Os Seres Vivos
Deus, afasta-nos dos maus elementos (vivos ou mortos) e das intrigas, que por ventura surjam. Que as nossas fraquezas e tristezas mostrem o valor da nossa fé e venham beneficiar-nos nas nossas decisões diárias, nos protegendo das maldade, aliviando as nossas tristezas, fazendo-nos, dignos das tuas benevolências e misericórdias. Guardei as nossas famílias e amigos. Amém.
Os desencarnados continuam vivos, embora não falem, comam, bebam, respirem, permeiam mentes entorpecidas em meios a devaneios psicossomáticos particularizados!
É da natureza humana que esperemos, depois de partir, continuar vivos na lembrança de todos pela contribuição dada ao planeta e a obra construída durante a jornada para os que nos sucederem. Mas alguns – alheios ao sentido da vida e desprovidos da essência inerente à espécie humana – esforçar-se-ão por deixar a única marca que conseguem imprimir nas mentes dos que os conheceram: sua inesgotável capacidade de se mostrarem tóxicos a si mesmos, perniciosos ao ambiente que os rodeia e corrosivos para cada pessoa à sua volta!
Inscripção aos Vivos -
Dos Mortos:
Nós Mortos enterrados
neste chão feito de pó
já tivemos um passado
fomos vivos como vós!
Já fizemos da vaidade
certo grito moribundo
mas talvez a eternidade
seja mais que um triste mundo!
Aonde vais ó caminhante
aonde vais tão apressado
não prossigas mais avante
também tu estás condenado!
Por aí tantos passaram
foram muitos, tanta gente
só à Morte se aninharam
nenhum ficou lá para sempre!
Parece longe a vossa Morte
tambem a nossa parecia
num instante vai-se a sorte
e lá morrem qualquer dia!
Mas acreditem que morrer
não é tão mau como se diz
é mais simples que viver
à deriva por aí!
Nós Mortos que aqui estamos
neste pó em solidão,
por vós, vivos, esperamos,
algum dia neste chão!
(No cemitério de Évora)
"Não tenho pena dos mortos. Tenho é pena dos vivos, que têm que viver num lugar onde a ganância predomina e a exploração governa.
Choro por este povo que por cá habita e desejo-lhe a morte, para que se possa libertar deste mundo."
A vida deve ser vivida enquanto vivos estivermos... depois... complica...
E se bem a vivermos, certamente ela será bonita, mas bonita mesmo...
Ósculos e amplexos,
Marcial
TEXTO PUBLICADO EM 10/05/2014, MAS COMO A VIDA CONTINUA A SER BONITA,
APESAR DE COVID, MACACOS, E OTRAS COSITAS MÁS, VALE A PENA VER DE NOVO...
COM CERTEZA A VIDA PODE SER BONITA
Marcial Salaverry
Certamente a vida pode ser bonita, muito bonita aliás, basta que saibamos vive-la, procurando extrair e aproveitar as coisas boas que ela nos oferece, passando por cima de problemas, de dores, que evidentemente devem ser considerados. Não podemos esquecê-los, uma vez que afinal, existem, mas a rosa também tem espinhos, e é a "Rainha das Flores". Então, vamos aprender a curtir a vida e dela gostar, apesar de seus espinhos. O grande problema, é que muita gente prefere se apegar mais às dores, esquecendo-se de que quanto mais a elas nos entregarmos, mais difícil será superar os problemas, vencer certos traumas terríveis que nos causam sofrimento, ou que nos trazem grandes aborrecimentos, como a ação nefasta de políticos e certas "otoridades" que lotam o noticiário com mentiras e falsidades...
Ora, apenas devemos convencer-nos de que os problemas que nos parecem insuperáveis, não são exclusividade nossa. Todos temos nossos contratempos. Alguns mais seriamente atingidos, outros nem tanto, mas todos os temos. Temos apenas que saber enfrentá-los, e é vital que saibamos administrá-los, para não sermos por eles dominados.
