Pedro Bandeira - Identidade

Cerca de 10968 frases e pensamentos: Pedro Bandeira - Identidade

Toda instituição que não aceita confrontos gera sínicos e tropeça no obvio, a falta de identidade

Inserida por daniel_alves_pena

As evoluções de identidade (bebê, criança, adolescente, adulto e pais de família) ocorrem em nossa personalidade e transformam o nosso "eu", nossa mente e nossa vida. Isso tudo é sinal de saúde. Aceite-as sem medo e seja feliz.

Inserida por drsandro

Crise de Identidade

Se a ansiedade me desse um tempo para resolver tudo com calma. Mas ela me lembra que o quarto está bagunçado, a pia está cheia de louça, o pet precisa de cuidados, eu também preciso, e me pergunto quando foi a última vez que fui à manicure. Esquece, melhor não lembrar.
Faculdade, livros, arquivos, e-mail, currículo, WhatsApp. Facebook. Gente chata que aparece para tirar o pouco de paz que eu achava que estava conseguindo ter, sorrindo à toa por nada. Vai sorrir assim lá no inferno!
E no amor? Ah! O amor vai bem, obrigada! Para todos os efeitos, vai bem. Próximo parágrafo, por favor.
A televisão tem tanta bobagem para distrair minha atenção daquilo que realmente vale a pena, que me faz ficar embotada. Distraída e emburrecida e embotada. Bah!
Vontade de ler um livro nada literário, nada cultural, nada intelectual, do gênero policial, suspense, como Sidney Sheldon, Agatha Cristie, sei lá. Pelo menos vou me distrair com um pouco mais de qualidade. O simples fato de ler já é um grande negócio.
As notícias jornalísticas me causam enjoo. Vontade de fugir para um país que não existe, do outro lado do mundo. Mas o mundo não tem lado, a Terra é redonda. Então, pra continuar a andar em círculos para não chegar a lugar algum, é melhor ficar por aqui mesmo. Pelo menos no Brasil não tem guerra. É o que todo mundo fala. Não tem guerra oficialmente declarada por conquista de expansão territorial, comercial ou de poder, porque guerra interna sempre teve, social, política, de classes, econômica, sempre teve, e como mata gente essa guerra. Mata gente de fome, de doença, de analfabetismo, de violência, de falta de ética. Mas brasileiro é povo forte, morre e ressuscita todos os dias. Eu mesma já morri várias vezes na fila de emprego, na fila Sus, no assalto à mão armada, na conta do supermercado, no racismo camuflado, no voto desperdiçado. "Morreu sob Pôncio Piltatos. Foi crucificado, morto e sepultado.Ressuscitou ao terceiro dia.." - deixou de ser bíblico, é a realidade do pobre cuja nacionalidade é brasileira.
Preciso fazer uma terapia. Mas hoje não tô a fim. Nem a fim, nem com dinheiro para esse fim. Aliás, não tenho dinheiro para quase nenhum fim. Será que esse é o meu fim? Pobre de mim. Paradinha para coçar a cabeça.Vou tomar um calmante. Mas aqui não tem calmante, sempre encarei meu problemas de cara lavada, sem entorpecentes, sem drogas, grande coisa! Será isso sinal de coragem ou de teimosia? Covardia! Medo de trocar o tipo de dependência. Dependência de problemas para dependência de alucinógenos ou alienógenos. Alienógenos, o editor de textos está me alertando de que essa palavra não existe. Pois passa a existir a partir desse momento. Neologismo não é direito só de político falastrão, também posso, dá licença. Aliás, não acompanhar o noticiário é um bom alienógeno, sinto-me culpada por tomar desse psicotrópico de tarja preta quase todos os dias. Ele causa efeitos colaterais horríveis. A gente fica sem saber das coisas, do que acontece no nosso país, mas que diferença faz saber das coisas se não se pode mudá-las? Ah, não me venha com o lindo discurso de que a participação ativa na vida política do meu país é a única forma de mudar as tais coisas. Já usei bastante esse discurso, mas ele não me convenceu, só serviu para convencer os outros. Vou tirar umas férias dessa participação ativa, quero ficar na passiva. Aliás, nunca saí dela, achava que era cidadã atuante, descobri que não passo de uma objeto amorfo da grande massa.
A massa! Não sei se sinto orgulho de fazer parte da massa ou se sinto orgulho de pelo menos saber a diferença entre massa, povo e elite. Se não faço parte da elite, faço parte da massa, mas acho que não da massa de manobra. Só um pouco, confesso. Não se muda de massa de manobra para simplesmente massa da noite para o dia. Nem de massa para elite de uma hora para outra, só para quem é velhaco.
Falando em velhaco, quando adolescente sonhava em ser política. Esconjuro! Não sei quando, mas fui exorcizada. Graças a Deus! ou ao Diabo, pois ele não iria gostar de me ter na política tentando atrapalhar os planos dele, de jeito nenhum. Então vou ficando por aqui, literalmente por aqui. Na escrita e no meio do povão.
Até breve, ou até outra crise!

