Poemas Famosos sobre o Mar
A VIGÍLIA INTERIOR DIANTE DO MAR.
Do Livro: Dor, Alegria Dos Homens.
Autor: Escritor:Marcelo Caetano Monteiro .
Ano: 2005.
"Vejo-me sentado à beira do mar,
com os olhos a perscrutar as ondas,
e as ondas a me segredarem um canto antigo,
minha alma em auréola silente,
balouçando entre a areia e o sopro do crepúsculo.
Meus papéis e tintas jazem aos pés da escuridão,
mas ó amada, contempla e sente,
pois das águas ascende o arpão invisível
que fere e consagra, que dilacera e recria.
Uma vastidão de estro arrebata-me
e entrega-me de volta o coração como oferenda.
Então o maestro das dores profundas
toma-me pela voz e pela carne
com o rigor de uma perfeição austera.
Ergo-me desse antro de sombras
e entrego-me à poesia mais pura,
aquela que nasce sem letras,
somente de espírito em brasa.
Das trevas ergue-se tua mão,
e eu te ofereço a flor mais rara do dia,
cultivada no inverno férreo da alma,
no labor severo de meu próprio suplício.
Resta-me, contudo, a onda derradeira
que me instrui sobre o amar,
entre papéis dispersos e o sopro da aspiração.
E de tudo o que me desfolha
ainda me floresces, amada.
As ondas retornam e batem nas pedras,
gravando nelas o testemunho do que fomos,
as marcas decantadas de duas almas consagradas,
errantes, mas unidas na devoção que não se extingue."
Doce Claridade
Que linda ternura é você,
Um cais de paz em mar revolto,
Onde o meu medo se faz solto
E o coração aprende a crer.
É o brilho manso do alvorecer,
Um jeito leve de tocar a vida,
A mão estendida, a alma florida,
Onde o amor escolheu florescer.
Pelo jardim do mundo caminhei,
Vi cores raras, perfumes sem fim,
Em cada pétala a beleza avistei,
Mas nada se compara ao que vive em mim.
Todas as flores são lindas no olhar,
Têm a graça do orvalho e do sol,
Mas perdem o brilho, deixam de encantar,
Perto do teu rosto, meu girassol.
Pois nenhuma flor é mais linda que você,
Minha querida, meu bem, minha luz,
É a perfeição que a alma reconhece e vê,
A raridade que ao amor me conduz.
As outras flores o tempo consome,
Mas a tua ternura só faz aumentar,
Pois a flor mais bonita tem o teu nome
E o perfume mais doce está no teu olhar.
Frankton Rodrigues de Lima
Eclipse do Ser
Sob o véu da noite escura,
Meu coração, um mar de angústia,
Navega sem rumo e sem ventura,
Na solidão que me conduz à bruma.
Teu olhar, qual estrela a brilhar,
Fascinação em um eclipse do ser,
Na imensidão do céu a cintilar,
Despertando em mim o querer.
No jardim dos sonhos semeio,
Pétalas de amor e esperança,
Cada toque, um verso que anseio,
Dançando à luz da lua em bonança.
Ah, tu és meu sol e minha lua,
Nas tuas mãos, meu destino trilho,
Numa sinfonia de paixão crua,
Nossos corações em harmonia asilo.
Com o calor dos teus abraços,
Meus medos se esvaem no ar,
E, nas asas de doces abraços,
Voo ao céu, sem nada temer ou pesar.
O tempo dança ao nosso redor,
E as horas são notas melódicas,
Conduzindo-nos nesse amor,
Que transcende as formas platônicas.
Nosso encontro, um universo à parte,
Onde a alma se desnuda sem medo,
Cada batida, uma obra de arte,
Numa sinergia que não tem segredo.
Assim, seguimos a jornada, lado a lado,
Metáforas vivas, em eterna melodia,
Num poema lírico e emocionado,
Do amor que floresce a cada dia.
O Que Não Se Despede
Entre nós não houve fim —
houve silêncio.
Como quando o mar recua
não por desistência,
mas para respirar mais fundo
em outro tempo.
Te amei além das formas
que o mundo entende,
além dos dias certos,
dos gestos perfeitos
e das versões que tentamos ser.
Te amei onde ninguém vê —
no invisível.
E é lá que ainda te guardo.
Se no plano da vida
nossos caminhos se desencontram,
no plano do espírito
eles jamais se perdem.
Porque o que foi verdadeiro
não se apaga —
apenas muda de lugar dentro da eternidade.
Hoje eu te solto…
não por ausência de amor,
mas por amor suficiente
pra não prender o que precisa seguir.
Levo comigo teu riso,
teu jeito,
teu toque que ainda ecoa
como memória viva no meu peito.
E sigo…
com a certeza tranquila
de que algumas almas
não se despedem —
apenas se afastam no tempo.
Se houver outro começo,
em outra vida,
em outro corpo,
ou no reencontro silencioso dos espíritos…
eu vou te reconhecer.
