aquele que ensina o que não sabe, só atrapalha o processo de quem quer aprender.

Inserida por GeisaBahiaGinga

⁠Falavam que educação vinha do berço.
Mas, e quem nasceu na rede?
Jesus nasceu numa manjedoura e era "amor" a moeda de troca pra quaisquer males...educadissimo, não levantava a voz, nem mesmo quando era "agudo e conciso".
Talvez a educação venha da índole.
E aí talvez uma parte dela possa vir dos livros.
E se for de poesia educa e ainda adoça, eu acho...
Nada pior que uma educação "seca".
Assim, livro "serve pouco" quando parte da educação tá na índole.
Mas serve... pouco, mas serve. Atraversiamo!!!!

Inserida por jozedegoes

⁠As vezes
parece que nada sobrou
e
o que sou hoje
é apenas um sopro de
traumas, aflições
Me pergunto
como antes
me reconhecia,
como antes
tinha meu corpo junto da alma
como antes sabia
o que era no mesmo instante em que me via
Agora
me pergunto
“qual é essa tua nova versão de hoje?”
pois ao colocar meu olhar rente ao espelho
demoro para reconhecer as feições
de quem e̶s̶t̶e̶v̶e̶ está ali
Será que é
a mulher forte que tantos admiram?
a filha que sempre quis ser o sinônimo do orgulho?
a amiga gentil e companheira?
a irmã caçula que súplica por afeto?
a ex que deixou saudades?
simplesmente a mulher quebrada?
a romancista?
a força imbatível?
a intensidade?
apenas a casca do que um dia já fui?
Queria saber
qual a receita de me reconhecer
cara a cara
crua
nua
frente ao espelho
Talvez apenas procura
da cura
em meio a tanto desespero
mas permanecendo em frente
ao espelho
- o que vejo agora

Inserida por pollianydepaula

⁠Talvez eu esteja tão fora dos padrões normais que talvez precise urgente de ajuda para me encaixar no mundo.
Acontece que esse mundo é tão mau, injusto, frio, insensato, incoerente e confuso que apenas pelo fato de pensar em me encaixar já me faz sucumbir ao extremo de uma nova crise.
E, tudo recomeça...

Inserida por publicidadeagvp

⁠É um erro gravíssimo cortar a própria índole para adequar-se
na maneira
dos outros.

Inserida por KellyLobo

⁠Cada livro, um novo mundo
Cada história, uma esperança nova
E com isso... Meu escape,
Capaz de me levar além
Onde existe apenas eu
... E as palavras.

Inserida por paula_ester

⁠Sempre torci o nariz para pregadores
que usam a tribuna como escudo para
justificar suas próprias ações e
opiniões.

Inserida por publicidadeagvp

⁠Portanto, meu caro, deixe de acreditar nas pessoas que te dizem que você não dará certo na vida, que não é capaz, que é um derrotado.
Deixe de valorizar e acreditar no que
dizem a teu respeito, você é PROJETO DE DEUS.

Inserida por publicidadeagvp

⁠Biblioteca

Entre gritos abafados
no silêncio da Babel
Pensamentos empilhados
entre sonhos de papel

Ideais catalogados
deuses, reis empoeirados
Um inferno! quase céu...

Inserida por mnora

⁠– (...) Lembra-se da primeira pergunta que lhe fiz?
– O que é um louco?
– Exatamente. Desta vez vou lhe responder sem fábulas: a loucura é a incapacidade de comunicar suas ideias. Como se você estivesse num país estrangeiro, vendo tudo, entendendo o que se passa à sua volta, mas incapaz de se explicar e de ser ajudada, porque não entende a língua que falam ali.
– Todos nós já sentimos isso.
– Todos nós, de um jeito ou de outro, somos loucos.

Inserida por deboraduarteb

⁠“Todo livro é um processo que o resultado impresso esconde.”

(Gladston Mamede. Fragmentos de um Discurso Manducatório. Instituto Pandectas, 2022)

Inserida por jose_da_lapa

⁠Te espero beijo carinho sorriso e aperto
Te espero pele cheiro barba e puxões de cabelo
Te espero até que o longe seja perto e o perto seja dentro

Inserida por BELAQUINO

⁠Com o toque do teu olhar
Meus sentidos se esvoaçaram
Meu ser tornara-se arbusto
Sob o comando do vento
Meu coração náufrago foi lançado
À superfície dos teus braços

Inserida por BELAQUINO