Poemas da Terra

Cerca de 10670 poemas da Terra

,Eu sei que o dia virá
Quando minha visão desta terra for perdida
E a vida se despedirá em silêncio
Eu terei partido em silêncio
onde os sonhos moram
Mas a brisa ainda sussurrará através das árvores
A viagem de uma jornada, uma alma libertada
Para abraçar o desconhecido, eternamente

Inserida por alexis_karpouzos

⁠CRISTO É AMOR

Você que aqui na Terra
Um dia viveu como nós
Você por quem eu chamo todos os dias
E não ouço sua voz

Eu sei que você me ouve
Mas eu não posso te ver
Creio em você, Amigão
Que um dia irei vencer

Aqui sempre procuro
Seguir os seus mandamentos
Tentando amar sem ser amado
E passando por sofrimentos

Essa multidão que caminha
Trazendo consigo uma cruz
São meus amigos que me ajudam
A seguir-te, meu Jesus

Às vezes, sou humilhado
Por amar-te tanto assim
Mas, se não fosse você
O que seria de mim?

Se não fosse você
Será que existiria alguém
E esses que me criticam
Viveriam no mundo de quem?

Você que não acredita em Cristo
Talvez não saiba enxergar
O brilho que tem as estrelas
E a beleza do mar

Amigão, eu não sou santo
Como todos podem ver
Mas não entendo por que perguntam:
"Cristo, quem é você?"

Sei também que você é
O pai que nos criou
Filho do Dono do mundo
Que é Deus, Nosso Senhor

Dizem pra onde você foi
Sei que está no céu junto a Deus
E não esquece nem um minuto
Desses que são filhos seus

Sua cruz ficou na Terra
No corpo de cada cristão
Para honrarmos a sua palavra
E amarmos nosso irmão

Ainda quer que você volte
E eu sei que um dia vem
Pra dizer que és filho de Deus
Nascido lá em Belém

Você virá para nos salvar
Desta vez não serás crucificado
Vai levar quem o amou
E seguiu os seus mandados

Quem fez o bem sem olhar a quem
Quem fez justiça e não usou covardia
Jesus o convidará
Para sua moradia

Amigão, peço desculpa
Se o seu nome descrevi
Sou um poeta comunitário
E disse tudo o que senti

Tenho em meu corpo uma cruz
Que é o símbolo do Senhor
Sou amigo dos amigos
E digo: "CRISTO É AMOR!"

Edvaldo José / Mensagens & Poesias

Inserida por edvaldojoseescritor

⁠Brasil, Terra Abençoada

Moro em um lugar de imensa perfeição,
Chamado Brasil, terra sem comparação.
Tem praias deslumbrantes, florestas encantadas,
E uma culinária que dá gosto de provar.
Ó terra abençoada, de paz e amor,
Brasil querido, de imenso valor.
Mas o maior tesouro não é ouro nem prata,
É o povo brasileiro, isso eu não troco por nada.
Para eles, não há tempo ruim, Sempre
disposto a te ajudar. E pode ter certeza que
se você precisar, com eles pode contar,
pois mesmo sem ter muito, fazem questão de ajudar.
Generosidade aqui não falta,
Um Brasil que pulsa em cada coração.
Ó meu Deus, muito obrigado,
Por ter nascido neste solo tão sagrado.
Uma terra tão querida, tão cheia de luz,
Onde a maior riqueza é o coração de cada vida.

Inserida por polliannapaz

⁠Eu sou o rei da minha terra
Enfrentando tempestades de poeira
Eu vou lutar até o fim
Criaturas dos meus sonhos - levantem e dancem comigo!
Agora e para sempre
Eu sou seu REI!

Inserida por Thesibolino46

⁠HOMO SAPIENS OU HOMO FABER?
.
.
“A humanidade habita o planeta Terra desde 2,4 milhões de anos atrás, através das diversas espécies humanas que já existiram. O Homo sapiens, de sua parte, constitui a única espécie humana que sobreviveu até os dias de hoje, uma vez que espécies anteriores – como a do Homo erectus e a dos homens de Neandertal – já se extinguiram há muitos milhares de anos. Os Homo sapiens existem há 350 mil anos. À parte as singularidades desta espécie, os seres humanos de todos os tipos que já existiram compartilham um aspecto que os faz diferirem dos demais animais. Eles produziram, ao longo da sua história, diferentes tecnologias que lhes permitiram mudar radicalmente o mundo à sua volta.
.
Deste modo, se é nota característica do acorde humano o intelecto altamente desenvolvido (o fator sapiens) – ao menos quando o comparamos aos demais animais presentes em nosso planeta –, o fator faber é outra das notas mais importantes da singularidade humana. Os seres humanos são capazes de construir instrumentos e desenvolver tecnologias, bem como de transformar radicalmente o ambiente à sua volta ao criar um mundo onde natureza e artificialidade se entrelaçam. Por outro lado, é sempre importante se ter em vista que as notas ‘sapiens’ e ‘faber’ do acorde humano se interpenetram: produzem uma relação, ou um “intervalo””.
.
[BARROS, José D’Assunção (org.). História Digital. Petrópolis: Editora Vozes, 2022. p.12-13].

