Poemas a um Poeta Olavo Bilac
omissão
omitir o dizer
incapaz serás de ouvir
um solido ser
que busca em são consciência
osquestrar sua melodia.
Ao olhar uma estrela
Não a vemos como ela é
Mas sim como ela foi um dia
Curiosamente algumas das estrelas que vemos aos céus
Não existem mais
Mas o brilho dela, ainda chega a terra
Assim, podemos ver como é uma pessoa iluminada
Mesmo quando se afasta
Sua luz continua a iluminar os céus
De todos que olham para cima
Um ser em seu leito de conforto aguarda o final de mais um
corriqueiro dia. De repente, uma explosão acontece, um evento é
desencadeado, tornando todo o habitual em um repentino
revolucionário estado de comoção mundial.
Este ser, chamado ninguém mais ninguém menos que ninguém, age em
torno desta anomalia em sua rotina, toma providências na
resolução do tal.
Primeiro raciocina o que deve fazer, elabora um plano, redige
regras, passos, ações.
Logo em seguida, discorda de todo o pensado diante das mudanças
na mudança, então resolve tentar outra técnica, uma mais
arriscada e condizente com o seu oposto, o famoso e temido
improviso, o aleatório, ou popularmente, o que o coração mandar.
Por fim, faz o tal segundo pensar, resolve o problema, quer
dizer, meio que resolve.
De repente, ouve um bipe, um chamado talvez?. Não, era o micro-ondas avisando que a refeição estava pronta. Ele dá de ombros,
pega seu alimento, se senta na varanda e admira o sol que mais
um dia sobe em seu altar, nos contempla e depois nos deixa,
procrastinando minuto por minuto sua saída, para nos deixar aqui,
solitários, cegos, sem a sua luz iluminada e fadados a alienação
da compaixão mundial.
Um desejo de amor
Quero ser o sol que ilumina teu caminho
Quero ser teu porto seguro de carinho
Em teus braços eu quero estar
Sentir teu amor com um simples olhar
Quero ser um navio, que atravessa o oceano só para te ver
Quero ser teu cobertor nas noites frias para te aquecer
Em teus lábios quero beijar
Sentir o desejo diário de te amar
Quero ser o poeta que tem você como sua inspiração
Quero ser teu coração que bate forte no ritmo da emoção
Em teus sonhos quero permanecer
Realizar teus desejos ao amanhecer
Quero ser a esperança que te faça acreditar no amor
Quero ser teu jardim perfumado pela mais bela flor
Em tua presença quero sempre estar
Compartilhar cada momento singular
Gostaria de um espelho que refletisse o que sou,
Que este espelho refletisse a minha cara, quer fosse bonita ou feia, mas que refletisse a verdade.
E que essa verdade fosse aberta apenas para mim, porque ninguém vai segurar a minha barra!
E se esse espelho pudesse me explicar, que ele não fosse duro demais a ponto de me matar por asfixia e nem tendencioso a ponto de me ensoberbecer, mas que fosse claro o suficiente para refletir não o que vejo, mas o que realmente sou.
E que independente do que visse, que eu fosse madura o bastante para aceitar essa verdade com a mesma serenidade que uma criança aceita uma explicação.
Mas o espelho que eu tenho mostra o que vejo e não o que sou.
É tão bom ,te amar
E contigo sempre sonhar...
Não quero mais, acordar
Se for um sonho não quero acordar...
Grumblers
Um tolo não tem prazer em entender, mas em expressar seu próprio coração. -
Provérbios 18: 2
Escritura de hoje : Provérbios 18: 1-7
A sra. Grumpty reclamou amargamente porque seus amigos pareciam evitá-la, e ela simplesmente não conseguia entender o porquê. Se ao menos ela pudesse ter ouvido uma gravação de sua própria voz, saberia o motivo de sua impopularidade. Ela sempre falava sobre suas queixas, fraquezas, dores e dores, e insistia em relatar com detalhes cansativos sua estadia no hospital.
Se você quer manter amigos, não seja um resmungão. A maioria das pessoas tem problemas próprios e não precisa ouvir todos os seus.
Em uma das igrejas que eu pastoreei, uma velha alma querida esperava que eu a visitasse pelo menos uma vez por semana. Não conheço uma visita em todo o meu ministério que eu temesse tanto quanto aquela. Toda semana ela insistia em me divertir com um recital de suas cinco cirurgias. Ela nunca expressou felicidade e alegria por sua boa saúde atual ou por sua maravilhosa recuperação, mas sempre voltava aos seus dias de sofrimento. Ela parecia "desfrutar" de problemas de saúde. Aliás, ela viveu muitos mais anos. Ela me lembra o ditado: "Uma carroça rangente durará mais tempo".
Hoje, fixe seus olhos na rosquinha, não no buraco. Compartilhe suas alegrias com os outros e deixe seus problemas com o Senhor. - Sr. De Haan, MD
Refletir e orar
Vá enterrar sua tristeza, o mundo tem sua parte;
Enterre-o profundamente, esconda-o com cuidado,
pense com calma, quando cortinado à noite,
vá contar a Jesus, e tudo ficará bem! - Bacharel
Gaste seu tempo contando suas bênçãos, não transmitindo suas queixas. MR DeHaan
Um lugar só para você
Eu o preenchi com o Espírito de Deus. . . para projetar obras artísticas. -
Êxodo 31: 3-4
Escritura de hoje : Êxodo 31: 1-11
Um pedreiro cujo irmão era um violinista famoso conversava com o chefe da construtora onde ele trabalhava. "Deve ser ótimo ter um irmão conhecido em todo o mundo", disse o executivo. Ele acrescentou rapidamente: "É claro que devemos aceitar o fato de que o talento não é igualmente distribuído - mesmo na mesma família".
