Poemas sobre Coragem
Não deixe de viver a vida por conta da sua idade, ela é apenas um número que não tem relação com a sua maturidade e tampouco tem o poder de te definir.
Lembre-se você é muito maior que isso.
"Talvez, eu disse talvez, a chave do destino esteja escondida nas perguntas; naquelas que não deixarão de existir por não termos coragem de
fazê-las."
Mensagem do universo!
Em meio ao caos que este vírus está causado no mundo, hoje aqui em Manaus, ao fazer minhas preces ao céu e ver esta imagem, tive plena convicção que estes momentos tristes e amargos vão passar.
O medo e a resignação serão substituídos pela esperança a fé e a coragem para superar esta adversidade.
Criamos um Deus e a Eternidade para acreditarmos
no Sempre e rejeitarmos a nós próprios.
De costas ao espelho do real.
O silêncio é a única música e os pensamentos a letra
compostos e regidos instantaneamente na Sinfonia Vida.
Só assim se é realidade.
Sem melodias que embalem;
sem drogas que entorpeçam;
sem trabalhos que distraiam;
sem doutrinas que confortem.
Basta apenas uma coragem sempre maior àquela que a natureza nos concedeu.
Queremos o Sempre e perdemos o Agora.
Ah! distancia, larga de ser besta
não ver que ninguém te quer ?
Não suporto mais sonhar, pois quero viver o real
sonhos são bons,
mas ninguém os realizada dormindo
Quero viver a vida, sentir a brisa, trocar energias
De longe te admiro
de longe te quero
de longe te sinto
Brindo o dia, e deixo que a noite siga serena
e rezo para que minha pequena, embora grande vontade
se torne coragem
E que todos os terrores e temores
não me abalem
Um leão jamais treme, nem a terra nem o céu
é capaz de intimidar meu coração
Viajarei , irei aí, onde o meus pensamentos sempre estão
guarda o meu cantinho que já já chego
Em quanto isso...
De longe te admiro
de longe te quero
de longe te sinto
Texto feito na hora da insônia
Para pegar no sono, escreva!
Mesmo que seja bobagem!
Escreva tudo aquilo que você tenha vontade
Porém não que tem coragem!
Não tem coragem de fazer!
Não tem coragem de tentar!
Não tem coragem de enfrentar!
Ou que não tem coragem de lutar!
Mas escreva!
Escrevendo podemos fingir
Que finalmente temos tudo aquilo
Que sonhamos!
Podemos ser quem quisermos
Idealizar pessoas
Ter o impossível
Fantasiar a realidade
E principalmente
Fugir da realidade
Pois quando escrevemos
Somos nós que fazemos a nossa verdade!
“Coração em Luta”
Mesmo na dor, seu coração é forte;
Às vezes bate fraco, só pra te lembrar
Que a vida é um ciclo de amor e luta;
Mas sempre há um motivo para continuar.
Mesmo que o destino pareça incerto,
E o medo diga para ficar onde está.
Siga em frente, viajante; a estrada é sua;
O caminho se revela a cada passo que se dá.
Entre sombras e luz, o tempo ensina;
Cada cicatriz carrega uma mágica.
Fique firme, pois nessa longa jornada,
Vale cada passo, cada lágrima.
Isaac Ordous
Escrito em 24/10/2024, às primeiras horas da madrugada.
CULTURA DA EMBALAGEM
.
O mundo em que nós vivemos
É o da cultura da embalagem
Que despreza o conteúdo
Priorizando a imagem:
Da pessoa que tem riqueza;
A prendada de beleza;
Da virtude e da coragem.
Esse pacote de virtude
De nada importa ter
Basta apenas que se cuide
Do disfarce em parecer!
.
Poesia inspirada no texto de Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio (1940-2015)
A tempestade pode cair com força na sua vida, mas saiba que Deus assim permitiu,
para que no seu coração, floresçam as sementes de uma nova vida.
Foi Ele mesmo que disse: Eis que faço novas todas as coisas.
Ponderações para o Natal
Permita-se entrar na Matrix, mas só de vez em quando.
A Felicidade se encontra no presente portanto seja feliz sempre.
Coragem é uma escolha e não uma condição.
Todos estão em uma guerra sem fim, então lute uma batalha de cada vez.
Corra da inveja, inclusive a sua.
Não tenha vergonha de desmontar, de cair e de pedir ajuda.
Nem todos tem um coração no lugar da pedra, mas algumas pedras são preciosas, então você só precisa cavar um pouco mais.
Corra, caia, se arrebente, mas depois se levante, limpe a poeira e siga em frente.
Adote um animal pois ele te fará mais humano.
O mundo é um lugar dificil, não seja você a pessoa a torná-lo pior.
Sorria mais, e principalmente, ria das bobagens que escuta.
Não julgue. Seja tolerante.
O planeta precisa de pessoas mais gentis, então seja essa pessoa.
E por fim, seja bem mais leve do que a vida.
Coisa boa é sonhar, planejar, imaginar.
Coisa boa é inventar, mudar, renovar.
Coisa boa é sair da rotina, sair do sistema.
A gente cansa da mesmice e decide correr atrás de todos aqueles sonhos.
Tão bom, tão boa aquela ansiedade no coração.
Todas as pessoas deveriam assim, colocar a coragem na mala e ir atrás do que se quer.
Brasil, um país que outrora era feliz
Somos guerreiros e guerreiras em uma fase de melancolia e tristeza, enfrentando não apenas uma terrível pandemia que já levou parentes, amigos e conhecidos, mais também uma situação que nos fazem sentir indignados, pelo descaso e pela dissimulação de alguns, que deveriam estar lutando em prol daqueles que clamam por socorro nos hospitais e nas suas casas, pelo sofrimento de ver um país que outrora era feliz, e hoje se perde nas sombras da tristeza e da incerteza.
