Poemas a um Poeta Olavo Bilac
Dias a dia, somente um dia que passa, se não escrever nas paginas da vida. Sua vida se torna um vazio sem legado.
“A mente da criança é um universo que absorve tudo à sua volta, um terreno fértil. Se os responsáveis pela sua formação não depositarem uma semente de qualidade, as ervas daninhas dos problemas sociais, familiares e educacionais a transformarão em devoradores de valores.”
“ O homem, é um insaciável por comodidade e se posiciona em constante estado de alerta à espera da passagem da resposta que promova o conhecimento que proporcione estruturas para a construção de um mundo ideal. Essa fome o instiga a desafiar os limites da ciência, do universo, por acreditar que o científico é a porta de entrada, de saída, o #11;escape... Mas tem o dever de não usar a vida como instrumento de experimentos, fazendo dele uma arma contra a própria vida.”
“Nossa sociedade converteu-se num covil em que cada membro traça a sua trajetória no seio de um círculo sem propósitos, em que o humano — espécie vulnerável, em constante estado de evolução — tornou-se um artista, experto em maquiar a realidade para dissimular as marcas dos fracassos.”
Se a cidadania e a ética não imperarem, a inclusão continuará sendo um mito, como consequência de uma escola que prega a profecia de que a criança aprende com a própria experiência, mas, se não cumprir o seu papel de integradora, promovendo o processo ensino-aprendizagem num ambiente agradável, esse crescimento dificilmente acontecerá.
“Infelizmente, os políticos do nosso país ainda não atingiram um grau de maturidade ou de responsabilidade para cientificarem de que a floresta, principalmente a Amazônica, é a veia de escape da vida, por ser responsável pela absorção do veneno que as ações do homem espargem na atmosfera: o dióxido de carbono e o metano. Destruí-la é construir uma fornalha que, ao atingir o seu limite de temperatura, não permitirá manutenção para reverter o erro.”
“A obsessão de que o acúmulo de dados promove sabedoria impele muitos por um caminho do qual todos se esquivam: o da ignorância, pois poucos assimilam que a informação, na era globalizada, chega na velocidade em que a buscamos,#11;mas a sapiência para aplicá-la vem num ritmo lento, em tempos alternados, em que respostas e soluções emanam do próprio eu. É a partir desse ponto que o conhecimento expõe o seu verdadeiro valor, permitindo que a sabedoria flua ostentada pela consciência de que será usufruída para o bem comum.”
“Este é o ponto em que estamos: no marco zero de um planeta sem direção, sem clima definido e sem projetos para conter os efeitos fatais do aquecimento global. E, pelo descaso dos governantes, as novas gerações, que já estão sendo educadas para consumir, encontrarão barreiras intransponíveis e poderão não ter espaço para contornarem o problema.”
“É preciso edificarmos a escola, para desmoronar um sistema falido, ignorar as utopias para suprir a carência de profissionais responsáveis, éticos, educados e atrair para a sala de aula ferramentas que eduquem por meio de métodos que não excluam; com educadores conscientes do seu papel transformador de pessoas, não de mundo, pois o mundo está em constante processo de transformação, e seu aluno é mais um com trajetória traçada. E, para que essa trajetória seja direcionada para um caminho de vitórias, é preciso que a Educação prepare humanos para acompanharem essa metamorfose; de gestores que façam da escola “tecnológica” um local de acesso desejado e de administradores que não usem a escola como cabide de emprego para cumprir promessas políticas”.
Vamos sonhar além da conta e abandonar um pouco a ideia da fria realidade e nos entregar ao que o coração pede, já que a vida é tão frágil e tudo pode acabar em segundos.
Descobri um dia que a escolha por qualquer dogma - ou me afastando de todos - apenas me aproximava de um dos extremos da corda. Concluí, portanto, que todos eles, quanto tudo o que existe, tem um pouco do muito que preciso para me situar mais perto desse ponto de equilíbrio entre os dois lados, e a ciência da vida consiste em não perdê-lo de vista!
Quer um milagre para a sua vida? Ele já aconteceu. Jesus Cristo morreu na Cruz no seu lugar. Assim, no sofrimento dEle na Cruz, levou sobre si as suas dores, os seus pecados e para sua completa alegria, também lhe deu a vida eterna. O que você precisa fazer para alcançar todas essas dádivas? Acreditar.
O amor é um sentimento profundo que entra no peito sem ter saída de fundo.
É como uma semente que nasce na gente, que brota, cresce; simplesmente permanece.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp