Poemas de Amigos
(Minha modesta homenagem aos amigos/as, presenciais e virtuais, que têm prestigiado ou interagidos em meus trabalhos... OBRIGADO.
SENTIMENTO DE AMIZADE
15.07.17
Márcio Souza
Amizade é um sentimento de amor fraternal.
É um constante de idas e vindas, chegadas e despedidas.
É um porto de encontros e reencontros.
Entretanto, mesmo distante, virtual ou presencial, jamais será esquecida, passe o tempo que passar.
Amizade não se mede por nenhuma unidade de grandeza, mas sim, pelo o que ela é e pelo que verdadeiramente representa,
Mudamos, ficamos mais velhos. As fisionomias mudam pelas marcas do tempo, trazendo-nos a rugas e os cabelos embranquecidos pelas ações do próprio envelhecimento.
Mas a amizade permanece viva, sempre nova e renovada.
Recordamos as velhas e boas histórias, enquanto na atualidade, protagonizamos novos acontecimentos.
Muitas vezes, por forças do destino, nos separamos por algum tempo. Mas com o próprio tempo, no final das nossas vidas lembramos, com alegrias e saudades dessa amizade, que nem o próprio tempo conseguiu apagar.
Por tudo isso e por uma infinidade de bons motivos impossíveis de se colocar neste texto é que se pode afirmar com toda segurança: " AMIGO É COISA PARA SE GUARDAR NO LADO ESQUERDO DO PEITO, BEM NO FUNDO DO CORAÇÃO"
As fotos ficam amareladas pela ação do tempo, mas as amizades continuam cada vez mais claras e sólidas até os últimos dias de nossas vidas.
OBRIGADO PARA SEMPRE PELA SUA AMIZADE!
Márcio Souza.
(Direitos autorais reservados).
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1776444279051927&set=a.550967981599569.139282.100000591160116&type=3
Hoje nós somos amigos
Amanhã talvez seremos inimigos
Hoje nós nos amamos
Amanhã talvez nos odiamos
Pode ser que o nosso presente seja inesperado
E que o nosso futuro esteja marcado
Que hoje nós estejamos juntos
Mas amanhã separados
Quem sabe o que será de nós no amanhã?
Isso é um grande mistério
Talvez amanhã teremos muitos problemas
E problemas que se tornam cada vez mais sérios
Agora o que importa é o hoje
E o amanhã nós esperaremos
A nossa amizade é verdadeira e pura
Umas das melhores coisas que você e eu temos
Doce melodia
Eramos desconhecidos mas sentíamos as mesmas sensações como velhos amigos, nossos corpos se moviam como se tivessemos a voar, ao som daquela melodia vibravamos sobres a mesmo frequência, nada falávamos mas nossos corpos se entendiam como velhos amantes, nada foi dito mas naqueles breves momentos conheçemos a história um do outro, foram breves mas sobre aquele som uma eternidade passou.
Vou lhes contar uma pequena história que aconteceu comigo.
Ja tive amizades que achei que duraria pra sempre, e amigos que nao vejo a anos mas sei que quando encontro parece que nao se passaram mais que algumas horas.
O ser humano tem uma defesa automática, chamada de instinto, necessario para sua sobrevivência.
No reino animal, Lobos nao andam com Hienas, muito menos caçam juntos, pois sabem que se assim o fizerem, apenas um lado saira lucrando com isso.
Da mesma forma, levando isso para a vida real, amizade verdadeira é para poucos, nao confunda piedade, com amizade.
Quando vc recebe um afago, nao pense que está recebendo o melhor que o outro poderia lhe oferecer, e sim que ele apenas lhe deu um pouco do seu tempo, migalhas, para que vc nao morra de fome.
Sou obrigado a reconhecer que:
Apoiando os parentes e brigando com amigos, acabei perdendo os 2.
Tirar as vendas familiares e enxergar com a luz a verdade, me fez ver o quanto o certo pode ser errado!
Entender que: ter defeito é direito de todos, me fez aprender a respeitar muito mais e preservar as verdadeiras amizades!
FAMÍLIA NÃO PODEMOS ESCOLHER, MAS AMIGOS SIM!!!
Pegue a vida mais leve,
com amigo bem humorado,
alegria é o que se deve
semear pra todo lado.
Ivone Boechat
Rapaz...
...cuide do seu relacionamento, das suas amizades, de quem fecha contigo, de quem corre do seu lado, de quem realmente te quer bem...
Você não faz ideia da quantidade de pessoas que te elogiam, mas pelas costas só aguardam um vacilo teu.
Nem todo mundo é amigo, nem todo mundo é colega, nem todo mundo quer somar, muitos só fingem preocupação para saber da sua vida e atrapalhar mesmo, então cuide...
Aos amigos que foram, e aos amigos presentes,
Sei que nossas vidas vão mudando de repente
Mas posso dizer que poucos são sinceros,
E os de verdade, carregar até o fim é o que espero.
Com o tempo que vai passando rápido demais
De alguns só me restou boas memórias
Guardar rancor só me adoecia, e isso ficou para trás
Somente quero lembranças felizes que guardei na minha história.
E sei os caminhos que cada um trilhou
E de outros, em que a linha da vida terminou
Mas não esqueço nunca dos poucos que ainda estão comigo,
E só tenho a dizer obrigado, e aqui estou meu grande amigo.
Dedos de uma mão
Feliz é aquele que reconhece em alguém um amigo, sendo esse sentimento recíproco e desprovido de qualquer outra intenção. Ele aprenderá que ao longo da vida muitos deles vem e se vão, mas Deus em sua infinita sabedoria fará a seleção, afastando de nós os que não são sinceros, pois esses não nos retribuirão, mas os verdadeiros sempre terão espaço em nosso coração, aprendemos com tudo isso a verdadeira lição que a quantidade não importa, já que na maioria das vezes os amigos de verdade serão contados nos dedos de uma mão.
"A dor não foi feita para ser carregada só;
Ela exige um laço de amizade onde o carinho
e o cuidado de um amigo se faz presente para dividir tal sensação. O elo criado entre os amigos é como anestesia, ela sempre passa e a sua dor é aliviada."
Ser amigo não é ser vidente ou psicólogo,
não é ser relógio ou o tempo,
não é ser espada ou escudo,
é simplesmente ser, no mais simples e literal sentido da palavra.
Entre amigos
Amigos: se é tão bom tê-los, porque perdê-los?
São a melhor parte de nós refletida nos outros.
Da vida os ganhamos e são verdadeiros tesouros.
Duram mais que diamantes e reluzem como ouro.
Mesmo longe, estão sempre conosco e desempenham diversos papéis.
Só eles nos dizem as maiores verdades e por isso, a eles somos fiéis.
Um verdadeiro amigo não se faz, se reconhece.
Para a vida não os afastar, um cuidado carece.
É assim porque na amizade, não existe no gostar uma obrigação.
É por isso que se diz que amigos são a família escolhida pelo coração.
Quando os amigos também são família, é bom.
Une-se o útil ao agradável.
Quando os amigos são vizinhos,
Toda vizinhança se torna mais amigável.
Quando os amigos também são amigos do namorado,
até o sair acompanhado fica mais amável.
Quando os amigos são de diferentes idades ou culturas,
a experiência é mais rica, e isso é aconselhável.
Não importa se são muitos ou poucos,
Pois diante de tamanha qualidade, a quantidade é variável...
Mas ter a sorte de viver entre amigos, isso sim é formidável!”
Set/14
Valorizar é...
Valorizar é...
Um ombro amigo,
um breve sorriso,
a fruta no pé.
Viver como pode,
fazer o que sabe,
caminho com fé.
Saudade do longe,
vontade do logo,
coragem para o que der e vier.
