Poemas que Falam de Homem
Dizem que todo homem precisa de protecção
Dizem que todo homem deve cair
Mas dizem que vêem a minha reflexão
Em algum lugar tão alto acima desta parede.
Eu vejo minha luz vir brilhando
Do baixo-oeste até o leste
Qualquer dia próximo, qualquer dia próximo
Eu serei libertado.
AS TAÇAS E O HOMEM
No passado a taça do Santo Gral fez as nações do mundo correr em sua busca.
A décadas atras os homens se gladiaram nos novos coliseus (estádios de futebol) na busca da Jules Rimet.
E no hoje as nações do mundo buscam se empoderar por 4 anos do Troféu da Copa do Mundo FIFA, que esta bem segura la na querida pátria que gritou liberdade igualdade e fraternidade em sua revolução...
O Senhor é Aquele que sonda e conhece bem o coração do homem.
Que nosso desejo sincero seja de fugir do caminho e da aparência do mal e sermos guiados pelo Senhor ao caminhos eternos.
Tenha fé. Lance sementes.
Não existe nada mais forte do que um homem quebrantado se reconstruindo. Após esta fase,nada e nem ninguem humanamente falando,impedirá a sua marcha...
Escritor Charles Lins
Comigo era só muvuca
Com ele é só camarote
O meu cartão só dava recusado
E o do homem é ilimitado
Só anda de carrão do ano
E o meu é de 2004
Como é que eu vou bater de frente
Como esse desgramado
E ele pode te dar tudo
O mundo inteiro aos seus pés
Mas quem disse que você quer
Quem disse que você quer
Prefere tá comigo, andando de golzinho
Comendo um espetinho
Eu tenho o meu valor
Prefere meus carinhos
Eu não preciso comprar seu amor
“A natureza do homem é insana tal qual não compreende o espírito que é profundo e sábio.”
Giovane Silva Santos
"Há razões para afirmar que o homem moderno tornou-se um imbecil moral.
São tão poucos aqueles que se preocupam com o exame de suas vidas -- ou que aceitam a reprovação que advém da admissão de que nossa situação atual talvez seja decadente --, que alguém pode se perguntar se as pessoas compreendem agora o que significa a superioridade de um ideal.
Alguém pode pensar que as pessoas perderam o raciocínio abstrato: mas o que esse alguém deve pensar quando testemunhos dos tipos mais concretos são colocados diante delas e mesmo assim elas são incapazes de perceber uma diferença ou tirar uma lição?"
Humanos são tão egoístas!
Desvalorizam o que tem e dão valor ao que não conseguem!
Como um homem que desvaloriza o próprio carro enquanto exalta o carro que não consegue comprar pois é caro demais.
Se déssemos o real valor ao que temos, tudo na vida seria mais feliz!
PENSA COM AÇÃO!!!
A importância da leitura na vida do homem é indiscutível, indispensável e deve ser um hábito natural durante a vida.
A Literatura além de ampliar sua visão de mundo e enriquecer seu vocabulário, ela pode proporcionar para sua vida, experiências nunca antes cogitadas.
No Brasil, a quantidade de leitores é muito pequena, quase zero, e isso é muito grave.
A falta do conhecimento empobrece, anula sonhos e fecha portas.
Portanto, crie hábitos de Leitura diária, ainda que por alguns minutos, isso lhe fará ao menos se mover no sentido da liberdade, pois quanto mais você se agasalha do saber direito das coisas com profundidade e propriedade do assunto, você se tornará uma pessoa melhor, e para muitos será referência.
Assim você poderá debruçar opinião em diversos tipos de assuntos, isso quando você já estiver dominando o assunto em discurso. Porém, nunca queira falar sem ser perguntado, isto é ego puro, ele não pode aparecer, pois quando você estiver pronto de verdade, o mestre dentro de você aparece e o seu "eu" desaparece, pois o sábio cora suas palavras, sabendo entrar e sair sem demagogia.
Lembrando que nunca, jamais deixe o seu ego te dominar, ao contrário, a simplicidade e o domínio próprio são elementos naturais no homem prudente.
NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
QUEM É SÁBIO NESSE SISTEMA DE COISAS?
Não há um homem realmente sensato na terra, pois sensato é aquele que evita afirmações tais como: nunca mais faço isso ou aquilo, especialmente se houver algum prazer em praticar ou permitir tal ação.
Contudo, há ainda aqueles que não conseguem alcançar tal prodígio, o de permitir ser rebaixado, por não poder evitar repetir erros, mesmo quando esses erros são dolorosos e causa de desonra.
Penso de modo muito particular sobre isso. Uma vez que um sábio deve saber evitar problemas e sofrimentos. Então ser realmente sábio nesse sistema de coisas deve ser sempre dizer sim para toda estupidez humana.
