Poemas a um Poeta Olavo Bilac
Poeta não é aquele que tem o apenas o dom de utilizar as palavras, mas sim, com a sua sensibilidade na escrita, é capaz de transformar as mentes, que se transformam em gestos, e passar a semear o amor, a vida e a paz. É fazer das palavras a mudança em atitudes.
Não eu não virei empregada pra limpar chão dos outros
Eu virei poeta pra escrever oque se passa na vida de todos.
Não é a criatividade do poeta que dá magia à poesia, mas é a magia da poesia que dá criatividade ao poeta.
Nem o coração o poeta resiste ao luto do mundo. Ele faz arte da dor que sente, mas rasga-se ao meio a cada verso sôfrego que escreve.
A noite fria cai sobre a cidade. Chove lá fora, Pergunto à lua o que é ser poeta. Ela que por tantas noites se esconde, hoje em silêncio me responde, que é ter a vida incompleta. O Silêncio grita palavras duras e ensurdecedoras, desviei o que pude da noite, porém me deparei com a madrugada triste e solitária. As vezes tenho medo da noite, a escuridão deixa tão clara minhas imperfeições, na imensidão da noite me perco meus pensamentos viajam para lugares so meus. Minha memória cria lugares inventa histórias. Hó madrugada desta noite fria e serena, onde a lua e pequena, me deixa entrar em tua cena e me faças sonhar .boa noite.
"Não existe poeta bom nem poeta ruim. Há aqueles que são poetas e os que acreditam que são poetas..."
Ser poeta, é se condenar a própria prisão, é viver se machucando na ferida que jamais sarou. É alimentar-se da fome, é hidratar-se da sede, é tentar enxergar alegria, onde só existiu a dor. Ser poeta é reinventar aquilo que sempre existiu, e que ninguém nunca pensou.
Quer saber se sou poeta primero procure saber comu comesei pos uma frase nao depende so do resumu mas do coração de quem fez.
O poeta sempre conseguirá captar a voz do vento, seja num murmúrio de amor ou num grito rouco de saudade...
Eu morri, disse o poeta, no silêncio do meu coração, antes ele chorava, agora ele simplesmente não fala.
(...) Ainda prefiro sapear o momento cético do poeta Drummond que com sapiência dizia: " tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo", a parafrasear como um jurista dizendo: "tenho em minhas mãos sofrimento do mundo" apenas para integrar sofrimento a valores humanos...
Sempre lindo... Poeta, que magnifica sonhos, que quando se traveste de céu, nos agracia com seus encantos e faz sonhar o mundo... Magnânima criatura que com palavras tem o poder de alcançar minh'alma...
Paula Nolf de Flores
"Já ouvi o poeta dizer: "sorri quando a dor te torturar...". Pra mim, não soa bem. Prefiro o Conselho sagrado que diz: "o coração alegre aformoseia o rosto." Isto é, o riso que esconde a dor não é a melhor escolha; é quase patético. Por isso, no dia que tiver motivos para chorar, chore, não é sinal de fraqueza ou falta de fé; no dia que estiver alegre, sorri com um riso incontido e cante uma canção de gratidão. Fingir não é uma boa escolha, e Deus já prometeu que enxugaria toda lágrima. Sendo assim, quando a dor te torturar, chore, Deus estará ao seu lado."
E então o grande dia chegou. O poeta enfim pôde revelar a sua amada o que lhe sufocava o peito e elevava sua alma. O seu sentimento sobre o amor.
E ela linda e reluzente, era toda sorridente, pois já sabia e esperava e talvez até sonhava em ser a musa que inspirava todo esse calor.