Porque aquilo que é da alma
não esquece.
O Mar Está Ali
O mar está ali.
E hoje, Marli, é você quem parte.
Suas malas estão prontas,
e o caminho se abre à sua frente.
Ao atravessar o jardim,
não olhe para trás.
Sorria.
Você sempre foi do bem,
sempre amiga,
sempre luz.
Lembramos dos seus cabelos vermelhos,
da sua ousadia serena,
da sua marca única,
gravada em nós.
O mar está ali.
E nele deixo, por ora, o meu adeus.
Que a luz divina te cubra por inteiro,
que a paz te envolva,
e que o amor te conduza.
O mar estava ali.
Agora, ele vive em outro lugar —
dentro de nós.
Meu adeus a você, Marli.
Com amor,
com saudade,
com gratidão.
Minha amiga, te amo.
Que Deus, em Sua infinita misericórdia,
esteja com você.
Adeus, Marli.
Máscara
Disfarça e segue, até porque a neve não está caindo.
A inexistência de frio é marcante; apenas o seu coração permanece gelado.
A minha vontade é vê-lo puxar a janela do seu âmago e atirar ao chão a sua máscara, para que, lá embaixo, eu enxergue os seus olhos frios. Mas, ao me levantar e encarar a sua face, percebo que tudo não passa de uma farsa libidinosa para me atrair — um anjo sem escrúpulos.
É isso que séculos de escuridão fazem: transformam uma chuva de verão em tempestade fria. Vou dar um tempo, até que a brisa quente chegue. Temo, às vezes, que ao dormir eu escute o barulho da chuva cair em flocos, que a tempestade gélida retorne e o tremor me atinja.
❝ ...Me encontro num mar de lembranças,
me perco em tantas buscas, saudades,
memoria. Fecho os olhos e vejo meu
passado, minha historiaria. Algumas
estampadas em dor e sofrimento. E
outras coloridas de Amor e aconchego.
Marcas na Alma de quem muito lutou
mas nunca perdeu a Fé. Saudades de
um tempo que não volta mas. Mas que
ficou gravado em minha memoria e
minha Historia...❞
--------------------------------------Eliana Angel Wolf
❝ ...Ela tem a rigidez da rocha, mas por dentro é mar, Onde a tempestade mora e as ondas não têm fim. Quantas vezes ela teve que sangrar para se salvar? Guardando a dor, para que a dor não matasse o jardim.
Quando a chamas Mulher Guerreira, lembra-te do custo: Do sorriso ensaiado para não preocupar ninguém, Do grito abafado, do coração em susto, Da ferida secreta que só a Lua sabe de quem...❞
----- Poetisa Eliana Anel Wolf
Exalamos fogo, pois somos intensidade!
Almejamos mar, pois somos tranquilidade!
Buscamos céu, pois somos imensidão!
Gota a gota
Uma poça
Um rio
Um lago
Um mar
Gota a gota
Foi enchendo
Foi pingando
Foi vazando
Até transbordar
Faça da fé, o leme que te fará vencer as tormentas. E verás que nem mesmo o mar mais raivoso, te fará naufragar.
BMelo✍🏼
*** Em águas límpidas canta o mar
entre acordes de sal e sol
a sua imensurável força
que o tempo não poderá levar ***
**Acordes de sal e sol **é metáfora criada pela escritora Neusa Marilda Mucci e já registrada.
Te amo,
como as flores amam
seus perfumes,
como o mar
ama as areias,
como o sol
ama sua luz,
enfim,
te amar é fácil,
embora
sem saber à que
destino
este estranho amor
nos conduz
Mar das mágoas
Cicatrizes regadas com lágrimas,
O antes e o depois de quebrar nas lembranças,
Nas vagas intenções, ricas decepções,
Perante a estátua de um rei que nunca se apaga, o bobo da corte chora causando o profundo mar das mágoas.
Uma pessoa sem amigos!
É o mesmo olhar, que uma casa sem jardim
É o mesmo olhar, que um mar sem peixes
É o mesmo olhar, que um céu sem estrelas
É o mesmo olhar, que uma árvore sem frutos
É o mesmo olhar, que um filho sem mãe
É o mesmo olhar, que um domingo sem sol
É o mesmo olhar, que um mundo sem poesia
É o mesmo olhar, que Adão sem Eva.
De que adianta amada minha
buscar as estrelas a lua o mar.
- Para lhe dar somente um beijo -
Se sol que emana do teu olhar
ofusca meu caminhar.
LAÇO:
O silêncio é gritante
E o tempo vil.
As horas são infindas
Como infinito é o mar.
Todos que me rodeiam
Não são meus
E os meus
Não me dizem seus.
E em meio a todo esse
Paradoxo de emoções
O tempo esquiva-se
A dizer quem sou eu
Apraz-me o relógio
Com o tempo seu.
Aflige-me o tempo seu
Que segrega o meu.
