Poema Arte
Sobre os dons da arte da Oratória e da Escrita
Em relação ao primeiro, é sabido que Cícero orador, fora considerado o maior orador de todos os tempos ( embora haja divergência de opinião). Este, entre os latinos. Entre os gregos, poderíamos citar Demóstenes, o gago. Era gago, praticou a oratória e se tornou o maior orador da Grécia! Quanto ao segundo dom, o da escrita, houve infindáveis habilidosos escritores, não mencionando eu nomes, mas que na arte oratória, não eram proeminentes oradores. Mas existiram os que, por sobreexcelência da natureza, eram dotados dos dois dons - tanto o da arte oratória quanto o da escrita. Isto é, eram tão vigorosamente estilosos e sofisticados tanto falando quanto escrevendo. De modo a não sabermos exatamente que dom escolher, caso tivéssemos que nos ater a apenas um, dos dois que possuísse!
Cícero, não tivemos o privilégio de ouvi-lo, como tantos outros. Mas se julgássemos sua oratória apenas com base na sua escrita, que podemos ler, não o classificaríamos como o orador que a História lhe laureia. Então , a meu ver, Cícero não é tão escritor quanto orador; sobrepujando neste dom, mais do que naquele. Em contrapartida há os que são muito mais sobreexelentes no dom da escrita que no dom da oratória. O que podemos concluir deste curtíssimo ensaio, é que, nem sempre o eloquentíssimo escritor também o será, como orador. E o eloquentíssimo orador, como Cícero, a julgar o que sobre ele dizem os anais da História, nem sempre se destacará na escrita, como se destaca ou destacou na oratória. E que com certa raridade, haverá os eloquentíssimos tanto na escrita quanto na oratória; como Sêneca, Giordano Bruno, Dr. Rui Barbosa, Dr. Enéas Carneiro...
Às 19h03 in 01.08.2024
"Eu quero ser pra você a melodia mais linda do mundo; a obra de arte mais valiosa; o diamante mais raro; a paisagem mais bonita e o sorriso mais sincero.
Quero ser as 4 estações do ano; quero ser seu infinito e além, sua galáxia, sua aurora boreal e seu universo.
Quero ser teu colo pros momentos de dor, teu sorriso prós momentos de alegria; quero ser amante, esposa e somente tua.
Quero fazer de você minha poesia, quero fazer de você minha obra de arte; quero te amar até o sol raiar.
Quero te dar todo o amor que existe; quero tirar e curar suas dores e abraçar suas cicatrizes; eu quero estar com você.
Eu quero te amar até o último ar que sairá da minha boca, até a última batida do meu coração e até a uma lágrima dos meus olhos...eu quero amar você, me permita te amar?"
Quantos artistas são impedidos de exercer a sua arte?
Por quê não incentivar?
Ciúme ???
Inveja???
Só pode !!!
O talento de um artista é dado por Deus, portanto não deve ser cerceado o direito desse artista produzir....
Um Artista depressivo pode se tornar autodestrutivo...
Acho que você é um lixo
Você não está defendendo a família
Você está impedindo que esse artista mostre o talento que tem....
Pobre coitado!!!!
Esse é você....
Você é um egoísta
O artista tem a sua parcela de culpa Claro!!!!
Mas se tivesse o seu estímulo você estaria ajudando o ser humano que está por traz desse artista....
E assim que você o respeita?
Você está matando o artista..
Você é um canalha !!!!
Você sabe ser pai?
Você joga sujo cara !!!!
Saiba que a lei do retorno está aí E o que você está fazendo com o artista...
Para você vai voltar....
Está matando o talento de um artista E Deus não vai te perdoar por isso....
Você é a obra de arte mais linda que Van Gogh não pintou, cada pincelada é uma camada profunda de sentimentos que se entrelaçam, uma tela viva de sensações intensas.
Ele não te pintou, mas eu eternizei teu retrato e tua alma em poesias e canções.
Nem sempre alegre, nem sempre triste, nem sempre real, mas sempre verdadeiro, como um pintor que deu lugar às palavras que ganharam cor.
A arte é o canto do vento,
A dança da luz no escuro,
É a alma que fala sem palavras,
É o mundo em seu jeito puro.
Nos detalhes, a beleza se esconde,
Nos toques, a vida se revela,
Para quem sente, a arte responde,
Com a suavidade que a vida vela.
Quem não vê, não sabe o que perde,
A arte é um mundo escondido,
E quem não valoriza, em sua sede,
Fica vazio, perdido.
Mas para quem tem o coração aberto,
A arte é farol a brilhar,
É a chama do espírito desperto,
Que nos ensina a sonhar.
Eu sou adepto na arte de estar bem, mas por trás da minha fachada há um oceano de tristeza que ninguém jamais viu. Sentado sozinho em um quarto escuro, ouço minha música preferida, deixando-me inundar pela melancolia das notas.