Inserida por Crissozza

Procure ter uma identidade própria. Isso se chama autenticidade. Não deixe que outros determinem a sua identidade baseada nas deles.

Inserida por DamiaoMaximino

Não vejo por que a pergunta pela identidade nacional deva se concentrar na busca de 'constantes'. Uma identidade nacional, como uma consciência pessoal, é sobretudo uma história, uma narrativa cujo sujeito não vem pronto, mas se forma e se deforma, se acha e se perde, se salva e se dana no curso dela mesma.
***
Nenhuma conclusão frutífera se obterá sobre a questão da 'identidade nacional' sem fazer primeiro uma 'história da consciência nacional', mapeando, na vasta bibliografia disponível, o horizonte de consciência dos nossos intelectuais e suas mutações ao longo das várias gerações. Tenho a visão clara do que pode ser essa história, mas jamais terei o tempo de escrevê-la, embora alguns artigos meus sejam capítulos inteiros dela. Uma coisa eu garanto: esse horizonte de consciência jamais foi tão estreito quanto é hoje.

Inserida por LEandRO_ALissON

O tempo marca-nos, mas o desafio é o de mantermos a identidade e o de conservarmos a frescura de sermos quem somos e o que somos.

Inserida por MariaAlmeida

se o mundo todo é um palco, a identidade nada mais é que uma fantasia.

Inserida por AnabelSouto

Se uma pessoa acredita ser uma galinha, por que não reconhecer essa identidade?

Inserida por PensamentosRS

Sempre estive em busca de minha identidade artística e recentemente fui convidado para dar aula de direção na HFA, um de meus objetivos é fazer o aluno desenvolver sua própria identidade, e nesse mergulho de buscar a forma, me deparei com minhas escolhas dentro dos materiais que produzi, descobri que retratam minhas experiências pessoais. Os filmes quais participei sempre possuem pós-produção, pois minha formação começou na edição, mas ao assistir as produções que dirigi, me deparei com algo novo que está sempre presente em meus trabalhos, porém de uma forma subconsciente. Apesar de essa técnica ser comum, ela não é muito explorada, pois geralmente causa um desconforto ao espectador, mas quebrar a quarta parede é algo que nos coloca dentro do filme e nos faz sentir parte do que vemos. Essa técnica que me refiro, se tornou mais famosa pela série "House Of Cards" da Netflix onde o personagem, Frank Underwood, está sempre falando diretamente conosco. Entretanto não foi nessa série que esse plano me fisgou, e sim no filme "Silêncio dos Inocentes" de Jonathan Demme, e em todos os outros filmes que ele utilizou o mesmo recurso. Via em seus trabalhos uma fonte de inspiração, da comédia ao drama. Fiquei muito triste pois ele faleceu esse ano.
Quando comecei na fotografia, sempre pedia para que as pessoas olhassem diretamente para a câmera, e na edição escolhia começar por essas imagens. Sempre achei que os olhos comunicam exatamente nossos sentimentos, e definem a maneira mais profunda de conhecer as pessoas. Nunca tinha percebido o quanto isso influenciou e influencia em minhas decisões, e o quanto está presente em meus trabalhos.

Inserida por NyckMaftum

Se a consciência que tenho de mim mesmo — a identidade do meu “eu”– fosse um efeito da continuidade corporal, ela seria inconstante e mutável como os sucessivos estados do meu corpo, e não haveria por trás destes uma consciência constante capaz de registrar, comparar e unificar num conceito geral estável as mudanças que o meu corpo sofre. Se fosse um produto da impregnação linguística, um simulacro de identidade introjetado pelo uso repetido do nome e do pronome, como faria eu para saber que o nome pelo qual me chamam e o pronome pelo qual me designo se referem a mim? Se, por fim, fosse um resultado da abstração que por trás dos estados apreende a unidade da substância, QUEM, pergunto eu, operaria o mecanismo abstrativo? Conclusão: a identidade do meu eu é independente e transcendente em face do meu corpo, da linguagem e das operações da minha inteligência abstrativa. É uma condição prévia sem a qual não pode haver identidade corporal, nem linguagem, nem pensamento. A identidade do “eu” é a própria unidade do real que se manifesta na existência de uma substância em particular que sou eu. Nenhuma explicação causal tem o poder de reduzi-la a qualquer fator, pois é ela que unifica todos os fatores. A existência do “eu” é o inexplicável por trás de tudo o que é explicável.

