Poemas de Lembranças
Prometo
São nas coisas simples e nos detalhes que eu me apego,
e que todas as lembranças melancólicas se transformem em pó,
e assim caiam sobre mim as lembranças impulsionadas pelas correntezas dos rios de águas limpas,
uma vez experimentei o amor verdadeiro e a sensação foi de vitória infinita,
nas minhas veias pulsam esse desejo de viver com essa mesma vibe única de tempos atrás,
prometo da próxima vez tratar esse presente da vida como o meu cobertor numa noite de dia nevado no pico da montanha.
lembranças
"Fecho meus olhos para sonhar
Com seu sorriso, ouvir sua voz
Me chamando com carinho, gargalhando...
Lembro-me de seus primeiros passinhos,
Suas primeiras palavras,
Lembro-me do medo que fazia
Pular na minha cama, me abraçava
E dizia: 'Deixa eu ficar...'
Lembranças lindas que guardarei
Para sempre, não com dor,
Mas com alegria de ter sido
O melhor que pude!
Sei que esse não é o fim,
Os ciclos se encerram,
Jamais entenderemos o destino,
Mas sei que nossa ligação
Perdurará pela eternidade.
Ninguém nem nada jamais será
Capaz de apagar toda nossa história.
Te amo por toda a galáxia.
Voa amor, um dia nos encontramos.
Lembranças de uma mãe…
Eles vão crescendo e os anos passam voando…A impressão que eu tinha era que iria durar para sempre, mas hoje bate uma saudade...
Sempre ouvi dizer, descrente, que eles crescem muito rápido.
Que falta sinto daqueles momentos que não voltam e como é bom lembrar de cada vez que estive presente.
Se pudesse, voltaria para reviver algumas lembranças, sentir aquele abraço de novo, aquele olhar que te faz sentir a pessoa mais especial e única do mundo.
Voltaria com menos correria e sem tanta culpa. Abraçaria muito mais, e deixaria a louça na pia, a casa bagunçada, a roupa pra lavar depois. Tanta coisa podia ter esperado um pouco mais. A prioridade deveria ter sido criar mais memórias.
Mas também sou grata pelo que aprendi e pelas conquistas que chegaram de repente: Dormiu a noite toda! Largou a fralda! Começou a andar! Começou a falar! Aprendeu a ler!
A saudade vira um sorriso com lágrimas nos olhos. Mas viver o presente ajuda a acalmar a saudade e mantém meu sorriso.
Quantas novas chances eu tenho, quantas pias cheias de louça e risadas em volta da mesa. Quantos abraços novos nesses braços grandes, que já foram pequenos e indefesos e agora me acolhem. No nosso lar, no nosso mundo. Quantas histórias novas ainda vamos "escrever" e que vão virar fotos lindas, que nem hoje me pego olhando, chorando e agradecendo. Tudo o que vivi me ensinou. Mas o que vivo hoje é um amor de cuidado mútuo. Eu cuido e também sou cuidada.
Sim, eles crescem rápido demais. É preciso que o tempo passe. Mas eu estou do seu lado, no seu ritmo. E quando você acelerar, eu seguirei no meu. Estou vivendo. Amando. Melhorando. E de vez em quando, como hoje, lembrando, sabe como é, né? Coisa de mãe.
Estou partindo...
Fechei a porta,
e as chaves deixei com ternura
lembranças doces, vividas sem amargura.
Desculpa-me
por não ter regado todos os dias o seu jardim...
Sei que algumas flores murcharam...
Mas já, já estarão belas outra vez.
Afinal, é primavera!
Tua casa é aconchegante,
dá vontade de ficar,
de morar eternamente nela...
Mas meu tempo se esgota,
o sino já toca,
e eu já não posso mais me demorar.
O Maquinista está com pressa
não quero atrapalhar.
Preciso ir antes que anoiteça,
preciso ver a estrada com clareza.
Na sua ausência tento substituir com lembranças
Os momentos mais felizes vivido com você
Momentos esses que talvez ainda nem vivemos
Mas que já fazem parte dos meus planos com você
Imagino tantas coisas juntos
O sorriso no seu rosto quando eu disser que te amo
As palavras ditas no momento que eu te olhar
O calor do seu corpo junto ao meu em um abraço
Na carência da sua ausência
Desfruto nas lembranças e no desejo de te ter aqui comigo.
Te vivo.
SABIÁ-LARANJEIRA
Quão belas são as lembranças
Lá dos tempos de criança...
Sendo um bom homem do campo
Meu pai tinha antigos pios.
E tal como a brincar
Ficávamos a imitar
Dos pássaros, os assobios.
Qual era a nossa emoção
Quando os pássaros nos ouviam!
E, então, retribuíam
Com uma linda canção!
E ontem, ao entardecer,
Sem querer voltei no tempo...
Ouvi um doce assobio
Vindo de uma paineira.
E mal pude acreditar
Lá estava a cantarolar
Um sabiá-laranjeira.
Revivendo meu passado
Eu ouvi, maravilhado,
Seu impecável assobio.
Desta vez fiquei calado
E com os olhos marejados
Eu não dei sequer um pio.
.Arvores queimadas
Facas que apunhalaram,
minhas costas a sangrar,
lembranças de um passado,
que desejo me vingar.
Das memórias marcantes,
surge uma forte repressão,
sangue coagulado,
derramado em minha mão.
Difícil é esquecer,
das sombras reluzentes,
as cinzas encontradas,
as luzes bem resplandecentes.
Lembranças de 1993
Uma bicicleta virada de rodas pra cima e um dínamo ligado a um pequeno rádio.
Era a música que fazia renascer em nós a esperança de que quando a guerra acabasse, voltaríamos de facto pra perto das nossas famílias e dar sequência a nossa adolescência roubada pela guerra.
As feridas provocadas pela fome, doíam no interior do estômago de cada guerreiro que embora pequeno, carregava nas veias a coragem para enfrentar a morte e vencer.
Os meninos bem como os adultos, precisam de esperança e Jacinto Tchipa, apontava o caminho que nos levava a sonhar com o colo das nossas mães que distantes, choravam as mortes de filhos vivos e esperavam por filhos que já não respeitavam.
Onde a fome cantava o soprano, contralto, tenor e baixo, Jacinto Tchipa cantava a esperança do regresso de um grande guerreiro à casa, sem muitas vezes saber que a sua mamãezinha já se não falava, não via, não respirava e muito menos podia ouvir Jacinto Tchipa cantar.
ARCA VELADA
Guardei na poesia os meus segredos
As saudades, lembranças. o que pude
Tranquei na cadência aqueles medos
Na rima, a tal dor, asperamente rude
E, fui buscar o que não tinha, amiúde
Aquilo que apraz, os olhares, os ledos
Ai, conservei nos versos a boa atitude
Mas, muitas me fugiram pelos dedos
O momento, passou breve, rude sina!
Assim, como a inspiração que ilumina
Mas, a esperança sempre apaixonada
Ah! quanta poética sensação arquivada
Nesta arca velada... ah! quanta rotina!
Versando paixão e a alma enamorada!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
19 setembro, 2022, 17’37” – Araguari, MG
Vou construir uma Bela nave,
que leva as lembranças para pensares em mim.
De noite eu sinto a brisa a contar uma historia,
em um lugar onde existe a memória
e para quem diz que os homens não choram,
As lembranças fazem chorar um pensamento!
Penso todos os dias nos nossos momentos,
que foram congelados lá no tempo…
Já passaram muitos anos mais ainda penso em ti
Para: Anaice Casimiro
01/10/2022
O dia vai , a noite cai
Um dia a mais?
Um dia a menos?
E o que se faz?
Más lembranças deixei para trás.
Novas coisas a noite traz.
E o meu coração que abraça a paz.
Porque sem amor nada se faz.
Neuropsico (Solcougo)
Que a saudade seja de alegria e boas lembranças.
Que a saudade tenha o poder de reproduzir as boas lembranças mesmo que seja só no pensamento.
Que a saudade seja a fruta seca como a passa que consentra o sabor e realça o prazer.
Que a saudade reproduza o amor por amor ao amor independente de qualquer tipo de amor.ALI.H.H
Saudade pimenta, arde o coração lacremeja os olhos quando suas lembranças vem a mente e ardendendo o corpo todo desejado seu corpo ardente.
Saudade lua, todo dia nasci de uma forma diferente em grau de luz lembrado o sol que alimenta a lua e o sol você e sem você não tenho luz nem vivo.
Saudade amor, é todo o mundo em uma só palavra o amor, sentimento de dor, amor e saudade.ALI.H.H
A saudade bateu e a razão morrer e não sei mais quem sou eu!
As lembranças pairavam como acontecimentos!
Os desejos antigos predominam no momento imaginando que esta no passado!
O passado vira presente e os presentes da época vem a lembrança em dores reais e sofro a falta que o passado me faz.ALI.H.H
Lembranças
Lembranças de alguém que já se foi, lembrança da forma que fiquei.
Lembranças do seu sorriso, lembranças das memorias que conquistei.
Lembranças de cada canção, lembranças de você no cachão e as lagrimas que deixei.
Você se foi tão rápido, mas creio que está nos melhores braços.
Eu fui embora
Agora a dor está aqui
E as lembranças de você em mim
A saudade toma conta
Mas fui eu, quem decidiu partir
Eu não deveria permanecer
Adeus foi necessário
As coisas mudaram
Os sentimentos não
Mas o Adeus ...
Foi mesmo necessário
Esse tempo não nos pertence
Aliás, quem éramos
Hoje já não somos mais
Só peço que não desista
Insista, persista
A vida é para ser vivida.
Agora a dor está aqui
A sua presença faz falta em mim
Mas acredite, vai passar
Assim vivemos a vida
Para todos os dias
Uma nova oportunidade
De se reinventar.
22.03.2019
OS MEUS VERSOS
Meus versos nostálgicos, de amor
São lembranças de valiosa versão
São cânticos no compasso interior
Poéticas da minha própria emoção
São estâncias tão cheias de sabor
Expressão que brota da inspiração
Sentidos, afagos, mimos ao dispor
A expressiva flor dada com paixão
Versos que tem designação, olhar
Tem sentimento, um vital acalanto
Só não percebe quem não estimou
É aquele voo d’alma sem abreviar
É o encanto, o gostar tanto, tanto
Aquela sensação que nunca passou!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
28 outubro, 2022, 19’40” – Araguari, MG
Lembranças:
Hoje é o dia em que muitos acordam e olham na imensidão do firmamento e tentam aplacar as suas dúvidas, a maior delas, por onde andará o seu ente querido que se foi. Em que lugar do universo eles estarão?
E tentam sentir o vento. Quem sabe, de repente, uma porta bate forte e o estampido da batida seja um sinal de que estaria ali, bem próximo...
Passam o dia entre lembranças, saudades e dúvidas. Os sorrisos acalmam a alma pelas boas lembranças e é possível entender que a presença real está impregnada dentro de si, na mente - pelas lembranças, no coração - pelas emoções, sorrisos e lágrimas.
E quando a noite cai, fitam um olhar vago no céu escuro procurando as estrelas, firmam o olhar na mais brilhante e logo vem um largo sorriso: "É você, são vocês..!"
