Poemas Homenagem pelo Nascimento Filha
( 016 )
AO MESTRE COM CARINHO
( Homenagem ao poeta Jenário de Fátima )
Um dia ele segurou em minha mão
Pra me ensinar fazer lindos sonetos
Fiz de sua companhia um amuleto
literalmente tirei os pés do chão...
Sei que por Deus sou um ser eleito
Um anjo bom caiu no meu jardim
Exalando um cheirinho de jasmim.
Trazendo rimas em versos perfeitos
Sorristes ao ver, quão boba eu ficava.
Quando a ti mostrava esses versos soltos
Versos livres, de tão livres eram tortos...
E de olho bem abertos eu sonhava
Aprendendo que nesse mundo virtuoso
Uma tela fina separa corpo e não alma!
Joelma Maia
Uma singela homenagem para minha querida saudosa Mãe.
Num dia calmo, aqueles que Deus visita a terra para ver os seus, coincidentemente foi no dia 07 de Outubro de 1962 que Deus segurou a sua mão e decidiu fazer uma passeata ao seu lado, viu que a viagem eram muito boa pra ti.
Então Ele voltou e deixou você na terra para curtires um pouco a sua grande criação, durante este tempo te foi apelidada Rosa ou simplesmente Mabidi Rosa.
Durante este teu passeio exalaste muito aroma que só uma rosa sabe fazer, geraste uma família composta por 8 filhos.
Foste uma guerreira durante a tua estadia aqui na terra, ajudaste muita gente amaste e foste amada.
E finalmente Deus sentiu saudades de ti ao seu lado e no dia 08 de Dezembro de 2020 desceu e veio a tua busca.
Hoje descansas nos braços Dele.
Eterno descanso minha eterna mãe Mabidi Rosa.
Massembo Pedro
Vamos tentar contar as estrelas que Bilac ouvia...
Com este soneto, procuro prestar uma homenagem
ao nosso Príncipe dos Poetas.
Osculos e amplexos,
Marcial
CONTAR ESTRELAS AO LUAR
Marcial Salaverry
Em noites enluaradas,
até o brilho das estrelas é maior,
inspirando almas apaixonadas,
para viver o amor melhor...
Não amar, seria o pior,
e com as carícias desejadas,
uma lição que sabemos de cór,
é bom amar em noites estreladas...
Além de amar, vamos estrelas contar,
parafraseando Bilac que as ouvia,
melhor para a paixão controlar...
Contá-las, para melhor o amor viver...
Ao lado da pessoa que amamos,
Contá-las para melhor as saber...
Marcial Salaverry
Poema em homenagem a Pindorama do Tocantins – TO
Pindorama tu nascestes entre matas e matagais;
Desabrochastes no cerrado entre plantas e animais;
Fluorescestes em solo rico de tanto amor;
Brilhastes com intensidade, mostrando o teu valor;
Tu que de um de um sonho vieste a nascer;
Fostes forte e esplendorosa;
O seu destino é vencer;
De um ideal, o sonho veio a se concretizar;
Logo ganhaste um nome, o qual veio para ficar;
És nome forte, que traz terra das palmeiras como sua significação;
Devido à grande quantidade de palmeiras existentes na região;
No início tivemos dias de luta e muita aflição,
Até enfim chegar o dia de alegria;
O dia tão esperado de sua instalação;
Dia este de alegria e muito esplendor,
Pois naquele instante em nossos corações reinava a paz, esperança e o amor;
Naquele instante nasceu uma rosa em meio a escuridão,
Uma rosa maravilhosa, alvejante de paixão;
Pindorama tu que lutastes bravamente para ganhar;
Pois vistes que era agora ou nunca que iria lugar conquistar;
Depois de tantas lutas, hoje tu és feliz,
Pois, nos quatro cantos de seu território, ouve a voz dos seus habitantes dizendo “Tu és tudo que eu sempre quis...”.
Nesse dia especial, minha singela homenagem a todos aqueles que tentam expressar sentimentos, ideias, arte e conhecimento com palavras. Que dão a cara à tapa, sem medo de errar, de ousar, de serem ridicularizados, esnobados ou ignorados. Autores, compositores, editores, produtores, tradutores, todos artistas, todos escritores!
Parafraseio parodiando minha prima avó Clarice Lispector e a famosa frase de Samuel Bekcett, esculpida no braço do meu tenista favorito:
"Escreva, como eu escrevi. Mergulhe na escrita, como eu mergulhei. Preocupe-se em entender. Escrever facilita qualquer entendimento"
"Ever written! Ever failed! No matter. Write again! Fail Again! Write better!
