Poemas de Angústia
Noutr'época redimido, amedrontado e fútil,
Instalei em minha angústias alheias das quais não precisava.
Vive, senti, morri e renasci, e ainda era inútil,
Rodas em Marte, anéis em Saturno e nada amava.
Oxum
Você és o encanto em minha vida
Oxum, minha mãe
Só tu sabes das angústias vividas
Eu lhe sinto
Toda vez que me canso
Toda vez que tropeço
Toda vez que canto, Yabá
Toda às vezes que rezo
E você me escuta
Pois, sinto seu perfume
Doce como tu és
Sinto o seu toque
Seu abraço
Ouso até os seu idés
E quando repouso meu ori
Uma coisa grita em meu coração
"Não foi bom hoje
A vida é assim
Confia, filho em mim
E não desanima não".
Então eu levo fé
Levo, para todos os cantos
É que nasci do ventre de Oxum
E lá eu aprendi
O quanto amar é um encanto.
o ponteiro marca doze
fiz da folha em branco, vigília.
e a vela que risca essa angústia
e o escuro sintático de objetos
de nada aterra mais
uma alma sem teto.
não há como conjugar
a solidão.
Os sinos dos dias badalam
nos meus ouvidos incautos,
torturando de angústias todos os meus sentidos.
O tempo é Ortodoxo de si mesmo,
não abre mão de seu açoite.
E nas noites em que trôpego, venero garrafas de vinho, anestesio os efeitos do castigo impiedoso que este velho carrasco invisível me impõe.
Brasil, a angústia do Brasil e a minha
Quem mediu esse termômetro, porque associar esses dois corpos, talvez pela febre emergir tanto no coração do estado quanto na minha mente, parece uma condição meramente, eu, eu grito quando sou ferido, meu estado geme por esse desvio atrevido, ora, ora, um cansaço descomunal, toda vida e todo tempo são conflitos, batalha dos aflitos eu e meu Brasil, eu navego no pecado, meu caráter é um galho que sacode, sou tentado pela sedução do pode não pode, sou uma porção de ambição, sou sonho, sou delírio, a loucura que oferece colírio, porque minha natureza luta, viaja e anda em terrenos arenosos, clama por laços milagrosos, do qual não prático amor, chamo a misericórdia, essa mesma que meu Brasil clama, pelo desvio, pelo sistema que viaja na lama, poderia dizer que simplesmente um conserto na economia, mas o pão dessa padaria ninguém quer, uma massa desorientada, o esgoto, a Amazônia, a água, as escolas, hospitais, e o seio familiar, a desigualdade, veja quanto somos atingidos por uma bactéria desleal, a inclinação do homem para o mau, tornando o Brasil enfermo, sei que todo emaranhado precisa ser meditado, no profundo, existem fios de esperança, algumas almas perseverante, meu povo que está em guerra, lutar por essa terra, que meu coração aprenda, meu Brasil merece sorrir, uma nação gloriosa de estado e povo aí de surgir, coloco nas esferas espirituais o anseio de luta em penhor, manifestar se nesse contexto a glória do senhor.
Giovane Silva Santos
As vezes, me pego a raciocinar
sobre a tamanha irá e angústia dos meus antepassados
que vieram à liberdade de muitos, tomar
penso logo, porquê teve que ser assim?
Será que, respeita-los e pedir com educação
poderia ser assim tão ruim?
Só de lembrar, deixa a minha respiração pesada e ardente
quando o ser humano irá perceber?
Que o pior inimigo da gente,
é a própria gente?
A mente intransigente vive armada
Ela é violenta, é sim, causa angústia e causa aflição, ameaça à liberdade, é um disfarce de maldade, é uma coação, nos sertões, nos vilarejos, nas metrópoles e nas redes disponíveis, se teu grito incomodar, o poste para de brilhar, e na escuridão que só o poder possui lanterna, vem a opressão, se a mãe, o pai, o irmão, o amigo, o coleguinha da escola, estes não se apartarem da truculência, a mente ignorante, o canal da intransigência, em que a sociedade proibi pronunciar, a justiça, a liberdade quer passar, aquela professora sedenta de sonhos, o operário que tenta emergir, uma porção, uma canção de um poeta, uma classe que busca e pede, e também sacia, tornar a fornada da vida macia, aos pleitos da luta e da busca, da partilha e do doar, oh céus que eu enxergue esse Deus em todo lugar, pois aqui um povo, nação fadada, pois a mente intransigente vive armada.
Giovane Silva Santos
Dia intrigante
Ansioso e angustiado.
Um certo arrepio.
Alma atordoada.
Um calafrio.
Um pensar tenso.
Sentimento imenso.
De meditar.
De refletir.
Opinar.
Decidi.
Dias complicados.
Preocupações.
Obrigações.
Exigências da mente.
Auto pressão.
Perigoso processo.
Do homem retrocesso.
Enfim essa luta.
Que define resultado.
Que define destino.
Essa aflição desde menino.
Velhinho aprisionado.
Ainda no seio da morte pelo arrependimento.
Antes que aconteça.
Que a vida não pereça.
Surja um novo pensamento.
Alívio da alma.
Que fale a calma.
A prudência da mente.
Giovane Silva Santos
SOCORRO
Hoje senti a angústia
O desespero
A insatisfação
E o desapontar da vida.
