Ouvi e Observar
Atrás dos meus olhos estão os seus olhos. Atrás desse céu que insisto em observar, está a esperança de que um dia seus olhos estejam a minha frente e não somente dentro de mim.
Perdida em sonhos distantes
Está sempre a observar as pequenas luzes.
Que a levaram a lugares fantásticos
Só conhecidos pela imaginação.
Mas qual graça teria a vida, se não fosse o impossível?
O impensável ou inimaginável...
Então uma pequena menina ousou acreditar,
E seus sonhos se tornaram realidade.
Isso é ou não é, apenas o sonhar?
Em nosso dia-a-dia muitas vezes não paramos para observar certas atitudes que temos. Você já parou pra pensar a importância que muitas pessoas dão a televisão por exemplo?
Reflitam!!
A professora pediu aos alunos que fizessem uma redação que respondesse à seguinte pergunta:
“Se você encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse pedir ao gênio da lâmpada que mudasse algo em sua vida, o que você pediria?”
Depois de alguns dias, já em sua casa corrigindo as redações, a professora se depara com a redação de um menino que diz o seguinte:
- Gênio, eu quero te pedir algo muito especial. Por favor, me transforme em um televisor. Quero ser como a TV da minha casa. Quero ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao meu redor. Quero ser levado a sério quando falo. Quero ser o centro das atenções, e ser escutado sem interrupções. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona, e ter a companhia dos meus pais quando eles chegam em casa, mesmo que estejam cansados. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos “briguem” para estar comigo. Quero sentir que a minha família às vezes deixa tudo de lado pra passar alguns momentos comigo. Eu só quero viver o que vive qualquer televisor!
Parei de acreditar no que me dizem e passei a observar as atitudes.
Não vivo mais de dizeres, vivo de ações, elas sim são concretas.
Senhor, dá-me sabedoria para saber observar com bons olhos, ouvir com bons ouvidos, aprender com boa cabeça e repassar com bom coração.
Amo observar as pessoas.
Cada uma é um universo turbulento.
Algumas tem vários sóis, outras apenas vácuo e escuridão.
É sábio descansar, observar, recuar, abrir mão.
Nem tudo que nossos olhos desejam são objetos de posse.
"Posse" é ter o que me faz feliz e não maltrata os outros.
“Pensar, Analisar e Observar são armas poderosas para resolver e diluir problemas de forma plausível e viável, dentro das cadeias de estudos que foram aferidas e sondadas a esses problemas.”
Viver é bem mais do que observar. Viver está acima de qualquer entendimento. Viver não se explica. Não se acha em dicionários, em internet, em enciclopédias. Viver é sentir. Viver é amar. É arriscar sem saber o que vêm depois. É escolher, jogar e esperar para ver. Viver é sonhar, mudar, cair e levantar. Viver é renascer e recomeçar sempre. É dormir e acordar todos os dias e continuar seguindo em frente. É ter lembranças, sensações, emoções. Viver é ter coragem, força de vontade e fazer o que bem entender.
É sábio descansar, observar, recuar, abrir mão.
Nem tudo que nossos olhos desejam são objetos de posse.
"Posse" é ter o que me faz feliz e não maltrata os outros".
Da brecha da minha cortina costumava observar seu quarto do outro lado da rua. Daqui via sua parede com aquele mural de fotos onde você pendurava coisas boas de nós. Todos os dias aquela ansiedade de ver se ainda existia rastro das nossas lembranças grudadas lá,e aquele frio na barriga de não encontrar vestígios de como erámos felizes.
Belo também, é tomar emprestadas as asas de alguém...
E observar o mundo com o coração do outro.
A fé conserta as asas dos sonhos,
A fé salva-nos de morrer em vida.
Que a tua, seja a porta de um infinito qualquer,
E que te baloice a alma numa canção de amor.
Hoje tive a grata surpresa de observar as sementes que lancei, com alegria, mas falo das flores que semeio, e Deus habita a minha paz.
As vezes escuto o barulho na porta ou acho que está na janela tentando me observar, mas sei que já foi, e não está, mudei a fechadura o endereço e o andar..
Pela janela do meu quarto, eu nas tardes chuvosas, ao debruçar-me nela, ao observar todo aquele outro universo de água, de mágica que vem do céu, que entra em contato não só com os meus olhos, mas com minha pele, meu olfato e pra ser mais precisa até com minha alma. Parece até magia.
“A decadência de um poeta”
Hoje ao acordar abri minha já combalida janela e fui observar o belo campo florido que avistava todos os dias ao pé da colina, ao invés disto percebi que agora meus olhos me mostravam apenas flores e nada mais sentia.
Meu velho tic-tac deixou de ser melodioso; sem minutos esperar o café que fui tomar passou a ser insidioso.
Minhas rimas já não são profundas, não consiguo mais sonhar, fértil loucura, e meu sono é incapaz de te encantar.
Ontem á noite percebi minha mente querendo descansar, o pequeno girassol fora arrancado, morta a candura; a lua se escondeu, as estrelas se envergonharam, o seu canto também emudeceu, a brisa não me trouxe nada, de fato, tudo se perdeu.
Quero abrir os olhos e ver que minha arte não foi embora junto da florada, pedir o fim desta heresia...
- Relacionados
- Observar
- Observar a Natureza
