Poema Pássaro
Eu sou o pássaro negro dos contos, e como um corvo sou esquecido por todos, vivencio o silencio anoitecer, e cada vão momento, eu planeio nas belas nuvens do céu escuro, desenhando a lua em um ato de reverência. Dedicado, astuto e perigoso para todos que se aproximam-se sem conhecer, mas perigoso para os que me conhecem, vivo nos lugares aonde os mortos repousam, sou à mensagem dos ventos, e os olhos dos inimigos, e apenas os escolhidos darei o meu conhecimento, Se resistir ao meu encanto.
Eu escrevendo, o tempo passa, o pássaro gorjeia, canta uma maviosa sinfonia, depois voa, tão encantador; a rosa floresce, levemente balança, se inclina, inebria, exala o seu doce perfume, sem nenhum temor -- Deus me abençoa, agracia, com este momento inigualável; o meu coração agradece, se enternece diante da Sua presença dileta, bondosa, repleta de graça, contagiante, amorosa, tão amável.
Pássaro selvagem foi capturado, tem mais é que soltar mesmo. Pássaros que nasceram em cativeiro, temos obrigação de cuidar, pois se soltos, não vão saber caçar e serão alvo fácil para predadores naturais. Essa conversa fiada tipo coitado do passarinho, "ele canta a dor de estar preso", entre outras sandices é conversa fiada que não ajuda ninguém, muito menos ao passarinho que vai servir de refeição ao gavião que o enxergar. Menos hipocrisia barata salvaria muitos da morte inevitável. Ou é isso que esse bando de ambientalistas de araque querem? Por falar nisso, eu até pensei assim e soltei um canário, e ele foi caçado diante dos meus olhos por um gavião que já tinha decepado a cabeça de um periquito que eu criava, mesmo ele dentro da gaiola. Minha regra é simples: nunca aceitaria uma espécie que foi capturada na natureza. Os de criação são todos bem-vindos.
Cada livro que leio engaiolo um novo pássaro e quando aprendo algo mais, é como se comprasse mais um pássaro para a minha coleção, o meu conhecimento, mas devo libertá-los para que outros aprendam também.
A cada dia que passa eu me fecho dentro de mim como um pássaro preso na gaiola. Gostaria de voar mas minhas asas foram cortadas e eu jogado num calabouço. Assim somos nós quando nos trancamos dentro de nós mesmos e sufocamos nossos sonhos...
“Cada flor e inseto, cada pássaro e todas as criaturas que vivem na terra e nadam nos rios e mares, são parte da Árvore da Vida. Você está conectado com a vida inteira. O que quer que aconteça com a miríade de formas de vida no mundo ao seu redor, tem um efeito direto sobre você ''.
Quando o pássaro canta na natureza, está louvando a Deus pelo dom de voar. Quando canta na gaiola, está rogando a Deus para perdoar seu carcereiro.
A mente humana é como um pássaro engaiolado, enquanto não for livre jamais descobrirá a sua verdadeira essência de vida.
Enquanto você acreditar que mais vale um pássaro na mão do que dois voando, eles continuarão voando sem que se pose alcança-los.
As vezes vejo vc como um lindo passaro, tendo tantas coisas pra fazer, tantos lugares pra voar, e muitas pessoas pra agradar, ja eu, mesmo que por dentro, mesmo não falando nada me sinto como se fosse uma gaiola, e de coração amor, por gostar muito desse passaro, quero vê-lo voar, quero vê-lo cantar, não que eu não goste desse passaro, pelo contrário, gosto e muito, mas prefiro ver esse passaro feliz doque me ver feliz.
De novo eu janeiro em prelúdio involuntário... e se o meu segredo era pássaro ferido, cicatrizo-me em voo de recomeçar.
Feche os olhos, relaxe: ao menor sinal de inquietação o pássaro dourado do sono bate asas, voa e insone pousa nas sombras escuras da noite.
Choramos pelo sangue de um pássaro, mas não pelo sangue de um peixe. Bem-aventurados os que têm voz.
(Motoko Kusanagi)
Mesmo quando o pássaro não pode voar, ele consegue encantar só pelo fato de cantar. Então, mesmo que não haja felicidade encante os outros com a sua simplicidade.
Parece-me, às vezes, que você possui uma tendência, como um pássaro de longo alcance, a refugiar-se em territórios distantes, inacessíveis.
Coração é pássaro, e paixão é ramo... Pássaros tem asas, ramos tem espinhos, mas os pássaros sabem que são necessários ramos parar construírem os seus ninhos, e os ramos não se importam de serem finos, quando os pássaros neles pousam,sabem que os pássaros podem voar, caso eles se quebrem.