Inserida por LEandRO_ALissON

A inteligência emocional é o universo da alma harmonizada na sua própria identidade.

Inserida por MariaAlmeida

Desconhecido... mundo meu

No meu mundo desconhecido
descobri a
minha real identidade
sem fantasias
sem ilusões
sem medos
...apenas o desejo
de vencer
de existir
de sentir
de SER
eu mesmo na minha condição.
... no meu mundo de incertezas
descobri a verdade
a real existência
da vida
do ser e existir no outro;
assim sou
metade de mim
e parte no mundo
... completo de tudo um pouco
no mundo que eu desconhecia.

Inserida por RoseBona

quando você tem certeza da sua identidade...
então aceitar e continuar é a única certeza absoluta.

Inserida por eraldocosta13

O alto reconhecimento prova a identidade!
A ausência do reconhecimento traz desigualdade.

Inserida por Muniz-voo

Seja vc mesmo

As vezes somos um
Só pra agradar a outro !
Perdemos nossa identidade!
reflita sobre isso, nesta leitura.
Você é você por você ?
Ou simplesmente é o reflexo
Que outros querem ver .
Seja você, tenha coragem !
Máscaras caem a todo tempo.
E quando essa máscara cai frente ao
Espelho e você vê o que foi capaz de
Fazer para agradar a quem não merece
É frustrante .
Caminhe sua estrada e tenha suas vontades , cure suas feridas e veja
Como é bom ser feliz pelos seus méritos .
Abra seu coração para o novo
Pois o velho já foi tentado
Lembre-se Deus não esquecerá da sua essência já mais, tudo pode nele em nome de nosso Cristo Jesus .
Graça e paz

Na sua identidade terrena tem seus dados básicos, na sua identidade celestial tem seus dados passos.

Inserida por OPensadorCristao

⁠Quando você decide assumir sua própria identidade, deve arrancar a sombra que criou sobre sua individualidade. Às vezes a nossa carapaça, a que criamos para nos proteger, é grossa e moldada tão íntima a pele que sangra ao tirar e por isso a dor é inevitável e sempre ficam tatuadas como grandes cicatrizes. Se sorrimos é mais por força (consciência de nossa superação) do que por felicidade propriamente dita, já que abandonamos, em boa parte da nossa vida, os mínimos prazeres para atender as expectativas de quem nunca teve que lutar para validar o que ama. Por isso a gente se rebela, levanta bandeira e mergulha de cabeça, já perdemos tempo demais tentando caber em pequenos mundos. Somos exploradores e não digo isso por considerar uma novidade da espécie, uma modinha ou um capricho. Somos exploradores de nossa própria essência, pois o comum não nos define. Ser igual, fabricado e serie não justifica nosso papel no universo. Somos mais fortes do que vocês jamais serão. Começamos a lutar enquanto vocês ainda choram por não ter ganhado um presentinho no natal. Ao invés de brigar por coisas inúteis nós travamos os uma guerra sem fim com nós mesmos. Vocês sempre atacam em bando e nós sempre resistimos sozinhos. Somos os vilões nas regras que vocês criam deliberadamente, mas também somos os únicos que sangram nessas histórias e também os únicos que morrerem. Porém, essa caçada nos fortaleceu a ponto um ter a força de todos, cada vez que derrubam um de nós são dois que se levantam e vamos continuar aqui, pois nossa causa é verdadeira e um sonho particular, nossa identidade não é o rascunho dos outros é nosso próprio diário.

Inserida por jucsom

⁠O Sistema faz de cada um nós o que somos, alguns são fortes o suficiente para pra ter identidade própria, outros se deixam levar porque é mais cômodo assim e ainda há a maioria que nem se dá conta de que está sendo manipulada até mesmo no pensar.

Inserida por maryann

A conexão da sua identidade (a convicção de quem você é e o que você quer) somado a sua espiritualidade (independente de quais sejam as suas crenças) é a maior potência que se pode construir. Ela se chama Fé!

Inserida por monica_barros

⁠A falta de identidade torna o ser humano um incapaz, um indivíduo vulnerável, às tentações e provações decorrentes na vida.

270323

Inserida por J6NEMG

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp