Poemas sobre Coragem
Hoje é o aniversário do meu pai.
A saudade aperta, mas hoje, mais do que nunca, eu entendo que o amor nunca morre. Um mês antes de partir, o médico disse que ele iria para casa para esperar a morte. Aquilo me revoltou. Como aceitar que alguém que amamos tem que partir? Como poderia ser melhor morrer em casa?
Eu estava assustada, perdida… Mas, conforme os dias foram passando, percebi que Deus nos deu um presente: a chance de nos despedirmos. Durante aqueles últimos dez dias, tive tempo para perdoar, para cuidar, para dizer tudo o que precisava ser dito. E, o mais importante, para dizer a ele que poderia partir em paz. Que nós ficaríamos bem.
Ele não se foi sozinho, em um quarto frio de hospital. Ele partiu no meio de quem o amava. Com a certeza de que sua missão estava cumprida.
Hoje, a falta dele ainda dói, mas sou grata por termos tido esse tempo juntos. Sou grata por ter aprendido que o amor vai além da vida.
Feliz aniversário, pai. Você segue vivo em mim.
Bruna Wotkosky Palestrante
Fitando a tua presença, vejo que estando envolvida pela escureza da noite, a tua bela natureza que é vívida e impetuosa resplandece do jeito que acontece com a lua que fica majestosa, resplandecendo num escuro celeste.
Atrevo-me ao afirmar que mediante a vontade do Senhor, há uma força e uma coragem na tua essência, uma divina demonstração de amor, mais evidente do que uma tatuagem sobre a pele, a clareza de um amável esplendor.
Respeitando esta minha afirmação, posso sinceramente dizer-te que, graças a Deus, és graciosa, atraente, forte e corajosa, uma existência resplandecente, uma benção muito notória, assim, se estás presente, o ânimo facilmente se renova.
Curvas graciosas de uma veemência notável, talvez, uma rota de fuga da insuficiente superficialidade através de um trajeto emocionante de uma linda natureza calorosa no tom de um vermelho escarlate.
Cor fortemente sedutora, uma paixão impulsiva de grande destaque, beleza muito avassaladora, uma intensa expressividade, onde a audácia transborda e amar é um ato de bastante coragem.
Apresenta desta forma a vívida arte da sedução nesta tonalidade esplêndida, adequada com a sua graciosidade e a emoção ardente que vem da sua essência que é tão evidente quanto uma demasiada chama acesa.
Enquanto observo-te atenciosamente neste cenário tão apaixonante, fico imaginando que houve uma fenda na realidade, levando em conta que talvez tenhas saído de outro mundo ou até mesmo de um conto de fadas por ter uma existência boa demais pra ser verdade com uma percepção rara.
Ao perceber felizmente que o amor é indispensável e que amar é ato de muita coragem, está longe de ser fácil, porém, decerto, faz compensar demasiadamente cada vez que é praticado, logo, o medo de cair não deve fazer desistir de voar, muito mais do que sentir, precisa saber externar.
Uma forma encontrada no meu ativo imaginário, que uso agora para enfatizar tua importância, sendo uma mulher bela, verdadeiramente amável que neste momento está abrilhantando este lindo lugar que nem a protagonista encantadora de um romance que ama de um jeito bastante salutar.
Desbravar um lugar muito esplêndido, seguindo nas profundezas de um sentimento forte, verdadeiro que pertence a um coração de grande viveza que sente de várias formas, transcende os limites de uma mera existência com uma emoção que se renova, mantendo a chama da vida constantemente acesa.
As melhores vivências são as vivenciadas por aqueles que demonstram a coragem necessária para vivê-las, apesar das amargas dificuldades e de algumas tristezas, da maldade e das muitas incertezas, confiando no Deus único de bondade, que permite gratas experiências com um amor de muita verdade.
