Poemas sobre o Silêncio

Cerca de 17608 poemas sobre o Silêncio

Infrassom

Se existe silêncio?
Sim, existe à boca fechada
na taciturnidade dos atos
E quanto ao silêncio da alma?
Quem pode responder?
O vento, no sutil movimento
desnudando a mudez
ao eriçar os pelos
da sua cútis rosada.

Inserida por MariadaPenhaBoina

⁠O silêncio que esconde

Há perigo no silêncio,
na fala que nunca cresce,
no olhar que se acomoda,
no sim que nunca desce.

A mansidão disfarça o vago,
um abismo oculto e frio,
onde a voz não faz eco
e o coração é vazio.

Aceitar o tudo sem luta,
sem sequer respirar o não,
é como caminhar nas sombras
sem saber a direção.

Quem nunca levanta a voz
nem questiona o caminho,
talvez se perca na ausência
ou se esvazie sozinho.

Medo me dá essa calma,
essa paz sem fundação,
pois no fundo do silêncio
mora a sombra da omissão.

Inserida por MariadaPenhaBoina

Há indivíduos tão barulhentos que se incomodam até com o silêncio alheio, fantasiando e atribuindo perfis e tramas a quem se aquieta.
Arautos do bom senso berrando alto sua sofisticada sapiência, tão distantes dos meros comedores de feijão.
Apresentam uma utópica luta de ferro e fogo em defesa da democracia, como se fosse algo tão frágil. Ou de uma rígida ordem, como se fosse a última oportunidade que temos.
A necessidade de ser visto e ouvido explode no ego a tal ponto que embaça a visão, fazendo enxergar no mesmo balaio, do outro lado, é claro, toda sorte de ignorantes, medrosos, iludidos e homens médios ou inferiores ainda.
Mas a história é cíclica e as coisas ganham a devida direção.
Por isso, eu sigo adiante, comendo meu feijão na companhia de bons amigos enquanto exerço meu secreto sufrágio, assim previsto na Magna Carta, e observo a onda passar, porque sempre passa.
E o que ficam são as palavras ditas, a energia trabalhada, por vezes transmitida de tal forma que logo encontra as linhas de retorno ao canal transmissor. É bom estar preparado.
Por graça, há um governante em quem eu realmente confio e a quem rendo meus mais sinceros votos, o qual também atende pelo nome de Tempo, justo e sóbrio Mestre.

Inserida por bonazoni

⁠E, no momento da despedida,
a emoção tomou
contada razão...
o silêncio pairou no ar...
os olhos marejaram...
só saiu,
bem baixinho,
a frase:
"ESTOU COM SAUDADE!

Inserida por girle_nunes

⁠No silêncio da noite,
meus pensamentos
me acompanham...
eles já fazem morada em mim.

Inserida por girle_nunes

Versos tecidos no silêncio

Quantas horas leva alguém para se tornar expert em um assunto?
Foram milhares as horas que dediquei ao meu silêncio.
Hoje, é a língua na qual possuo maior fluência.

Aprendi a escutar o tempo,
a respirar o compasso de cada segundo.
Ao respeitar sua dança, percebi:
o silêncio não é ausência,
mas uma fonte infinita de compreensão.

No silêncio, as palavras ganham novos contornos,
como se cada sílaba fosse esculpida pela quietude.
A ausência de som cria melodias invisíveis,
e os sentimentos nascem, livres,
sem a limitação da fala.
Uma sinfonia espacial.

Descobri que, quando a boca cala,
outros sentidos florescem.
Os olhos traduzem o que os lábios calam,
o olfato beija o tato,
e os ouvidos, ah, eles leem o murmúrio do mundo.

Na quietude, encontrei a língua do sentir.
Foi assim que fiz poesias com meus sentidos.

Inserida por Epifaniasurbanas

“O poeta escreve pra si.
Foi assim que compus meus silêncios.

Na letra exponho meus estados.
Lá não tenho armaduras.
Não tenho pele.
Tudo que me toca, toca no osso.
Tudo é letal.

Quem me lê, vê que oscilo do incrivelmente feliz para o dramaticamente melancólico.
Sinto, e muito!

Viver, para mim, está intrinsecamente ligado ao sentir.
Quem não sente, não pode estar realmente vivo.

Noto que habito numa terra povoada por zumbis.”

Inserida por Epifaniasurbanas

Quantas horas alguém leva para ser expert num assunto?
Foram milhares as horas que dediquei ao meu silêncio.
Hoje é a língua que possuo maior fluência.

Descobri que quando a boca cala outros sentidos se sobressaem.
Os olhos começam a traduzir os lábios,
o olfato passa a beijar o tato,
os ouvidos leem a voz.
Foi assim que fiz poesia meus sentidos.

Inserida por Epifaniasurbanas

"Deus é afônico.
Nos acostumamos a preencher nosso silêncio e atribuir todo o ruído a ele.
Nosso contato com o divino deve ser uma linda conversa inaudível!."

Inserida por Epifaniasurbanas

Sempre confundimos uma falta de atitude
com um "não está nem aí".
Sempre acreditamos que um silêncio
é uma certeza de que não se importa.

Não pense assim antes da certeza!

Inserida por LucasCoelhu

⁠⁠"Me reservo o direito de permanecer em silêncio, sobre assuntos que possam me incriminar!"

O SILÊNCIO NADA MAIS É DO QUE UMA PÁRVOA CONFISSÃO!

Inserida por dmilani

⁠Eu insisto em te ver, porquê, meus olhos não mentem como a minha fala.
Eu insisto em te ver, porquê, o sorriso, da alegria em te ver, irão te falar sem palavras tudo aquilo que deverás sinto por você.
Eu insisto em te ver, porquê, o teu silêncio está ferindo a minha alma e quem sabe teu sorriso, tua fala me acalente.
Eu insisto em te ver, porquê, nosso tempo está acabando a ferida não fecha.

Inserida por Colicigno

⁠Com Suor e Com Silêncio

(Letra inspirada em "Com Açúcar, Com Afeto" de Chico Buarque)

Aguentei o peso do mundo,
pra te dar leveza e paz.

Qual o quê
Teus olhares me diziam
Que eu valia o que eu tinha
E o amor ficou de lado

Eu lutei pra ser escolhido
Pra ser abrigo, ser porto, ser chão

Qual o quê
Teu desejo era aventura
E eu, na minha loucura
Te esperei de coração

(Refrão)
Mas tu voltas, já cansada
Com histórias na mão
E promessas amassadas
Eu, que aprendi a ser forte
Te abraço em corte
Sem nada dizer

Te escuto, mesmo sabendo
Que sou só tua opção
Que sou tua última escolha
Eu, que sonhei ser teu homem
Te amo em dores
Mas sem você

Eu vesti os fardos do mundo
Trabalhei dobrado, paguei cada conta
E no fim do mês sou cobra
Se me atraso numa sobra
E não tenho quem me afronta

Eu chorei sem ter quem visse
Sem colo, sem verso, sem força, sem ar

Qual o quê
Pois tristeza de homem é muda
Só se escuta quando é culpa
Ou quando é hora de pagar

(Refrão)
Mas tu voltas, já cansada
Com histórias na mão
E promessas amassadas
Eu, que aprendi a ser forte
Te abraço em corte
Sem nada dizer

Te escuto, mesmo sabendo
Que sou só tua opção
Que sou tua última escolha

Qual o quê
Eu, que sonhei ser teu homem
Te amo em dores
Mas sem você

Inserida por Buckler

⁠Frase:
O silêncio é uma droga viciante: entra sem perceber e, quando se dá conta, já não consegue mais sair.

Reflexão:
No começo, o silêncio parece descanso. Um alívio. A gente se cala para evitar conflito, para poupar explicações, para não se machucar de novo. Mas, aos poucos, esse silêncio vira hábito — e, sem notar, ele ocupa tudo.
Você começa a engolir sentimentos, engavetar palavras, esconder dores. E, quando tenta falar, já não sabe como. O silêncio, quando vira refúgio constante, deixa de proteger e passa a isolar.
É como uma droga: traz um alívio imediato, mas cobra caro depois. E sair dele exige esforço, coragem e, muitas vezes, ajuda.
Falar não é fraqueza. É libertação. Porque o silêncio só é saudável quando é escolha — não quando é prisão.

Inserida por MIGUELROCHA0101

No silêncio encontrei a
dor...No silêncio senti a
sua ausência...No silêncio
ouvi o barulho de uma
lágrima gritando
por você...No silêncio
o meu coração ouviu
a nossa canção...No
silêncio a minha alma
vive a sua espera...
Foi preciso do silêncio
para sentir a sua falta..

Inserida por auloscarvalho

⁠Ela olha no relógio
Já é quase meia-noite
Meias verdades escondidas
Meia vida pro silêncio

Inserida por gilson_bittencourt

Quando olhamos para um lago nossa imagem somente poderá ser refletida se houver silencio nele, se ele estiver calmo, tranquilo, você poderá se ver;
Assim é com a nossa mente, somente poderemos ver nosso interior refletido e evoluir, se houver silencio.
Não faça da sua mente uma correnteza de pensamentos, não atire pedras; apenas silencie e ouça a voz do coração.

Inserida por giovanabarbosac

Naqueles dias em que tudo fica meio suspenso no ar...
Aquela sensação de vazio, quando o tempo para e o tempo parou, por um tempo ele parou dentro de mim.
E quando as palavras escritas ficam quase mudas, inexoravelmente mudas.
E tudo se torna silêncio dentro da gente...
E você tem medo de ir e ficar e tudo continua calado e o olhar se fixa no nada.
Talvez mais tarde eu consiga traduzir o vazio que tomou conta da minha alma...
E assim em silêncio eu falo com Deus que é o bálsamo que a tudo cura, até mesmo o silêncio cortante dentro da gente.

Inserida por campodetesouros

⁠Sob a Lua Canceriana

Silêncio, eu estou
com ombros de maré alta —
o mundo, um sal,
eu, concha virada.

Não peço leveza,
aprendi a carregar
até que o pranto
vire mapa
e o peso,
asa.

Um Poema-casa, porque Cancerianas carregam até o que não é seu... mas também sabem transformar lágrima em raiz. 🌊✨

Inserida por martinha_s_dias

⁠Interiorem pacem

Às vezes fico em silêncio
Pra minha alma falar
Pois se falo atrapalho,
Por isso o meu calar.
Quando silencio, ouço,
O meu “Eu” se expressar.

Santo Antônio do Salto da Onça/RN
23/11/2023

Inserida por gelsonpessoa