Poemas de Karl Marx sobre I Homem
ORIGINAL
Eu não me importo, como tanta gente que se adorna,
se tinge e veste o corpo e a mente, imitando qualquer coisinha que vem de fora. Melhor ser eu mesmo, como Deus me criou, na terra abençoada que me acolheu.
Hoje acordei com ela batendo no telhado;
Ela chegou de vagar e decidiu que renovaria i clima.
E foi tomando conta, foi molhando tudo.
Percebi que uma musica tocava, era a natureza em festa.
Cai chuva faça sua parte que eu faço a minha.
E a minha e dizer.
Obrigado Senhor Deus por essa chuva que cai.
Bom dia!
Assopra a pena,
Empena a pluma,
Em plena curva estreita,
Por onde tramita a poetisa,
Em prumo improvisa.
Buscar a felicidade como fora ela uma realidade pronta e acabada é uma empresa fracassada desde o início, porque ela não é uma coisa, uma pessoa, uma situação.
A felicidade é a energia gerada continuamente
pela conquista de si mesmo através da realização na vida dos melhores sonhos, dos mais elevados valores e da empatia com os que nos cercam.
A felicidade brota do amor, das conquistas honestas, da execução de projetos desafiadores e floresce no mais bonito encontro: aquele consigo, em suas dores e mazelas, na aceitação dos próprios limites e derrotas. Tudo isso, no percurso para todos os dias ser a melhor e mais bonita versão de si mesmo!
A ironia de Sócrates- I
“Sei que nada sei” foi, pois, ironia;
por tal grande filósofo deixada;
não por achar que em nós sabia nada;
mas por tanto aprender, saber que havia!
Havia e para sempre tão haverá;
dada a tão natural evolução;
que tão se dá neste da Terra chão;
em que tudo o que existe, mudará.
Daí por tudo tão estar a mudar;
o saber que hoje existe, chegará;
a quem estiver disposto a aprender!...
Mas pra tal é preciso a gente ter;
tal saber, que em nós acompanhará;
quem em si pra aprender, tiver lugar.
Com prudência e sempre com tal saber e vontade;
Vá.
Infinita poesia...
Vá...
Vá pra bem longe....
Vá i cintilando o mar azul....
Só quero que vá....
O luar é todo seu...
O sol e todo seu...
Observe poesia....
Além do teu explendor...
E além do teu olhar...
Existe um lugar que é todo seu...
Vai pelas galáxias...
Vai pelo espaço onde o fim não existe....
A cada instante...
Mergulha nos meteoros...
Traga-me o essencial pros meus poros...
Oh poesia viajante...
Não seja tão relevante...
Segue adiante...
És toda vibrante...
Na brisa da tua viagem...
Derramo-te em cada paisagem que vejo...
Vai contagiando...
Vai proclamando...
Na plenitude dessa simples resenha...
És o cenário da minha imaginação...
Essa sombra que tu meu causas...
Fico em um abrigo de força tamanha....
Teu mistério com a chuva...
Caí e rega as plumas do meu pranto...
Verdejantes cortejos...
Absolutas espumas no imenso Mar....
A águia marinha...
Voa baixo em tua superfície...
Golfinhos salteiam....
Felizes com sua presença...
Oh escrita chorona....
O norte de sua zona...
Madrigais e colossais....
Tal verso do vento...
Tal vento dos tempos....
E na penumbra desse teu olhar....
Me fascino com a tua melodia...
Vibras porque sabes vibrar...
És tu que encanta...
Em cada inspiração minha....
Nesse belo Sol que te abrange....
Horizonte pra quem tem olhar....
Com teus gritos e murmúrios...
Vai tonalizando um colorir azulado..
És realmente tu...
O mistério do meu pensamento....
E não há quem possa...
Isso me explicar...
Tu...
Sabes disso...
E é por isso...
Que peço que vá...
Em busca de resposta...
De todo esse meu inspirar...
