Pedras
Amigos são pedras preciosas
que Deus esculpiu com amor,
e devemos guardar com muito carinho
no lado esquerdo do peito
em um cofrinho chamado coração.
Pedras no caminho
Na minha longa caminhada, me foram tantas as pedradas que hoje eu não sinto mais os espinhos, e mesmo em meio na multidão, engraçado; não sinto sequer o bater do coração e nem te vejo mais no meu caminho.
Por anos a fio te procurei, me foram noites e madrugadas; te busquei por dentre a chuvas e o frio, mas não encontrei nada.
Por vezes no desespero eu chorei; já descrente e desorientado, eu me perdi, mas nunca te encontrei.
Ocorreu-me que hoje, no meu vagar sem sentido pelas ruas, o acaso me trouxe lembranças suas, num repente o vento se fez mais veloz e por instante, me pereceu o ouvir da sua voz.
Olhei esperançado ao ouvir a voz estranha, adentrei no vazio do meu ser, na imaginação voei por entre vales e montanhas, mas, não era você.
Infelizmente, hoje me encontro aqui acometido pela idade; e numa breve introspecção, me brotaram as lágrimas da saudade.
No olhar sombrio, não alimento mais ilusão, eis aqui a vagar, apenas um corpo cansado, inerte e já sem o coração.
Sem sentimentos, me costumei a caminhar sozinho, onde apenas uma alma despedaçada, por raras vezes reclama e ainda clama por um carinho, porém, já sem esperanças de nada.
A verdade é que tu já não mais me existe; e viver assim, embora que triste, pra mim tanto faz, e também já não importa mais, pois que me abracei com a solidão e nela encontrei a minha paz.
Abraços fraternos
Se a estrada do destino for de pedras, Seguirei meu caminho... vou estar preparado! ousarei e usarei meu poder que é me dado. Se for de espinho e não de flores, se a estrada do destino for de pedras, Seguirei meu caminho...
Caminho afastado
... Caminho respeitoso fez meu sangue venenoso entre as pedras,
largado e dizimado no pranteado das chuvas,
meu milagre em vida, na morte, sorte sobrevinha,
nas encostas dessa labutada vida em agonia...
- Espreitarei teu corte junto ao meu, amor peregrino lampejei,
minha estadia se encerra na melódica ponte onde cruzava os dedos,
meu jazigo junto aos mortos, por mim só sepultura não se decorria,
nem haverá de existir em minha ilustre composição,
aquela canção em cogitação...
- Serei formado de uma rima sem proclamação?
... Orgulho te fizera crescer num ponto de bala, pusera-se a existir,
fostes emigrado em meu coração as tuas límpidas lágrimas,
por descrente a algumas coisas, jamais pude descrer ao amor,
aquele que por magoado e enigmático fez-me coagir...
Nunca desista mesmo que tenham pedras em seu caminho, não deixe que seu coração endureça, e que você jamais esqueça o significado das palavras bondade, ternura, perdão e esperança. O caminho tá difícil? Nunca desista! Olhe para o céu, e veja a estrela mais brilhante, siga essa estrela, é Deus olhando por você, vá em frente. Olhe para o céu, e veja a estrela mais brilhante, siga essa estrela, é Deus olhando por você, vá em frente. Saúde e Paz!
Um homem de sucesso é aquele que constrói pontes ou escadas com as pedras que jogaram nele. A melhor vingança é a construção de algo novo e verdadeiro, valioso e duradouro.
Antes de falar das pedras portuguesas que enfeitam o Rio de Janeiro, e que me foi contada pela Renata Machado Nogueira e a Elzely Lanna, que me disse sobre as outras pedras, vou contar algumas do meu filho, o Felipe, já conhecido de alguns aqui nesta rede.
Eu só viajo a lazer com meus filhos, pus na minha cabeça, que seria uma sacanagem com eles, eu viajar para passear, namorar, etc..etc... e não levá-los e assim tem sido, nestes anos que vou tentando criá-los. Cada viagem é de uma forma, as vezes com sobra de grana e outras no limite, ou vulgarmente falando na conta do chá. criei uma regra sobre valores máximos gastos diariamente. Fomos almoçar tarde, lá pelas 3 ou 4 da tarde e fomos a um restaurante na orla do Leme, por óbvio, restaurantes na orla marítima, são sempre mais caros, ainda mais no rio que recebe o maior número de turistas aqui no Brasil, então não é fácil. Mas estranhei pois o preço da feijoada, estava o mesmo que o daqui de Belo Horizonte. Ora, feijoada no Rio, é a feijoada e pedimos. meia hora depois vem o garção e nos diz que acabou. Pelo preço da feijoada eu pensei que tudo estava no mesmo padrão. Que nada mermão! Comemos, ficamos satisfeitos e pedimos a conta e veio aquele monstro de filme de extraterrestes, aquelas coisas mais esquisitas e sem qualquer sentido. O fato é que me assustei, pois eram pratos simples e que você encontra em qualquer lugar. Passado o susto um dos meus filhos se vira e diz: - E a sobremesa? Vai o felipe e com a carinha mais simples do mundo, respondeu, antes deu falar qualquer coisa, ele olhando para o garção e o irmão.