Contudo, que a vontade veemente de viver não se aparte da prudência, que o ser seja mais relevante do que a questionável aparência para que não venha a se perder, vivendo sem a indispensável consistência, desperdiçando o tempo sem ao menos perceber, logo, uma ciência preciosa que não se deve esquecer.
O seu medo sempre fez questão de influenciar a sua vida, sendo um grande obstáculo, que a conduzia para as ruas sem saídas, a sentimentos angustiantes, mas com o tempo, depois uma certa maturidade, de alguns sofrimentos, aprendeu a usá-lo como seu aliado, usando sua influência para agir com mais cautela, diminuindo as suas decisões precipitadas, sobressaindo a sua resiliência.
O seu poder negativo ainda tem muita força e resistência, ela não pode se descuidar, entretanto, a mudança foi muito significativa, o seu medo não é o mesmo de antes, tão forte, agora ele é usado por uma fênix renascida, livre para voar, uma bênção para si e para as pessoas a sua volta, graças a Deus, conquistando muito mais do que poderia pedir, tendo uma atitude transformadora, assim, passou a viver e deixou de apenas existir.
Finalmente, pela permissão do Senhor, é norteada pela coragem, uma fé poderosa, a luz que brilha entre as sua adversidades, que continua imperfeita, às vezes, insegura, todavia, não é mais aquela amedrontada, demonstra uma postura mais sadia, o amor transborda da sua alma e se espalha à semelhança de uma bela melodia, que se movimenta e é percebida por onde passa, poesia resiliente que não oferece somente lindas palavras.
Ser corajoso não é ser isento de sentir medo,
é poder agir quando for necessário,
é não cair em desespero,
durante os sofrimentos, poder sorrir de felicidade,
é não deixar que os pesadelos impeçam de sonhar,
é enfrentrar cada dificuldade,
é amadurecer contrariando os próprios erros,
isso é que é ter coragem, algo salutar
mesmo sendo imperfeito.
N otável presença,
Y eah, não é exagero,
C oragem e presteza,
O lhar verdadeiro,
L uta pelo o que almeja,
E sperança e apreço.
Só sei que crio falsas verdades
Não dá pra fugir dos padrões sociais
Admiramos um louco
pois é corajoso e sagaz
O meu medo não é da morte e sim da vida,
a vida que não valorizei, a vida que me esquivei,
os momentos que não vivi, os erros que cometi,
as mágoas que carreguei, as críticas que me envolvi,
as atitudes que não tomei e os desafetos que provoquei.
Este sim é o meu medo mais profundo, de passar por tudo isso e ao final da existência perceber que faltou coragem, faltou vontade e fé para superar todos estes obstáculos.
Eu faço a história acontecer, não fico esperando aparecer oportunidade para tentar ser feliz...
Se tiver risco... Eu me arrisco assim mesmo!
Marta Gouvêa
Além do Nascimento: A Essência do Amor Incondicional
Nascer é um milagre da vida,
Uma chama que se acende em meio à escuridão,
Uma nova alma que brota no mundo,
Com toda a força e a graça da criação.
E como mãe natureza é sábia,
Cada ser é único e especial,
Com sua própria essência e energia,
Trazendo consigo um dom natural.
A vida é uma jornada repleta de desafios,
Com altos e baixos, vitórias e tropeços,
Mas é na luta e na superação,
Que encontramos nossos maiores progressos.
Cada passo, cada escolha, cada instante,
São oportunidades para crescer,
Para deixar nossa marca no mundo,
E fazer a diferença onde quer que possamos aparecer.
Então, que sigamos adiante,
Com fé, coragem e amor no coração,
Confiando que cada desafio,
Nos tornará mais fortes em nossa missão.
Que a vida seja nossa inspiração,
E que possamos viver cada dia intensamente,
Amando, aprendendo e evoluindo,
Sempre com gratidão e sabedoria em mente.
Cúmplices de Amor
Insisto em te querer, não sei por que,
Você me tem nas mãos, faz o que bem quer,
Se pouco sei de ti, ao teu lado estou,
É nos outros que busco desvendar-te, afinal.
Sei com quem andas, aonde vais, te sigo,
Meu ciúme em disfarce, para esconder,
Pois calar vale mais, é meu abrigo,
E assim, talvez, a ti eu possa trazer.
Teu abraço, um prêmio, eu ganho e recebo,
Suborno antigo de um desejo ardente,
Mas fecho os olhos, me engano, me iludo,
Só como amigos, seguimos em frente.
Quantas vezes me irrito em te querer,
Concordo com o que fazes, mesmo em dor,
Tentei te esquecer, mas sem conseguir,
Faltou-me a coragem pra dizer: "Nunca mais."
Cúmplices somos, ambos somos réus,
Quando nossos corpos se tocam em laço,
Certo ou errado se desfaz, já não é,
Só o amor que surgiu, é o que amamos.
E assim, perdoar teus deslizes, eu aprendo,
Viver nesse jeito que escolhemos nós,
Em outros braços, tu buscas alento,
Mas em outras bocas, te esquecer não pude, jamais.
Na vastidão do universo espiritual, destaca-se o sincero buscador, alguém cujo coração é uma bússola apontando para a verdadeira essência da jornada interior. Movido por uma ânsia de compreensão, ele se aventura pelos recantos do conhecimento espiritual, despidos de ilusões.
O sincero buscador não se deixa distrair pelas fachadas brilhantes ou rituais vazios; em vez disso, ele mergulha nas profundezas, explorando os abismos da própria alma. Sua jornada é marcada por uma entrega verdadeira, uma entrega que vai além das superficialidades, transcendendo as camadas externas para alcançar a essência.
Este explorador sincero entende que a busca espiritual não é uma corrida, mas sim uma jornada de autodescoberta contínua. Ele abraça os desafios, aprendendo com as adversidades e celebrando as conquistas, ciente de que cada passo é uma contribuição valiosa para sua evolução espiritual.
A sinceridade do buscador se reflete na disposição de questionar, de desafiar as convenções, e de permanecer aberto ao desconhecido. Ele reconhece que a verdadeira iluminação não é um destino final, mas sim um processo de crescimento e compreensão.
No caminho do sincero buscador, a humildade é a lanterna que ilumina o trajeto, guiando-o através das sombras da dúvida e do orgulho. A busca da verdade e o acolhimento do desconhecido, uma jornada onde cada passo sincero é um testemunho da coragem de se entregar à beleza da busca espiritual.
SILÊNCIO QUE FALA
Quando ficamos em silêncio, conseguimos ouvir os gritos da consciência e os gemidos da alma. Assim, percebemos que o silêncio sempre fala quando temos a coragem de ouví-lo.
PALAVRA DE DEUS, DIZ:
Quando a vida está difícil de suportar, entregue-se à solidão. Recolha-se ao silêncio. Curve-se em oração. Não faça perguntas. Espere até que surja a esperança. Não fuja das provações: encare-as. (Lamentações 3.28-30).
As minhas cicatrizes lembram-me
de que mesmo entrando numa batalha sem espadas e armaduras, isso não me impedirá de que eu lute por mim.
Nas minhas cicatrizes, eu carrego a força e a fé.
Tudo bem não ter todas as respostas.
O que não está bem, é permanecer na dúvida e na espera dela.
Talvez você já tenha a resposta, só está tendo dificuldade em aceitar.
O medo faz você perder antes mesmo de iniciar.
Encontre internamente o impulso necessário e faça
o que tem que ser feito.
A hora é agora.
Viva intensamente.
Coragem coração!
O problema não é o outro…Persista diante de qualquer situação!
Esteja certo que vai amanhecer.
Zaika Capita
Precisamos uns dos outros para a construção ou desconstrução de uma conquista, do que se pretende, juntos somos força e avanço ou a fraqueza e destruição.
O que você escolher vai definir o objetivo das suas derrotas ou das suas conquistas.
Marcilene Dumont