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Gerônimo
(Nos Estados Banidos da América
a Narrativa de um Nativo Americano)
Poderia ser um índio anônimo,
Impetuoso em seu frenesi,
Mas consagrou-se como São Gerônimo,
Salvador dos Apaches, protetor dos colibris.
Cravejou bravamente tua adaga,
Nos que violaram teu brio.
Ele não foi um índio anônimo,
Ele tinha um nome, Gerônimo !
Presentearam-no com usura,
Na fúria que se sucedeu,
Vinte anos de clausura,
Por um crime que não cometeu.
Colonizador ávido em louros,
Gerônimo perdido em apuros.
Nas Planícies erigiriam condomínios,
Ceifaram os espíritos de sua linhagem,
No deserto levantaram um cassino,
As Doutrinas escoaram pela margem.
Porventura não tornou-se um engano,
A narrativa de um nativo americano.
Toda vastidão de uma peleja épica,
Ocorrida nos Estados Banidos da América.
Ele não foi um Índio anônimo,
Ele tinha um nome, Gerônimo !
A esperança vive
Ainda que tenha cedido as propostas mundanas.
Mesmo que as atitudes tenha sido insanas.
Em algum momento.
Em um estalo.
Em um instante.
A realidade que o espírito do senhor manda.
A esperança vive
Pra vencer a droga.
Pra vencer o pecado.
Pra não ser condenado.
O que se busca.
O que o pecado ofusca.
O delírio alucinante.
O ombro de um errante.
Pesada bagagem.
Mas existe um porto seguro.
Ânimo.
Disposição.
Fé.
Um pensamento maduro.
A esperança vive.
No coração humilde.
Na simples perseverança.
No anseio e brio.
A imagem de uma criança.
É galgando se proporciona.
Um encontro.
A esperança vive.
Espírito que se doma.
Santo, santo o nome que liberta o coma.
Giovane Silva Santos
F A M I L I A
Se não encontrares apoio no seio de sua família, não encontrarás em outro lugar, pois ela é a base de nossa existência, e por mais temperamentais que eles sejam, na medida do possível, tais desavenças resultarão em satisfação, ao apoiar ou ser apoiados com sentimentos sempre prestativos e sinceros. Sua solidão deixará de existir quando estiver no calor desta união familiar, pois encontrarás sempre nela aquele refúgio para todas as suas angustias. Nossa gratidão a Deus por uma família unida sempre será mais importante do que qualquer prêmio ganho. Nem só de festas nossos corações se satisfazem e nos aproximam de todos, mas sim daquela certeza, que podemos contar sempre com eles. Podemos morar a qualquer distância, termos boas ou más condições para alguma aproximação, e ainda termos até alguma pequena mágoa causada pelo ultimo encontro que, mesmo com tudo isto, pelo menos no final de cada ano, todos se mobilizarão para este reencontro tão aguardado por todos. Independente da ambição de qualquer outra riqueza que poderíamos sonhar ter, a construção de uma família com estes moldes, ricos em sentimentos, já nos bastaria para toda uma vida. Não importa os problemas complicados do cotidiano de cada um, o que realmente importa é sabermos que temos em nossa família aquele amor incondicional que damos e recebemos, que não julgam, mas sim, compreendem e apoiam. Família é antes de tudo, é um legado da vida, é aquele amor que nos dá força para superar todos os desafios, pois sabemos que eles sempre estarão torcendo por nós. Não importa o tamanho deste universo infinito, ou deste imenso planeta, mas sim aquele cantinho efervescente de bons sentimentos que abrigam sempre este meu pequeno mundo familiar. Obrigado pai por tanta glória, espero merecer, pois me conheces mais que eu.
(teorilang)
A R R E P E N D I M E N T O
Neste mundo conturbado que estamos vivendo, temos que prestar atenção naqueles que confiamos. Se perdermos a confiança por decepções sofridas, acabamos por desacreditar, de vez, em todos. Temos que saber quem realmente merece nossa confiança para não os penalizar, influenciado pelos que não merecem. Nem temos que nos arrepender por confiar em pessoas erradas, mas sim por não ter aprendido com a dolorosa lição sofrida, anterior. Porém tal sentimento deixa de ter seu verdadeiro significado quando as reincidências acontecem. O arrependimento pode ser benéfico ou não, pois no futuro poderemos estar mais arrependidos por decisões não tomadas do que pelas concluídas. Diante tais premissas, deixemos de vez os receios ou medos de lado, para vivermos a emoção das novas opções, pois o pior dos resultados, não seriam os erros cometidos, mas sim a incerteza de que eles poderiam ter dado certo. Arrepender-se é um direito de todos, porém mudar de atitude para fazer melhor, passa a ser sua obrigação. Desvencilhe-se, pois, das amarras deste sentimento que agora te envolveu, já aprendestes com ele, liberte-se agora para usar tais lições, e conquistar assim, o seu próprio mundo.
(teorilang)
A T I T U D E
Não se acomode tanto para a vida achando que não poderás mudar seu destino, pois este destino irá acontecer de uma maneira prazerosa ou sofrida. O que vai definir isto serão suas atitudes certas. Para que alcances a felicidade, suas atitudes terão de serem levadas mais em conta do que as simples circunstâncias que te rodeiam. Estará somente em você a decisão de uma mudança de atitudes, o que significará, também, como consequência, uma mudança radical de rumo para a sua vida. Sem atitudes, nem todos os sonhos do mundo,
ou aquela riqueza de sua imaginação, e ainda, somando-se a isto, sua grande fé, poderão ter algum êxito na concretização total de sua ideia. Você pode comparar muitas pessoas com as mesmas situações para alguma realização como, condições, recursos ou inspirações, que o resultado final só premiará aqueles com as devidas atitudes aplicadas. O sucesso e as atitudes, mesclados com aquele sentimento da necessidade de algum sacrifício se completam, pois para que uma sobreviva a outra jamais poderá deixar de existir. Até o penoso arrependimento por atos passados que nos fere a memória poderá ser amenizado, se tomarmos, logo que possível, a atitude correta para ceifarmos de vez, o prolongamento deste sentimento cruel. Lembre-se, as cicatrizes serão inevitáveis, porém elas só irão realçar a importância e a atitude ferrenha do combatente em seu campo de batalha da vida.
(teorilang)
quanta expectativas:
o terno era sempre o mesmo. os sapatos, a camisa e a gravata também, mas que importância tinham estes detalhes?
era sábado e ia ter baile com orquestra. Isto sim, importava
e como importava.
//melhor esperar uma música lenta. logo a orquestra toca.
a expectativa, a espera de um olhar e o convite: -"vamos dançar?
a garota na frente, aqueles passos meio atrapalhados pela emoção ia seguindo os delas, enfim o contato. a musica quase não importava, desde que demorasse bastante . e aí, por um tempo, o mundo deixava de girar. mesclas de perfumes exalados dos corpos. palavras sem sentidos, ditas em silêncio. a pulsação dos corações que traiam as intenções.
amanhã, quando eu acordar, o perfume dela ainda vai estar comigo .
quanta saudade ./i
S O R R I A
Se quiseres aliviar-te das pressões e decepções da vida, anseie para que seu pranto seja a solução, porém se esta opção não ajudar, inverta a ação, esboçando um lindo sorriso, pois sua reação frente ao sorriso de outros, como resposta, irá tirar-te, de forma imediata, a metade deste peso que te curvavas e feria. Nada supera a beleza de um sorriso espontâneo e sem nenhum motivo aparente, leve e descontraído, dirigido a nós, e prontamente correspondido, mesmo sem conhecer a razão, pois este sorriso, desprovido de qualquer intenção, será sempre entendido como, a sinceridade do coração. Porém nem o sorriso ou todas as lágrimas poderão representar sempre alegria ou tristeza. Muitas vezes os sentimentos que nos levaram a tal ação simplesmente misturaram-se ou confundiram-se. Mesmo que seu sorriso possa até mudar opiniões repentinas, cuide-se para que tantas opiniões juntas não modifiquem sua naturalidade. O tempo não perdoa, porém se as rugas e os sinais de expressão causados pela idade forem até mais intensos, mas que tenham sido causados por longos sorrisos e gargalhadas pela vida afora, entenda tais expressões como troféus merecidos por esta jornada vitoriosa, onde seus sorrisos superaram, com louvor, todos os seus prantos. Se colocares a alma em seus sorrisos, desarmarás qualquer tentativa de contaminação frente ao mau humor, e aos maus intencionados. Quando não souberes o que dizer para consolar alguém, apenas sorria e faça com que alguma lágrima furtiva complete esta cena mágica. O sorriso nem sempre irá revelar felicidades, mas uma coisa é certa, irá vencer a infelicidade, porém, em seus atributos, ela poderá ser também uma expressão de amor, ou uma arma oculta.
(teorilang)
A M I Z A D E
Amizade e distância, nada poderão ter em comum, pois amizade transcende à distância, tempo, condições climáticas, monetárias e posição social, igualando-os todos numa mesma afinidade. A verdadeira amizade, diante os possíveis impedimentos acima, revertem-se para o crescimento na intensidade, pela saudade. Depois de anos percebemos que não importa as diferenças particulares que sofremos durante o tempo, e o que foi acrescido em nossas vidas, mas sim aquilo que já existia preso às raízes profundas, que continuaram a dar frutos, mesmo sem o cuidado de um cultivo diário. Ter poucos amigos também não significa ser antissocial, ser isento de sentimentos que nos leve às afinidades, insensíveis ao carisma que, muitas vezes uni mais que um casamento. Mas sim já ter se identificado mais com estes poucos, porém sinceros, mesmo diante tantas opções desde a época do colégio, que normalmente é onde tudo começa. Se nos sentimos naquele clima onde um amigo ou vários, duplicam conosco todas as suas alegrias, mas em face das tristezas destes, sentimos por eles e com eles, dividimos também este fardo, que grande importância teriam outras peculiaridades em nossa vida? Sim, novos amigos seriam muito bem-vindos, porém preservar os velhos, não tem preço, mesmo porque até o ciúme poderia se fazer presente nesta nova situação, onde já nos sentíamos eternos cumplices pelos segredos mantidos e as intimidades reveladas por esta confraternidade instituída. Tais amizades se fazem por acaso, porém nada se permanece por este simples motivo. Nenhum tesouro poderia valer mais que uma verdadeira amizade. Um amigo se faz rapidamente, porém a amizade pode levar anos. Nesta comunhão qualquer momento difícil se tornará tolerável, e os bons, inesquecíveis para sempre.
(teorilang)
DIVÓRCIO
Parte I
Antes, inseparáveis. Amizade incontestável, que, aliás, nunca acabará.
O casal vinte, por todos, amado, admirado.
Amigos de infância, namorados, noivos, casados. Uma bela história, no fundo algo de errado.
Dezoito anos, tantos planos, tantos danos. Aprendizado, parceria, fomos felizes…
Com o tempo, para você, transformei-me apenas em um objeto de cuidados…
Durante toda a nossa história, nós nunca brigamos, sempre conversamos.
Eu paciente, tentando diálogos e saídas, e você silenciosamente me enganando. A mulher em mim, entristeceu-se, emudeceu-se, sofreu por anos, resignada.
Cheia de princípios e valores, fechei-me em mim. Bombardeada por dissabores. Sem amor, paixão, sem chão, cheia de esperanças em vão.
No entanto, nada é eterno. Nem um amor tão desprezado.
Com o tempo esvazie-me de você, e quis vomitar-te de mim.
