Poemas sobre Livros
Tudo o que a memória amou, já ficou eterno.
E entre tudo que você poderia ser para mim na vida,
a vida escolheu torná-lo saudade...
... memórias, tanto as boas quanto as ruins nos machucam.
As boas, por sabermos que jamais iremos viver aquele momento novamente,
e as ruins, por se tornarem feridas na alma.
- Você parece indeciso.
- E estou.
- Mas afinal, o que aconteceu?
- Passei tempo demais admirando meus olhos, esperando que neles, encontrasse respostas.
Empilhar sonhos,
Empilhar pessoas,
Empilhar atitudes,
Empilhar sentimentos,
Empilhar…
Uma hora, a torre cai.
O Fim é o princípio.
Uma página que se vira.
Somos a tinta fresca em folha áspera.
A capa dura. Aquilo que procura.
Somos a História.
Desde sempre.
Somos todos os nomes.
As pessoas do Pessoa.
O Mundo na mão.
Ponto de encontro.
De quem pensa. De quem faz pensar.
Temos pele enrugada de acontecimento.
As páginas são nossas.
E o pó que descansa na capa também.
Sabemos falar de guerra e paz,
explicar a origem das espécies e dizer
qual a causa das coisas.
Somos o que temos.
A tradição e a vocação.
A atenção. A opinião.
A história de dor e de amor.
Somos o nome do escritor.
A mão do leitor.
SOMOS LIVROS!
Depois que passou doeu menos
E a faca cortante partiu
Um ferimento profundo
Doído de se ficar senil
Não pude prevenir
Estourei minha idade
E a felicidade Divergiu
Fugiu correndo da felicidade
O que ficou
Pássaro levou
Para outros ares
Longos Lírios afastados do céu
Não sei o que senti
Só sei que parti
Na direção da melodia
Entre fermatas e curtas pausas
Me apaixonei pela vida
E me acompanhei de meu amor inócuo
Um deleite que não me priva
Meu constante amor próprio
420
Mesmo distante serei sua,encarnarei minha alma a sua e terei seu pensamento, sentirei seu corpo em orações longas e me amaziarei de seus medos.Meu corpo fervera a seu prazer e serei seus delirios em frases úmidas de amor.
Lupaganini
3/11/17
418
Não tolha sua criança
Ela quer esperança
E anda sem fazer lambança
Querendo um carinho ganhar
Não agrida sua inocência
Que quer somente viver
E mesmo andando sem saber
Tenta
Tenta
sem poder escolher
Não desentenda com esse pequenino
Que mesmo sendo tão menino
Sabe do futuro
Quer ser maduro
E no vai e vem do mundo
São tantas imperfeições a corrigir
Que se pensar bem
Nem tem tempo de sorrir
Entenda hoje a criança tanto faz
Porque se tanto ela desfaz
Acabará se tornando um adulto qualquer um
E isso não é bom demanda juízo
Demanda tanta calma
Que a criança cresce sem alma
Procurando sempre a superação
E quando não se tem apoio
Vem e vai desilusão
A criança cresce sem ação
Assim sem encantamento algum
Seguem crianças tanto faz
E adultos qualquer um
Porque lá atrás
Quando não faltou o pão
Deixou-se faltar o insubstituível carinho
Aquele que abriria o caminho
E mudaria o destino
E uma criança tanto faz
Não se tornaria um adulto qualquer um jamais.
Luoaganini
Detesto quando começo a gostar muito de um livro
Acabo me sentindo parte da vida do personagem
Sofro com ele
Sorrio com ele
Choro com ele
Pra saber que assim que acabar a história
Terei que voltar a minha vida de sempre...
Lama
Vidas interrompidas
Famílias destruídas
Sonhos que tiveram fim
Por uma força capaz de esmagar
Uma onda de ambição
Uma lama de poder
Com suas ondas
Varrendo os animas
O Verde a Vida
Varrendo a construção
A conquista e o suor
Engoliu parte da cidade
Feito areia movediça
Dificulta a justiça
Até o céu chorou
Holofotes voltados para o
Pranto em seus rostos
Esperança em seus corações
Muitos Já não serão mais inteiros
Outra vez o dinheiro valeu mais
Que vidas de verdade
Aline Eni
Quando você foi embora você não levou apenas parte de mim junto com você,
Você fez questão de levar minha inspiração de escrever,levou a pureza de ver beleza em tudo por mais simples que fosse.