Estou me sentindo com um furacão
Bagunçado e completamente vazio
Sozinho na destruição
Sobrevivendo em meio ao caos.
O desejo incessante
De ser alguém
De me tornar algo melhor.
Já não me reconheço mais
A escuridão tomou conta
E o que me resta.
É morrer.
Meus olhos demostram um vazio e uma angustia
Uma agonia que è viver sem paz
Sem alivio de saber que no outro dia serei feliz
Vivo uma vida de desfaçes, de ilusões e finjo para mim mesma que sou feliz
Mas dentro de mim a nostagia e a saudade me matam de um tempo inextente.
Não posso evitar
no meu sentir e falar
as angústias de um mundo
que sofre mas não sabe de que
Pensar, ver, tocar
o natural é mais real
e o normal cada dia
mais confuso é o caos
Na solidão que cada um tem
não se sabe qual razão provém
ao deitar e acordar
não se vê, mas querendo ver
Ao ajudar me completo mais
não deixo de sentir o caos
mas se dentro de mim tiver paz
cada dia me reconheço mais.
Viver com poesia, alivia a dureza
de uma realidade angustiante.
No fundo, só queremos ser inteiros,
alguns conseguem, outros fazem versos.
As vezes nos deparamos com a tristeza
correndo pela casa
A angústia de um dia mal resolvido
As mágoas que guardamos
As recordações de um passado ruim
E não paramos pra pensar que podemos trancar todas as frustrações dentro do buraco negro e seguir a diante.
Em certo momento ás coisas esfriam.
O coração aperta.
O sentimento de angústia aumenta e se enrola no pescoço e sufoca a respiração.
A solidão é só questão de tempo, mas por fim sofremos em silêncio.
Faça do que te faz mal a força para lutar. Permita que a angústia dê lugar à esperança. Reconheça que os erros constroem a essência. Tenha a habilidade de reposicionar as peças do jogo. Não existe certeza, o hoje possibilita o mundo.
(Re)use sua garra.
(Re)conecte com a sua criança.
(Re)comece sempre.
(Re)afirme o seu valor.
(Re)faça o bem.
(Re)aja na crise.
(Re)mova a âncora.
(Re)faça sem reclamar.
(Re)veja os erros.
(Re)possibilite o amor.
Reinvente-se!
Permita-se!
O Porquê -
O Porquê daquela angústia
Tão pesada, tão sofrida
Tão lenta, tão calada?!
O Porquê daquela dúvida
Hora amarga de nós dois
Sem futuro nem abraço?!
O Porquê desse silêncio
Cheio de noite, de saudade
Sem dias nem esperança?!
O Porquê da tua ausência
Minha rosa, meu jardim
Meu poema inacabado?!
E o porquê de eu estar assim?!
Alguém sabe?! Alguém me diz
Porque dói tanto este porquê?!
Ó doce mãe do céu
Alivia a nossa mente
A nossa alma 🌹
Das angústias, das aflições
Das preocupações do dia a dia
Faz com que eles vejam
A luz da esperança ao fundo túnel
Obrigado minha querida mãe
Vou criar uma história.} Era uma vez um jovem angustiado isoladamente sem enxergar a realidade dos seus sentimentos. Ascentoi-se em uma pedra numa noite fria. Uma noite de luar. Ele era tão sozinho, tão calmo, tão humilde. Tão solitário. Naquela mesma noite um senhor de idade avançada, viu aquele jovem centado numa pedra a note olhando as estrelas.
___E lhe perguntou; o que vc tem meu filho, perguntou o senhor.
___ eu não sei, respondeu o jovem.
____ mas vc está aí centado nessa pedra as horas.
____ o jovem lhe respondeu; na verdade eu estou perdido.
___ ué mas a cidade fica logo ali a frente disse o senhor.
___ não , não estou falando nesse sentido, respondeu o jovem: na verdade eu estou perdido dentro de mim mesmo. E estou tentando me encontrar , eu era feliz sorria. Tinha amigos. Hoje não quero ver. Nem está perto de ninguém. Por isso preciso me encontrar..estou aqui as horas tentando encontrar uma maneira de fugir de mim mesmo do meu negativo.
____ haaaa entendi replicou o senhor: olha vc está vendo aquelas estrelas?
____ sim, respondeu o jovem!
___ agora feche seus olhos, disse o senhor , agora abra seus olhos.
O senhor perguntou; vc viu aquela estrela quando fechou os olhos?
____ não, respondeu o jovem.
____ vc viu uma escuridão ao fechar seus olhos não foi?
___ sim, respondeu o jovem. Mas o que isso significa onde o senhor quer chegar?
___ o senhor disse; quando vc está de olhos abertos vc enxerga tudo. Mas quando vc está de olhos fechados vc não enxerga nada. Os olhos abertos significa a luz do seu positivo.
Os olhos fechados significa a escuridão do seu negativo.
Por isso vc ainda não se encontrou porque vc não permite que a luz do seu coração te guie. Vc não se encontra porque vc só pensa negativo..a escuridão no seu interior não permite que seus olhos encontre o seu positivo. Abras os olhos filho. E deixe que as coisas aconteçam naturalmente..
Leve e sutil angústia que me embala nesta hora
como uma navalha sobre a pele.
Não chega a ferir mas faz questão de me lembrar
que sempre estará lá.
Esperando...Esperando...Esperando...