"Roubei" a idéia de uma música de nosso querido Gonzaguinha, e vou citar mais um pequeno trecho. Aliás, essa música é um autêntico hino à vida, e assim deveria ser encarada por todos. Sua letra induz a sábias reflexões. Vejam este pequeno trecho:
"Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar e cantar
a beleza de ser um eterno aprendiz."
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz. Parece incrível, mas existem pessoas que não gostam de ser felizes. Afivelam uma eterna capa de mau humor no rosto. São agressivos com as pessoas em seu redor. Se exercem algum cargo mais elevado, infelizes de seus subalternos, que são obrigados a digerir suas diatribes... E essas criaturas muitas vezes tem toda a possibilidade de serem felizes, mas apenas se recusam a sê-lo. Tem uma família, mas não conseguem demonstrar amor pelos familiares, um amor que eles tem, sentem, mas o escondem, como se fosse pecado amar, e ser feliz. São coisas que o pobre Freud tentou explicar, mas pirou de vez tentando...
A felicidade, tão cantada, decantada e procurada, na verdade está dentro de nós. Basta que saibamos expô-la, assumi-la, e não sentir vergonha de ser feliz. Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz, sim, pois por mais tempo que vivermos, sempre algo estaremos aprendendo, quando não, aprendendo a viver, eis que seremos eternos aprendizes na arte de viver. Aprender a viver, em todos os seus aspectos, seja acompanhando as descobertas da ciência, seja acompanhando a evolução tecnológica, seja pura e simplesmente aprendendo os eternos e insondáveis segredos da vida, seja sabendo aceitar certas coisas que estão acontecendo...
"Sempre desejada
por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte,
só saúde e sorte"
Assim é a vida... sempre desejada, ninguém quer a morte, então, há que saber aproveitar esse tempo que estamos aqui, e vivermos a vida em seu esplendor, desfrutando as benesses com que ela nos brinda, sempre procurando amar, pois o amor é a fonte da felicidade. Por que termos pensamentos negativos? Se não queremos a morte, mas sim saúde e sorte?
Vamos então seguir os sábios ensinamentos de mestre Gonzaguinha, nas últimas estrofes de seu HINO À VIDA:
"Somos nós que fazemos a vida
como der ou puder ou quiser
E a pergunta roda
e a cabeça agita
fico com a pureza
da resposta das crianças
É a vida, é bonita, e é bonita"
E procurando entender toda a sabedoria destas lindas palavras, não tenho dúvidas de que todos teremos um LINDO DIA, pois a vida, realmente, é bonita... é bonita, que me desculpem os pessimistas de plantão...É assim que encaro a vida, vivendo-a como ela deve e merece ser vivida, pelo menos procuro fazer o melhor que posso...
O Dia de Finados nos lembra que a única forma de nos tornarmos eternos é nos mantermos vivos nas lembranças e nos corações das pessoas que nos amaram e junto conosco construíram eternidades.
Certamente a vida não espera para ser vivida,
portanto, temos que vive-la enquanto vivos estivermos...
O amanhã, será vivido amanhã, se ele acontecer...
Mas o hoje, está passando rapidamente... E não espera...
Não deixe para depois aquele "OI" que alguém está esperando...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A VIDA TEM HOJE, ONTEM E AMANHÃ
Marcial Salaverry
Ontem já passou, amanhã está por vir, e o hoje está sendo vivido agora, e temos que saber vive-lo... E essa é uma das grandes verdades que nem todos querem entender, e é preciso ter presente que a vida sempre está nos empurrando para a frente, mas muitas vezes preferimos parar e esperar para ver como as coisas acontecem, recusando-nos por vezes a aceitar o progresso e o desenvolvimento tecnológico do mundo, ou talvez por causa de estarmos por demais envolvidos nos celulares, nas redes sociais, deixamos de prestar atenção a outras pessoas a nossa volta...
Esquecemo-nos de que em cada dia não devemos esperar demais para fazer o que precisa ser feito, pois neste mundo só teremos um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Depois lamentaremos que a vida é curta, mas agimos como se tivéssemos à nossa disposição todo o tempo do mundo, e deixamos de fazer muita coisa que precisariamos ter feito. Certas providencias que exigiam o "agora", e não o "depois faço". Devemos sempre ter presente, que é preciso viver este grande presente que recebemos, que é o momento presente, jamais deixando as coisas “para amanhã”, pois sequer sabemos se haverá esse amanhã...Que tal agora, para aquele telefonema que alguém tanto deseja receber? Um pouco de consideração e amizade não custa tanto assim...
