Poemas da Terra
(Aquela Mulher)
A morena mais bonita da terra, a mais simpática, a mais que eu amo, que tenho guardada aqui no meu órgão que bombeia sangue.
Se ela fosse uma rosa séria a mais bonita que eu guardaria com todo carinho na parte mais especial da minha sacada.
É a visão mais linda que eu poderia apreciar todos os dias um após o outro sem enjoar porque sempre que a vejo parece a primeira vez.
Somente a sua presença faz o meu mundo louco ser normal, me faz ser normal, ela me faz querer ser o melhor de min para ela, é simplismente o meu fetiche preferido.
É a mulher que eu escolheria antes de todas que existem independentemente de qualquer coisa, algo como a morte pode nos separar um dia mas quero que saiba que é o amor da minha vida.
Você é a minha pretinha lindinha, que amo com a parte mais pura da minha capacidade de amar.
A criança inocente que eu era que existe bem lá no fundo dentro de min guarda você como um tesouro, o tesouro mais valioso que já tive.
A história de caim e abel ou de Abel e caim
O sol ao avistar a terra disse você será minha, então surgiu o dia e o calor ; a lua encantada com a proeza do astro e sabendo do seu alcance disse a noite, você será de minha oportunidade, então surgiu as estrelas e o brilho; o sol contente disse a lua, a tua vontade, o teu pensamento ou o seu desejo aquece o meu silêncio e expande a minha luz, tal qual a euforia que você adquire no tamanho de cada estrela....quem sabe sempre, num diálogo de um dia, podemos ser felizes, como o clima ou iniciativa de nossas propriedades, a lua então disse: "Que a gente precisa ver para crer diz o dito popular, uma vez que existe só para ser visto, se a gente não ver não há."
QUARTO DIA DE JANEIRO
Fatos históricos
Na terra aconteceria
Não se sabe século e ano
Apenas o mês e o dia
Sonhos e presságios
Milagres e profecias
Martin Luther King
Neste dia nasceria
Sputnik a nave das respostas
A terra voltaria
A pintura Guerra e Paz
Portinari a ONU doaria
A pequena queda d’água
Uma enorme cachoeira transformaria
A Lua minguante
Pra sempre Cheia ficaria
O Rio seco e perene
Permanente e corrente tornaria
A terra seca e infértil
Num chão fértil onde tudo brotaria
A vida que findava
Eternizava e renasceria
A Fé desfalecida
Numa fortaleza de alegria
Um poema de amor
O poeta inspirado faria
O sorriso e o olhar
A bela mostraria
Negreiros Neto ao mundo
A vinda de Elayne anunciaria.
Marte! A Terra do amanhã.
Marte! A Terra amanhã.
Qual das frases iremos escrever no futuro da humanidade?
MÃE GAIA (Mãe-Terra)
Gaia ama seus filhos
que exploram
mutilam
e estupram Gaia.
Gaia agoniza
arde em febre
no aquecimento global.
Gaia violentada
ultrajada chora
se contorce em dores
vomita terremotos
vendavais
urina maremotos.
Filhos egoístas
salvemos nossa mãe.
Todos viemos
todos vivemos
dela dependemos.
Autor Benedito Morais de Carvalho (Benê)
"...Eu preciso de você... como a Terra necessita do Sol para sobreviver!"
Otávio ABernardes
Goiânia, 9 de maio de 2026.