As lágrimas silenciosas percorrem meu rosto enquanto as memórias dolorosas se desdobram diante de mim. Eu dominei o ofício de esconder meus problemas, mas sob a luz suave das velas, minha verdadeira angústia se revela. Cada acorde da música ressoa em meu coração partido, ecoando a solidão que eu escondo tão bem.
Minhas habilidades são uma máscara habilmente pintada, como uma tela de acrílico, óleo e aquarela que esconde a escuridão por trás de um sorriso falso. Posso pintar sobre quase tudo, mas a tristeza que habita em mim é imune à minha arte de camuflagem.
Você nunca vai saber quão tarde eu acordei ontem à noite, ou por quê. As noites se estendem indefinidamente, enquanto eu luto contra os demônios que me assombram. Meus olhos piscam como as velas que queimam lentamente, mas você não consegue ver a tormenta que está por trás deles. Você não poderia ver, porque eu sou bom demais em esconder minha dor.
Eu também posso dançar, valsando minhas tristezas, mas cada passo que dou na ponta dos pés é um esforço para evitar afundar na escuridão. O público aplaude de pé toda vez, aplaudindo o espetáculo, mas não percebe a agonia que se esconde sob os movimentos graciosos.
Eu sou muito talentoso, você vê, em esconder o que realmente sinto. Mas meu ato de desaparecimento é o meu favorito de todos os tempos. Ainda estou aperfeiçoando, desaparecendo mais fundo na escuridão a cada dia. Um dia destes, vou te mostrar como eu escorrego, escorrego, escorrego para longe da realidade, ausente, perdido na minha própria tristeza.
A arte de ouvir
Ouvir é uma arte, um ato de cuidado,
Em cada palavra, um mundo revelado.
Quando o silêncio nos envolve o peito,
Conhecemos o outro, no seu mais puro jeito.
Ao ouvir mais do que a voz própria ecoar,
A vida ensina a melhor forma de amar.
Há muito a se aprender em cada conversa,
Um universo vasto em cada alma imersa.
De um gesto sutil, de um riso, um olhar,
Conhecemos histórias, deixamos penetrar.
Cada palavra é uma peça encaixada,
Na construção de decisões mais ponderadas.
Porque ouvir de muitos é ouvir a vida,
É enxergar mais fundo, sem pressa, sem medida.
Respeitar o que o outro traz em essência,
Para que cada escolha tenha real consciência.
Assim, quem ouve com o coração aberto,
Sabe que o caminho se torna mais certo.
É saber que as vozes são faróis de luz,
Guiando a jornada que em nós se traduz.
O pensar
A arte do pensar sobre coisas inalcançáveis, talvez seja o ato de tampar o olhos para o mundo, oh mundo escuro.
Como a escuridão nos cerca como se fossemos os julgadores de algo inexistente, como nosso caminho só existisse rancor.
Pensar sobre a solidão, não te acolhe mas é a única que está mais perto como uma passagem de um vento frio.
Como uma passagem do inverno nos tempos tristes e depois vai embora junto a solidão, e começamos a ver o mundo como sempre foi, sombrio e escuro.
Amor, fogo que sucumbe e aquece,
Paixão é arte que no peito ilumina,
É dor tão amarga, mas não se esquece,
Entrega asas à alma que alucina.
Doar-se, fluir como o ar que nos cerca,
Sem freios, sem medo, ao vento se lançar,
Amor é ser livre, é não ter reserva,
É dor e prazer, é o céu e o mar.
Nas camadas do amor, o silêncio é vero,
Vive-se o êxtase, a alma a vibrar,
O amor é poema não lido, pois há mistério,
Paixão é caminho que não dá pra andar.
Simplesmente Você
Escrever é minha arte,
Ela fala mais que o meu falar
Te admirar tanto, é o que faz parte,
Quando penso em você, só me falta enlouquecer
De tanto te imaginar.
Te imagino sorrindo,
Através de poemas num papel
Você me faz acreditar,
Que anjos não existem apenas no céu.
Você fascina o meu viver,
E a vida se encanta com seu existir
Mas, me pergunto, pra que tantos poemas de amor,
Se nenhum deles traz você pra mim?
Simplesmente você ilumina,
Cada pensamento do meu dia
Você é a arte que enlouquece,
Todas as rimas de uma poesia!!!
Nona Maravilha
Admiro a arte que está em teus olhos
Admiro a beleza do teu lindo olhar
Arte única de uma deusa,
Que faz um ser se inspirar.
Teu sorriso reflete a luz do Sol,
És tão linda quanto a luz do luar
Morena do cabelo cacheado,
Teu jeito ousado me faz sonhar.
Tua existência é raridade,
Tua essência é tão bela de se ver
Morena da cor do pecado,
És a nona maravilha do mundo, pode crer.
Pra que castelos e tesouros?
Se minha riqueza é teu coração
Pra que ser milionário?
Se ter você do meu lado,
Vale mais que um milhão!
