Poemas a um Poeta Olavo Bilac
Se você é uma pessoa São Tomé, tome muito cuidado!
A pessoa São Tomé é aquela que precisa ver para crer. Essa ânsia pode nos meter, no decorrer da vida em sérias confusões e até risco de vida. Eu uma vez passava por um poção. Ali já havia morrido dois meninos. Eu também era um menino na época de uns onze prá doze anos. No ver prá crer qual era a profundidade, escorreguei e cai dentro e quase morri afogado.
O que é o Amor, senão aquele estado em que faltam palavras aos poetas e sobram aspirações aos loucos.
Por tudo que a realidade não mostrou, sobraram-me os sonhos. De lá, trago-te pra mim, e nenhum tempo tem a força de arrancar tua presença. As horas se alongam e os dias lentamente atravessam a noite vazia, tomada pelo silêncio da lua. Se a distância faz a rima, tua imagem declama a poesia. Se o amor fosse uma utopia, as estrelas não existiriam e o poeta vagaria eternamente nas frias noites das desilusões. Mas, ainda bem que existem os sonhos. São eles que fazem a lua cantarolar e as estrelas brilharem todas às vezes que me ponho a te amar.
Atenção senhores governantes do Mundo todo. Eis o que o Senhor Magnânimo de todos os exércitos; Supremo Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, de todos reinos, dinastias e principados, à ELE toda honra e toda glória, de todo Universo;
manda-me volos-dizer: "Uma Nação, um Mundo, sem "ELE" no leme, no comando, está sem bússola, fadado ao naufrágio, ao precipício".
Eu não escrevo; deixo, apenas, que minh'alma transpareça em palavras aquelas coisas que estão guardadas lá no fundo. Talvez, escrever seja realmente difícil.
Eu não escrevo; expilo sentimentos em um caderno velho.
Não há Felicidade sem Liberdade, não há Liberdade sem Educação, não há Educação sem Igualdade, não há Igualdade sem Justiça Social.
Enxergar as belezas do mundo não apenas com os olhos, mas também com o coração e a poesia, faz de você um poeta ou um maluco.
A sabedoria está implícita e explícita na ótica da criação,visto que a flor e a abelha podem inspirar o poema de um poeta míope.
"Os mistérios que existem na vida, vai muito além do que supomos nas nossas limitações. Se é, que podemos chamá-los de mistérios, pra não dizer realidades".