"Está certo", respondeu o pedreiro. “Ora, meu irmão não sabe a primeira coisa sobre alvenaria. É bom que ele possa pagar outros para construir uma casa para ele. ”
Essa história nos lembra que cada um de nós recebeu habilidades únicas de Deus. Se nosso motivo é glorificar a Deus e beneficiar os outros, não temos motivos para ter vergonha do que fazemos para viver. Êxodo 31 nos diz que Deus deu a certas pessoas habilidades especiais para trabalhar em ouro, prata, jóias de lapidação e todo tipo de mão-de-obra para ajudar a construir o tabernáculo.
Se você é um trabalhador da construção civil, um professor, um caminhão de lixo, encanador, médico, carpinteiro, escritor, mecânico, cientista, operador de linha de montagem, secretário ou qualquer outro tipo de trabalhador cuja ocupação contribua para o bem-estar dos outros, você tem um trabalho que honra a Deus. Aos olhos dele, é uma oportunidade de servi-Lo no lugar que Ele providenciou - apenas para você. —DJD
Refletir e orar
Nosso trabalho diário é usado por Deus
Para nos ajudar a cuidar das necessidades diárias;
E o trabalho que é feito como o Senhor
dá testemunho de nossas palavras e ações. -D. De Haan
Ninguém mais pode fazer o trabalho que Deus tem para você. Dennis J. DeHaan
Fazendo uma careta
Todos nós, com o rosto revelado, contemplando como um espelho a glória do Senhor, estamos sendo transformados na mesma imagem. -
2 Coríntios 3:18
Escritura de hoje : 2 Coríntios 3: 1-18
Em seu livro sobre a história da cirurgia plástica, Holly Brubach escreve: “Eu próprio subscrevo a noção de que, quando você completa 50 anos, você tem o rosto que merece. . . . Após cinco décadas de carrancas repetidas, risadas ou preocupações, a atitude de alguém com relação à vida está gravada no rosto. ”Esse é um lembrete vívido de que todos os dias estamos fazendo uma careta que diz muito ao mundo sobre o mundo.
Embora a Bíblia não mencione cirurgia estética, apresenta o conceito surpreendente de que, se conhecermos a Cristo e passarmos um tempo com Ele em oração e em Sua Palavra, isso poderá afetar nossa aparência.
Quando Moisés desceu do Monte Sinai depois de encontrar-se com Deus, seu rosto brilhou tanto que os filhos de Israel não puderam olhá-lo firmemente (Êxodo 34: 29-30; 2 Coríntios 3: 7). Paulo comparou essa glória com a glória ainda maior que é experimentada por aqueles que têm um relacionamento pessoal com Cristo. Ele disse que estamos sendo transformados pelo Espírito Santo, que vive dentro de nós, e estamos nos tornando mais como nosso Senhor Jesus (2 Coríntios 3:18).
Embora a comunhão com Cristo não nos dê um rosto perfeito, ela pode substituir a causa de carrancas e sobrancelhas franzidas por uma paz interior que mostra a beleza de Cristo através de nós. —DCM
Refletir e orar
Que a beleza de Jesus seja vista em mim,
toda a sua maravilhosa paixão e pureza;
Oh, Tu divino Espírito, toda a minha natureza refina
Até que a beleza de Jesus seja vista em mim. - Orsborn
Nenhum cosmético para o rosto pode se comparar com a graça transformadora de Deus. David C. McCasland
O Papel do Professor
Um ser que se torna ponte
Para o conhecimento
Uma estrada que nos leva
Ao nosso crescimento
Com um livro em sua mão
Nos aponta a direção
Nos mostrando o valor
Em partes eu divinizo
Pois, apoio e valorizo
O papel do professor...
Ah... se nossos governantes
Entendessem a lição...
Que pode mudar o mundo
Uma boa educação
Seria bem diferente
Não sofria tanta gente
Criança, jovem e senhor
Nestes versos poetizo
Pois, apoio e valorizo
O papel do professor...
Vivemos uma época de correria para tudo!!!
Pare um pouco e respire fundo!
Sinta sua vida passar mais suavemente e poderá enxergar melhor o amor e a fraternidade!
Atividades Relativas
Uma artista, a física,
uma química, as consequências,
um fenômeno, o impacto,
a arte, o amor.
PECADOS CAPITAIS
Os pecados capitais?
cometo alguns...
mas sou parcimonioso
cometo um de cada vez
não gosto de fazer muitas coisas
ao mesmo tempo...
isso me cansa.
(publicada no livro: Antologia V - CAPOCAM Casa do Poeta Camaquense - 2019)
Vírus letal
Desejaria viajar pelas redes virtuais, penetrar nos polos carnais, como um vírus letal, contaminando o mundo anormal, infectando a corrente do mau, com poderio se alojar profundamente, penetrar em cada mente, a que o sistema me decifra, que alcance e tente eliminar, mesmo indo para a lixeira, se faça um arrastão, cortando o corrupto coração, cada teclado nos horizontes das redes, a inserção pelas paredes, pelas portas e janelas, cada navegador de forma singela, onde os canais possam espalhar, viralizando profundamente, a rede, a corrente, o fluxo sentindo, a poesia que provoca um hostil desconforto, no brasileiro de fardo morto, anjos da vida e criadores de conceito, escrevendo desse jeito, não és louco, não és normal, és vírus letal.
Giovane Silva Santos