Tantos planos e projetos desabaram, levando preocupação e temor aos brasileiros, e quando a gente pensa que o pesadelo esta acabando, surge a primeira a segunda e muito provavelmente uma terceira onda, e a desfaçatez de alguns tentando mostrar que está tudo bem, tapando o sol com a peneira dos garimpos ilegais, das mudanças do clima, com muita chuva, desabamentos e rios transbordados, provocado por milhares de árvores que desapareceram das florestas, fazendo o índio chorar clamando por socorro que não chega. Desemprego para milhões, fome e desemparo.
Mais apesar de tudo isto, o povo brasileiro possui uma grande força, que é a sua fé e coragem que serve de estimulo para lutar e vencer esta guerra, porque somos brasileiros, e apesar das tristezas e dificuldades, há que se ter esperança de que dias melhores vão surgir no horizonte.
Se decidires ser lume, esteja pronto para enfrentar a escuridão.
Ser 'lume' é ser tipo uma luz, que dá esperança, conhecimento ou inspiração, sabe? A 'escuridão' é mais como o desconhecido, o medo ou a dúvida.
'CÂMARA DE GÁS'
O trem caminha lentamente fazendo sempre o mesmo decurso. Gelos sob os trilhos são esmagados, Não tão qual semelhante a sua carga inóspita revelando sentimentos futuros. A câmara de gás espera suavemente todas as pessoas. Abraçando sintomas apáticos o tempo todo. Como piscinas, Pessoas entram nela diariamente. Cantarolando. Balbuciando martírios. Existencialismos...
O gás é artificial. Nunca existira! Não há ares sufocantes. Mas há armas de todos os tipos espalhadas sobre o chão. É preciso determinação para encontrar as suas. Seleciona-se as melhores. As mais significativas e necessárias. Não precisas apertar os gatilhos. O gás é extremo psicológico. Aprisiona, Derruba. Faminto forjando janelas no fim do túnel. Estar-se próximo a um colapso anímico. Guerras internas, apocalípticas...
O campo de concentração é extenso. A sopa rala está sobre a mesa sempre farta [de escrúpulos]. Sentados, expele-se ar de prisioneiros. Todos livres às suas escolhas. Libertos no sofá da sala assistindo seus programas preferidos. O luxo e o lixo abruptam-se nessas câmaras que, Em pouco espaço de tempo, Tornam-se sapatos molhados. Camisas listradas. Todos com suas escolhas já prontas, escolhas sem sentidos. Desejos de significados...
"A falta de conhecimento é inerente ao ser humano, pois a vida é um eterno aprendizado, é dinâmica, sempre surgem situações novas; não obstante, a falta de interesse e esforço para a aprendizagem, é o maior óbice para o crescimento, desenvolvimento e possíveis transformações".
Anderson Silva
(A escuridão)
A escuridão da minha noite mais densa, aquela que parecia interminável, finalmente encontrou uma brecha de luz na sua presença. Por tanto tempo, fui cativo de um isolamento solitário, mas agora percebo que estava de olhos fechados para as possibilidades que a vida poderia oferecer. Agradeço profundamente por você estar aqui, por ter me mostrado um caminho diferente e por ter me dado a coragem de me abrir para o mundo. Às vezes, tudo o que precisamos é de alguém que nos ilumine, mostrando que a escuridão pode ser dissipada e que a vida guarda belos momentos quando permitimos que eles aconteçam.
Chegada ao sol!
Planejei tocar o sol,
mas tive primeiro que aprender a voar.
Era um sonho, mas tinha que tentar.
Nessa caminhada,
quanto mais perto de mim estava,
maiores eram as chances de me queimar.
Mas não podia voltar,
não sabia ainda quanto tempo restava.
Lembro-me que tinha medo, medo dele se apagar.
Encontrei um anjo e comecei a chorar...
Ele me disse:
— Não desista, porque, se ao sol não conseguir tocar,
para chegar até aqui, consegui vitórias alcançar.
Sem mesmo saber direito voar,
ultrapassou a barreira das estrelas.
Veja tudo o que ficou para trás.
Às vezes, não percebemos, e você nem se tocou...
Acaba de abraçar o mundo com um voo.
Um dia antes e depois.
Porque encontrar sentidos,
se você pode ter um sorriso.
Tenha confiança de arriscar.
Conheça novos lugares,
novas culturas.
Seja diferente.
Talvez um mistério interessante.
Ou uma descoberta intrigante.
Surpreenda-se e surpreenda.
Que os momentos sejam únicos,
seus amigos amados,
quem sabe um abraço.
Vivemos para pensar,
saiba o que falar.
Não deixe o tempo decidir
a sua hora de brincar!
DE PONTA-CABEÇA
Tudo igual
Olhar convergente
Caminho sem sal
For”matando” gente
Assim programados
Resetados, sem voz
Cheios de nadas
Cegueira do algoz
Muda a tocada
Em “riste” pro outro
Sem busca em vós
Nova era
“Se” faz essencial
Sem tempo pra espera
Diferente, especial
O “topo” não topo
Mudança de foco
Sendo a escolha
Saindo da bolha
Adeus arremedo
Respirando sem medo
Virando a cabeça
Outra mirada
Teimosia travessa.
PANDEMIA
Povo inteiro
Que nada
Parece metade
Asa quebrada
Sutil inimigo
Só cuida do umbigo
Loucura lá fora
Frieza por dentro
Infecção já faz horas
Com outras roupagens
Falta muita coragem
Admissão tardia
Injusta demora
Apatia do homem
Pandemia de agora?
