Poema Sobre Solidão

Cerca de 15872 poema Sobre Solidão

Se o caminho é seu, tropece, caia... chore. Curve-se a solidão quantas vezes for necessário, mas nunca deixe de seguir em frente.

⁠Eu acredito que se fui capaz de suportar um domingo cheio de solidão, sou capaz de suportar qualquer outra coisa.

Antes a escuridão e o conforto da tempestade,
Que a frieza e solidão da luz do sol, que impiedosamente deixa tudo exposto aos meus olhos...

Há dias que me sinto vazio entao começo a escrever, as palavras saem e a solidao passa, logo vejo que ser poeta é ter como companhia a prosa vivida e as palavras cantadas....

" Nos meus momentos de quietude e solidão eu ouço minha própria voz. Não há como fugir de mim mesma quando estou só. Neste momento tudo faz sentido, tudo se encaixa como num jogo de quebra cabeça com todas as peças. Muitas vezes fugimos de nós porque negar o que somos muitas vezes é o mais conveniente."

Não busque desesperadamente por um amor, não deixe a rotina e a solidão iludirem você falando que ter alguém resolve seus problemas. Colocar alguém no seu dia a dia sem deixar que esta pessoa entre em sua vida, apenas para ter alguém, é loucura! É um erro. Antes de tudo, você precisa aprender que sua felicidade depende unicamente de você, se você fazer ela depender das circunstancia ou de outras pessoas, você está colocando ela em risco. Jamais faremos alguém feliz, se não estivermos felizes. Andar de mãos dadas não significa que os corações estão batendo no mesmo compasso. Está a procura de alguém por que sua vida esta chata, mude sua vida antes de procurar, arrume a casa para receber a visita. Não faça como a maioria que não mais ama, mas sim, apenas tem medo de ficar sozinho. E afinal, não se escolhe quem amar, você pode sim escolher quem namorar, com quem tentar. Agora, amar é tarefa de um cara independente, mandão, desobediente, mas que bem no fim sabe o que faz, uma cara chamado coração, e na boa, não brinque com ele, pois ele machuca e quando machucado, doí, doí muito.

Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama.

Clarice Lispector
Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Eu costumava andar perdido em volto em solidão, com o coração frio e machucado completamente desnorteado, fugindo do amor por muitas vezes ter sido machucado, e quando parecia não a ver mais solução, para o meu rígido coração, o teu sorriso me surgiu, e tudo mudou, como o dia ilumina a noite, o frio é vencido pelo calor, o teu amor me resgatou, me tirou da escuridão, me fez novamente acreditar, que a felicidade eu posso encontrar, e sonho ao teu lado ela vivenciar

As vezes vale a pena a solidão,para colocar em ordem o que está bagunçado no coração.

Saudade é solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já... Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida... Saudade é sentir que existe o que não existe mais... Saudade é o inferno dos que perderam, é a dor dos que ficaram para trás, é o gosto de morte na boca dos que continuam. Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: aquela que nunca amou. E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por quem sentir saudade, passar pela vida e não viver. O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido. E disso, meus amigos, eu não posso ser acusado: vivi, sofri, me apaixonei por tudo o que a vida me ofereceu!... Confesso que vivi!

Aguinaldo Silva
na novela Fera Ferida

Nota: Texto muitas vezes atribuído de forma errônea a Pablo Neruda. É uma fala do personagem Poeta Afonso Henriques, na novela Fera Ferida, escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn.

...Mais

A intimidade é de fato, como geralmente se crê, o último reduto da solidão. Mas basta que ela se descubra a nós para que a solidão cesse. Ela nos revela um mundo que está em nós, mas no qual todos os seres podem ser recebidos. [...] então se produz a mais aguda emoção que podemos sentir. Ela nos revela que nosso mundo mais secreto, e que julgávamos tão frágil, é um mundo comum a todos, o único que não é uma aparência, um absoluto presente em nós, aberto diante de nós, e no qual somos chamados a viver.

Para os poetas, a melhor inspiração é a solidão. A solidão nos faz mergulhar na imensidão da emoção! Emoção que nos faz viajar no caminho que nos leva ao coração.👤❤🍀

Quem sabe um dia acaba essa solidão.. solidão solitária que me acompanha por vezes me incomoda noutra dá grande alívio...Sentir a mente vazia, olhar no entorno e contar com a própria sorte. Sem sul sem norte sequer nesse imensurável mundo particular é de perder, é de se encontrar, despedir-me do medo de ficar só. Enexo realmente o tempo esvai a vida destrai.

Existem os dias em que a solidão é um vinho forte que nos embriaga com liberdade, outros em que é um tônico amargo, e ainda outros em que é um veneno que faz você bater com a cabeça nas paredes.

“Quem sabe você me encontre no Whisky que toma, ou na solidão da sala vazia. A questão é que você sabe o caminho, mas insiste em permanecer nesses atalhos que não levam a nada. Pode ser que sofrer seja sua ambição, vai entender...

“Aqueles que são amados temem, como o predador cogita tornar-se a presa, a solidão de um coração partido.”

A solidao para quem gosta dela, e uma blindagem, contra situacoes dessgradaveis e regras sociais indesejaveis !

"Existe uma solidão humana que nasce de alguma fonte que não a falta de companhia, e não tenho dúvida de que os místicos que meditaram sobre esse fato tem razão de vê-lo em termos metafísicos. A separação entre o ser autoconsciente e o seu mundo não é superada por nenhum processo natural. Ela é um defeito sobrenatural, que só pode ser remediado pela graça."

Troca-me Senhor porque hoje sou solidão pura que precisa ser trocada pela tua solidão acompanhada!

Não era amor.
Uma vitória louca, uma vitória doente. Não era amor. Aquilo era solidão e loucura, podridão e morte. Não era um caso de amor. Amor não tem nada a ver com isso. Ela era uma parasita. Ela o matou porque era uma parasita. Porque não conseguia viver sozinha. Ela o sugou como um vampiro, até a ultima gota, para que pudesse exibir ao mundo aquelas flores roxas e amarelas. Aquelas flores imundas. Aquelas flores nojentas. Amor não mata. Não destrói, não é assim. Aquilo era outra coisa. Aquilo é ódio.

Caio Fernando Abreu
"Caixinha de música", Morangos mofados