Levou com você a emoção dos filmes,a magia dos livros,o ânimo de vida a mais.
Mas de coração eu espero que nunca lhe aconteça de alguém me prometer a mão mas nunca lhe enxugar as lagrimas com ela
Sobre o amor...
Porque será
que te sinto assim?
Em meio às minhas coisas...
Nas minhas tralhas,
nos meus livros,
nos meus rabiscos,
nos meus sonhos,
nos meus desejos,
nos meus pensamentos?
Sinto até o teu cheiro,
o que me deixa com
uma saudade imensurável,
com uma vontade louca
de estar com você!
Que no meu caminho eu não tenha pedras, mas tenha:
Sempre um livro de amor para me fazer sorrir;
Sempre um livro de drama para me fazer chorar,
E um livro de bolso para me acompanhar.
Que conforme eu siga,
Haja sempre um mistério que eu não perca a pista,
Um terror que me envolva
E um clássico que resista.
Que se inevitável for,
Que eu tenha pedras,
Mas que tenha também Drummond
Para que mesmo na dor
Eu tenha sempre poesia
"O que faz meus dias diferentes são os velórios"
Frase retirada do livro de contos Taxidermia ou corações empalhados.
Todo mundo tem um MUNDO particular
Interno e externo...
Enquanto os dois não se conectarem,
Jamais se encontra em lugar nenhum.
Tudo tive nesta vida
Vida de ilusão, onde tudo termina na terra, mais precisamente embaixo do chão!
Tudo tive que me desse prazer… Nunca o dinheiro foi o que eu queria como prioridade merecer!
Tanto que muitas vezes nem cheguei a receber.
Tive casas; tive carros; tive mulheres; tive empresas;
tive prêmio de loteria; tive empregados a me servir;
Tive patroa e patrão, nunca ganhei nada de graça, tudo foi conquistado com o suor de meu rosto e os calos de minha mão.
Mas, não me apeguei a nada disso,
pois era só para usar enquanto satisfazia meu coração,
tive momentos em que por falta de apego deixei escapar pelas mãos,
não choro o leite derramado, pois me fez feliz enquanto estava bom!
Os maiores prazeres que tive, foi ver realizado um projeto a mim confiado,
com dedicação e amor fiz tendo em mente que o resultado de um trabalho bem feito,
deixaria o outro em paz e eu descansando satisfeito.
Tive amigos de montão, claro que nos momentos em que tudo estava bom, nos momentos de dificuldades contei alguns nos dedos da mão.
Tive oportunidade de plantar um pé de manga, um de goiaba e um de mamão, fazer dois filhos e escrever vários livros que agradaram meu coração.
Nada levarei daqui, a não ser o amor que plantei nos corações, e nas obras que fiz com minhas mãos,
espiritual e físico, mas de coração.
Deixarei marcas que nunca se apagarão.
JC Gomes
Zé ninguém
Zé sempre quis ser alguém, mas ninguém percebia sua presença nem perto nem mais além.
O que Zé não sabia, é que não se torna alguém somente sendo ninguém.
Mas como deixar de ser ninguém sem se esforçar para ser alguém, será que comprando um título pode-se ser alguém, ou precisa deixar de ser ninguém para que percebam que você é alguém.
Zé indignado ficava a pensar, o que fazer para começarem a notar que ninguém deixa de ser ninguém, só porque assim começou a pensar.
Ah Zé, que fazer para te ajudar, quem sabe muito estudar! Quem sabe na loteria ganhar! Quem sabe a mais linda moça namorar!
Quem sabe um escritor se tornar!
Sim, um escritor vou me tornar e um bestseller lançar e famoso ficar e assim alguém me tornar!
Darei autógrafos e todos vão querer comigo conversar, meus amigos com orgulho vão falar, Zé ninguem se tornou alguém depois de um livro lançar!
Todos terão orgulho de ter conhecido Zé ninguém vendo-o alguém se tornar.
