Poema sobre Educação
Teorias progressistas da psicologia e da pedagogia propuseram limitar a voz dos pais e ampliar a dos filhos. Agora, diante dos vendavais contemporâneos que assolam a nova geração, a culpa é só dos pais?
Adultos não batem em crianças para "ensinar".
Adultos agridem crianças para descontar a raiva que sentiram por serem desobedecidos.
João Moura Júnior, em sua obra Maiêutica, a arte de fazer nascer as ideias, reforça que a linguagem questionadora é o oposto do discurso vazio. Segundo o autor, “a boa pergunta é aquela que inquieta e obriga o espírito a se mover para além da zona de conforto conceitual” (MOURA JÚNIOR, 2023, p. 45).
A idiotização da camada mais pobre da população parece que se tornou lei, mas na política não poderia ser diferente, pessoas simples e sem instrução são mais fáceis de manipular.
A intolerância religiosa é caracterizada pela negação acompanhada de atitudes de perseguição em relação às diversas expressões religiosas, sendo a educação um dos princípios fundamentais necessários para liderar ações que promovam respeito à diversidade e combatam todas as formas de hostilidade.
Embora o Brasil seja marcado por uma história repleta de opressão e agressão por motivos religiosos, destaca-se que boas práticas pedagógicas que incluam a comunidade educacional, pais e representantes, podem ser eficazes se as necessidades forem levadas em conta e as preocupações de todos. Se forem bem-sucedidas, as práticas educativas poderão ser reformuladas e contextualizadas para implementação em outras escolas, o que poderia estimular melhorias na qualidade do ensino, além de promover a formação continuada de professores e gestores neste campo educacional.
No dia em que os corredores da escola estiverem vazios, será o mesmo dia em que a esperança terá desistido de caminhar entre nós.
Quando o silêncio dominar os corredores de uma escola, o último sino soar e os passos das crianças cessarem, será ali que a esperança terá recolhido seus sonhos e partido sem dizer adeus.
“Não quero que me tomes por inimigo, pois teu inimigo, e o único que pode paralisar o seu governo e sua prosperidade es tu mesmo”.
Enquanto a imagem e a figura do Presidente da República forem consideradas mais importantes do que qualquer professor do ensino primário e secundário, devemos esquecer qualquer tentativa - teórica ou prática - de verdadeiro desenvolvimento nacional.
O desenvolvimento de uma nação não se constrói ovacionando partidos políticos, mas sim empoderando a educação e valorizando aqueles que dedicam suas vidas à formação das futuras gerações.
Ao contrário do que muitos temiam, a tecnologia não substituiu o professor, ela empoderou os profissionais da educação, alinhando todas as gerações que convivem na comunidade escolar.
Os professores não podem se fechar em si, em uma tentativa vã de ignorar o avanço que se instala na educação, mas a realidade demonstra que alguns professores alegam despreparo para lidar com as tecnologias em suas salas de aulas.
Cidadania não se resume ao cumprimento de leis; vai além, garantindo a participação ativa na vida pública e política de cada pessoa. (maio 2024)
Ensinar matemática é, para mim, mais do que transmitir fórmulas ou resolver equações. É plantar sementes de lógica, raciocínio e confiança. É um privilégio guiar os passos de quem, no início, muitas vezes se vê perdido entre números, mas que aos poucos começa a enxergar padrões, soluções e possibilidades.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