Se precisarmos perdoar alguém, ou pedirmos esse perdão, façamo-lo agora, por que deixar que os rancores permaneçam mais tempo envenenando nossa alma? Quantas vezes deixamos de agradecer algo que nos foi feito, “porque não temos tempo”... E esse tempo passa, e não volta mais, e deixamos da fazer algo inadiável, e por vezes estaremos magoando alguem que merece melhor consideração, seja uma amizade, seja os pais ou avôs, seja algum parente mais chegado, e que está sendo deixado de lado... Muitas vezes deixamos de ouvir alguém que nos procura, seja precisando de um apoio material, ou mesmo apenas aquele apoio moral, esperando “o melhor momento”. O melhor momento é e sempre será agora. Não podemos nos esquecer de que se a situação for inversa, sentiremos a mesma urgência que nos solicitam.
E daquelas tão necessárias conversas com nossos filhos, quando eles ainda são pequenos, e nos ouvem com atenção, não podemos esperar demais para sermos PAIS, pois logo eles crescerão e estarão seguindo um rumo na vida que talvez não seja aquele ideal, por falta do direcionamento que poderíamos ter-lhes dado. Mas, infelizmente não tivemos tempo, e agora poderá ser tarde demais.
Tanta coisa deixamos de fazer “por falta de tempo”, tais como dar carinho a nossos avôs, pais, irmãos, amigos, e quando algo acontecer, poderemos depois lamentar não ter feito aquela visita, não ter atendido a um mudo chamado, não ter respondido aos telefonemas, não ter seguido o que nossa alma mandava, mas sempre podemos deixar para depois, e esse depois nem sempre acontece, pois algo pode acontecer antes. Algo talvez irremediável e inadiável, e depois lamentaremos "não ter tido tempo..."
Muitas vezes deixamos de atender as necessidades de nosso próprio interior. Deixamos de ler bons livros, ouvir a música de que gostamos, mergulhar em coisas que estão nos esperando, para enriquecer o espírito e alargar nossos conhecimentos. Mas, cadê tempo? E, principalmente, muitas vezes deixamos de demonstrar o amor que temos escondido dentro de nós. Privamo-nos de viver um lindo amor com alguém que nos estava esperando, apenas porque não soubemos procurar por esse alguém, abrindo nosso coração, seja por timidez, ou “por falta de tempo”. As vezes deixamos de amar adequadamente quem temos ao nosso lado, apenas por não saber viver esse amor, por não conseguir dizer a quem amamos, o quanto a amamos, e esse alguem apenas amaria saber ser amada. Quantas vezes magoamos nossos entes mais queridos por não ter-lhes dado a devida atenção, mesmo sabendo que era apenas esse seu desejo, o carinho de um "alô, estou com saudade, e mando um beijo e um abraço, desejando que Deus lhe abençoe..."
Esperamos demais por muitas coisas que devem ser feitas, sempre esperando o amanhã que talvez não tenhamos. É importante começarmos a viver hoje, pois não sabemos se amanhã poderemos faze-lo. É importante falar com quem amamos que de fato a amamos, seja uma amizade, os pais, os avôs, que são os mais suscetíveis ao descaso de quem amam...
Esperando que todos possamos ter UM LINDO DIA, termino, com uma mensagem que me foi passada pelo já famoso L’Inconnu, que fala simplesmente sobre a espera do amanhã:
"Deus também está esperando - esperando nós pararmos de esperar. Esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados. Que tal começar a viver? Que tal dar aquele alô para quem está esperando por isso?"
Você não precisa morrer para estar morto, assim como nem todos que estão vivos está de fato vivendo.
A esperança e fé nunca morrem, assim como nós estaremos vivos por toda eternidade, no coração de quem nos ama!