Borboletas ressurgem
Aquele bonito casal
O homem pecou e se fez mal
Preferiu a solidão
Do que apertar a mão
A mulher magoada
Não acredita nele por nada
A história dos dois se entorta
Deixando as borboletas mortas.
A opressão das gangues
Um cigarro de palha, o crime da navalha, o ciúme possesso, o homem perverso, um amontoado que se aloja, as lâminas cortantes, o meu caráter e a do semelhante, a arma branca, a espingarda de soca, a arapuca de taboca, o domínio mais uma vez do homem, e dentro desse processo, uma variante de câmera, prefeitura e congresso, o povo coitado, apanha do senado, somos reféns de nossas opiniões, pois é em nosso voto que a barganha se assanha e vaga nos porões, nos porões de nossos lares, o os escombros escancarados pela necessidade corriqueira, lamentação que não é passageira.
Na verdade criamos um tribunal, meu martelo, seu aval, libertando o crime, condenando o povo, o homem de novo, não entende que tem que subtrair o mal, ferir o carnaval, pois nas ruas e nos mangues, pela lamentação que vence é o sangue, dado pela opressão das gangues, não queria falar por que sou tímido, mas vou gritar como um faminto, és tu político corrupto, és tu fanfarrão desonesto, és tu manipulador, és tu a sombria dor.
Giovane Silva Santos
O HOMEM DO VALE-TRANSPORTE
Quando eu era pré-adolescente, nos meus 14 anos, todo sábado ia ajudar minha tia a trazer uns pacotes para abastecer um armarinho que ela tomava conta. Reparava sempre, no meio do caminho, num cidadão magro, moreno, alto, na conhecida Praça do Diário (Praça da Independência), pedido vale transportes, uma vez até eu dei ao pobre, mas ficava meio assim... (Todo sábado lá, e ele vem pro centro da cidade só com a passagem só de ida e fica pedindo a de volta. Estranho. Ai fui sacando a dele, o cara ia pedindo com uma mão, com cara de choro, nem falar falava, só balbuciava algo incompreensível, e juntado com a outra, daqui a pouco ele começava a vender o que tinha juntado, recebido). Não é que um tempo desses e o entrecortei na Rua da Concórdia, incrível, e pedindo passagem ainda, e me pediu passagem, quer dizer, agora dinheiro, melhorou, não se usa mais vales-transportes. Eu disse: Me erra cara! Te conheço desde menino! Ele não se fez de rogado, virou pra outro lado e continuou pedido a outras pessoas. Hoje, pela manhã, no comecinho da rua Nova Nova, pasmem! Tava ele lá! O próprio! Tirei até uma foto pra guardar de prova, com os cabelos agora já grisalhos, compleição física, no entanto a mesma, sequinho, sem barriga, pedindo passagem ainda com cara de choro e a pouca voz, vida toda. Daqui a pouco se aposenta nesse ramo. Mas o Brasil tá de um jeito tal, atualmente, que ele até dá pena, face ao atual cenário de corrupção desmedida. Tantos agindo sem tanta visibilidade, sem tanto esforço. Subtraindo mais, incomparavelmente mais e saindo bem na foto, posando de bom moço, bem vestidos, nos enrolando direitinho, roubando algo mais precioso: nossa alegria, tranquilidade, respeito, nossa paz, boa fé, nossa confiança, nossa esperança, crença nos homens de boa vontade.
(18.02.2017)
O homem é uma pintura diluída entre sonhos e imperfeições
Tão poderoso e importante.
Foi a criação que gerou arrependimento.
Fizeste o criador um pouco menor que a tua semelhança.
Ora, o homem é uma pintura que gerou sequelas.
Um colorido geral, um teatro de aquarelas.
A cor do sonho diluída na loucura.
A cor da imperfeição diluída na realidade.
A cor da tentativa do êxito diluído na procura.
A cor da ilusão diluída na verdade.
A aquarela do pensador é diluída na esperança.
Pela pouca força do grito.
Pela tímida face que recua.
Pelo delírio que o imaginário tem dito.
Talvez na covarde teia carnal.
Sentado esperando a sorte esticada no varal.
A aquarela do pensador também soa forte.
Quando as letras se encontram formando palavras.
No encontro das palavras mais uma poesia.
Taí uma aquarela diluída na sinceridade.
Na força expressa pelo brio ansioso.
Em ver o grito do povo.
Toando uma só voz;
O homem é uma pintura diluída entre sonhos e imperfeições.
A natureza que fere o coração valente.
O mistério, o oculto é diligente.
De repente uma aquarela de Deus diluído e realizando o perfil de quem sente, o homem, o povo, a gente.
Giovane Silva Santos
