Poema da Liberdade
O medo de pensar por si mesmo fez mais escravos do que qualquer corrente. A liberdade começa no instante em que alguém ousa perguntar:
- E se tudo o que me disseram estiver errado?
Enquanto a liberdade de pensamento é condicionada á discrição e ao silêncio (ou seja: pense á vontade mas fique na sua com o seu pensamento!),
a liberdade de expressão é prisioneira dessa atual censura
livre de condenar absolutamente tudo.
Apego = prisão (tudo ou nada)
Desapego = liberdade (nada é tudo)
Consciência = equilíbrio (pouco de cada)
Liberdade e Felicidade
Para o espírito é
estar leve.
Para o corpo é
estar livre.
Para a mente é compreender, para desapegar.
Sua liberdade financeira não é determinada pela quantidade de dinheiro que possui, mas pela qualidade do poder que exerce sobre seu dinheiro
Do livro: "Não jogue seu dinheiro no ralo"
Dia a dia
Não dá para crer em liberdade
Estando trancado em uma jaula
Sem sentir o sol, a chuva, nada
Só peça no tabuleiro da cidade
Passam as horas, acaba o dia
O outro recomeça sem mudar
Diante desta cansativa rotina
Poucos têm chance de inovar
A maioria comemora na sexta
‘Sobrevivemos! Conseguimos!’
Mas a vitória seria no dia a dia
Fazendo o que confere alegria
Ir dormir tarde e acordar cedo
Trabalhar muito, ganhar pouco
Seguir o modelo da sociedade
Que faz do homem mais louco
Esquecendo as suas ambições
Preferências, ideias e emoções
Correndo dentro de um círculo
Estando recluso a um cubículo
Em subliminar, há a alternativa
Que envolve pessoas realizadas
Podendo escolher o seu destino
Com coragem em suas jornadas.
Abram as cortinas dos seus olhos. Liberte-se do preconceito e da discriminação.
A liberdade começa em nossas mentes. Se a sua mente não pode ser livre, não tente a minha aprisionar.
Abram as cortinas para a vida. Vivam suas vidas e deixem eu ser feliz como desejar.
Abram as cortinas de suas mentes. Respeitem a minha liberdade de expressão.
Sou livre para me expressar.
A maldade, não está nos meus olhos, mas sim no seu olhar.
O conceito moderno de liberdade é isto. Todo adulto é livre para moldar sua vida de acordo com seus próprios planos, não é forçado a viver de acordo com o projeto de uma autoridade planejadora que impõe seu único esquema através da polícia, isto é, o aparato social de compulsão e coação. O que restringe a liberdade do indivíduo não é a violência ou a ameaça de violência de outrem, mas a estrutura fisiológica de seu corpo e a inevitável escassez natural dos fatores de produção. É óbvio que o critério do homem para moldar seu destino jamais poderá ultrapassar os limites estabelecidos pelas chamadas leis da natureza.
Estabelecer esses fatos não equivale a uma justificativa da liberdade do indivíduo em relação a padrões absolutos ou noções metafísicas. não expressa qualquer julgamento quanto às doutrinas em voga
dos defensores do totalitarismo, seja “de direita” ou “de esquerda”. Não tem nada a ver com as afirmações de que as massas são muito estúpidas e ignorantes para identificar o que melhor atende as suas “verdadeiras” necessidades e interesses e de que necessitam muito de um protetor, o governo, a fim de não se prejudicarem a si próprias. Tampouco procura discernir se há super-homens disponíveis para exercer tal proteção."
Ludwig Von Mises - A Mentalidade Capitalista pag.14
Essencialidade
No começo foi uma projeção depois se tornou um apelo, um apego essa liberdade emocional de nos amar.
Não tem arrependimentos ou conselhos que nós não pudéssemos matar, nessa resenha não a vilões e heróis, não á coadjuvantes e muito menos protagonistas.
Isso é um fenômeno inexplicável e descomunal de dois corpos quebrando as leis da física e da química partindo diretamente para um mundo muito particular e incompreendido, um mundo sobrenatural.
No nosso jardim a essencialidade de regarmos nossas flores diariamente com intensidade, profundidade e pertencimento, nos tornando uma unidade.
Paz, amor e liberdade!
Dê comida aos pássaros a beira mar e faça amizade com eles, perceberá como isso te fará bem,
Dê uma boa olhada nos passos desconcertantes e engraçados dos caranguejos e tente acompanha-los, sentirá a alegria contida no lugar,
Divirta-se com a beleza da paisagem a sua volta, acompanhe com olhares firmes as ondas do mar quebrando, tente imaginar a imensidão do oceano ou até aonde vai aquela linha do horizonte no momento em que o sol está se pondo,
Segure as mãos da pessoa amada e caminhe com ela, aprecie a sensação e a riqueza contida na liberdade de poder amar.
Eu amo
Amo a vida, amo a liberdade, amo as pessoas de bem que pregam suas verdades, que compartilham seus preciosos conhecimentos, seu valoroso aprendizado de anos no mundo; amo a natureza e sua pureza, os animais e a sua inocência; amo o passado e as suas doces lembranças; amo o presente com o seu jeito inesperado e surpreendente de nos levar como numa dança; amo o futuro mesmo que venha carregado de incertezas e dúvidas, mas que sempre vem com um pacote completo de opções, oportunidades e muita esperança.
