Poemas de Escuridão
Se decidires ser lume, esteja pronto para enfrentar a escuridão.
Ser 'lume' é ser tipo uma luz, que dá esperança, conhecimento ou inspiração, sabe? A 'escuridão' é mais como o desconhecido, o medo ou a dúvida.
Passei quase 3 anos de escuridão
Em 3 segundos que passei te olhando
Toda essa escuridão
Se tornou meu último plano
Em 6 meses que passei tentando
Você não precisou fazer nada
E também não me causou engano
Hoje volto ao antigo ponto
Escuro e solitário.
Por que você tem medo do escuro, se é a incerteza da escuridão que torna os seus dias tão brilhantes e quentes?
Por que você teme o amor, se é o amor que prova a você que todo o ódio não irá prosperar?
Por que você teme a dor, se é a dor que te ensina pelo que vale a pena viver?
Não se envergonhe da lágrima que cai, pois a lágrima desenha na sua face a verdadeira face de Deus.
Então chore e sofra, querida, porque você vive e viver é sofrer, viver é amar.
E é por isso que você teme, porque você sabe que desprezar a vida é negar o grande presente de Deus, e você não quer ser ingrata.
Se você deseja aprovação, apenas viva, amor, porque sua imperfeição é tão linda, tão tentadoramente linda, que jamais deixará de existir.
Então não tema o escuro, porque ele jamais poderá prosperar na presença da sua luz.
Viva, amor!
A super lua
Ao anoitecer algo chamou minha atenção
Eu vi uma super lua clareando a escuridão
Era meio diferenciada das que vi no meu Sertão
------------------------------------------------------------
Tinha capa de heroi com brilho de superação
Até pensei que vinha salvar a população
Que anda agoniada com tanta corrupção
------------------------------------------------------------
Fiquei impressionado com muita adimiração
Bati até um retrato para comprovar minha visão
Para depois não dizer que é tudo minha invenção
'Sou
//Mudo//
//Mundo//
//Confuso//
//Patético//
//Hermético//
//Concomitante//
//Escuridão//
//Horizonte//
//Imensidão//
...'
'A CAIXA'
Debaixo da caixa,
existe uma sombra.
Debaixo da caixa,
só há escuridão.
Debaixo da caixa,
tempestade habita.
A caixa é vazia,
não tem coração.
A caixa é enorme,
ausente de pé.
A caixa é clemente,
ela tem pouca fé.
O grito da caixa,
é desesperado.
Sempre lastimando,
ela chega de lado.
A caixa milagre,
sentindo fadiga.
Plantando sementes,
ela não tem comida.
A história da caixa,
é história não lida.
A história dos homens,
é bem parecida.
'ESCURECER'
Açoite.
Pernoite.
O céu estufado.
Corre José!
Vislumbra a escuridão,
Violenta e cortês,
Exausta o coração.
Berra!
Vocifera!
Adormece as crianças,
Na cama doente.
Sem castiçal,
Anjos devoram,
O sonho mortal.
Suplica demônios.
Aluvia as igrejas.
Desaponta o acaso,
Há tempo na vida!
Peregrina...
Corre José!
Foge morfina!
A cada escurecer,
O coração grita vida:
Vem! Vem! Vem!
Aqui! Galgas o peito.
(A escuridão)
A escuridão da minha noite mais densa, aquela que parecia interminável, finalmente encontrou uma brecha de luz na sua presença. Por tanto tempo, fui cativo de um isolamento solitário, mas agora percebo que estava de olhos fechados para as possibilidades que a vida poderia oferecer. Agradeço profundamente por você estar aqui, por ter me mostrado um caminho diferente e por ter me dado a coragem de me abrir para o mundo. Às vezes, tudo o que precisamos é de alguém que nos ilumine, mostrando que a escuridão pode ser dissipada e que a vida guarda belos momentos quando permitimos que eles aconteçam.
Na essência da liberdade, nem pavor nem escuridão.
Faço das árvores muralhas...
O céu é meu teto, a lua meu lustre,
Estrelas arandelas.
Mãe...
Por que existe a escuridão?
Para que possamos saber quem realmente brilha, menina...
E por que as estrelas brilham?
Para acharmos o caminho para casa.
PLÁGIO
.
O artista que cria
Música, arte, poesia
Ilumina a escuridão
Mas aquele que copia
Segue a lanterna que alumia
Mas que está em outra mão.
.
Quem copia não inova
Apenas aguarda coisas novas
Vindas dos artistas criativos
Para furtá-las sem escrúpulos
E assim mantém minúsculos
Os seus neurônios inativos.
.
O plágio é recurso do incapaz
Que se esmera sempre mais
Em tomar o que não lhe pertence
Mas para quem é plagiado
Não vale a pena ficar indignado
Porque só se copia quem está à frente.
.
Deixe que os que plagiam
E que assim se saciam
Sigam copiando tudo
Porque chegará o momento
Em que olharão para dentro
E não encontrarão conteúdo.
.