Minha terra
Sou daqui
Esta é minha terra
Terra de alegria
Terra do grito no riso
Trombetas no choro
Terra cheia de encantos
E repleto de desencantos
Sou da terra do canto do galo
O canto que nos desperta para trabalho
Do canto dos pássaros
Que me serve de terapia matinal
Os morcegos a noite
Falam-nos dos perigos da madrugada
Sou daqui
Aqui há vida
Também há morte
As crianças riem enquanto choram
E choram enquanto riem
A miséria não nos tira o riso
A desgraça não nos tira a vontade de viver
O luto é passageiro
As festas são constantes
Eu sou daqui
Aqui aceitamos a ciência
E não rejeitamos a crença
O cientista é feiticeiro
O feiticeiro é cientista
Aqui há norma há regra
O ancião é o nosso guia
A nossa piscina é o mar
O nosso jacuzzi é o lago
O nosso chuveiro é a chuva
Quando o céu decide nos regar
Esta é minha terra
Ainda vivemos da enxada
E confiamos no braço
E cremos nos deuses
Eu sou daqui
Terra de encantos
Vieram tentar usurpar
Mas esta terra nos pertence
Ela nos conhece e reconhece
Não tinham como prevalecer
Fizeram-se engolir e foram vomitados
Nesta terra andamos descamisados
Pelados e sem calçados
Temos comunhão com o solo
Fazemos amizade com a terra
Com o suor jura-se lealdade
Na morte um buraco abre-se nela
O paraíso na terra
O litoral de todos povos
Terra de sangue e suor
Rimos quando choramos
Choramos quando rimos
Sou daqui!!!
Sou de ninguém
Venho do céu
Venho da terra
Venho do ventre
Venho de cá e acolá
Sou de Deus
Sou entre demônios
Sou o que sou entre os Homens
Sou de todos eles
Venho da África
Venho também da Ásia
Venho da Europa
Venho desta raça
Sou preto
Sou branco
Sou mestiço
Sou todas raças
Nada na terra é eterno, todos temos prazo de validade
Independente de posses, cor ou credo,
todos chegaremos a aquele fatídico momento do último suspiro
e na indefinição do que realmente existe do outro lado, desejaremos então ter sido pessoas melhores.
"Seja presente como a terra
Seja intenso como o fogo
Seja fluído como a água
Seja livre como o ar
Seja tudo como o vazio"
Eu gosto de água, de rio, de vento, de cheiro de terra molhada, de olhar nos olhos das pessoas e perceber o que elas são longe de toda a loucura cotidiana.
A natureza é algo que nos cura de nós mesmos, de nossos estragos, de nossas erupções, de tragédias causadas por outros e no final por nós.
Ela nos salva de tudo e de nada.
🌻
Tudo o que precisamos agora ...é gradiosamente e apenas isso.
Casulo Efêmero
A alma, imortal e etérea,
Em casulo se abriga, exulta,
Como se na terra, efêmera,
Preparasse a sua volta.
Como o casulo que se forma,
A vida passa, se transforma,
Deixa marcas e ensinamentos,
Nos corações, em sentimentos.
E ao deixar a casca vazia,
A alma alça voo, serena e livre,
Deixando um legado para os seus,
Que ao longo da vida gerou e viveu.
Deixa para trás a morada,
E segue com a alma lavada,
Pois viveu plenamente, deixando marcas,
Nas almas tocadas, nas vidas abarcadas.
Borboleta que encanta, brilha,
É a alma que agora voa, trilha,
Transformada pelas asas do amor,
Em um ser de luz, com cheiro de flôr.
Assim, a morte não é fim,
É uma nova fase, um recomeço,
A alma livra-se do casulo enfim,
E segue sua jornada com apreço.
Que possamos entender a mortalidade,
Como uma oportunidade de crescimento,
Aprender, deixar saudade,
E viver cada momento com sentimento.
Que a borboleta de cada alma,
Deixe rastros profundos na história,
E que a morte, não seja só um trauma,
Mas uma passagem para a eternidade da glória.
CIDADÃOS DO MUNDO PELA PAZ
Poeta Brithowisckys
A Terra chora sem ter quem a console
De ver sua prole carcomida
Nas arenas e lutas inconstantes
Seja lá onde for, ou como for
Ninguém pode aliviar a sua dor
Nas tribos urbanas a todo instante
É triste ver tanto sangue inocente
Sem ter quem ao menos lamente
Aspergido e manchando o chão
Quantas pessoas fogem em vão
das lutas, guerras, facções e religiões
Vivendo em um mundo em convulsões!
Onde encontrar abrigo?
Tempestades, terremotos e maremotos
Quem pode se salvar?
Se por toda parte só vemos perigo?
Somos todos cidadãos do mundo
Unamo-nos, pois, e busquemos a paz
Se isso não satisfaz, aja diferente
Dando as mãos às nações do mundo
Semeando ternura e sendo capaz
De sermos cidadãos do mundo pela paz.