Eu quero fazer uma homenagem para todos os meus amigos em vida , porque depois da morte não existirá mais nenhum propósito.
Para os amigos que lutam na vida ,que a cada passo transcendem os confrontos do cotidiano,essa homenagem é dedicada à sua coragem inabalável. Que a cada passo um novo obstáculo é vencido e que através de cada vida suas histórias de resiliência e superações os deixem cada vez mais fortes.
Desejo que o caminho de vocês seja enfeitado de planos concretizados e que todos os teus dias sejam felizes. Todos vocês para mim se tornaram um exemplo vivo e modelos de vida à serem seguidos.
LÍRIOS DE TITÂNIO (Em homenagem a Seres Humanos extraordinariamente excepcionais)
Há almas feitas de titânio.
Sim. Titânio. Leu (ouviu) bem.
Titânio do mais puro que existe,
extraído do rútilo.
Há almas que não se aprisionam.
Nem com síndromes.
Há vozes que não se silenciam. Não.
São vibrações quânticas
do Universo,
que não existem
no mais cristalino verso.
Há estrelas que nunca serão
anãs brancas,
nem buracos negros,
ou estrelas de neutrões.
São inspirações fotónicas
nos berçários estelares,
bem no coração
das Nebulosas.
Há esperança costurada
nos voos das aves
e na proa do vento,
uma determinação
sem espaço, nem tempo.
Há almas
feitas de lírios e violetas,
alfazema e açucenas,
mas, também,
de orquídeas e girassóis.
Há coragem cerzida na "passion" (paixão).
Há superação. Elevação.
Há Céline Dion.
© Ana Cachide Praça (in "Lírios de Titânio")
28 de julho de 2024
Observação: Uma singela homenagem a SERES HUMANOS extraordinariamente excepcionais.
POEMINHA DO ESTUDANTE
Hoje a homenagem é sua
Mesmo com dificuldades
Abrace a sua escola
Colha todas as felicidades.
Dedico com carinho
E a minha admiração
Parabéns estudantes
Você, é a base da educação.
Sem a presença de vocês
A escola não tem vida
Mas quando vocês chegam
Ela ela é toda colorida.
Nunca pense em desistir
Siga sempre confiante
Deus abençoe vocês
Parabéns estudante.
Irá Rodrigues
Vamos tentar contar as estrelas que Bilac ouvia,
com este soneto, procuro prestar uma homenagem
ao nosso Príncipe dos Poetas.
Osculos e amplexos,
Marcial
OUVIR ESTRELAS
Olavo Bilac
"Ora direis ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora! "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".
*************
ESTRELAS AO LUAR
Marcial Salaverry
Em noites enluaradas,
até o brilho das estrelas é maior,
inspirando almas apaixonadas,
para viver o amor melhor...
Não amar, seria o pior,
e com as carícias desejadas,
uma lição que sabemos de cór,
é bom amar em noites estreladas...
Além de amar, vamos estrelas contar,
parafraseando Bilac que as ouvia,
melhor para a paixão controlar...
Contá-las, para melhor o amor viver...
Ao lado da pessoa que amamos,
Contá-las para melhor as saber...
Marcial Salaverry
POEMAS EM HOMENAGEM A VLADIMIR CARVALHO
Vladimir Carvalho: Voz dos Candangos
Vladimir Carvalho, de fita e sena,
No cinema nacional, faz-se presente,
“O País de São Saruê”, um poema,
Mostra a história do Brasil latente.
“Conterrâneos Velhos de Guerra”, retrato
Dos operários erguendo Brasília,
Morrendo na lida, sem aparato,
Imagens que revelam a dor, sem trilha.
Deu voz aos candangos, aos excluídos,
Revelou as contradições do Estado,
Desigualdades de um povo sofrido.
Na censura, sua arte foi cravada,
Formou cineastas com seu legado,
Sua marca na cultura é eternizada.
- Antonio Costta
24/10/2024
Guardião da Memória do Cinema Nacional
Vladimir Carvalho, guardião da história,
No cinema brasileiro, eternizou,
A memória do país que registrou,
Imprimindo na tela, de forma notória.
Desde jovem, na Paraíba iniciou,
Consagrando documentarista, com paixão,
Filmou injustiças, a censura, a opressão,
Na ditadura a verdade revelou.
Parte do Cinema Novo, movimento vital,
Captou lavradores, violeiros, ceramistas,
E os candangos, na capital federal.
Eternizou o Nordeste, suas conquistas,
Vladimir Carvalho, com seu olhar social,
Fez do cinema, voz dos injustiçados e artistas.
- Antonio Costta
24/10/2024
Homenagem (2) ao mestre Borrachinha
Na minha memória, trago uma história fácil falar, falo de Borrachinha nego mandingueiro, que a capoeira ensinou jogar.
Oi na Ginga Brasil, começa uma história, que logo em seguida teve que mudar, Guerreiros de Aruanda de seu Borrachinha, nossa academia é no mesmo lugar.
Foi ali que aprendi/ todo fundamento/, aprendi cair, aprendi levantar/ hoje eu levo pra o mundo, com muita alegria, a história de um homem que soube ensinar.
Obrigado meu mestre pela capoeira que tu me ensinou/ sua história eu carrego por toda minha vida, por onde eu for.
Sandro Capoeira
HOMENAGEM AO PROFESSOR LAURISTON
Todos os alunos estão tristes
Não é momento de alegria
Porque está nos deixando
Nosso Professor de Geografia
Ele que por muito tempo
Nos dedicou sua atenção
Tem um carro de paciência
E é muito brincalhão
Entre todos os alunos
O comentário é geral
Ah! O Professor de Geografia
É um cara muito legal!
Quando dava uma prova
Costumava assim dizer
Se vocês tentarem colar
O livro vai derreter
É gordinho e usa óculos
Se acha simpático demais
Tem muitas qualidades
E é torcedor do Goiás
Na aula de Geografia
Quando outro Professor entrar
Vamos sentir muita falta
Mas teremos que acostumar
A você, o nosso abraço
E que de nós sempre possa lembrar
A minha voz fala por todos
Igual a você, jamais iremos encontrar
Edvaldo José / Mensagens & Poesias
Breve Homenagem ao Rio Grande do Sul
Povo raiz, povo bagual,
Aqui tem Guri, aqui tem Xirú,
Terra dos pampas sem fim,
Do gado campeiro do sul,
.
Mate que roda entre amigos,
Céu igual nunca se viu,
As prendas são lindas demais,
Fundão do grandioso Brasil,
.
Não é forró, é fandango,
Produz em todos os rincões,
Festeiras as canchas de bocha,
Belo o horizonte das Missões,
.
Desceram ás aguas dos céus,
Com fúria correu o Taquari,
Chorou o mais forte dos Guascas,
Pelo Rio Grande sofri.
.
Mas forte é o povo do Sul;
A Querência vai proteger,
Pilchado e pronto pra peleia,
Com a força que Deus te prover.
Homenagem ao Mestre
República Federativa do Brasil, não reconhece e nunca será digna de sua origem, nasce de suas entranhas o martelo de Thor: o Dr. Enéas Carneiro,
patriota, professor, um estadista, um paladino da Democracia, pai do Vernáculo, amante da língua portuguesa e um ser extraordinário em toda a sua essência! O Brasil nunca será digno de Erguê-lo!
"Rezar é a soberana homenagem que a inteligência humana presta ao mistério que a envolve.
Ou melhor, que a tudo envolve".
Homenagem espeCial* Minha neta caçula * Maria Sofia Sanglard *
Comparo- te com lis do campo, vejo- te como flor de pântano, certeza tenho que o Pai do céu, te escolheria, dentre todas elas!
Candura própria de Maria, alma alva e angelical, existente brilho, só nas estrelas,
és princesa, e original...!!!
Autora: Solange Malosto
Homenagem espeCial * neta Íres Sanglard
Quando vejo teus olhos brilhantes,
fitando o mundo sem esperança, rogo ao Pai e a Maria, socorre- a neste instante! Autora Solange Malosto
Homenagem especial * minha neta Yasmin Sanglard
À noite, quando o sol já no ocidente,
a lua, estrelas, brilham, vejo- te como lua,
as estrelas tuas damas de companhia!
Vejo a lua, é a te que vejo!
As estrelas, tuas pajens fulgentes, num belíssimo, encantador, cortejo de rainha! Autora Solange Malosto
Homenagem minha neta Lara Sanglard *
Vejo a lua, é a te que vejo!
As estrelas, tuas pajens fulgentes, num belíssimo, encantador, cortejo de rainha!
Autora: Solange Malosto
Homenagem espeCial ao meu neto * Lucas Malosto Ribeiro*
Anjo de * Luz**
A qual hierarquia pertences
meu lindo anjo de luz ?
Serafins , querubins , tronos ,
dominações ,potestades ,virtudes ,
ou principados , arcanjos , anjos , luz...
Autora: Solange Malosto