Inserida por joseassun

⁠SOL E CHUVA

No horizonte, o sol se ergue,
seus raios dançam sobre a terra,
a vida desperta, cores se intensificam.
Mas a chuva, em sua sabedoria,
desce suave, alimenta as raízes,
traz frescor, renova o ar.
Doce contraste entre luz e sombra,
um abraço de opostos,
onde a vida se equilibra,
e a esperança floresce em cada gota.

Inserida por RapperFanti

Meu coração é teu
Amor da minha vida
Dengo que Deus me deu
Tipo terra prometida
Meu coração é teu
Teu e de mais ninguém
Cuida do meu amor
Que ele vai muito mais além

Inserida por IntoSense

⁠No céu, no mar, na terra ou aqui no chão
Vale o amor
e vale o perdão
Sem os quais
se vive em vão

Inserida por Waninharaujo

⁠Europa, Levanta-te

Europa, levanta-te! Não és apenas terra e mar,
não és apenas mapas e tratados,
és o fogo que atravessou os séculos,
és a soma dos sonhos e dos ideais,
és as vozes que clamaram por liberdade
e não se calaram diante da tirania.

Que cada pedra do teu caminho recorde
o sangue e o suor dos que ergueram catedrais,
dos que navegaram sem medo,
dos que escreveram versos de esperança
e leis de justiça.

Não és um só povo, és muitos.
Não és uma só língua, és mil.
Mas falas com uma só voz
quando a liberdade é ameaçada,
quando a igualdade é negada,
quando a fraternidade é esquecida.

Juntos somos mais.
Mais do que reinos e bandeiras,
mais do que fronteiras desenhadas por guerras antigas.
Somos a luz de Atenas,
a coragem de Roma,
a razão de Paris,
o espírito de Lisboa,
a força de Berlim.

Os tiranos nos temem porque não estamos sós.
Eles sonham com muros,
mas nós construímos pontes.
Eles querem silenciar-nos,
mas a nossa voz ecoa em todas as línguas.

Europa, levanta-te!
Ergue a tua bandeira não como arma,
mas como promessa:
enquanto estivermos juntos,
nenhum homem será escravo,
nenhuma nação será acorrentada,
nenhum direito será negado.

O futuro não pertence aos que dividem,
mas aos que unem.
E unidos, seremos sempre livres.

⁠Sertanejo, raiz profunda,
Em terra de sol e ventania,
Com a força da natureza,
Constrói sua própria mania.

Sob um céu estrelado e imenso,
A esperança sempre renasce,
Nas mãos calejadas pelo trabalho,
A vida segue, não se avexa e nem se esmurece.

Inserida por Dannyell

⁠Mulheres de coragem

Mulher que planta sonhos na terra dura,
rega com lágrimas e colhe ternura.
Mulher que tece a vida com linhas tortas,
mas faz delas caminhos, faz delas portas.

Mulher de sol e tempestade,
de riso aberto e serenidade.
Carrega o mundo em gesto singelo,
faz do pouco um amor tão belo.

Hoje é teu dia, mas sempre é tempo,
de exaltar tua força, teu brilho, teu vento.
Mulher que não para, mulher que reluz,
que enfrenta a vida e segue em luz.

Feliz Dia Internacional da Mulher.

Inserida por ramada

POSTAL
.
.
⁠Carrego comigo um postal...
Lembrança da minha terra:
minha paisagem natal!
.
Debruçado sobre a Baía,
ou de braços estendidos
(não sei bem assim ao certo),
um Cristo de Pedra abençoa
o resto do mundo em pessoa.
.
Anoiteceu no retrato...
Casas e ruas cintilam:
só há luz, não há maltrato.
.
As misérias se apagaram;
pobrezas não há mais
(sutilezas fotográficas).
.
O morro tem um colar
de barracos que são pérolas,
a avenida tem formigas
coloridas que são gente,
e a sombra deita em praias
assoalhos diferentes.
.
Carrego comigo um postal...
Anoiteceu na gravura
que a perícia de um fotógrafo
fez de um momento imortal.
.
No retrato em que nasci,
não há seres infelizes;
só há luzes de mim sorrindo,
e ondas no mar suspensas.
.
Toda coisa ruim sumiu:
a câmara filtrou tudo
na beleza de um postal!
.
Aonde vou
carrego comigo o postal...
.
Mal se forma uma conversa
sobre pátrias e valores,
exibo aos estrangeiros
a beleza de um postal.
.
– um pouco envergonhado –
... não faz mal.
.
.
[José D'Assunção Barros.
Publicado na revista Nós, vol.10, nº2, 2025]

Inserida por jose_dassuncao_barros

⁠O lavrador espera o precioso fruto da terra aguardando-o com paciência. Assim é o líder promissor ao saber que o desempenho de sua liderança será fértil e produtivo.

José Guaracir

Inserida por Jguaraci16

*"POEMA DA FORMIGA E O TAMANDUÁ"*

Em uma terra quente e seca,
Uma formiga pequena, mas corajosa, se via.
Ela estava sozinha, mas não se rendia,
Quando um tamanduá, com olhos famintos, se aproximava.

O tamanduá, com sua língua longa,
Tentava capturar a formiga, com uma mordida forte.
Mas a formiga, com sua força e astúcia,
Lutava com todas as suas forças, para não ser devorada.

Ela se escondia, em uma rachadura,
E o tamanduá, com sua língua, tentava alcançá-la.
Mas a formiga, com sua velocidade,
Escapava, e o tamanduá, ficava frustrado.

A luta continuava, por horas e horas,
Até que o tamanduá, cansado e faminto, desistia.
A formiga, vitoriosa, saía da rachadura,
E continuava sua jornada, com coragem e determinação.

Essa formiga pequena, mas corajosa,
Mostrou que mesmo os mais fracos, podem ser fortes.
E que a luta pela sobrevivência,
Pode ser vencida, com coragem e determinação.

Inserida por aldino_marques_1

A terra ensina, àqueles que escutam:
florescer não é destino,
é travessia.

Inserida por CesarKaabAbdul

Aos que Virão: V

A Terra não é herança, é empréstimo. Nossas mãos a rasgaram, envenenaram rios, sufocaram o ar com fumaça de ambição. Construímos desertos onde havia florestas; trocamos o canto dos pássaros pelo ronco de máquinas. Em nome do “progresso”, escrevemos o obituário de espécies inteiras.

Cuidado com a mentira de que destruir é desenvolver. Quem vende a natureza em pedaços não traz riqueza, traz dívida e vocês pagarão o preço. Os oceanos engasgam de plástico, o clima enlouquece, e o solo, exausto, já não nos sustenta e tudo isso enquanto aplaudíamos contas bancárias inchadas e corações vazios.

Não repitam nosso erro: a ganância veste terno, assina contratos, mas seu fim é canibal, ela devora montanhas, seca nascentes, envenena o amanhã.

Se ainda restar verde em seus olhos, protejam-no. A resistência começa quando se enxerga a vida como sagrado, não como recurso, plantem árvores onde deixamos cinzas; resgatem os rios que aprisionamos em concreto.

A natureza não pede perdão ela devolve, com juros, cada ferida. Salvem-se salvando-a. O futuro não é uma linha reta; é um círculo quebrado. Refazê-lo ou enterrá-lo: a escolha, agora, é de vocês.

Inserida por CesarKaabAbdul

Pés descalços, alma livre

⁠Pés descalços tocam a terra,
o frio da manhã, o calor do meio-dia,
o áspero, o macio, o real.

Andar assim é ouvir a vida sussurrar,
é não temer o que tem no chão, nem o olhar dos outros.
Minha mãe dizia: liberdade não é ausência de julgamento,
é caminhar sem se importar com ele.

O mundo observa,
mas o vento não carrega pesos,
só aqueles que seguramos dentro de nós.

Ser livre é deixar que falem,
é pisar firme sem pedir licença,
é sentir o chão e saber:
eu sou.

Inserida por samia_lourena

⁠Menestrel do Mucuri

No berço febril de uma terra encantada,
O verbo floresce em candura e luz.
Nas trovas ardentes de alma inspirada,
O bardo se eleva, qual astro que reluz.

Perfume que dança no vento sereno,
Na rosa que exala ternura e paixão,
Rastro de estrelas num céu tão ameno,
Beleza que acende do peito a emoção.

No manto da noite, segredos se entregam,
Nos versos sublimes de amor sem igual.
Saudade e desejo, em sonhos navegam,
No barco singelo de um bem imortal.

Arrebol que brilha nas pedras douradas,
Tesouros que ecoam em Teófilo Otoni,
Dos montes altivos às luas prateadas,
A lira do poeta jamais se abandona.

No alto do Iracema, esplêndido brilho,
Resgata a essência da vida febril.
No peito do homem, em verso intranquilo,
Canta o Menestrel do vale sutil

Inserida por JBP2023

⁠Antes de virmos para Terra, nossos destinos já estão traçados, não como masculino e feminino, mas sim como em Duna, biológico e mental (mecânico), ainda vou além, com sentidos holísticos e sacramentais.
Cair para se resolver em uma sociedade tão difusa, pode criar uma grande confusão.
Zen.

⁠NORDESTE!

Terra de céu brilhante
que o mar vagueia ao redor
sertão que segue aflorante
está cada dia melhor
se no Brasil tem gigante
o Nordeste é muito maior.

Inserida por guibsonmedeiros21