A TERRA BRASIL
Poeta Brithowisckys
Dessa alvorada crescente
Disse JK, nosso eterno presidente!
Aqui resplandece a sua Glória
Da epopeia dos bandeirantes
De uma terra chamada Brasil
De sua capital intitulada Brasília
Com seu deslumbrante céu
Resplandece como um fulgurante véu
O horizonte mais intenso e varonil
O céu mais charmoso do Brasil!
Daqui vislumbro o largo horizonte
O mais belo pôr do sol que há
Da cidade sem montanhas e montes
Reflete o esplendor de Glória
Nas águas serenas do Lago Paranoá
No mastro da praça dos três poderes
Tremula impávida a nossa bandeira
Símbolo suntuoso de uma nação inteira
De um país varonil chamado Brasil
De um heroico, povo guerreiro
Na capital do todos os brasileiros.
A MORTE PREMATURA DA ORQUÍDEA
Poeta Brithowisckys
→A terra estava seca, a grama incinerada do sol do meio dia,
Do vaso pendurado surgem tenros, bulbos tenros
levemente brotam folhas em tons esverdeados
Sinal que há vida, e ela renasce de tubérculos semimortos
Eu olhava maravilhado o espetáculo do renascimento da vida,
→Quando de repente, do bulbo em estalo dos talos
Eis que nasce, o colorido de encher os olhos
A bela flor que desabrochou no talo de estalo
A majestosa, exuberante e formosa orquídea!
→Durante dias sem interferência minha
Ornamentava a minha sala e exalava um perfume
Que preenchia o átrio de minha casa....
O tempo passou, e ela definhando se foi
Perdendo o esplendor no talo de estalo que murchou
→Meu coração ardia triste inconsolável
Com a dor tenra da triste partida,
Meus olhos vertiam copiosas lágrimas
Sem consolo com a morte prematura da orquídea.
→Hoje me resta o dúbio consolo
De ter perpetuado em flerte
A beleza iminente, bem passageira
Da flor que ostentava e desafiava
Na pele camuflada da orquídea!
81
Deus é bom, mas não te percas
Em votos ineficazes.
A Terra escuta o que dizes,
O Céu contempla o que fazes.
Augusto de Oliveira
Ateu – enfermo que sonha
Na ilusão em que persiste,
Um filho que tem vergonha
De dizer que o pai existe.
Alberto Ferreira
98
Como Espírito, eu estudo
A minha morte passada,
Se por fora mudou tudo,
Por dentro não mudei nada.
Batista Cepelos
Não confunda,
vontade de DEUS,
com permissão de DEUS.
A vontade de DEUS
é fazer na Terra o que ELE faz nos Céus,
mas DEUS permite o livre arbítrio
da humanidade aqui na Terra!
Imagem antiga do meu interior
Sossego!
Ruas de terra batida, cheiro da poeira fina, barulho de pés pisando o cascalho.
Sombra fresca do caramanchão.
Descanso da lida após almoço farto. Prosa boa ou cochilo. Tanto faz!
Na vendinha da esquina, fumo, cereais, pinga da boa, chapéus…e a caderneta do fiado.
Mães amorosas, pano branco na cabeça, levando os filhos para a escola.
Pracinha coroada pela pequena matriz de São Bernardo.
Janelas e portas sempre abertas, acolhedoras.
Na torre única, ninhos de andorinhas e o toque do sino que me toca.
Repica alegre anunciando uma boa nova?
Ou tange triste no adeus a alguém que sobe para morada final.
Que fica lá no limite da vista.
Entre a terra e o céu.
Como um aviso: É preciso apreciar, sem limites, o que o olho vê ou o coração sente.
A imagem antiga do meu interior, encanta o meu presente.
- Relacionados
- Poemas da Plantar Sementes
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Dia da Terra: frases para celebrar o nosso planeta 🌍
- Frases sobre Planeta Terra Poluição
- Há mais Segredos entre o Céu e a Terra
- Frases sobre agricultura que inspiram amor pela terra 🌱
- Há mais Mistérios entre o Céu e a Terra