Andar com clareza,
viver com grandeza,
com orgulho de ser o que é.
Pisar de mansinho,
seguindo o caminho,
com todo jeitinho,
na ponta do pé.
É ouvir a canção,
com muita atenção,
reproduzindo o sol, o mi e o ré.
Chegar com respeito,
ficar porque gosta
Ao partir, nunca Adeus...Somente um até!
Amigo de verdade: demonstra!
Amigo de verdade: se importa!
Amigo de verdade: cuida!
Amigo de verdade: não tem orgulho!
Amigo de verdade: não te abandona principalmente nos momentos mais difíceis.
Amigo de verdade: é amigo e irmão de outra mãe a qual você decidiu compartilhar as alegrias e tristezas, caso ao contrário as atitudes provam quem é e quem só aparenta ser!
Meus amigos me deixam no vaco
E olha que eu nem sou tão chato
Só preciso de um abraço
De alguém ao meu lado
Amigo não é só aquele que fica por aí fazendo self contigo, levar você nos lugares bonito e etc. amigo é aquele que está presente no nosso dia a dia a qualquer instante, não precisa aparecer no momento em que a gente está numa situação difícil.
Amigo é este que tem a coragem de apresentar a seu/ua namorado/a para o/a outro/a, sem ter o medo que haja uma má reação. Saber confiar e acreditar na capacidade de seu amigo, amigo nunca deixará você cair no mesmo buraco duas vezes, ajudara há não cometeres os mesmos erros.
Amigo, amigo, amigo sempre vai te criticar por uma boa razão, não importa se estás errado, nunca sairá por aí estendendo você sobre os seus erros. Amigo nunca vai permitir que você seja magoado, nunca vai deixar cair vossa amizade por um simples erro.
Amigo ajuda você a realizar seus sonhos e alcançando seus objetivos, ele acompanhara você a cada passo que deres para não te deixar tropeçares. Amigo não vai só dizer que te ama, também vai demostrar o quanto es especial e importante para ele, vai está sempre presente quando precisares e não precisares dele.
Amigo nunca permitirá que a saudade seja o motivo do vosso encontro, nunca permitirá que o silencio fale mais alto que a vossa amizade, amigo tem um objetivo muito importante na nossa vida, muito bem que pode ser irmão. Amigo tem como finalidade de nos mostrar que mesmo sendo imperfeito, ainda temos em quem confiar e acreditar.
Amigo saberá como te ensinar a viver a vida, sem permitires que a sua vida seja feita de erros. Amigo sabe cuida, amar, proteger, ensinar, valorizar, respeitar, dar carinho, dar atenção e guiar a gente.
Meu melhor amigo.
Aquele que me ouve em todo tempo,
aquele que nunca me deixou só,
que sempre me estende a mão quando preciso.
Meu fiel amigo.
Aquele que apesar das minhas falhas,
me ensina o caminho a andar
para que eu não venha tropeçar.
Amigo verdadeiro,
que me amou primeiro desde o início
e ao passar do tempo nunca me esqueceu,
é nesse amigo em quem confio.
Meu amigo Jesus.
Um dia meu amigo me pergunta:
" -quantos amigos você tem?"
Eu fiquei calada e não respondi
E ele saio da sala, mesmo assim eu fiquei pensando no assunto por horas
E percebi que tinha amigos maravilhosos, mas mesmo assim eu sinto que vou perder eles um dia...
Amizade
Nascida de um gesto simples
Duas pessoas desconhecidas
De um mero aperto de mão
Se tornaram grandes amigas
Uma amizade verdadeira
Forte,muito sincera
Daquelas que chora junto
Não julga se o outro erra
Amizade pra vida toda
Eterna,pois não se acaba
Não morre junto com o corpo
E vaga junto com a alma
Em outras vidas se encontrarão
Não lembrarão dessa passada
Mas o elo criado é tão forte
Que a mesma será renovada
