Poemas a um Poeta Olavo Bilac

Cerca de 305059 frases e pensamentos: Poemas a um Poeta Olavo Bilac

Entre todas as diferentes expressões que podem reproduzir um único dos nossos pensamentos só há uma que seja a boa. Nem sempre a encontramos ao falar ou escrever; entretanto, o fato é que ela existe, que tudo o que não é ela é fraco e não satisfaz a um homem de espírito que deseja fazer-se entender.

O homem: um milímetro acima do macaco quando não é um centímetro abaixo do porco.

É próprio de um herético, quer dizer, daquele que tem uma opinião particular, aferrar-se às suas próprias ideias.

Quando um escritor se transforma num clássico, já não há necessidade de lê-lo: basta citá-lo.

É muito mais contrário ao pudor ir para a cama com um homem que se viu apenas duas vezes, depois de três palavras em latim na igreja, do que ceder, mesmo contra a própria vontade, a um homem que se adora há dois anos.

No fundo, dos quarenta aos cinquenta anos, o homem ou é um estoico, ou é um sátiro.

Nós não o conhecemos, mas sentimos: existe um irmão barco para a nossa vida que leva uma rota completamente diferente.

Um homem desejoso de trabalhar, e que não consegue encontrar trabalho, talvez seja o espectáculo mais triste que a desigualdade ostenta ao cimo da terra.

Eu acredito em geral em um dualismo entre fatos e as idéias destes fatos nas mentes humanas.

Compreendo que um compositor alemão seja cerebral. O que não admito é a criação cerebral num latino.

Um banco é um lugar que te empresta dinheiro se conseguires provar que não necessitas dele.

Um verdadeiro amigo é o maior de todos os bens e igualmente, de todos, aquele que menos nos preocupamos em adquirir.

No fundo, talvez o problema da pátria não passe de um problema de linguagem! Onde quer que se encontre, aonde quer que vá, o homem continua a pensar com as palavras e com a sintaxe do seu país.

Só se pode julgar um escritor depois de terem morrido todos os críticos da sua época.

Um homem bom não necessita de monumentos: os seus atos permanecem como o seu santuário.

A ciência não é uma vaca sagrada. A ciência é um cavalo. Não o adores, simplesmente alimenta-o.

Às vezes acontece sentirmo-nos felizes por um minuto. Não se deixem levar pelo pânico: é uma questão de segundos e depois passa.

Uma obra em que há teorias é como um objecto no qual se deixa a etiqueta do preço.

Não sei como é a vida de um patife, nunca o fui; mas de a de um homem honesto é abominável.

Um político de gênio, quando se encontra à frente dos negócios públicos, deve trabalhar para não se tornar indispensável.