SUFOCANDO MATIZES
Na escuridão do Universo,
em meio a tantas Estrelas
Lá vem mais uma sinuela,
apontando no mundo,
Peleando com a vida,
batizada de Luz,
Num horizonte surrado,
mal sabia sua Cruz,
Mas que sina vivente,
a escuridão precedente
Das águas puras do ventre,
logo ali de repente
Mal saído do ninho da choca,
Tal sina lhe toca
com seus matizes sombrios
Não se fala do frio
desse pago gelado
Há falta de amor
de quem está do seu lado
Que considera normal
um irmão mal tratado
Brutal defensor
das causas do agrado
Desde que seu lombo
não fique lanhado
Prisão sem grades,
precisa ser libertado
A justiça profana
não tem demonstrado
Sinais de mudança,
dou de mão no meu trago
Embriagado que fico,
sigo anestesiado,
Testemunho covarde
do Negro esgoelado,
Clamando à vida,
num humilhado socorro
Que retornem os bravos,
a libertar os escravos,
Pois é dentro de si
o maior dos estragos,
E que o aperto dos joelhos
seja pra reza,
Enveredando a tropa
a todo aquele que preza
Sair do discurso
e reconhecer com fervor
Um irmão verdadeiro,
independente da cor.
CEPA FRATERNAL
Perdido qual escuridão das matas
Eis o homem que aqui ancora
Imperfeições que lhe são natas
Nesse Campo Santo cabe agora
Abrir picadas em busca da clareira
Caminho de Luz, afia bem teu facão
E no topar com alguma aroeira
Benzedura pra evitar uma "grosseira"
Segue firme no rumo da Fronteira
Escuridão e Luz, zona cinzenta
Índio taura não se afugenta
Bimbarreia tua coragem
"Com tudo" pé no chão
Apoia bem a tua base
Na segurança de um Irmão
Evoluir sempre é preciso
Sem andar na contramão
Nada te basta nessa senda
Labuta diária em oferenda
Tanto embaixo quanto em cima
O calor do malho ensina
Do Trabalho não te afastas
Pois assim reforça o cerno
É no exemplo que se arrasta
Para um Pago mais Fraterno.
(Alfredo Bochi Brum)
DESPERTO
Vazio na escuridão
Estridulando o sono
Medos em prontidão
Da paz eles se adonam
Invocação de Força
Aos céus levanta as mãos
Anseios vão à forca
Numa genuflexão
Lá vem mais uma aurora
Vai engolindo as trevas
Com Fé renova agora
Porvir de novas eras.
DESAFINADO
Tudo sem razão
Nenhuma conquista
Paz na escuridão
Sem ser masoquista
Só imensidão
Um equilibrista
Meio sem noção
Crente no irmão
Vá ser musicista
E troque o tom!
CATACUMBA
Há uma dor tão profunda
Que a escuridão inunda
Mais baixo mais afunda
Vai dobrando a corcunda
A má fase retumba
Na esperança fecunda
Saia da catacumba!
I N S Ô N I A
Já não suporto mais as noites vazias, vagando como um zumbi na escuridão. A insônia me rouba, tira meus sonhos, leva minha tranquilidade, sequestra meu sono.
Não sei como lutar contra ela. Preciso, ao menos por uma hora, afundar no descanso, encontrar paz em um sono tranquilo.
Meus dias são um fardo, me arrasto, dormindo em pé, carregando o peso do cansaço. A insônia não é apenas um tormento, ela é minha pior inimiga.
Mergulhados na escuridão, um dia cansados de sofre, a humanidade pouco a pouco irá submergir em direção a Luz para trilhar novos caminhos.
Não Mudaremos de uma hora para outra, mas a conscientização que devemos fazer-lo desde já é de primordial importância.
A Luta é diária, mas os resultados serão logo vistos por aquele que se coloca a trabalhar em beneficio de sua própria transformação.
Ao chegar, seja a Luz que dissipa a escuridão.
Ao ficar não seja problema, mas sim solução.
Ao sair, deixe boas lembranças e não frustração.
A Luz que transforma…
Há momentos em que a escuridão parece dominar, envolvendo tudo em sombras densas e impenetráveis. Mas há uma luz que irrompe, poderosa e inevitável, anunciando um novo tempo. Essa é a visão apresentada por Isaías: uma luz que não apenas dissipa as trevas, mas revela a glória do Criador, transformando destinos e atraindo todos os povos para sua fonte. As nações, antes indiferentes, agora marcham em direção àquele que resplandece, trazendo riquezas, ofertas e reverência, reconhecendo a majestade divina.
Este chamado à luz é também um chamado à ação: levantar-se, brilhar, ser um reflexo da glória que vem do Criador. Não se trata de triunfo material apenas, mas de uma renovação espiritual que transcende fronteiras. Os filhos dispersos retornam, reis se curvam, e tudo converge para o louvor do Altíssimo. É uma promessa de restauração e um convite para participar de algo maior, para ser parte de uma luz que transforma o mundo. Assim, fica a pergunta: estamos prontos para nos erguer e deixar essa luz brilhar através de nós?