LIBERDADE PARA VIVER
PERDIDO EM UM RESORT EM NATAL, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, NO ANO DE 2014 PÓS COPA DO MUNDO, EU ESTAVA SENTADO NA VARANDA DO MEU QUARTO OLHANDO PARA O MAR E TIVE UMA DAS SENSAÇÕES MAIS INCRÍVEIS DA MINHA VIDA, VENDO AQUELA IMAGEM DO HORIZONTE INFINITO SENTI UM PRAZER INTENSO E UMA PAZ ABSOLUTA, ME SENTI MUITO CONFORTÁVEL COM AQUELE AMBIENTE, AS MINHAS EMOÇÕES VIERAM A TONA, SORRI COMO UM LOUCO DESLUMBRADO COM O MOMENTO ÚNICO, MINHA FELICIDADE E ALEGRIA DE VIVER DERAM O TOM DA ANIMAÇÃO CONSTANTE E INTENSA; MEUS OLHOS LACRIMEJAVAM DE TANTA ENERGIA POSITIVA CONCENTRADA NAQUELE LUGAR EM QUE O TEMPO PAROU E ME DEU A OPORTUNIDADE DE PENSAR COMO SERIA BOM ACEITAR ESSA DÁDIVA DA VIDA, ESSE PRESENTE MARAVILHOSO DE VIVER COM LIBERDADE FAZENDO O QUE GOSTA SEM MEDO DO INCERTO OU DO DUVIDOSO, FOCADO APENAS EM REALIZAR O SONHO MAIOR DE SER FELIZ TODOS OS DIAS COM CORAGEM E ESPÍRITO LIVRE...
Como muitos com quem converso, tenho estado de luto pr este sonho louco de liberdade, e busquei consolo. Temos que "ficar humanos". Mas o poder das palavras, escritas ou verbalizadas não reside em si, mas na ação transformadora que elas invocam.
"Fique Humano"
Em tempos em que o amor e a compaixão universal são atos de rebelião, a nossa própria essência é colocada nua para o exame, insistindo na pergunta: o que significa ser humano?
Sendo humanos, nos foi confiada algo sagrado – a preservação de toda a vida.
Não olhe para onde esta nossa oferta, pois ela está contigo, por ti e com você.
É o humano em ti que te chama de "casa".
Responda!
Liberdade é privação
Privação de desejos
Desvios de direção.
É conter os sentimentos
Não caber na tentação
Consolar o inconsolável
Reprimir a repressão.
Não sigo padrões de conduta
Repetir, limita e emburrece...
Viver, já é muito custoso
Liberdade, não rima com prece.
Mediante o favor do Senhor, soltou-se das amarras do passado, desde então, conquistou sua liberdade, passou a ser mais feliz, saudável, determinada, tendo por si, um forte amor de verdade, amando-se intensamente de corpo e alma.
Isto posto, quer estar cercada pela simplicidade, vivendo de uma maneira livre e impetuosa como os fortes ventos do outono, soltando suas folhas ressecadas, renovando suas forças, mudando sempre que necessário, uma vivência inspiradora.
E para que não tenha que voltar para aquela prisão intempestiva, faz o possível para não se acomodar, mantendo a sua essência liberta e cada vez mais viva, uma chama que mesmo na frieza continua a queimar.
Faz bem sair da realidade de vez quando e ir pra um mundo de uma liberdade que é fruto de uma ausência de alguns fatos inoportunos e a partir daí, fortalecer a sanidade, trazendo um pouco de vitalidade à mente, usufruindo de uma leveza que abraça a alma e rejuvenesce o ânimo numa ocasião rica, simplesmente, necessária.
A ilusão pode ser muito acolhedora, fascinante, transformadora e, às vezes, chega a ser salutar, se for apreciada com moderação, não esquecendo do caminho de volta, uma forma de tirar proveito da inquietação que geralmente incomoda e assim, alcançar uma vívida exultação ainda que momentânea.
Uma saída breve, mas tão edificante, que já é suficiente, então, fico numa busca constante para manter os dois mundos em equilíbrio, pra que eu posso continuar sendo avivado, transitando em pensamentos expressivos, sonhando dormindo ou acordado e imaginando entre o lúdico e o realismo.
Passou a desfrutar verdadeiramente a sua liberdade quando aprendeu a diferenciar a solitude da solidão, percebendo que não havia a necessidade de ficar mal acompanhada, criando angústia no coração, sentindo-se triste e sufocada.
Tendo uma postura mais sensata, considera hoje muito preferível ficar sozinha do que ter que suportar uma demonstração falsa de afeto por finalmente amar a sua própria companhia e selecionar quem está apto para querer estar perto.
Aprendizagem que está cada vez mais comprovando que é bastante necessária para o seu bem, pois deixa sua vida mais leve sem o peso desgastante de danosas presenças que fomentam alguns desânimos e alimentam tristezas.
