Paradoxo

Cerca de 688 frases e pensamentos: Paradoxo

Paradoxo de Epicuro

O paradoxo de Epicuro está baseado em três características que são atribuídas a Deus: a onipotência, onisciência e onibenevolência (benevolência ilimitada). Epicuro afirma que perante a existência do Mal, Deus não pode apresentar as três características em simultâneo, porque a presença de duas delas exclui de forma automática a terceira.

Se Deus é onipotente e onisciente, Ele tem poder para eliminar o Mal e conhecimento a respeito dele, mas se ele ainda existe, é porque Deus não é onibenevolente. No caso de Deus ser onisciente e onibenevolente, Ele sabe tudo a respeito do Mal, e tem vontade de o extinguir, mas como não é onipotente, não pode eliminá-lo. No último cenário, sendo Deus onipotente e onibenevolente, Deus tem poder para destruir o Mal, e quer fazer isso, mas não pode porque não tem conhecimento a seu respeito.

De acordo com o paradoxo de Zeno (ou de Zenão), nunca chegamos a fazer aquilo que nos propomos a fazer, pois tudo é matemática, e tudo pode ser dividido por 2, logo só nos resta infinitas frações, sem limites tendendo ao infinito...

Meu paradoxo favorito, tão longe e tão perto, tão livre e tão preso, nos conhecemos a tanto tempo e não sabemos nada de nós.Conversamos tanto e não contamos nada.Seguimos num encontro sem nos ver...

O ser humano é mesmo um Paradoxo.Um ser tão frágil,de atitudes tão brutais.

A voracidade do PMDB , transformou-se num paradóxo político. Sem ele não se governa, com ele, abre-se a porteira da corrupção e do clientelismo.

É um grande paradoxo: uma pessoa não pode ser grande sem ser humilde e não pode ser humilde se não for grande.

A vida é um mistério, e eu sou um enigma indecifrável.
Um paradoxo que não se pode compreender, o desconhecido que busca o conhecimento.

Paradoxo : Os professores nas salas de aula, de forma hipócrita, ensinam seus alunos a lutar pelo SER. E na prática, via greves, dão-lhes exemplos, lutando pelo TER.

• O Paradoxo Elementar


Não está no óbvio a verdade. O aparente sempre se mostra concreto, mas padece de constância, padece de bases que fundamentem sua própria aparência. Logo, aquele que se apega ao aparente, ao sólido, ao permanente, ao palpável, ao literal, ao racional, ao complexo, ao marcado, ao soberbo, ao justificado, ao confiável; este caminha cego rumo ao precipício de sua própria ilusão.
A solidez fascina o ego, e aquele que alimenta o fascínio do pequeno eu, se preenche do ilusionismo do mundo, da sociedade e do moral coletivo. As respostas para as perguntas mais profundas não existem nas formas que se lhe atribuem. As respostas não são respostas, são sensações que se fundem ao caráter do Ser.
Logo, não há respostas, há experiências, uma vez que não havendo separação entre a pergunta e a resposta, não pode haver de fato nenhuma das duas. A resposta está na pergunta e a pergunta é a resposta.
Quem disso se dá conta, começa a entender a natureza do universo, mesmo que ainda por detrás da barreira físico-mental. Vê ele então que o Um inevitavelmente comporta os vários; e que os vários é que transformam o Um. O corpo é um, mas as células são várias. A humanidade é uma, mas os homens são vários. A galáxia é uma, mas as estrelas e os planetas são vários.
O paradoxo elementar é a natureza da Criação. Nada que é grande realmente o é. Nada que é pequeno realmente o é. Nada que é quente realmente o é. O finito se encontra no infinito; e o infinito transpassa o finito.
Deste modo, quem busca sua emancipação compreende que o ego é um produto do Eu Profundo, sendo um canal do que transcende através do limitado. Não há então de se negá-lo devido a suas tolices e confusões, todavia viver sob seu poder é diminuir-se.
Aquele que vive pelo ego, não viverá para sempre, não transcenderá a morte, não sublimará a matéria. Far-se-á refém das ilusões de um mundo adoentado.
Quem se engrandece por meio do ego na verdade está se encolhendo rumo ao seu próprio desaparecimento no limitado. O caminho para a liberdade é estar no próprio centro, silencioso, amoroso, desprendido e liberto da necessidade de segurança.
Logo, quem permanece discreto em sua verdade está, de fato, se engrandecendo rumo ao ilimitado. Este sublimará ao infinito, e o egoico se destruirá no finito.

Estranho paradoxo: as pessoas que mais odeiam Cristo são as que mais precisam Dele. E o pior ? Nem de perto imaginam.

⁠Paradóxo
O agnóstico é capaz de entender a diferença do "amar a Deus" e o "temer a Deus".
O hipócrita segue o segundo preceito.
Sidney Poeta dos Santos
Sidney Sid Santos

O Paradoxo da plenitude.

Para preencher vazios existenciais, nos fragmentamos em pequenas partes, tentando nos encaixar na vida de outras pessoas, sem percebermos que no processo nos tornamos ainda mais incompletos.

Dizer que alguém espera uma vida inteira por sua alma gêmea é um paradoxo. As pessoas eventualmente se cansam da espera; e se arriscam com alguém, e pela arte do compromisso procuram tornar-se almas gêmeas, o que leva uma vida inteira para se conseguir.

O grande paradoxo da transformação digital (era das inovações) é que tudo está se transformando em comodities

Cuidado com as crises de existencialismo.
Acredite ela é só uma crise.
O paradoxo vida é uma constante mudança.

Há momentos que não conseguimos falar nada, o silêncio toma conta das palavras, e a inquietação do coração.

Inserida por DRParadoxo

⁠O cúmulo da sabedoria é entender que o eterno inibe a novidade, sendo o sujeito escravo do seu próprio tédio

Inserida por ParadoxoConfuso

⁠O paradoxo do desonesto coagido consiste na proposição da mesquinhez e injustiça, comparado a luxúria e o poder que a imoralidade pode oferecer

Inserida por ParadoxoConfuso

O vento que carrega a paz, não tem forças para sustentar a felicidade ou tristeza⁠

Inserida por ParadoxoConfuso

⁠Moralmente estético

A moral é estética em sua essência,
Uma arte que molda os ideais da humanidade,
E em cada ato de nobreza e consciência,
Revela-se a beleza da nossa própria verdade.

Não há um código moral universal,
Mas sim uma diversidade de concepções,
E cada ser humano é livre para escolher,
A sua própria moral e suas próprias ações.

Mas a beleza do ato moral é indiscutível,
Como um raio de luz que brilha na escuridão,
E revela a grandeza da alma em seu esplendor,
E a sua capacidade de transformação.

Portanto, aspiremos sempre à nobreza,
E aos ideais mais elevados que há,
Pois a moral é estética em sua natureza,
E a beleza do ato moral é a prova do que há.

Inserida por ParadoxoConfuso