A arte de amar
Uma conexão de alma,
Entre dois corações
Um sentimento inefável,
Um sintoma inexplicável
Que transmite vibrações.
Uma aventura entre dois corpos,
Uma loucura sobre um colchão
Ah, que mistério,
O amor sincero onde se compartilha o coração.
Darei uma festa entre linhas,
Entre rimas de um poema
Desvendarei o que é o amor,
Através desse dilema.
Entre segredos e enigmas,
Procuro desvendar
Afinal, como se interpreta,
A arte de amar?
Arte sonho e fantasia
Rastreio de força criativa
Fé na paixão subjetiva
Espirito da alma que extasia
Contestando a perfeição equilibrada
Estriba na inspiração fugaz
Ensejo da razão tenaz
Da saudade nunca quebrada
Sentimento da airosa natureza
Dissimulando da alma a tristeza
Do perfume do lírio que anestesia
Embate de aroubo e romantismo
Contrariando o realismo
Socorro desvario tudo é poesia.
Viver é uma arte
Deste palco fazemos parte
Treinados a sermos artistas
Acrobatas equilibristas
Tecido grosso e listrado
Ambulante de palha e colchão amarrado
Fecha-se o tabernáculo
Continua o espetáculo
Esteja feliz por ser quem você é!
O Artista não repete a arte.
A arte expressa os sentimentos do Artista.
Você é expressão dos sentimentos de Deus!
Valorize-se!
Seu brilho nos olhos pode salvar o dia de alguém.
Um minuto da sua atenção pode clarear o caminho de quem anda confuso e perdido.
Não envergonhe-se das suas quedas. Todos caem. Todos enganam-se.
Como a obra de arte que caiu da parede, mas não deixou de ser obra de arte!
O Pai lhe recolhe do chão, assopra alguma poeira, sorri porque você continua intacto(a)!
Deus sabe que Sua obra é perfeita!
Alegre-se por ser quem você é!
A Arte de amar
Te amar é um caminho sem fim,
Meus lábios, sentem o sabor dos teus
Ainda que não estejas aqui,
Sinto seu corpo junto ao meu.
Ao Imaginar o toque de suas mãos,
Bate mais forte meu coração
És o amor que ecoa nessa paixão ,
Amor, Sem fantasia; sem ilusão.
Que nossos corpos se encontrem,
seus carinhos em mim, adentrem.
Unidos, nossos corpos se aqueçam,
Com amor nossos corpos permaneçam.
No teu amor encontrei esconderijo,
Em teu corpo encontrei meu abrigo .
A grande arte de amar na doce calma,
É não deixar o sentimento, navegar
Em sua alma .
Maria Francisca Leite
A "arte" da inversão…
Manipulação é a dança velada da sombra, onde a culpa, disfarçada, se impõe e assombra.
É o espelho quebrado da razão alheia, que reflete o erro como se fosse cadeia.
Teu grito, nascido do corte profundo, é moldado em silêncio por quem rege o mundo.
Teu lamento, legítimo, é transfigurado, num teatro cínico, ao algoz dedicado.
Quem desrespeita finge ser ferido, torcendo a verdade num laço distorcido.
E, assim, o carrasco se veste de vítima, invertendo a lógica, tornando-a enigma.
Leia de novo, até o véu cair, até que o ciclo não possa mais se repetir.
Pois quem usa teu pranto como argumento, te prende num labirinto de tormento.
A manipulação é a arte da inversão, um veneno sutil que invade o coração.
Mas quem enxerga além da neblina espessa, rompe o jogo e resgata a própria promessa.
Obra-Prima/Obra de Arte
Independente da época ou do gênero é tratado como uma realização, para todo artesão aspirante a mestre,
Uma visão sensível expressada pelo artista acerca do mundo real ou imaginário, através de diversos recursos, linguísticos, abstratos, sonoros e afetuosos,
Possuí mecanismos que afastam uma imagem da realidade, mas permitem interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções,
Por escrito ou oralmente é contado em detalhes, por vezes é transcrito no íntimo da alma e do coração,
Com uma dimensão elevada e alheio à maioria das pessoas, o amor pode ser considerado "uma obra de arte, uma obra - prima", pois ele se caracteriza como uma criação, um conto, uma pintura e por vezes como uma escultura,
O amor é uma vantagem, um benefício é uma boa colheita quando bem cultivada na vida de um artista ou de um artesão cuidadoso.
O Amor, uma arte!
O amor não é um jogo para ser decifrado,
O amor não é um precipício sem fim, para ser pulado sem paraquedas,
O amor é uma viagem perfeita no mundo dos sonhos é uma viagem surreal no mundo real,
O amor vem com a força de um impacto, torna-se um pacto, cresce com brilho, realça a nossa natureza, vira uma fortaleza e muda o ritmo da nossa vida dando preciosos significados, com o tom, a sinfonia e a harmonia certa de uma dança.