Poemas Linguagem
O pensador esbarra na linguagem na hora de criar seus pensamentos.
Parece que ele no início começa dando significado às palavras e aí começa algum tipo de reinvenção da roda, mas no momento que ele esbarra em palavras insuficientes para expressar o que deseja isso muda, e agora não é mais a roda, mas algo novo que ele está criando.
Cada um que pensa que o corpo é a linguagem dá alma, mas nem sabem o idioma até conhecer a pessoa de verdade.
A realidade é matemática, a realidade é música, a realidade é linguagem... Todas essas lindas afirmações são pensamento metonímico, fruto do desejo histérico de reduzir a um fator controlável algo que nem mesmo conseguimos apreender no todo. Seus autores são índios botocudos buscando nas formas geométricas de potes e panelas um refúgio contra o temor da floresta. Essas sentenças tornam-se verdadeiras quando as invertemos: matemática é realidade, música é realidade, linguagem é realidade. A realidade nos transcende e abarca, contém tudo e não se reduzirá jamais a nada que possamos 'pensar'.
A linguagem, diferente da linguá (idioma), é representação da organização mental, a partir de símbolos.
A humildade é a linguagem dos sábios, e os sábios não são aqueles que sabem mais do que os outros, porque ser sábio é buscar aprender com tudo e não saber de tudo. Assim, só o humilde é capaz de reconhecer que sempre pode aprender algo novo, pois não tem a soberba de achar que é o “sabe tudo”.
Eu uso mal a linguagem eu sei, mas será mesmo que eu gostaria de ser entendido? Creio que muito mais eu mesmo gostaria de me entender e o resto, bom, qualquer coisa provavelmente serve.
Enquanto alguns ainda estão tentando ler os códigos secretos da linguagem falada, a codificação secreta das imagens que é "infinitamente" mais ampla, tem ficado à espreita silenciosa...
" Do que adianta ser graduado, Mestrado, Doutorado nas letras se é analfabeto na linguagem do Amor? Do que adianta ter tanto dinheiro se é miserável e avarento? É o mesmo que ter olhos e não conseguir enxergar!"
A humildade é a linguagem dos sábios, e os sábios não são aqueles que sabem mais do que os outros, porque ser sábio é buscar aprender com tudo e não saber de tudo.
'Belas palavras' realmente não é sabedoria, mas simplesmente uma linguagem simbólica. Sabedoria é a experiência, a vivência, a aprendizagem, portanto uma prática de vida.
Se você se comunica, você se relaciona, então, tenha cuidado com a mensagem, a linguagem é um código, saiba usa-la. Pois mau codificada, causa estrago.
Só mais um figurante figurando a linguagem ou historiador contando histórias de viagens, um viajante que está sempre de passagem, passageiro... onde só quem dirige sabe
o destino do caminho e a verdadeira liberdade.
Então, a linguagem não verbal, por conta dos mesmos objetivos da verbal, também me prende às formas e me deforma. Desta vez, a estética tira a beleza dos meus olhos. Porque a caricatura é ruim.
A linguagem é o meio de comunicação diária dos homens que permite transmitir os conhecimentos acumulados, os hábitos práticos e a experiência de uma geração para a outra, realizar a instrução e a educação da nova geração mas, mesmo assim continuamos LEIGOS!
Uma tese fundamental da minha filosofia é: O mundo é o mediador de toda linguagem. Só compreendemos na linguagem o que compreendemos no mundo, e não ao inverso.
A base de TODA formação cultural é o domínio estético da linguagem. Você pode ler milhares de livros de sociologia, economia, filosofia, política, teologia e ciências naturais. Sem uma extensa CULTURA LITERÁRIA -- ficção, poesia, teatro, ensaios --, você continuará sempre um selvagem enfeitado.