Seu nome para a posteridade vai fixar, nas tábuas da vida para todos de Zé se lembrar!
Com prazer seus familiares vão se orgulhar quando todos apontarem, la vai a família do grande Zé que se tornou alguém depois de muito escrever, e um best seller lançar!
Zé sempre foi alguém, só não dizia isso pra ninguém.
JC Gomes
Amigo de verdade
Tributo ao Bingo antecessor
Tive um que me deixou em um momento de descompreenção de um ato impensado.
Chamei sua atenção quando ele já estava magoado.
Uma palavra mal colocada ou um ato fora de seu tempo mata mais rápido que um tiro de momento.
Virou-se e se foi, procurei-o por toda parte e jamais o encontrei, deixou meu coração em pedaços e minha consciência pesada e até hoje não consegui completar seu espaço esvaziado por nada.
Era um amigo que compartilhava a vida comigo,
me ouvia e não opinava, não me exigia nada, somente meu amor,
se mostrava participante de minhas dores e alegrias,
era educado e carinhoso,
e sempre tinha para comigo muito amor.
Sabe aquele tipo que deixa o outro se satisfazer para só então satisfazer a si,
assim ele fazia aqui no quintal com os outros cães,
doava carinho esperando receber carinho,
não tem nenhum outro interesse a não ser te fazer feliz.
Sua ausência me faz sofrer diariamente, mas Deus na sua sabedoria,
me enviou outro igual exatamente em personalidade e apego, mesmo que em aparência, seja completamente diferente.
Hoje é meu parceiro diário, BINGO era como se chamava o antecessor
e agora é como se chama este também, sua postura e comportamento traz à mente o Bingo carinhoso e educado de antigamente.
Parceiro sincero de todas as horas, hoje faço por este o que não fiz pelo seu antecessor,
gostaria de ter os dois aqui comigo, pois receberia amor em dobro e daria amor aos dois igualmente,
mas isso não é possível, infelizmente.
Como pode um animal nos fazer mais feliz que muita gente.
JC Gomes
Pai pra toda obra
Palavra que representa muito mais do que no sistema foi implantado,
palavra que foi criada lá no início, pelo pai de toda criação, palavra que representa a força de uma nação,
ser pai não é qualquer coisa não!
O Pai de verdade assume seu paternado protegendo sua criação,
não passando a mão pela cabeça, mas segurando em sua mão,
desviando-o dos caminhos tortuosos, ensinando o caminho da retidão.
Pai; quão difícil realmente é ser, pai que sem violência, ensina sem bater,
mostra para o filho que ele é capaz, só necessitando de não se importar com o que ficou pra trás, e sim que o futuro lhe apraz.
Pãe, maior que pai, assume sua cria quando não lhe resta nada mais,
assume o papel de mãe, para que sua cria não sofra demais, aprende as prendas domésticas para dar uma educação para os seus que foram deixados para trás.
Não permite julgamentos, pois não sabem o que lhes esperam no futuro, só porque o elo foi quebrado lá atrás.
Pai; que todos saibam o que Deus, o Criador de todas as coisas pensou quando ao criar o homem,
desejou um mundo de paz, onde todos assumem sua posição e o trabalho da criação continuou na direção de um pai terreno, feito de carne mas no peito o coração orientado pelo Espírito eterno do Criador.
Pai que de tanto amor, se fez carne e no mundo em forma de filho nasceu para mostrar em louvor o amor de um pai de grande valor.
Ser pai não é qualquer coisa não!
JC Gomes
Canto maior
Eu sou como gente-chuva
Cai, levanta, gira, sofre
E corre para o mar.
Aprendi
Que o meu espaço
Sou eu mesmo que o faço
Para eu poder viver.
Eu sou como gente-fogo
Vai, enfrenta, briga, alastra,
E foge para o ar.
Quero a dor da gente
Dor que o povo sente
Volto a gritar ferir.
Não me faça um estandarte
Ponto e vírgula
Esta arte
Pode acontecer.
No meu cordão
Em meu refrão
Não há lugar incerto.
Livro: Travessia de Gente Grande
Ademir Hamú
