Para Educadores de Infância
As crianças são inocentes.
Devemos ajuda-las a dar o primeiro passo.
Lembra-te da inocencia ao cobrares pelo passo dado.
Quando não tiver nada de incentivador para falar, silencie se possível. Porém se a educação lhe pedir para se pronunciar, mantenha-a medindo as palavras que saem da sua boca. Você nunca sabe quando alguém está esperando uma palavra positiva para persistir ou uma negativa para desistir.
Quer ser você um construtor ou destruidor de sonhos?
Meu tempo de criança.
As plantinhas dos pés no chão, já ao acordar, roupa remendada; porém limpa. Batata assada no borralho do fogão, broa de fubá e café,era a merenda matutina antes de ir à escola. Que delícia! ia com os coleguinhas cantarolando e conversando. Bornal no ombro, carregando os caderninhos, lapes partido ao meio; pois a outra metade para o irmão. A
realidade era esta. Outro pedaço de lapes,só ganharia quando não dava mais para segurar. Com carinho guardava e não perdia. Naquele tempo a professora era a segunda mãe, e era respeitada. Os ensinamentos eram feitos com todo amor, e o salário era apenas para sobreviver. O pais apoiavam todo corpo docente da escola.
No jardim da infância, aprendi ler, escrever, e fazer as primeiras continhas.
Nesta tenra idade, com nove anos, após chegar da escola, almoçava e ia ajudar o pai na roça. De pés descalços, com enxadinha no ombro subia e descia colina, até chegar ao milharal. O sol a pino, meio dia,era o início da jornada.
À noite estudava e fazia a lição com luz de lamparina.
Às vinte horas mais ou menos, meu pai contava estorinha antes de ir dormir, juntamente com outros irmãos. Que pai maravilhoso! A mamãe fazia broa e café para cearmos. Muitas vezes antes de deitar, socávamos arroz, ou debulhávamos milho à mão, para no dia seguinte ter o que alimentar. Com tudo isto, vivíamos felizes. Estudava, trabalhava e brincava. Nos finais de semana, tinha mais tempo livre para brincar.
Hoje as crianças têm tudo. Têm tempo de sobra para fazer coisas erradas. Não podem trabalhar, ou mesmo ajudar os pais; mas podem vender drogas e outras mais. Não podem ganhar um tapa dos pais, mas quando crescem podem apanhar da polícia. Que inversão de valores!. Eu era feliz e não sabia...
Eu sou uma criança alegre, que todos os dias acorda com uma imensa vontade de pintar a sua obra-prima, usando a ímpar aquarela da vida, sem borrá-la nenhuma vez, com as minhas imperfeições, lágrimas.
Eu sou a criança, bailarina, persistente...Que ainda sonha com seus passinhos coerentes, perfeitos, os arabescos de 90 graus. Bailando, bailando...Querendo imitar e acompanhar o grande passo de Deus perfeito!
É bobagem mas sou como uma “criança” e em alguma distração durante as aulas eu escrevo seu nome atrás do caderno, estranho, porém é um sentimento que não pedi para ter, e ainda mais por você, Se um dia eu saber que você está namorando eu vou te desejar toda felicidade do mundo, e que ela te faça feliz o dobro que eu gostaria de te fazer.
São pequenos momentos que fazem a vida valer a pena , um sorriso de uma criança , um abraço apertado , uma amor correspondido.
Amar como ama uma criança deve ser a maior dadiva que os deuses podem conceder.
Amam sem medo de sorrir e sem a fita cega da censura deitada em seus olhos
(.”) ♥ apenas uma garota com a alegria de uma criança;
a malícia de uma adolescente;
e sentimentos de mulher
A garotinha que vai fazer da tua vida um inferno (6)
pequena pra quem vê
gigante pra quem ama ! ✖✖
→ mais uma em um milhão ;
menina, estranha & fora do padrão. s2
Saudade é a alma gritando em silêncio relembrando os campos em que corria feito criança e se divertia em meio aos jardins perdidos na imaginação de um paraíso.
Independentemente de como fomos educados ou de como nos moldamos ao passar dos anos, sempre teremos uma escolha.
Para aqueles que precisam, podemos estender a mão e amenizar a queda, ou cruzar os braços para depois juntar os cacos.
A mais preciosa das virtudes é a compreensão, sem ela não existe amizade, muito menos o amor.
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pensamentos para Crianças
