Poema sobre a Seca

Cerca de 1140 poema sobre a Seca

Vou embora para o sertão,
lá lutamos contra a seca e não contra nossos irmãos;
no sertão tem seca, luta e muita tribulação,
mas, sequidão por sequidão, acho que não perco a razão,
porque aqui a seca é no coração.

No sertão enfrentamos fome, desprezo e dificuldade,
aqui encaramos a hipocrisia que é um grande enfermidade,
tem matado a muitos que são amigos pela metade,
e antes que este mal me aflija, já que não quero esta enfermidade,
Vou embora pro sertão enquanto me resta sanidade.

Aqui temos transportes,
água e comida, e vivemos com comodidade,
já o povo sertanejo, sempre contando com a sorte,
nunca nega guarida, a aquele que necessita,
supera suas dificuldades e com muita humildade,
sempre nos felicita.

É comum pelo sertão, os mais velhos nos saudar,
dizendo: Deus te abençoe! para nos encorajar,
Aqui as pessoas vivem sem se importar,
E, se o sucesso você alcança,
vão tentar de derrubar.

A labuta do sertanejo, para trazer para casa o pão,
a espera pela chuva para fazer a plantação,
a resistência na seca sem de sua terra se ausentar,
a fidelidade pela cultura e o amor pelo lugar,
me tocam profundamente ..... e aqui quero esboçar,
que desejo ardentemente par o sertão me mudar.

Inserida por Araujo2013

Amo-te 💕
Como numa dança de morte
Nos períodos de seca
Estão os lobos
Famintos de carne.

Inserida por Sentimentos-Poeticos

Tempestade seca
Roda da vida
Círculo que me mata
Ridiculo este tempo
Passado a lupa
Correria louca
Sobre esta tempestade
Seca que encharca
Silêncio a frente
Por trás escurece
Prefiro o sol
Que o meu corpo padece
Pássaros negros me seguem
Dia nublado está
Cheio de stress estou
Que as pernas estremecem
O meu fato tenho de trocar
As calças também
A camisa depois secar
Claro que convém
(Adonis Silva)09-2018)

Inserida por flavio_lindermann

O Tao do Cerrado

Resistência milenar às adversidades:
solo ácido, seca, raios, fogo, enxada,
foice, ignorância, trator e correntão.

Por suas profundas raízes - quando queimado
na primeira chuva é capaz de renascer
em rubros, brilhantes, tenros brotos.

Não apresenta a exuberância da floresta tropical
porém discreto, guarda preciosos remédios
sortilégios e segredos, como ensina a vó indígena.

Considerado infrutífero pelos homens do progresso
sem importância econômica, sem valor
pelos tecnocratas importados - os mais equivocados.

Leve, profundo e misterioso como o Tao -
o caminho da vida - o universo inominado
ensina pelo seu exemplo o viver em equilíbrio:
sem desperdício, no fluxo exato, resíduo zero.

Que dizer de sua rara beleza :
vasto planisfério de luzes e estrelas
espaço em céu aberto de chapadas,
cristal das águas transparentes,
rochas de calcário e jardins de bonsai.

Na força dos seus contrastes
a um só tempo: delicado e agreste
frágil e vigoroso, bizarro e gracioso.

Não podemos permitir que a grosseria
a cegueira e ganância de homens sem raiz
possa vencer a sua obstinada vocação
às mutações, ao milagre da vida.

Inserida por romulo_andrade

Deep ecology

com imprevisível alegria
no friozinho duma manhã de seca
massagear os pés sob um espelho d'água:

caminho descalço sobre pedrinhas e seixos
sinto essa nascente brotar
devagarinho
borbulhante
cristalina
um milagre em círculos
que se expandem.

Delícias são coisas simples nesta vida
felicidade pode estar bem perto:
Deixar de lado as couraças do adulto
e conectar-se ao Ser, sempre agora
é o que nos liberta.

Inserida por romulo_andrade

Pra toda pessoa
que se sente seca
sem graça e vazia:
um chá de infância
pode ajudar.

E revisitar o seu Sonho
lembrar o que é poesia
um banho de cachoeira
ou quem sabe, voltar à Bahia.

Inserida por romulo_andrade

Sou Nordeste

Eu nasci na terra do Sol
No lugar onde a chuva é bem vinda
Eu nasci na terra seca do sertão
Onde a gente pra sobreviver tem que ter amor no coração.
Eu sou do lugar onde o mar é azul
Onde o arco-íris quando aparece no céu é festa pra nós.
Eu sou nordestina, arretada e pra ser guerreira eu não preciso andar armada.

Inserida por nildinha_freitas

NATUREZA ESQUECIDA!

É tempo de seca,
Solo rachando,
Pessoas sofrendo,
Homens chorando.

É tempo de desesperança,
Comprometimento do futuro das crianças,
Violam as leis, afiam o machado,
Degolam as árvores e deixam o solo rachado.

Destino cruel,
Traçado infiel,
Homem mal, jogam ao léu,
A água boa que vem do céu.

Seattle escreveu,
Washington não obedeceu,
Mataram os índios e os animais,
Poluíram os rios,
Retiraram as florestas,
E o povo morreu.

Inserida por leochristian

A solidão

A solidão é o dreno da alma.

Você diminui até que seca, e fica vazio.
Vazio de vida, vazio de forças.
Torna-se terra erodida, e as folhas não mais caem em você.

Você envelhece.
Como fendas - as rugas no espírito - na secura do chão.
Triste pensar único. Sem resposta.
Ardida aridez no caminho. Todo pesar deixa rastros.

Deixar de mover é permitir o enterro!

Vejo uma nuvem escura.
É chuva que alaga o vale e responde com lama e sujeira.

Inserida por Leonascor

uma lagrima presente na solidão
seca com a magoa do coração,
selo do firmamentos mais alto
sem destino alvo pura noite
desespero único para eternidade,
não á um dia que sol não machuque
abandonei a luz a muito tempo atrás

Inserida por celsonadilo

Quando...

Quando o coração estremesse...a boca seca...e tudo parece meio que azul meio que cinza...descobrimos que a paixão chegou pra ficar....

Inserida por Danicarvalho4015

As flores

As flores que não colhi
o tempo tratou de secá-las
o vento levou suas pétalas
as sementes no solo ficaram
e novas flores germinaram...

mel

Inserida por MelaniaLudwig

Por necessidade.

Foi por necessidade
jamais por opção
a seca por crueldade
mudou a minha direção
me tangendo pra cidade
me expulsando do sertão.

Inserida por GVM

A Lagrima


Minhas Lagrimas não caem
Minhas Magoas não seca
Minhas tristezas não se vão
Minhas angustia
Minhas dores
Meus medos
Meus pensamentos

A lagrima que se cai
A felicidade que se vai
A Vida que se foi

O amor que seco
O carinho que morreu
A tristeza que domina

Inserida por johnatasDsm

Descaso.

Por aqui a seca assola
quase nada se consome
o nordeste está de esmola
mas o governante some
deixa a criança sem escola
sofrendo e passando fome.

Inserida por GVM

JACOBINA E A SECA DE MATAR


Jacobina minha linda
Joga água nessa terra,
Que é tão linda
E tão frutificada,
Que é, ate raro uma pessoa,
Por te não ficar encantada!

Nessa terra de diversidade
Nesse povo de cultura,
Que Já não tem água,
Para da vida a formusura.

Quero sempre sentir esse ar,
Quero em Jacobina me acostumar,
Quero água em abundância
Nessa seca de matar.

Água aqui é um milagre
Nessa seca de matar,
Que já vem pelo nordeste
E se arrasta por Paraná.

Se Deus piedade não tiver
Por esse povo sofrido,
Vai ser difícil viver,
Nesse mundo esquecido!




Instagram:@paulo_cesar.lima

Inserida por poesiasdopaulo

Um toque

As folhas caem
A Flor seca
A água evapora

mais o Amor rejuvenesce

Inserida por johnatasDsm

Me sinto uma folha seca levada ao vento sem destino…

Dor que lateja constantemente.

Vazio que nada preenche.

Sorriso inexistente.

Cansado de tudo, sem vida…

Me sinto sem vida,

sem ar,

esmagado até a alma.

Refém sem escolha,

com o ódio de um animal selvagem.

Detesto a prisão… Sou livre…

Livre… livre!!!

Inserida por klismann

Ás vezes, fico triste, tenho vontade de chorar, chega dar uma dor fina no peito, garganta seca, uma lágrima ameaça rolar.
Mas ai, respiro fundo, respiro de novo, engulo a saliva, arregalo os olhos exercitando-os com todas as minhas forças,flexiono o maxilar, acredito que tudo será diferente no amanhecer.
Me permito um sorriso, me acalmo...

Inserida por t1n2a3a5r6

Renascer verde.

Quando o meu Senhor ordena
que a chuva caia em cima
dessa seca que condena
o sertanejo se anima
quando o verde entra em cena
se transforma em obra prima.

Inserida por GVM