- Que sobremesa nada! Viu não o preço da conta? - da conta não? - do assalto! - Vamos comer uma barrinha de cereal de sobremesa e tá muito bom.
Depois desta, só queria ir embora e rápido, pagamos num silêncio tumular e fomos embora, claro, á procura da barra de cereal.
Navegar é meu canto, meu refúgio...entre pedras e areias naufrago de encontro as ondas, sou levada pelo vento, carregada pelo som da madrugada até a imensidão do mar.
Não podemos parar porque há pedras no caminho, ou espinhos nos pés.
As pedras não vão sair do lugar, você precisa desviar.
Os espinhos não sairão dos seus pés por conta própria.
Então? trate de arrancá-los.
Por tua ingrata saudade, postes a me buscar naqueles poemas cravados, porá em pedras na minha ceifada vida, dentre os campos qual me buscaras, morte, porém fartar-se-á...
..."Jogar sementes sobre pedras e esperar uma boa colheita é o mesmo que cuspir pra cima para ajudar a chover."... Ricardo Fischer
Mantenha seus olhos sempre naquEle que se recusou a transformar pedras em pão, e que não pulou da parte mais alta do templo. Mantenha seus olhos naquEle que diz: Bem-aventurados são os pobres, os mansos, os que choram e aqueles que têm fome e sede de justiça; bem-aventurados são os misericordiosos, os pacificadores e aqueles que são perseguidos por causa da justiça. Mantenha seus olhos naquEle que é pobre com os pobres, fraco com os fracos e rejeitado com os rejeitados. Aquele que fez essas coisas é a Luz vinda ao mundo que ilumina todo homem do bem, mesmo que ele não saiba, e se ele não soube, eu irei apresentar a ele aonde é a fonte de todo esse bem que ele faz.
A Jornada
Não abandonei meus pensamento nas trevas
nem largarei meus dias,
em uma das pedras dos vários caminhos
a serem seguidos;
Não acabarei no vazio do meu ser,
nem na cratera do universo;
Apenas me deixarei levar pelo impulso do momento,
sendo meu coração o único guia
da grande jornada que é a vida.
O momento me conduzirá para a vida eterna
e a incerteza de prosseguir,
apenas retardará a eternidade.
Seus passos inseguros
farão os meus regredirem,
e sua mente inquieta
debater-me contra espinhos do meu corpo
(e quantos já tenho dentro de mim);
o seu semblante cansado
fará meu amor pela vida diminuir,
mas a sua ternura pela minha
faz meu corpo dormir em paz
e minha cabeça revolucionar
a hierarquia que é a vida.
Não deixarei que me dominem
nem dominarei outros,
imaginarei uma barreira
contra todo mal
que em minha direção vier;
Não criarei suposições falsas
para diminuir a minha pena,
mas indagarei mais de uma vez,
para que me digam verdades;
Não mentirei para que o mundo me salve,
nem pagarei pelo que não fiz,
apenas,
irei revolucionar minhas ideias,
apresentar suposições,
segurar meu mundo
com meu único escudo;
Criarei na eternidade
algo como a saudade,
para podermos usufruir
deste universo
que é só nosso;
e aí então,
levaremos mais esta força
para ajudar-nos na grande jornada
que é a vida
Marcas são como pedras duras, que toda vez que atingem nossos corpos nos desestabilizam e nos exigem a criação de um novo corpo - de nomadismos, de trifurcações, de desvios, mas, ao mesmo tempo, de estados inéditos de pensar, de sentir, de agir, de existir. Marcas são processos que inscrevem nossas histórias. Vez ou outra, somos tomados por uma espécie de "desassossego", a serviço das marcas que nos convocam, determinando muitas de nossas escolhas inextricáveis. O melhor a se fazer, é exercer um tipo de exorcismo contra aquilo que Suely Rolnik chama de "marcas-feridas" - experiências que produzem uma espécie de enfraquecimento da nossa potência -, tanto para
transformar o vivido em experiência, quanto para encontrar um novo equilíbrio, recuperar nossa potência. Afinal, somos meramente um acontecimento na iminência de entrar no movimento das marcas, nas linhas abstratas de causalidade.
Sou fã de foto sem edição,
De frutas sem polimento,
De pedras brutas.
Sou fã de pessoas de cara limpa
E alma transparente
Que não aparentem o que não são.
Sou fã de um mundo mais autêntico
Do olho no olho
Do contato real,
Sou fã de gente
Que não deixa o orgulho e
A soberba consumir a
Própria humildade.
Florescerá nas pedras teu caminhar, se esgueiras ao tribunal sobre tuas feridas, cultivará espinhos por vida tortuosa, não sejas temeroso, sigas adiante, não deixes postas as sombras tais pétalas na lisonjeira ventania...
