Poema da Liberdade
O objetivo primordial e final de nossas instituições é justamente este: que possamos pensar o que desejamos e dizer o que pensamos.
Passamos muito tempo escondendo quem realmente somos, temendo julgamentos externos, sem perceber que, frequentemente, somos nossos próprios críticos. A verdadeira liberdade vem com a aceitação de nossa essência, revelando que nossos maiores heróis e heroínas somos nós mesmos.
A devoção, seja religiosa, política ou familiar, serve de refúgio diante da aflição que a "liberdade" nos traz.
Um homem é considerado livre a partir do momento que pode pular corda junto com seus ideais, e ao dar às costas, não ser enforcado com essa mesma corda por suas ideias
Se a vida de um indivíduo é controlada pela Religião e o Estado, então significa que ele vive tanto quanto o gado no seu pasto.
Antes de me conhecer, a minha paz conhecia muita gente e amava os seus gritos, Hoje me conheço e encontro paz no silencio !
O "sistema" quer criar retardados incapazes de pensar e agir contra o próprio "sistema", o que os jovens pensam ser liberdade, na verdade se chama controle.
A censura tem dois aspectos: o positivo e o negativo, dependendo do contexto, da intenção e da forma como é aplicada; pelo aspecto positivo ela revela a verdade, a justiça e influencia a criatividade cultural e intelectual do povo; e, pelo aspecto negativo ela impede a liberdade de pensamentos, da expressão e da opinião pública, gera críticas dissidentes, promove seus próprios interesses, além de manifestar a opressão, repressão e injustiça, além de impedir o progresso cultural e científico da sociedade.
Em vez de explorar a sua família ou os outros, explore primeiro a Bíblia para saber se a sua liberdade está em Cristo, livre das corrupções deste mundo.
O ser humano mais livre não é o que age de acordo com razões que escolhe para si mesmo, mas o que nunca precisa escolher. Em vez de se agoniar entre alternativas, responde sem esforço às situações tal como surgem.
A cultura é o vento que alarga as velas da mente, para que ela não se encoste às margens de uma vida pequena.
O Deus Criador, ao criar o ser humano e dar-lhe como habitação um lindo jardim, dizendo-lhe claramente que poderia comer livremente de todas as árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mau, explicando que se dela comesse certamente morreria, estabeleceu de forma clara e objetiva o princípio do livre arbítrio, da liberdade. Deus não usou de subterfúgios, de mensagens ocultas, ou mesmo de enganos. Assim, a obediência do ser humano se daria por meio de uma escolha consciente e não por indução, engano e imposição. Para que sejamos verdadeiramente livres em nossa maneira de viver, precisamos tanto de um discurso verdadeiro, que apresente as diferentes opções de escolhas com suas reais consequências, quanto do real direito de escolher. Não há liberdade e nem democracia quando somos induzidos a fazer certas escolhas motivadas por promessas de um mundo perfeito, qual o jardim do Éden, quando na verdade se trata de um discurso falso, com o propósito de enganar e dominar, que resulta em afastamento do Criador e do perfeito jardim com o qual nos presenteou. Onde há a verdade, há deleite. Onde há a mentira, há vergonha, inimizade, maldição, escravidão, dominação, perseguição, sofrimento e morte!
Um amor tão intenso que se esconde nas entrelinhas. A beleza da incerteza e a liberdade de sentir sem cobranças. Um amor que se preserva na sua própria essência.
O que conta de verdade é o que permanece quando os rótulos se desfazem — e eu permaneço, igual, inalterado. Não preciso de nada além do que sou.
O que conta de verdade é o que permanece quando os rótulos se desfazem — e eu permaneço, igual a mim mesmo. A única certeza que tenho é a essência do que sou.
Enquanto o colocarem na oposição de vítima, seja o pior vilão e não dê mais atenção; Seje sempre seu único mal, liberte-se..
A existência humana é absurda, mas, na visão de Sartre, isso abre espaço para a criação de um mundo novo.
Para Sartre, o homem não é um ser objetivável; ele está sempre por se fazer, em constante renovação.
