Poemas de Compreensão
Há dias assim... basta você segurar minha mão e eu compreendo a mágica que você faz. Você transforma o nada em tudo e um tudo inesquecível.
Ao observar-te minuciosamente consigo ler-te e compreender o que se passa dentro de ti e a sua volta sem que as suas palavras traduzam os seus pensamentos.
Se não reconhecermos que a realidade é muito mais densa e complexa que nossa capacidade de compreensão e que ela é mais ampla do que nossa disposição para entende-la, jamais poderemos romper os limites da nossa mediocridade essencial.
“Eu ando muito triste ultimamente. Queria alguém pra me abraçar e me compreender, não precisa dizer que me ama e essas coisas, só me ouvir.”
A dor fortalece, o amor transforma e o ódio compreende a dor e o amor, mas os ignora. “Só quem conheceu o amor pode odiar”. Quando se ama de mais o amor trasborda e sai em forma de lagrimas. Mas o ódio e´ veneno doce que satisfaz todos os sentidos, e toma todos os espaços da alma.
A solidão que há em mim, incompreendida por muitos e compreendida por poucos, é a mesma que me silencia quando me perco na multidão...
Ao compreender o vazio revivi a história da minha vida. Abandonei o que estava na frente e o quê deixei para atrás e, segui livre sem coração.
Que em cada entardecer possamos ter a sensação de que não foi em vão amar e compreender o outro, assim como ter sido amado e compreendido.
Perceber a realidade tal qual ela se apresenta aos nossos sentidos e procurar compreendê-la a partir de suas razões seria tão só e simplesmente o tal do realismo. Agora, quanto sentimos e reagimos a tudo a partir de imagens que nos são sugeridas por palavras extremamente carregadas de emoções epidérmicas estamos diante do dito cujo do histerismo que, no Brasil contemporâneo, é celebrado como consciência crítica. E põe crítica nisso.
Posso compreender um rico ou cidadão de classe média que relute em abdicar de seus confortos sociais em prol da remediação das desigualdades. Mas é impossível entender o pobre que, vivendo as piores das condições, lute para mantê-las.
Sábio é aquele que compreende que nossa vida aqui na terra é,nada a mais nada a menos que,a busca constante pelo nosso verdadeiro eu,uma preparação para a morada eterna.
“O perigo das paixões são suas traiçoeiras e implacáveis armadilhas. O Amor é compreensível, pacífico e paciente. A Paixão não!”
A ignorância jamais vencerá o conhecimento.A tolice,jamais compreenderá o juízo e as trevas nunca chegarão a ser luz!
Sei que és um homem bom e que só a ti pertencem as lições da tua vida.
Ainda não compreendo muito, mas podes dar-me a mão e eu caminharei contigo a tua jornada.