Toda aquela dor concentrada na alma, e a minha sempre estranha calma.
Agora separados, há poucos dias de um divórcio por mim já desejado…
Você chora dizendo que sempre me amará… que como eu, será difícil de encontrar… Não, não sabes o que dizes, continuas o mesmo farrista.
Eu já não o amo mais. Mesmo que tivesses mudado, não me terias mais ao lado. Espero que cresças, amadureças, aprendas a amar.
Só assim, significarás sua vazia existência!
A vida não acaba quando perdemos um “eterno” amor.
Ela continua com o amor-próprio.
Abrindo-se a novos ciclos duradouros ou não.
Porque o viver é dinâmico, e ficar parado esperando que o outro mude,
será como se já tivéssemos morrido há tempos.
Que venha o fim, do que há muito já findou.
DICIONÁRIO DE PERNAMBUQUÊS I
Cara chato é “cabuloso”.
Muito bom é “arretado”.
O bobo é “abestalhado”.
Tá em gangue, “galeroso”.
Se não presta, é “seboso”.
Tava ausente é “fuleiro”,
o mesmo que “farrapeiro”.
Tá por fora é de “borestia”.
Irado, “tá com a moléstia”.
Mau pagador é “xexero”.
O PODER DA SAUDADE - parte I
A saudade,
Feito Tsunami, feito mar revolto,
Feito ira de mulher traída,
Hoje invade-me, earranca de mim,
Sem anestesia, asangue frio,
Os amores sem raízes
As paixões incabíveis
Os encontros possíveis...
ODE AOS INIMIGOS I
Obrigado, por me conduzires enganado,
Seduzido, alienado, bem-tratado, apaixonado...
À beira do abismo... (e de lá me empurrar...).
O que não sabias, e hoje sabes,
É que o Criador tem o poder de ressuscitar...,
Ou seja, de tantos mequetrefes como você
Fazerem-me cair... E Deus me levantar,
Aprendi a Nele sempre confiar
E, hoje, pela fé, sou até mesmo capaz de levitar...
Inobstante livres.
Embora controversos e aquém do que nos imaginamos,
Inobstante, somos livres a trocar lentes e nos resignificarmos.
Embora opaca existência e nada parece com o que transparece.
Inobstante, somos livres a encantar com inédito, virginal e irrepetível.
Embora inserte num ensimesmado cipoal das divagações,
Inobstante, somos livres para burlar as nuvens que turvam percepções.
Embora boçal e o furbesco estimule desprezo pelo mundo,
Inobstante, somos livres mitigar a fissura do que poderíamos ter sido.
Embora o gabola estriba-se em apequenar-te ou reduzir tem seu valor.
Inobstante, somos livres as insígnias da nossa potencialidade intelectiva.
Embora iminente o desalento de estar dentro e fora ou estar sem estar.
Inobstante, somos livres a não aquiescer ao sofismo e vieses arbitrários.
Embora recorrente torpor inebriante da repetição sem sentido,
Inobstante, somos livres ao recuo crítico longe de quem não se espera nada.
Embora transcorra altercação do pode não pode e portas fechadas,
Inobstante, somos livres ao sinal do divino onipotente em caminhada.
Embora amiúde coercitividade social a qual enseja ideia de abnegação,
Inobstante, somos livres a granjear ousadia jogando luz na percepção.
Malgrado aos desprazeres, angústias e desencontros de existência,
Inobstante, somos livres a transpirar excelência e quão gratificante transcendência.
À você
À você dei o meu coração destilando o melhor da chuva, em um dia de verão
À você toquei o infinito, me inspirei no horizonte e deitei no meu destino
Por você dei sentido aos meus talentos, talhando os meus momentos com o seu empoderamento
Porque à você, lhe dei voz, nos sentimentos entre nós e que nos fazem amar.
Entre os gomos da vida vou pintando com alegria
A esperança de todo dia de amar com palavras desmedida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp